Responsabilidade Social Corporativa e Competitividade: uma análise bibliométrica da evolução do tema

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo, Mary Fernanda de Sousa de
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Yaryd, Rodrigo Trotta, Souza, Roberta Castro, Campos-Silva, Willerson Lucas
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Metropolitana de Sustentabilidade
Texto Completo: https://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/rms/article/view/1239
Resumo: A estratégia de responsabilidade social corporativa afeta o core business, o crescimento, a rentabilidade e a sobrevivência das empresas no curto e longo prazo. Com o intuito de apresentar o panorama de tais discussões, este artigo tem como objetivo analisar o tema responsabilidade social corporativa de forma conjunta com a competitividade, num perí­odo de 19 anos. Para isso, realizou-se um estudo bibliométrico com uso de análise descritiva. A base de dados escolhida para a busca foi a ISI Web of Science. Foram analisados 344 artigos e suas referências, por meio de redes de citações. Dentre os principais resultados, verificou-se que: as publicações concentram-se em quatro periódicos (Journal of Business Ethics, Journal of Cleaner Production, International Journal of Production Economics e Corporate Social Responsibility and Environmental Management); se trata de um tema multidisciplinar, recente e emergente, pois apesar de a primeira publicação datar de 1996, foi a partir de 2006 que as publicações efetivamente aumentaram. Por fim, foram identificados onze clusters que agrupam os principais temas discutidos dada a junção de RSC e competitividade, os quais foram apresentados de acordo com sua dispersão e força de discussão ao longo do tempo. Também se observou que duas vertentes da estratégia se destacam como base teórica para a presente discussão: visão baseada em recursos e escola do posicionamento. A crescente importância do tema, tanto na pauta estratégica dos gestores quanto no avanço da literatura a respeito de fontes potenciais de vantagem competitiva, justifica a análise da evolução da literatura.
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Dentre os principais resultados, verificou-se que: as publicações concentram-se em quatro periódicos (Journal of Business Ethics, Journal of Cleaner Production, International Journal of Production Economics e Corporate Social Responsibility and Environmental Management); se trata de um tema multidisciplinar, recente e emergente, pois apesar de a primeira publicação datar de 1996, foi a partir de 2006 que as publicações efetivamente aumentaram. Por fim, foram identificados onze clusters que agrupam os principais temas discutidos dada a junção de RSC e competitividade, os quais foram apresentados de acordo com sua dispersão e força de discussão ao longo do tempo. Também se observou que duas vertentes da estratégia se destacam como base teórica para a presente discussão: visão baseada em recursos e escola do posicionamento. A crescente importância do tema, tanto na pauta estratégica dos gestores quanto no avanço da literatura a respeito de fontes potenciais de vantagem competitiva, justifica a análise da evolução da literatura.The strategy related to corporate social responsibility affects the core business, the growth, the profitability and survival of companies. Seeking to present an overview of these discussions, this article has as main goal the analysis of the corporate social responsibility topic together with competitiveness, at a period of 19 years. To achieve that, a bibliometric study was done with textual analysis. The dataset chosen to do the search was the ISI Web of Science. The 344 articles were analyzed with its references, throughout citation networks. Among the main results, turn out that the publications were concentrated in four journals (Journal of Business Ethics, Journal of Cleaner Production, International Journal of Production Economics and Corporate Social Responsibility and Environmental Management); that was a multidisciplinary topic, recent and emerging, because even with the first publication dating 1996, it was about 2006 that an effective increase in the publications was seen. To conclude, eleven clusters that group the main topics discussed when combining CSR and competitiveness were identified and presented according to its dispersion and discussion strength through the time. Also, two strands about strategy had highlight with theoretical background to the present discussion: resource-based view and positioning school. The ascending importance of this topic, not only in the strategic agenda of managers but also in the progress of the literature of potential sources of competitive advantage, justifies the literature analysis.La estrategia de responsabilidad social corporativa impacta el core business, el crecimiento, la rentabilidad y la sobrevivencia de las empresas en el breve y largo plazo. Con objeto de presentar el panorama de las discusiones, este articulo tiene como objetivo analizar el tema responsabilidad social corporativa de forma conjunta con la competitividad, en un tiempo de 19 años. Para esto, fue hecho un estudio bibliométrico con el uso de los análisis descriptivos. La base de dados elegida fue la ISI Web of Science. Fueron analizados 344 artí­culos y suyas referencias, mediante redes de citaciones. Entre los principales resultados, fue verificado que: las publicaciones están principalmente en cuatro periódicos (Journal of Business Ethics, Journal of Cleaner Production, International Journal of Production Economics y Corporate Social Responsibility and Environmental Management); se trata de un tópico multidisciplinar, reciente y emergente, porque mismo con la primera publicación siendo de 1996, fue a partir de 2006 que las publicaciones efectivamente aumentaron. Finalmente, fueron identificados once clusters que agrupan los principales temas discutidos cuando juntos RSC y competitividad y fueron presentados según suya dispersión y fuerza de discusión durante el tiempo. Tampoco se observó que dos vertientes de estrategia se destacan como base teórica para la presente discusión: la visión basada en recursos y la escuela del posicionamiento. La crecente importancia del tema, tanto en agenda estratégica de los gestores como en el adelanto de la literatura sobre fuentes potenciales de ventaja competitiva, justifica lo análisis de la evolución de la literatura. COMPLEXO EDUCACIONAL FMU2017-05-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAnálise Bibliométricaapplication/pdftext/htmlhttps://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/rms/article/view/1239Revista Metropolitana de Sustentabilidade (ISSN 2318-3233); v. 7 n. 2 (2017): (Mai./Ago. 2017) Publicada em 02/Maio/2017; 115-1332318-3233reponame:Revista Metropolitana de Sustentabilidadeinstname:Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU)instacron:FMUporhttps://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/rms/article/view/1239/pdf_1https://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/rms/article/view/1239/htmlCopyright (c) 2017 Revista Metropolitana de Sustentabilidadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessMelo, Mary Fernanda de Sousa deYaryd, Rodrigo TrottaSouza, Roberta CastroCampos-Silva, Willerson Lucas2017-09-29T17:44:55Zoai:ojs.fmu.br:article/1239Revistahttps://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/rms/indexPRIhttps://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/rms/oaicelso.sustentabilidade@gmail.com||editor.sustentabilidade@gmail.com|| suporte.revista@gmail.com2318-32332318-3233opendoar:2017-09-29T17:44:55Revista Metropolitana de Sustentabilidade - Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU)false
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