Relevância da prestação de contas das instituições de ensino superior à sociedade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: França, Silvano
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Guberovic, Silvia Regina, Santos, Fernando de Almeida, Rosini, Alessandro Marco
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Metropolitana de Sustentabilidade
Texto Completo: https://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/rms/article/view/1039
Resumo: O estudo se propôs a analisar a Demonstração do Valor Adicionado (DVA) das quatro instituições de ensino superior que compõe o setor de Educação da BM&FBOVESPA pertencentes ao Novo Mercado nos anos de 2013 e 2014 verificando a relação desses resultados com as praticas dos princí­pios básicos da Governança Corporativa: transparência, equidade, prestação de contas e responsabilidade corporativa. O setor de Educação foi escolhido, por passar por processo de grandes transformações e investimentos nos últimos anos. O objetivo do estudo foi analisar as proporções e variações da riqueza gerada pelas instituições de ensino e sua distribuição entre os elementos que contribuí­ram para sua geração: pessoal, impostos, taxas e contribuições, remuneração de capitais de terceiros e remuneração de capitais próprios. Como metodologia, foi realizada pesquisa documental cujos dados foram colhidos de fontes primárias, suportadas por pesquisa bibliográfica. O site da BMF&BOVESPA foi utilizado como fonte secundária para obtenção dos dados da DVA, notas explicativas e relatórios da administração. Foi realizado estudo comparativo geral das contas por instituição de ensino e análise de cada grupo de contas. Os dados apresentados evidenciaram as variações positivas na distribuição da DVA no perí­odo. A DVA é considerada um indicador de riqueza para evidenciar o quanto as instituições retornam à sociedade.
id FMU-2_c52df3329255cb9208d33349dbc3b591
oai_identifier_str oai:ojs.fmu.br:article/1039
network_acronym_str FMU-2
network_name_str Revista Metropolitana de Sustentabilidade
repository_id_str
spelling Relevância da prestação de contas das instituições de ensino superior à sociedadeACCOUNTABILITY OF THE RELEVANCE OF INSTITUTIONS OF HIGHER EDUCATION TO SOCIETYPertinencia de La rendición de cuentas de las instituciones de EDUCACIÓN SUPERIOR a la sociedadSustainabilityStatement of Value AddedEducation InstitutionsAccountingHuman ResourcesAccountability.SostenibilidadDeclaración de Valor AñadidoInstituciones de educaciónContabilidadRecursos HumanosRendición de Cuentas.SustentabilidadeDemonstração do Valor AdicionadoInstituições de EnsinoContabilidadeRecursos HumanosPrestação de contas.O estudo se propôs a analisar a Demonstração do Valor Adicionado (DVA) das quatro instituições de ensino superior que compõe o setor de Educação da BM&FBOVESPA pertencentes ao Novo Mercado nos anos de 2013 e 2014 verificando a relação desses resultados com as praticas dos princí­pios básicos da Governança Corporativa: transparência, equidade, prestação de contas e responsabilidade corporativa. O setor de Educação foi escolhido, por passar por processo de grandes transformações e investimentos nos últimos anos. O objetivo do estudo foi analisar as proporções e variações da riqueza gerada pelas instituições de ensino e sua distribuição entre os elementos que contribuí­ram para sua geração: pessoal, impostos, taxas e contribuições, remuneração de capitais de terceiros e remuneração de capitais próprios. Como metodologia, foi realizada pesquisa documental cujos dados foram colhidos de fontes primárias, suportadas por pesquisa bibliográfica. O site da BMF&BOVESPA foi utilizado como fonte secundária para obtenção dos dados da DVA, notas explicativas e relatórios da administração. Foi realizado estudo comparativo geral das contas por instituição de ensino e análise de cada grupo de contas. Os dados apresentados evidenciaram as variações positivas na distribuição da DVA no perí­odo. A DVA é considerada um indicador de riqueza para evidenciar o quanto as instituições retornam à sociedade.The study set out to examine the Statement of Value Added (DVA) of the four higher education institutions that compose the BM & FBovespa Education sector belonging to the New Market in the years 2013 and 2014 by checking the relationship of these results with the practices of the basic principles of Corporate governance: transparency, fairness, accountability and corporate responsibility. The education sector was chosen to go through process of great change and investment in recent years. The aim of the study was to analyze the proportions and the variations generated by educational institutions and its distribution among the elements that contributed to its generation: salaries, taxes and contributions, capital remuneration and compensation equity. The methodology survey was conducted documentary whose data were collected from primary sources, supported by literature. The site of the BMF & Bovespa was used as a secondary source to obtain the data of the DVA, notes and management reports. It was held general comparative study of the accounts by educational institution and analysis of each account group. The data presented showed positive variations in the distribution of DVA in the period. The DVA is considered a indicator of wealth to show how the institutions return to society.La propuesta del estudio fue analizar la Declaración de Valor Añadido (DVA) de los cuatro centros de educación superior que componen el sector de educación de la BM&FBOVESPA perteneciente al nuevo mercado en los años 2013 y 2014 por el control de la relación de estos resultados con las prácticas de los principios básicos de la gobernancia corporativa: transparencia, equidad, rendición de cuentas y la responsabilidad corporativa. El sector de la educación fue elegido por pasar por el proceso de grandes cambios e inversiones en los últimos años. El objetivo del estudio fue analizar las proporciones y las variaciones generadas por las instituciones educativas y su distribución entre los elementos que contribuyeron a su generación: personal, impuestos y tarifas, remuneración del capital de terceros y remuneración del capital propio. La encuesta se llevó a cabo con una investigación documental cuyos datos fueron recolectados a partir de fuentes primarias, apoyados por la literatura. El sitio de la BMF&BOVESPA fue utilizado como una fuente secundaria para obtener datos de los DVA, notas e informes de gestión. Se llevó a cabo un estudio comparativo general de las cuentas por institución de educación y el análisis de cada grupo de cuentas. Los datos presentados mostraron variaciones positivas en la distribución de DVA en el perí­odo. El DVA se considera un indicador de riqueza para mostrar cómo las instituciones vuelven a la sociedad.COMPLEXO EDUCACIONAL FMU2016-12-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/rms/article/view/1039Revista Metropolitana de Sustentabilidade (ISSN 2318-3233); v. 6 n. 3 (2016): (Set./Dez. 2016) Publicada em 27/dez. 2016; 4-222318-3233reponame:Revista Metropolitana de Sustentabilidadeinstname:Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU)instacron:FMUporhttps://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/rms/article/view/1039/pdfCopyright (c) 2016 Revista Metropolitana de Sustentabilidadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessFrança, SilvanoGuberovic, Silvia ReginaSantos, Fernando de AlmeidaRosini, Alessandro Marco2017-08-30T15:42:38Zoai:ojs.fmu.br:article/1039Revistahttps://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/rms/indexPRIhttps://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/rms/oaicelso.sustentabilidade@gmail.com||editor.sustentabilidade@gmail.com|| suporte.revista@gmail.com2318-32332318-3233opendoar:2017-08-30T15:42:38Revista Metropolitana de Sustentabilidade - Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU)false
dc.title.none.fl_str_mv Relevância da prestação de contas das instituições de ensino superior à sociedade
ACCOUNTABILITY OF THE RELEVANCE OF INSTITUTIONS OF HIGHER EDUCATION TO SOCIETY
Pertinencia de La rendición de cuentas de las instituciones de EDUCACIÓN SUPERIOR a la sociedad
title Relevância da prestação de contas das instituições de ensino superior à sociedade
spellingShingle Relevância da prestação de contas das instituições de ensino superior à sociedade
França, Silvano
Sustainability
Statement of Value Added
Education Institutions
Accounting
Human Resources
Accountability.
Sostenibilidad
Declaración de Valor Añadido
Instituciones de educación
Contabilidad
Recursos Humanos
Rendición de Cuentas.
Sustentabilidade
Demonstração do Valor Adicionado
Instituições de Ensino
Contabilidade
Recursos Humanos
Prestação de contas.
title_short Relevância da prestação de contas das instituições de ensino superior à sociedade
title_full Relevância da prestação de contas das instituições de ensino superior à sociedade
title_fullStr Relevância da prestação de contas das instituições de ensino superior à sociedade
title_full_unstemmed Relevância da prestação de contas das instituições de ensino superior à sociedade
title_sort Relevância da prestação de contas das instituições de ensino superior à sociedade
author França, Silvano
author_facet França, Silvano
Guberovic, Silvia Regina
Santos, Fernando de Almeida
Rosini, Alessandro Marco
author_role author
author2 Guberovic, Silvia Regina
Santos, Fernando de Almeida
Rosini, Alessandro Marco
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv França, Silvano
Guberovic, Silvia Regina
Santos, Fernando de Almeida
Rosini, Alessandro Marco
dc.subject.por.fl_str_mv Sustainability
Statement of Value Added
Education Institutions
Accounting
Human Resources
Accountability.
Sostenibilidad
Declaración de Valor Añadido
Instituciones de educación
Contabilidad
Recursos Humanos
Rendición de Cuentas.
Sustentabilidade
Demonstração do Valor Adicionado
Instituições de Ensino
Contabilidade
Recursos Humanos
Prestação de contas.
topic Sustainability
Statement of Value Added
Education Institutions
Accounting
Human Resources
Accountability.
Sostenibilidad
Declaración de Valor Añadido
Instituciones de educación
Contabilidad
Recursos Humanos
Rendición de Cuentas.
Sustentabilidade
Demonstração do Valor Adicionado
Instituições de Ensino
Contabilidade
Recursos Humanos
Prestação de contas.
description O estudo se propôs a analisar a Demonstração do Valor Adicionado (DVA) das quatro instituições de ensino superior que compõe o setor de Educação da BM&FBOVESPA pertencentes ao Novo Mercado nos anos de 2013 e 2014 verificando a relação desses resultados com as praticas dos princí­pios básicos da Governança Corporativa: transparência, equidade, prestação de contas e responsabilidade corporativa. O setor de Educação foi escolhido, por passar por processo de grandes transformações e investimentos nos últimos anos. O objetivo do estudo foi analisar as proporções e variações da riqueza gerada pelas instituições de ensino e sua distribuição entre os elementos que contribuí­ram para sua geração: pessoal, impostos, taxas e contribuições, remuneração de capitais de terceiros e remuneração de capitais próprios. Como metodologia, foi realizada pesquisa documental cujos dados foram colhidos de fontes primárias, suportadas por pesquisa bibliográfica. O site da BMF&BOVESPA foi utilizado como fonte secundária para obtenção dos dados da DVA, notas explicativas e relatórios da administração. Foi realizado estudo comparativo geral das contas por instituição de ensino e análise de cada grupo de contas. Os dados apresentados evidenciaram as variações positivas na distribuição da DVA no perí­odo. A DVA é considerada um indicador de riqueza para evidenciar o quanto as instituições retornam à sociedade.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/rms/article/view/1039
url https://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/rms/article/view/1039
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/rms/article/view/1039/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Metropolitana de Sustentabilidade
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Metropolitana de Sustentabilidade
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv COMPLEXO EDUCACIONAL FMU
publisher.none.fl_str_mv COMPLEXO EDUCACIONAL FMU
dc.source.none.fl_str_mv Revista Metropolitana de Sustentabilidade (ISSN 2318-3233); v. 6 n. 3 (2016): (Set./Dez. 2016) Publicada em 27/dez. 2016; 4-22
2318-3233
reponame:Revista Metropolitana de Sustentabilidade
instname:Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU)
instacron:FMU
instname_str Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU)
instacron_str FMU
institution FMU
reponame_str Revista Metropolitana de Sustentabilidade
collection Revista Metropolitana de Sustentabilidade
repository.name.fl_str_mv Revista Metropolitana de Sustentabilidade - Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU)
repository.mail.fl_str_mv celso.sustentabilidade@gmail.com||editor.sustentabilidade@gmail.com|| suporte.revista@gmail.com
_version_ 1798945135922249728