Relevância da prestação de contas das instituições de ensino superior à sociedade
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Metropolitana de Sustentabilidade |
Texto Completo: | https://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/rms/article/view/1039 |
Resumo: | O estudo se propôs a analisar a Demonstração do Valor Adicionado (DVA) das quatro instituições de ensino superior que compõe o setor de Educação da BM&FBOVESPA pertencentes ao Novo Mercado nos anos de 2013 e 2014 verificando a relação desses resultados com as praticas dos princípios básicos da Governança Corporativa: transparência, equidade, prestação de contas e responsabilidade corporativa. O setor de Educação foi escolhido, por passar por processo de grandes transformações e investimentos nos últimos anos. O objetivo do estudo foi analisar as proporções e variações da riqueza gerada pelas instituições de ensino e sua distribuição entre os elementos que contribuíram para sua geração: pessoal, impostos, taxas e contribuições, remuneração de capitais de terceiros e remuneração de capitais próprios. Como metodologia, foi realizada pesquisa documental cujos dados foram colhidos de fontes primárias, suportadas por pesquisa bibliográfica. O site da BMF&BOVESPA foi utilizado como fonte secundária para obtenção dos dados da DVA, notas explicativas e relatórios da administração. Foi realizado estudo comparativo geral das contas por instituição de ensino e análise de cada grupo de contas. Os dados apresentados evidenciaram as variações positivas na distribuição da DVA no período. A DVA é considerada um indicador de riqueza para evidenciar o quanto as instituições retornam à sociedade. |
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Relevância da prestação de contas das instituições de ensino superior à sociedadeACCOUNTABILITY OF THE RELEVANCE OF INSTITUTIONS OF HIGHER EDUCATION TO SOCIETYPertinencia de La rendición de cuentas de las instituciones de EDUCACIÓN SUPERIOR a la sociedadSustainabilityStatement of Value AddedEducation InstitutionsAccountingHuman ResourcesAccountability.SostenibilidadDeclaración de Valor AñadidoInstituciones de educaciónContabilidadRecursos HumanosRendición de Cuentas.SustentabilidadeDemonstração do Valor AdicionadoInstituições de EnsinoContabilidadeRecursos HumanosPrestação de contas.O estudo se propôs a analisar a Demonstração do Valor Adicionado (DVA) das quatro instituições de ensino superior que compõe o setor de Educação da BM&FBOVESPA pertencentes ao Novo Mercado nos anos de 2013 e 2014 verificando a relação desses resultados com as praticas dos princípios básicos da Governança Corporativa: transparência, equidade, prestação de contas e responsabilidade corporativa. O setor de Educação foi escolhido, por passar por processo de grandes transformações e investimentos nos últimos anos. O objetivo do estudo foi analisar as proporções e variações da riqueza gerada pelas instituições de ensino e sua distribuição entre os elementos que contribuíram para sua geração: pessoal, impostos, taxas e contribuições, remuneração de capitais de terceiros e remuneração de capitais próprios. Como metodologia, foi realizada pesquisa documental cujos dados foram colhidos de fontes primárias, suportadas por pesquisa bibliográfica. O site da BMF&BOVESPA foi utilizado como fonte secundária para obtenção dos dados da DVA, notas explicativas e relatórios da administração. Foi realizado estudo comparativo geral das contas por instituição de ensino e análise de cada grupo de contas. Os dados apresentados evidenciaram as variações positivas na distribuição da DVA no período. A DVA é considerada um indicador de riqueza para evidenciar o quanto as instituições retornam à sociedade.The study set out to examine the Statement of Value Added (DVA) of the four higher education institutions that compose the BM & FBovespa Education sector belonging to the New Market in the years 2013 and 2014 by checking the relationship of these results with the practices of the basic principles of Corporate governance: transparency, fairness, accountability and corporate responsibility. The education sector was chosen to go through process of great change and investment in recent years. The aim of the study was to analyze the proportions and the variations generated by educational institutions and its distribution among the elements that contributed to its generation: salaries, taxes and contributions, capital remuneration and compensation equity. The methodology survey was conducted documentary whose data were collected from primary sources, supported by literature. The site of the BMF & Bovespa was used as a secondary source to obtain the data of the DVA, notes and management reports. It was held general comparative study of the accounts by educational institution and analysis of each account group. The data presented showed positive variations in the distribution of DVA in the period. The DVA is considered a indicator of wealth to show how the institutions return to society.La propuesta del estudio fue analizar la Declaración de Valor Añadido (DVA) de los cuatro centros de educación superior que componen el sector de educación de la BM&FBOVESPA perteneciente al nuevo mercado en los años 2013 y 2014 por el control de la relación de estos resultados con las prácticas de los principios básicos de la gobernancia corporativa: transparencia, equidad, rendición de cuentas y la responsabilidad corporativa. El sector de la educación fue elegido por pasar por el proceso de grandes cambios e inversiones en los últimos años. El objetivo del estudio fue analizar las proporciones y las variaciones generadas por las instituciones educativas y su distribución entre los elementos que contribuyeron a su generación: personal, impuestos y tarifas, remuneración del capital de terceros y remuneración del capital propio. La encuesta se llevó a cabo con una investigación documental cuyos datos fueron recolectados a partir de fuentes primarias, apoyados por la literatura. El sitio de la BMF&BOVESPA fue utilizado como una fuente secundaria para obtener datos de los DVA, notas e informes de gestión. Se llevó a cabo un estudio comparativo general de las cuentas por institución de educación y el análisis de cada grupo de cuentas. Los datos presentados mostraron variaciones positivas en la distribución de DVA en el período. El DVA se considera un indicador de riqueza para mostrar cómo las instituciones vuelven a la sociedad.COMPLEXO EDUCACIONAL FMU2016-12-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/rms/article/view/1039Revista Metropolitana de Sustentabilidade (ISSN 2318-3233); v. 6 n. 3 (2016): (Set./Dez. 2016) Publicada em 27/dez. 2016; 4-222318-3233reponame:Revista Metropolitana de Sustentabilidadeinstname:Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU)instacron:FMUporhttps://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/rms/article/view/1039/pdfCopyright (c) 2016 Revista Metropolitana de Sustentabilidadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessFrança, SilvanoGuberovic, Silvia ReginaSantos, Fernando de AlmeidaRosini, Alessandro Marco2017-08-30T15:42:38Zoai:ojs.fmu.br:article/1039Revistahttps://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/rms/indexPRIhttps://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/rms/oaicelso.sustentabilidade@gmail.com||editor.sustentabilidade@gmail.com|| suporte.revista@gmail.com2318-32332318-3233opendoar:2017-08-30T15:42:38Revista Metropolitana de Sustentabilidade - Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU)false |
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O estudo se propôs a analisar a Demonstração do Valor Adicionado (DVA) das quatro instituições de ensino superior que compõe o setor de Educação da BM&FBOVESPA pertencentes ao Novo Mercado nos anos de 2013 e 2014 verificando a relação desses resultados com as praticas dos princípios básicos da Governança Corporativa: transparência, equidade, prestação de contas e responsabilidade corporativa. O setor de Educação foi escolhido, por passar por processo de grandes transformações e investimentos nos últimos anos. O objetivo do estudo foi analisar as proporções e variações da riqueza gerada pelas instituições de ensino e sua distribuição entre os elementos que contribuíram para sua geração: pessoal, impostos, taxas e contribuições, remuneração de capitais de terceiros e remuneração de capitais próprios. Como metodologia, foi realizada pesquisa documental cujos dados foram colhidos de fontes primárias, suportadas por pesquisa bibliográfica. O site da BMF&BOVESPA foi utilizado como fonte secundária para obtenção dos dados da DVA, notas explicativas e relatórios da administração. Foi realizado estudo comparativo geral das contas por instituição de ensino e análise de cada grupo de contas. Os dados apresentados evidenciaram as variações positivas na distribuição da DVA no período. A DVA é considerada um indicador de riqueza para evidenciar o quanto as instituições retornam à sociedade. |
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Revista Metropolitana de Sustentabilidade (ISSN 2318-3233); v. 6 n. 3 (2016): (Set./Dez. 2016) Publicada em 27/dez. 2016; 4-22 2318-3233 reponame:Revista Metropolitana de Sustentabilidade instname:Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU) instacron:FMU |
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