Financiamento e inovação Entrevista com Sady Carnot Falcão Filho
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos do FNDE |
Texto Completo: | https://www.fnde.gov.br/publicacoes/index.php/cadernosFNDE/article/view/26 |
Resumo: | SUMÁRIO DE TEMAS Vinda para Brasília em 1961; ingresso no FNDE em 1973, cargos ocupados no FNDE (agente administrativo, assistente de diretor-geral de Administração, diretor-geral de Administração, economista concursado, diretor Financeiro); os primórdios do FNDE, servidores públicos do Rio de Janeiro como grupo de excelência; a transferência do FNDE da sede do MEC para o anexo; a criação do FNDE (agente financeiro do MEC, arrecadador, as fontes de receita e a partilha dos recursos); a trajetória do financiamento da educação no Brasil, a dificuldade de sobrevivência do FNDE, a virada com a Lei Calmon; o FNDE como uma inovação; as inovações construídas pelo FNDE: modelos de financiamento, modelos de gestão, construção de escolas, custeio, controle de receitas, controles do salário-educação; a virada do FNDE com a FAE; os interlocutores do FNDE; o FNDE como agente agregador das instituições de financiamento, o financiamento da cultura; os ajustes no modelo de financiamento ao longo do tempo; Demecs como agentes do FNDE nos estados; inovações a partir de 1995 (PDDE, Fundef, Fundeb, Censo Escolar, per capita por aluno); o nascimento do Fundef no FNDE; a importância das políticas de inclusão educacional desenvolvidas pela FAE; a fusão da FAE com o FNDE (a qualidade do corpo técnico da FAE, a virada da FAE com a descentralização de recursos – modelo do FNDE, as diferentes culturas organizacionais FAE/FNDE); a implantação do financiamento do SUS a partir da experiência do FNDE; a administração “prata da casa”; a gestão Mônica Messemberg, mudanças e a consolidação dos programas do FNDE; Fundef divisor de águas em 1995; uma experiência relevante: a equalização dos per capitas nacionais; a constituição do corpo técnico do FNDE (a formação dos quadros ao longo dos anos, a substituição das gerações, os quadros concursados e terceirizados, a dificuldade de renovação de quadros e a manutenção da identidade originária do FNDE), as gerações do FNDE (os criadores, a segunda geração – Sady –, a terceira geração – Toninho, Vander –, a quarta geração, anos 1998, “de transição” – Maria Elza –, os concursados a partir de 2000); a dificuldade de transmissão do legado; o papel do FNDE ontem, hoje e no futuro. |
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Financiamento e inovação Entrevista com Sady Carnot Falcão FilhoFinancing and innovation Interview with Sady Carnot Falcão FilhoFinanciamentoinovaçãoSUMÁRIO DE TEMAS Vinda para Brasília em 1961; ingresso no FNDE em 1973, cargos ocupados no FNDE (agente administrativo, assistente de diretor-geral de Administração, diretor-geral de Administração, economista concursado, diretor Financeiro); os primórdios do FNDE, servidores públicos do Rio de Janeiro como grupo de excelência; a transferência do FNDE da sede do MEC para o anexo; a criação do FNDE (agente financeiro do MEC, arrecadador, as fontes de receita e a partilha dos recursos); a trajetória do financiamento da educação no Brasil, a dificuldade de sobrevivência do FNDE, a virada com a Lei Calmon; o FNDE como uma inovação; as inovações construídas pelo FNDE: modelos de financiamento, modelos de gestão, construção de escolas, custeio, controle de receitas, controles do salário-educação; a virada do FNDE com a FAE; os interlocutores do FNDE; 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a dificuldade de transmissão do legado; o papel do FNDE ontem, hoje e no futuro.SUMMARY OF THEMES Coming to Brasília in 1961; joining FNDE in 1973, positions held in FNDE (administrative agent, assistant director-general of Administration, director-general of Administration, concurred economist, financial director); the beginnings of FNDE, public servants from Rio de Janeiro as a group of excellence; the transfer of FNDE from MEC's headquarters to the annex; the creation of FNDE (MEC's financial agent, collector, the sources of revenue and the sharing of resources); the trajectory of financing education in Brazil, the difficulty of survival of FNDE, the turning point with the Calmon Law; FNDE as an innovation; the innovations built by FNDE: financing models, management models, school construction, costing, revenue control, controls of the education wage; the FNDE's turnaround with the FAE; the FNDE's interlocutors; the FNDE as an aggregating agent of financing institutions, the financing of culture; the adjustments in the financing model over time; Demecs as agents of FNDE in the states; innovations from 1995 on (PDDE, Fundef, Fundeb, School Census, per capita per student); the birth of Fundef in FNDE; The importance of the educational inclusion policies developed by FAE; the merger of FAE and FNDE (the quality of the technical staff of FAE, the turnaround of FAE with the decentralization of resources - FNDE model, the different organizational cultures FAE / FNDE); the implementation of the financing of the SUS from the experience of FNDE; the administration "silver of the house"; the management Monica Messemberg, changes and consolidation of programs FNDE; Fundef watershed in 1995; a relevant experience: The equalization of the national per capita; the constitution of the FNDE's staff (the formation of the staff over the years, the replacement of generations, the permanent and outsourced staff, the difficulty in renewing staff and maintaining the FNDE's original identity), the FNDE's generations (the creators, the second generation - Sady -, the third generation - Toninho, Vander -, the fourth generation, 1998, "of transition" - Maria Elza -, the permanent staff as of 2000); the difficulty in transmitting the legacy; the role of the FNDE yesterday, today and in the future.Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação2020-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.fnde.gov.br/publicacoes/index.php/cadernosFNDE/article/view/2610.5281/zenodo.5825438Cadernos do FNDE; Vol. 1 No. 2 (2020): Oral history: experiences in management, financing and monitoring of educational programs; 113-135Cadernos do FNDE ; v. 1 n. 2 (2020): História oral: experiências em gestão, financiamento e monitoramento de programas educacionais; 113-135Cuadernos FNDE; Vol. 1 Núm. 2 (2020): Historia oral: experiencias de gestión, financiación y seguimiento de programas educativos; 113-1352675-1925ark:/31127/cfnde.v1i2reponame:Cadernos do FNDEinstname:Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE)instacron:FNDEporhttps://www.fnde.gov.br/publicacoes/index.php/cadernosFNDE/article/view/26/8Copyright (c) 2020 Cadernos do FNDE https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFalcao Filho, Sady Carnot2022-10-13T13:56:16Zoai:ojs2.bomfim.fnde.gov.br:article/26Revistahttps://www.fnde.gov.br/publicacoes/index.php/cadernosFNDE/indexPUBhttps://www.fnde.gov.br/publicacoes/index.php/cadernosFNDE/oaicadernosfnde@gmail.com || danilo.costa@fnde.gov.br2675-19252675-1925opendoar:2022-10-13T13:56:16Cadernos do FNDE - Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE)false |
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