Perceptions of actors on the performance of the decentralized management of resources of the money direto na escola program (PDDE)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos do FNDE |
DOI: | 10.5281/zenodo.10777751 |
Texto Completo: | https://www.fnde.gov.br/publicacoes/index.php/cadernosFNDE/article/view/43 |
Resumo: | O presente estudo buscou analisar a percepção de atores sobre o desempenho da gestão descentralizada de recursos do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE). A metodologia utilizada foi de natureza qualitativa, utilizando a técnica de entrevistas semiestruturadas. Em relação à interpretação dos dados, optou-se pela Análise de Conteúdo de Lawrence Bardin (2016). O estudo sobre gestão de recursos é oportuno diante da atual conjuntura econômico-financeira do país, em que cada vez mais os recursos são escassos, principalmente os destinados às políticas públicas educacionais. Ficou evidenciado que a rotatividade, a insegurança, ou medo em aplicar os recursos, a questão da falta de informação/comunicação, a necessidade de capacitação dos gestores, a burocracia em prestar contas e o controle social, são fatores que contribuem, segundo a percepção dos entrevistados neste estudo, para explicar os diferentes desempenhos da gestão descentralizada dos recursos no PDDE. |
id |
FNDE_b307e69e2ce663dc637d84bd829bbb58 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.bomfim.fnde.gov.br:article/43 |
network_acronym_str |
FNDE |
network_name_str |
Cadernos do FNDE |
spelling |
Perceptions of actors on the performance of the decentralized management of resources of the money direto na escola program (PDDE)Percepções de atores sobre o desempenho da gestão descentralizada de recursos do programa dinheiro direto na escola (PDDE)Políticas PúblicasPDDEGestão descentralizada de recursosControle SocialPrestação de contasPublic PoliciesPDDEDecentralized management of resourcesSocial ControlAccountability O presente estudo buscou analisar a percepção de atores sobre o desempenho da gestão descentralizada de recursos do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE). A metodologia utilizada foi de natureza qualitativa, utilizando a técnica de entrevistas semiestruturadas. Em relação à interpretação dos dados, optou-se pela Análise de Conteúdo de Lawrence Bardin (2016). O estudo sobre gestão de recursos é oportuno diante da atual conjuntura econômico-financeira do país, em que cada vez mais os recursos são escassos, principalmente os destinados às políticas públicas educacionais. Ficou evidenciado que a rotatividade, a insegurança, ou medo em aplicar os recursos, a questão da falta de informação/comunicação, a necessidade de capacitação dos gestores, a burocracia em prestar contas e o controle social, são fatores que contribuem, segundo a percepção dos entrevistados neste estudo, para explicar os diferentes desempenhos da gestão descentralizada dos recursos no PDDE. The present study sought to analyze the perception of actors about the performance of the decentralized management of resources of the Direct Money at School Program (PDDE). The methodology used was of a qualitative nature, using the technique of semi-structured interviews. Regarding the interpretation of the data, Content Analysis by Lawrence Bardin (2016) was chosen. The study on resource management is opportune in view of the country's current economic and financial situation, in which resources are increasingly scarce, especially those intended for educational public policies. It was evident that turnover, insecurity, or fear in applying resources, the issue of lack of information/communication, the need for training of managers, bureaucracy in rendering accounts and social control, are factors that contribute, according to the perception of those interviewed in this study, to explain the different performances of the decentralized management of resources in the PDDE.El presente estudio buscó analizar la percepción de los actores sobre el desempeño de la gestión descentralizada de recursos del Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE). La metodología utilizada fue de carácter cualitativo, utilizando la técnica de entrevistas semiestructuradas. En cuanto a la interpretación de los datos, se optó por el Análisis de Contenido de Lawrence Bardin (2016). El estudio sobre la gestión de los recursos es oportuno en vista de la actual situación económica y financiera del país, en la que los recursos son cada vez más escasos, especialmente los destinados a las políticas públicas educativas. Se evidenció que la rotación, la inseguridad o el miedo en la aplicación de los recursos, el tema de la falta de información/comunicación, la necesidad de capacitación de los gerentes, la burocracia en la rendición de cuentas y el control social, son factores que contribuyen, según la percepción de los entrevistados. en este estudio, explicar las diferentes actuaciones de la gestión descentralizada de recursos en el PDDE.Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação2023-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionEstrutura da publicaçãoapplication/pdfhttps://www.fnde.gov.br/publicacoes/index.php/cadernosFNDE/article/view/4310.5281/zenodo.10777751Cadernos do FNDE; Vol. 4 No. 09 (2023): Temas do FNDE nº 04; e0943Cadernos do FNDE ; v. 4 n. 09 (2023): Temas do FNDE nº 04; e0943Cuadernos FNDE; Vol. 4 Núm. 09 (2023): Temas do FNDE nº 04; e09432675-1925ark:/31127/cfnde.v4i09reponame:Cadernos do FNDEinstname:Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE)instacron:FNDEporhttps://www.fnde.gov.br/publicacoes/index.php/cadernosFNDE/article/view/43/51Copyright (c) 2023 Cadernos do FNDE https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFranck, Luciana Nazaré de Souza 2024-03-05T13:03:07Zoai:ojs2.bomfim.fnde.gov.br:article/43Revistahttps://www.fnde.gov.br/publicacoes/index.php/cadernosFNDE/indexPUBhttps://www.fnde.gov.br/publicacoes/index.php/cadernosFNDE/oaicadernosfnde@gmail.com || danilo.costa@fnde.gov.br2675-19252675-1925opendoar:2024-03-05T13:03:07Cadernos do FNDE - Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Perceptions of actors on the performance of the decentralized management of resources of the money direto na escola program (PDDE) Percepções de atores sobre o desempenho da gestão descentralizada de recursos do programa dinheiro direto na escola (PDDE) |
title |
Perceptions of actors on the performance of the decentralized management of resources of the money direto na escola program (PDDE) |
spellingShingle |
Perceptions of actors on the performance of the decentralized management of resources of the money direto na escola program (PDDE) Perceptions of actors on the performance of the decentralized management of resources of the money direto na escola program (PDDE) Franck, Luciana Nazaré de Souza Políticas Públicas PDDE Gestão descentralizada de recursos Controle Social Prestação de contas Public Policies PDDE Decentralized management of resources Social Control Accountability Franck, Luciana Nazaré de Souza Políticas Públicas PDDE Gestão descentralizada de recursos Controle Social Prestação de contas Public Policies PDDE Decentralized management of resources Social Control Accountability |
title_short |
Perceptions of actors on the performance of the decentralized management of resources of the money direto na escola program (PDDE) |
title_full |
Perceptions of actors on the performance of the decentralized management of resources of the money direto na escola program (PDDE) |
title_fullStr |
Perceptions of actors on the performance of the decentralized management of resources of the money direto na escola program (PDDE) Perceptions of actors on the performance of the decentralized management of resources of the money direto na escola program (PDDE) |
title_full_unstemmed |
Perceptions of actors on the performance of the decentralized management of resources of the money direto na escola program (PDDE) Perceptions of actors on the performance of the decentralized management of resources of the money direto na escola program (PDDE) |
title_sort |
Perceptions of actors on the performance of the decentralized management of resources of the money direto na escola program (PDDE) |
author |
Franck, Luciana Nazaré de Souza |
author_facet |
Franck, Luciana Nazaré de Souza Franck, Luciana Nazaré de Souza |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Franck, Luciana Nazaré de Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Políticas Públicas PDDE Gestão descentralizada de recursos Controle Social Prestação de contas Public Policies PDDE Decentralized management of resources Social Control Accountability |
topic |
Políticas Públicas PDDE Gestão descentralizada de recursos Controle Social Prestação de contas Public Policies PDDE Decentralized management of resources Social Control Accountability |
description |
O presente estudo buscou analisar a percepção de atores sobre o desempenho da gestão descentralizada de recursos do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE). A metodologia utilizada foi de natureza qualitativa, utilizando a técnica de entrevistas semiestruturadas. Em relação à interpretação dos dados, optou-se pela Análise de Conteúdo de Lawrence Bardin (2016). O estudo sobre gestão de recursos é oportuno diante da atual conjuntura econômico-financeira do país, em que cada vez mais os recursos são escassos, principalmente os destinados às políticas públicas educacionais. Ficou evidenciado que a rotatividade, a insegurança, ou medo em aplicar os recursos, a questão da falta de informação/comunicação, a necessidade de capacitação dos gestores, a burocracia em prestar contas e o controle social, são fatores que contribuem, segundo a percepção dos entrevistados neste estudo, para explicar os diferentes desempenhos da gestão descentralizada dos recursos no PDDE. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Estrutura da publicação |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.fnde.gov.br/publicacoes/index.php/cadernosFNDE/article/view/43 10.5281/zenodo.10777751 |
url |
https://www.fnde.gov.br/publicacoes/index.php/cadernosFNDE/article/view/43 |
identifier_str_mv |
10.5281/zenodo.10777751 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.fnde.gov.br/publicacoes/index.php/cadernosFNDE/article/view/43/51 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Cadernos do FNDE https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Cadernos do FNDE https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos do FNDE; Vol. 4 No. 09 (2023): Temas do FNDE nº 04; e0943 Cadernos do FNDE ; v. 4 n. 09 (2023): Temas do FNDE nº 04; e0943 Cuadernos FNDE; Vol. 4 Núm. 09 (2023): Temas do FNDE nº 04; e0943 2675-1925 ark:/31127/cfnde.v4i09 reponame:Cadernos do FNDE instname:Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) instacron:FNDE |
instname_str |
Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) |
instacron_str |
FNDE |
institution |
FNDE |
reponame_str |
Cadernos do FNDE |
collection |
Cadernos do FNDE |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos do FNDE - Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadernosfnde@gmail.com || danilo.costa@fnde.gov.br |
_version_ |
1822182191030861824 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.5281/zenodo.10777751 |