Avaliação qualitativa dos cardápios planejados para os estudantes de creches atendidas pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Vanessa Manfre Garcia de
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Castro, Solange Fernandes de Freitas
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos do FNDE
Texto Completo: https://www.fnde.gov.br/publicacoes/index.php/cadernosFNDE/article/view/8
Resumo: Trata-se de um estudo transversal descritivo, realizado nas cinco regiões brasileiras. Teve como objetivo avaliar qualitativamente os cardápios planejados para as creches atendidas pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar - PNAE, a fim de monitorar a presença e a frequência dos grupos alimentares fornecidos para essa faixa etária. O problema que norteou a pesquisa foi: qual a frequência de alimentos não saudáveis presentes nos cardápios planejados para as creches atendidas pelo PNAE? Observou-se a presença positiva de alimentos in natura ou minimamente processados, com frequência média semanal considerável de frutas e, principalmente, de hortaliças no Brasil e em cada região. Entretanto, foi encontrada uma expressiva oferta de alimentos ultraprocessados, e a frequência de doces e de açúcar de adição também foi considerável.  
id FNDE_3e5d3b71d9ee85dd07df2ef18ba02c27
oai_identifier_str oai:ojs2.bomfim.fnde.gov.br:article/8
network_acronym_str FNDE
network_name_str Cadernos do FNDE
repository_id_str
spelling Avaliação qualitativa dos cardápios planejados para os estudantes de creches atendidas pelo Programa Nacional de Alimentação EscolarQualitative evaluation of menus planned for the daycare students attended by the Programa Nacional de Alimentação Escolaralimentação escolar, creche, alimentos industrializadosPrograma Nacional de Alimentação Escolar (Brasil).Trata-se de um estudo transversal descritivo, realizado nas cinco regiões brasileiras. Teve como objetivo avaliar qualitativamente os cardápios planejados para as creches atendidas pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar - PNAE, a fim de monitorar a presença e a frequência dos grupos alimentares fornecidos para essa faixa etária. O problema que norteou a pesquisa foi: qual a frequência de alimentos não saudáveis presentes nos cardápios planejados para as creches atendidas pelo PNAE? Observou-se a presença positiva de alimentos in natura ou minimamente processados, com frequência média semanal considerável de frutas e, principalmente, de hortaliças no Brasil e em cada região. Entretanto, foi encontrada uma expressiva oferta de alimentos ultraprocessados, e a frequência de doces e de açúcar de adição também foi considerável.  This is a descriptive cross-sectional study carried out in five Brazilian regions. It aimed to qualitatively evaluate the menus planned for the daycare centers served by the Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), in order to monitor the presence and frequency of food groups provided for a specific age group. The problem that guided the research was: what is the frequency of unhealthy foods present in the menus planned for the daycare centers served by PNAE? A positive presence of in natura or minimally processed foods was observed, with a considerable weekly average frequency of fruits and, mainly, vegetables in Brazil and in each region. However, an expressive supply of ultra-processed foods was found, and the frequency of junky sweets and added sugar was also considerable.Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação2020-02-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionEstrutura da publicaçãoapplication/pdfhttps://www.fnde.gov.br/publicacoes/index.php/cadernosFNDE/article/view/810.5281/zenodo.5752155Cadernos do FNDE; Vol. 1 No. 1 (2020): Knowledge Management in Educational Policies; 51-72Cadernos do FNDE ; v. 1 n. 1 (2020): Gestão do Conhecimento em Políticas Educacionais; 51-72Cuadernos FNDE; Vol. 1 Núm. 1 (2020): Gestión del conocimiento en las políticas educativas; 51-722675-1925ark:/31127/cfnde.v1i1reponame:Cadernos do FNDEinstname:Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE)instacron:FNDEporhttps://www.fnde.gov.br/publicacoes/index.php/cadernosFNDE/article/view/8/3Copyright (c) 2020 Cadernos do FNDE https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Vanessa Manfre Garcia deCastro, Solange Fernandes de Freitas 2022-10-13T13:56:22Zoai:ojs2.bomfim.fnde.gov.br:article/8Revistahttps://www.fnde.gov.br/publicacoes/index.php/cadernosFNDE/indexPUBhttps://www.fnde.gov.br/publicacoes/index.php/cadernosFNDE/oaicadernosfnde@gmail.com || danilo.costa@fnde.gov.br2675-19252675-1925opendoar:2022-10-13T13:56:22Cadernos do FNDE - Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação qualitativa dos cardápios planejados para os estudantes de creches atendidas pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar
Qualitative evaluation of menus planned for the daycare students attended by the Programa Nacional de Alimentação Escolar
title Avaliação qualitativa dos cardápios planejados para os estudantes de creches atendidas pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar
spellingShingle Avaliação qualitativa dos cardápios planejados para os estudantes de creches atendidas pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar
Souza, Vanessa Manfre Garcia de
alimentação escolar, creche, alimentos industrializados
Programa Nacional de Alimentação Escolar (Brasil).
title_short Avaliação qualitativa dos cardápios planejados para os estudantes de creches atendidas pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar
title_full Avaliação qualitativa dos cardápios planejados para os estudantes de creches atendidas pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar
title_fullStr Avaliação qualitativa dos cardápios planejados para os estudantes de creches atendidas pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar
title_full_unstemmed Avaliação qualitativa dos cardápios planejados para os estudantes de creches atendidas pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar
title_sort Avaliação qualitativa dos cardápios planejados para os estudantes de creches atendidas pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar
author Souza, Vanessa Manfre Garcia de
author_facet Souza, Vanessa Manfre Garcia de
Castro, Solange Fernandes de Freitas
author_role author
author2 Castro, Solange Fernandes de Freitas
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Vanessa Manfre Garcia de
Castro, Solange Fernandes de Freitas
dc.subject.por.fl_str_mv alimentação escolar, creche, alimentos industrializados
Programa Nacional de Alimentação Escolar (Brasil).
topic alimentação escolar, creche, alimentos industrializados
Programa Nacional de Alimentação Escolar (Brasil).
description Trata-se de um estudo transversal descritivo, realizado nas cinco regiões brasileiras. Teve como objetivo avaliar qualitativamente os cardápios planejados para as creches atendidas pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar - PNAE, a fim de monitorar a presença e a frequência dos grupos alimentares fornecidos para essa faixa etária. O problema que norteou a pesquisa foi: qual a frequência de alimentos não saudáveis presentes nos cardápios planejados para as creches atendidas pelo PNAE? Observou-se a presença positiva de alimentos in natura ou minimamente processados, com frequência média semanal considerável de frutas e, principalmente, de hortaliças no Brasil e em cada região. Entretanto, foi encontrada uma expressiva oferta de alimentos ultraprocessados, e a frequência de doces e de açúcar de adição também foi considerável.  
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-02-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Estrutura da publicação
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.fnde.gov.br/publicacoes/index.php/cadernosFNDE/article/view/8
10.5281/zenodo.5752155
url https://www.fnde.gov.br/publicacoes/index.php/cadernosFNDE/article/view/8
identifier_str_mv 10.5281/zenodo.5752155
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.fnde.gov.br/publicacoes/index.php/cadernosFNDE/article/view/8/3
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Cadernos do FNDE
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Cadernos do FNDE
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação
publisher.none.fl_str_mv Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos do FNDE; Vol. 1 No. 1 (2020): Knowledge Management in Educational Policies; 51-72
Cadernos do FNDE ; v. 1 n. 1 (2020): Gestão do Conhecimento em Políticas Educacionais; 51-72
Cuadernos FNDE; Vol. 1 Núm. 1 (2020): Gestión del conocimiento en las políticas educativas; 51-72
2675-1925
ark:/31127/cfnde.v1i1
reponame:Cadernos do FNDE
instname:Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE)
instacron:FNDE
instname_str Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE)
instacron_str FNDE
institution FNDE
reponame_str Cadernos do FNDE
collection Cadernos do FNDE
repository.name.fl_str_mv Cadernos do FNDE - Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE)
repository.mail.fl_str_mv cadernosfnde@gmail.com || danilo.costa@fnde.gov.br
_version_ 1797048104031092736