Auto avaliação e avaliação institucional no contexto da educação superior / Self assessment and institutional assessment in the context of higher education
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Metropolitana de Sustentabilidade |
Texto Completo: | https://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/rms/article/view/24 |
Resumo: | Num mundo em constante e acelerado processo de renovação e de mudanças as estruturas e funções da educação superior se deparam com uma série de desafios provocados pelo impacto da microinformática, pela revolução da comunicação sobre a configuração dos diferentes setores produtivos, sobre a desestruturação do mercado de trabalho. A Educação Superior ao longo de sua história tem passado por profundas transformações principalmente em função da globalização, com mudança de paradigmas econômico-sociais e com o desenvolvimento tecnológico. Nesse sentido o referido artigo tem o objetivo de realizar um estudo acerca dos efeitos das mudanças na concepção do ensino superior e o papel da pesquisa e investigação cientifica nesse contexto. |
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Auto avaliação e avaliação institucional no contexto da educação superior / Self assessment and institutional assessment in the context of higher educationSELF ASSESSMENT AND INSTITUTIONAL ASSESSMENT IN THE CONTEXT OF HIGHER EDUCATIONAUTOEVALUACIÓN Y EVALUACIÓN INSTITUCIONAL EN EL CONTEXTO DE LA EDUCACIÓN SUPERIORAvaliação institucionalEducação SuperiorEnsinoInstitutional assessmentHigher educationTeachingEvaluación InstitucionalEducación SuperiorEducaciónNum mundo em constante e acelerado processo de renovação e de mudanças as estruturas e funções da educação superior se deparam com uma série de desafios provocados pelo impacto da microinformática, pela revolução da comunicação sobre a configuração dos diferentes setores produtivos, sobre a desestruturação do mercado de trabalho. A Educação Superior ao longo de sua história tem passado por profundas transformações principalmente em função da globalização, com mudança de paradigmas econômico-sociais e com o desenvolvimento tecnológico. Nesse sentido o referido artigo tem o objetivo de realizar um estudo acerca dos efeitos das mudanças na concepção do ensino superior e o papel da pesquisa e investigação cientifica nesse contexto.Institutional Assessment is a comprehensive action, radical mobilizing and engaging the institution as a whole. Process is not indifferent or neutral. Instead, take advantage reaffirms values considered positive, the judge denies negative, their social relationships and work involved in all aspects of academic life and institutional (Newton Balzan and José Dias Sobrinho). As pointed out by the authors of the text, the institutional assessment is a challenge for managers in the field. In this sense this study addresses the understanding of Institutional Assessment and investigation procedure, that explicitly and reveal the subject institution's social reality prevailing in its various dimensions, identifying their points of excellence, their focus create obstacles, pointing paths and prospects for institutional development. The process of self-assessment meets the desire of institutions to maintain the provision of quality services and meet legislation on Institutional Assessment, specifically the Law. 10861/2004 which regulates the National Assessment of Higher Education - SINAES. The author's desire to emphasize that institutions of higher learning, being recognized as educational institutions, research and extension to provide excellence in education, training people competent, ethical and socially committed to the real exercise of citizenship.Evaluación Institucional es una acción integral y radical movilización y la participación de la institución en su conjunto. El proceso no es indiferente o neutral. En cambio, aprovechar reafirma los valores considerados positivos, el juez niega, sus relaciones sociales negativos y el trabajo involucrado en todos los aspectos de la vida académica e institucional (Newton Balzan y José DiasSobrinho) Como se ha señalado por los autores del texto, el evaluación institucional es un reto para los gerentes en el campo. En este sentido, este estudio aborda la comprensión de la evaluación institucional y de procedimiento de investigación, que se expresa y revela la realidad social de la institución objeto que prevalece en sus diversas dimensiones, identificando sus puntos de excelencia, su enfoque crean obstáculos, caminos que señalan y las perspectivas de desarrollo institucional. El proceso de autoevaluación cumple el deseo de las instituciones para mantener la prestación de servicios de calidad y cumplir con la legislación sobre la evaluación institucional, en particular la ley. 10861/2004 que regula la Evaluación Nacional de Educación Superior - SINAES. El deseo del autor para subrayar que las instituciones de educación superior, siendo reconocida como instituciones educativas, de investigación y extensión para proporcionar excelencia en la educación, la formación de personas competentes, éticos y socialmente comprometida con el ejercicio real de la ciudadanía.COMPLEXO EDUCACIONAL FMU2015-03-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpesquisa descritivaapplication/pdfhttps://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/rms/article/view/24Revista Metropolitana de Sustentabilidade (ISSN 2318-3233); v. 2 n. 1 (2012): (Jan./Abr.2012) Publicado em Abr./2012; 97-1052318-3233reponame:Revista Metropolitana de Sustentabilidadeinstname:Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU)instacron:FMUporhttps://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/rms/article/view/24/pdf_1Sameshima, Dumara Coutinho Tokunagainfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-07-11T12:10:20Zoai:ojs.fmu.br:article/24Revistahttps://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/rms/indexPRIhttps://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/rms/oaicelso.sustentabilidade@gmail.com||editor.sustentabilidade@gmail.com|| suporte.revista@gmail.com2318-32332318-3233opendoar:2016-07-11T12:10:20Revista Metropolitana de Sustentabilidade - Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU)false |
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