Auto avaliação e avaliação institucional no contexto da educação superior / Self assessment and institutional assessment in the context of higher education

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sameshima, Dumara Coutinho Tokunaga
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Metropolitana de Sustentabilidade
Texto Completo: https://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/rms/article/view/24
Resumo: Num mundo em constante e acelerado processo de renovação e de mudanças as estruturas e funções da educação superior se deparam com uma série de desafios provocados pelo impacto da microinformática, pela revolução da comunicação sobre a configuração dos diferentes setores produtivos, sobre a desestruturação do mercado de trabalho. A Educação Superior ao longo de sua história tem passado por profundas transformações principalmente em função da globalização, com mudança de paradigmas econômico-sociais e com o desenvolvimento tecnológico. Nesse sentido o referido artigo tem o objetivo de realizar um estudo acerca dos efeitos das mudanças na concepção do ensino superior e o papel da pesquisa e investigação cientifica nesse contexto.
id FMU-2_da72df68df880ec6fff8430c72be7eac
oai_identifier_str oai:ojs.fmu.br:article/24
network_acronym_str FMU-2
network_name_str Revista Metropolitana de Sustentabilidade
repository_id_str
spelling Auto avaliação e avaliação institucional no contexto da educação superior / Self assessment and institutional assessment in the context of higher educationSELF ASSESSMENT AND INSTITUTIONAL ASSESSMENT IN THE CONTEXT OF HIGHER EDUCATIONAUTOEVALUACIÓN Y EVALUACIÓN INSTITUCIONAL EN EL CONTEXTO DE LA EDUCACIÓN SUPERIORAvaliação institucionalEducação SuperiorEnsinoInstitutional assessmentHigher educationTeachingEvaluación InstitucionalEducación SuperiorEducaciónNum mundo em constante e acelerado processo de renovação e de mudanças as estruturas e funções da educação superior se deparam com uma série de desafios provocados pelo impacto da microinformática, pela revolução da comunicação sobre a configuração dos diferentes setores produtivos, sobre a desestruturação do mercado de trabalho. A Educação Superior ao longo de sua história tem passado por profundas transformações principalmente em função da globalização, com mudança de paradigmas econômico-sociais e com o desenvolvimento tecnológico. Nesse sentido o referido artigo tem o objetivo de realizar um estudo acerca dos efeitos das mudanças na concepção do ensino superior e o papel da pesquisa e investigação cientifica nesse contexto.Institutional Assessment is a comprehensive action, radical mobilizing and engaging the institution as a whole. Process is not indifferent or neutral. Instead, take advantage reaffirms values considered positive, the judge denies negative, their social relationships and work involved in all aspects of academic life and institutional (Newton Balzan and José Dias Sobrinho). As pointed out by the authors of the text, the institutional assessment is a challenge for managers in the field. In this sense this study addresses the understanding of Institutional Assessment and investigation procedure, that explicitly and reveal the subject institution's social reality prevailing in its various dimensions, identifying their points of excellence, their focus create obstacles, pointing paths and prospects for institutional development. The process of self-assessment meets the desire of institutions to maintain the provision of quality services and meet legislation on Institutional Assessment, specifically the Law. 10861/2004 which regulates the National Assessment of Higher Education - SINAES. The author's desire to emphasize that institutions of higher learning, being recognized as educational institutions, research and extension to provide excellence in education, training people competent, ethical and socially committed to the real exercise of citizenship.Evaluación Institucional es una acción integral y radical movilización y la participación de la institución en su conjunto. El proceso no es indiferente o neutral. En cambio, aprovechar reafirma los valores considerados positivos, el juez niega, sus relaciones sociales negativos y el trabajo involucrado en todos los aspectos de la vida académica e institucional (Newton Balzan y José DiasSobrinho) Como se ha señalado por los autores del texto, el evaluación institucional es un reto para los gerentes en el campo. En este sentido, este estudio aborda la comprensión de la evaluación institucional y de procedimiento de investigación, que se expresa y revela la realidad social de la institución objeto que prevalece en sus diversas dimensiones, identificando sus puntos de excelencia, su enfoque crean obstáculos, caminos que señalan y las perspectivas de desarrollo institucional. El proceso de autoevaluación cumple el deseo de las instituciones para mantener la prestación de servicios de calidad y cumplir con la legislación sobre la evaluación institucional, en particular la ley. 10861/2004 que regula la Evaluación Nacional de Educación Superior - SINAES. El deseo del autor para subrayar que las instituciones de educación superior, siendo reconocida como instituciones educativas, de investigación y extensión para proporcionar excelencia en la educación, la formación de personas competentes, éticos y socialmente comprometida con el ejercicio real de la ciudadaní­a.COMPLEXO EDUCACIONAL FMU2015-03-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpesquisa descritivaapplication/pdfhttps://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/rms/article/view/24Revista Metropolitana de Sustentabilidade (ISSN 2318-3233); v. 2 n. 1 (2012): (Jan./Abr.2012) Publicado em Abr./2012; 97-1052318-3233reponame:Revista Metropolitana de Sustentabilidadeinstname:Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU)instacron:FMUporhttps://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/rms/article/view/24/pdf_1Sameshima, Dumara Coutinho Tokunagainfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-07-11T12:10:20Zoai:ojs.fmu.br:article/24Revistahttps://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/rms/indexPRIhttps://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/rms/oaicelso.sustentabilidade@gmail.com||editor.sustentabilidade@gmail.com|| suporte.revista@gmail.com2318-32332318-3233opendoar:2016-07-11T12:10:20Revista Metropolitana de Sustentabilidade - Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU)false
dc.title.none.fl_str_mv Auto avaliação e avaliação institucional no contexto da educação superior / Self assessment and institutional assessment in the context of higher education
SELF ASSESSMENT AND INSTITUTIONAL ASSESSMENT IN THE CONTEXT OF HIGHER EDUCATION
AUTOEVALUACIÓN Y EVALUACIÓN INSTITUCIONAL EN EL CONTEXTO DE LA EDUCACIÓN SUPERIOR
title Auto avaliação e avaliação institucional no contexto da educação superior / Self assessment and institutional assessment in the context of higher education
spellingShingle Auto avaliação e avaliação institucional no contexto da educação superior / Self assessment and institutional assessment in the context of higher education
Sameshima, Dumara Coutinho Tokunaga
Avaliação institucional
Educação Superior
Ensino
Institutional assessment
Higher education
Teaching
Evaluación Institucional
Educación Superior
Educación
title_short Auto avaliação e avaliação institucional no contexto da educação superior / Self assessment and institutional assessment in the context of higher education
title_full Auto avaliação e avaliação institucional no contexto da educação superior / Self assessment and institutional assessment in the context of higher education
title_fullStr Auto avaliação e avaliação institucional no contexto da educação superior / Self assessment and institutional assessment in the context of higher education
title_full_unstemmed Auto avaliação e avaliação institucional no contexto da educação superior / Self assessment and institutional assessment in the context of higher education
title_sort Auto avaliação e avaliação institucional no contexto da educação superior / Self assessment and institutional assessment in the context of higher education
author Sameshima, Dumara Coutinho Tokunaga
author_facet Sameshima, Dumara Coutinho Tokunaga
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sameshima, Dumara Coutinho Tokunaga
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação institucional
Educação Superior
Ensino
Institutional assessment
Higher education
Teaching
Evaluación Institucional
Educación Superior
Educación
topic Avaliação institucional
Educação Superior
Ensino
Institutional assessment
Higher education
Teaching
Evaluación Institucional
Educación Superior
Educación
description Num mundo em constante e acelerado processo de renovação e de mudanças as estruturas e funções da educação superior se deparam com uma série de desafios provocados pelo impacto da microinformática, pela revolução da comunicação sobre a configuração dos diferentes setores produtivos, sobre a desestruturação do mercado de trabalho. A Educação Superior ao longo de sua história tem passado por profundas transformações principalmente em função da globalização, com mudança de paradigmas econômico-sociais e com o desenvolvimento tecnológico. Nesse sentido o referido artigo tem o objetivo de realizar um estudo acerca dos efeitos das mudanças na concepção do ensino superior e o papel da pesquisa e investigação cientifica nesse contexto.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-03-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
pesquisa descritiva
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/rms/article/view/24
url https://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/rms/article/view/24
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/rms/article/view/24/pdf_1
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv COMPLEXO EDUCACIONAL FMU
publisher.none.fl_str_mv COMPLEXO EDUCACIONAL FMU
dc.source.none.fl_str_mv Revista Metropolitana de Sustentabilidade (ISSN 2318-3233); v. 2 n. 1 (2012): (Jan./Abr.2012) Publicado em Abr./2012; 97-105
2318-3233
reponame:Revista Metropolitana de Sustentabilidade
instname:Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU)
instacron:FMU
instname_str Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU)
instacron_str FMU
institution FMU
reponame_str Revista Metropolitana de Sustentabilidade
collection Revista Metropolitana de Sustentabilidade
repository.name.fl_str_mv Revista Metropolitana de Sustentabilidade - Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU)
repository.mail.fl_str_mv celso.sustentabilidade@gmail.com||editor.sustentabilidade@gmail.com|| suporte.revista@gmail.com
_version_ 1798945135339241472