Perceptions of actors on the performance of the decentralized management of resources of the money direto na escola program (PDDE)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Franck, Luciana Nazaré de Souza
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos do FNDE
DOI: 10.5281/zenodo.10777751
Texto Completo: https://www.fnde.gov.br/publicacoes/index.php/cadernosFNDE/article/view/43
Resumo:   O presente estudo buscou analisar a percepção de atores sobre o desempenho da gestão descentralizada de recursos do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE). A metodologia utilizada foi de natureza qualitativa, utilizando a técnica de entrevistas semiestruturadas. Em relação à interpretação dos dados, optou-se pela Análise de Conteúdo de Lawrence Bardin (2016). O estudo sobre gestão de recursos é oportuno diante da atual conjuntura econômico-financeira do país, em que cada vez mais os recursos são escassos, principalmente os destinados às políticas públicas educacionais. Ficou evidenciado que a rotatividade, a insegurança, ou medo em aplicar os recursos, a questão da falta de informação/comunicação, a necessidade de capacitação dos gestores, a burocracia em prestar contas e o controle social, são fatores que contribuem, segundo a percepção dos entrevistados neste estudo, para explicar os diferentes desempenhos da gestão descentralizada dos recursos no PDDE. 
id FNDE_b307e69e2ce663dc637d84bd829bbb58
oai_identifier_str oai:ojs2.bomfim.fnde.gov.br:article/43
network_acronym_str FNDE
network_name_str Cadernos do FNDE
spelling Perceptions of actors on the performance of the decentralized management of resources of the money direto na escola program (PDDE)Percepções de atores sobre o desempenho da gestão descentralizada de recursos do programa dinheiro direto na escola (PDDE)Políticas PúblicasPDDEGestão descentralizada de recursosControle SocialPrestação de contasPublic PoliciesPDDEDecentralized management of resourcesSocial ControlAccountability  O presente estudo buscou analisar a percepção de atores sobre o desempenho da gestão descentralizada de recursos do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE). A metodologia utilizada foi de natureza qualitativa, utilizando a técnica de entrevistas semiestruturadas. Em relação à interpretação dos dados, optou-se pela Análise de Conteúdo de Lawrence Bardin (2016). O estudo sobre gestão de recursos é oportuno diante da atual conjuntura econômico-financeira do país, em que cada vez mais os recursos são escassos, principalmente os destinados às políticas públicas educacionais. Ficou evidenciado que a rotatividade, a insegurança, ou medo em aplicar os recursos, a questão da falta de informação/comunicação, a necessidade de capacitação dos gestores, a burocracia em prestar contas e o controle social, são fatores que contribuem, segundo a percepção dos entrevistados neste estudo, para explicar os diferentes desempenhos da gestão descentralizada dos recursos no PDDE. The present study sought to analyze the perception of actors about the performance of the decentralized management of resources of the Direct Money at School Program (PDDE). The methodology used was of a qualitative nature, using the technique of semi-structured interviews. Regarding the interpretation of the data, Content Analysis by Lawrence Bardin (2016) was chosen. The study on resource management is opportune in view of the country's current economic and financial situation, in which resources are increasingly scarce, especially those intended for educational public policies. It was evident that turnover, insecurity, or fear in applying resources, the issue of lack of information/communication, the need for training of managers, bureaucracy in rendering accounts and social control, are factors that contribute, according to the perception of those interviewed in this study, to explain the different performances of the decentralized management of resources in the PDDE.El presente estudio buscó analizar la percepción de los actores sobre el desempeño de la gestión descentralizada de recursos del Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE). La metodología utilizada fue de carácter cualitativo, utilizando la técnica de entrevistas semiestructuradas. En cuanto a la interpretación de los datos, se optó por el Análisis de Contenido de Lawrence Bardin (2016). El estudio sobre la gestión de los recursos es oportuno en vista de la actual situación económica y financiera del país, en la que los recursos son cada vez más escasos, especialmente los destinados a las políticas públicas educativas. Se evidenció que la rotación, la inseguridad o el miedo en la aplicación de los recursos, el tema de la falta de información/comunicación, la necesidad de capacitación de los gerentes, la burocracia en la rendición de cuentas y el control social, son factores que contribuyen, según la percepción de los entrevistados. en este estudio, explicar las diferentes actuaciones de la gestión descentralizada de recursos en el PDDE.Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação2023-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionEstrutura da publicaçãoapplication/pdfhttps://www.fnde.gov.br/publicacoes/index.php/cadernosFNDE/article/view/4310.5281/zenodo.10777751Cadernos do FNDE; Vol. 4 No. 09 (2023): Temas do FNDE nº 04; e0943Cadernos do FNDE ; v. 4 n. 09 (2023): Temas do FNDE nº 04; e0943Cuadernos FNDE; Vol. 4 Núm. 09 (2023): Temas do FNDE nº 04; e09432675-1925ark:/31127/cfnde.v4i09reponame:Cadernos do FNDEinstname:Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE)instacron:FNDEporhttps://www.fnde.gov.br/publicacoes/index.php/cadernosFNDE/article/view/43/51Copyright (c) 2023 Cadernos do FNDE https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFranck, Luciana Nazaré de Souza 2024-03-05T13:03:07Zoai:ojs2.bomfim.fnde.gov.br:article/43Revistahttps://www.fnde.gov.br/publicacoes/index.php/cadernosFNDE/indexPUBhttps://www.fnde.gov.br/publicacoes/index.php/cadernosFNDE/oaicadernosfnde@gmail.com || danilo.costa@fnde.gov.br2675-19252675-1925opendoar:2024-03-05T13:03:07Cadernos do FNDE - Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE)false
dc.title.none.fl_str_mv Perceptions of actors on the performance of the decentralized management of resources of the money direto na escola program (PDDE)
Percepções de atores sobre o desempenho da gestão descentralizada de recursos do programa dinheiro direto na escola (PDDE)
title Perceptions of actors on the performance of the decentralized management of resources of the money direto na escola program (PDDE)
spellingShingle Perceptions of actors on the performance of the decentralized management of resources of the money direto na escola program (PDDE)
Perceptions of actors on the performance of the decentralized management of resources of the money direto na escola program (PDDE)
Franck, Luciana Nazaré de Souza
Políticas Públicas
PDDE
Gestão descentralizada de recursos
Controle Social
Prestação de contas
Public Policies
PDDE
Decentralized management of resources
Social Control
Accountability
Franck, Luciana Nazaré de Souza
Políticas Públicas
PDDE
Gestão descentralizada de recursos
Controle Social
Prestação de contas
Public Policies
PDDE
Decentralized management of resources
Social Control
Accountability
title_short Perceptions of actors on the performance of the decentralized management of resources of the money direto na escola program (PDDE)
title_full Perceptions of actors on the performance of the decentralized management of resources of the money direto na escola program (PDDE)
title_fullStr Perceptions of actors on the performance of the decentralized management of resources of the money direto na escola program (PDDE)
Perceptions of actors on the performance of the decentralized management of resources of the money direto na escola program (PDDE)
title_full_unstemmed Perceptions of actors on the performance of the decentralized management of resources of the money direto na escola program (PDDE)
Perceptions of actors on the performance of the decentralized management of resources of the money direto na escola program (PDDE)
title_sort Perceptions of actors on the performance of the decentralized management of resources of the money direto na escola program (PDDE)
author Franck, Luciana Nazaré de Souza
author_facet Franck, Luciana Nazaré de Souza
Franck, Luciana Nazaré de Souza
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Franck, Luciana Nazaré de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Políticas Públicas
PDDE
Gestão descentralizada de recursos
Controle Social
Prestação de contas
Public Policies
PDDE
Decentralized management of resources
Social Control
Accountability
topic Políticas Públicas
PDDE
Gestão descentralizada de recursos
Controle Social
Prestação de contas
Public Policies
PDDE
Decentralized management of resources
Social Control
Accountability
description   O presente estudo buscou analisar a percepção de atores sobre o desempenho da gestão descentralizada de recursos do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE). A metodologia utilizada foi de natureza qualitativa, utilizando a técnica de entrevistas semiestruturadas. Em relação à interpretação dos dados, optou-se pela Análise de Conteúdo de Lawrence Bardin (2016). O estudo sobre gestão de recursos é oportuno diante da atual conjuntura econômico-financeira do país, em que cada vez mais os recursos são escassos, principalmente os destinados às políticas públicas educacionais. Ficou evidenciado que a rotatividade, a insegurança, ou medo em aplicar os recursos, a questão da falta de informação/comunicação, a necessidade de capacitação dos gestores, a burocracia em prestar contas e o controle social, são fatores que contribuem, segundo a percepção dos entrevistados neste estudo, para explicar os diferentes desempenhos da gestão descentralizada dos recursos no PDDE. 
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Estrutura da publicação
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.fnde.gov.br/publicacoes/index.php/cadernosFNDE/article/view/43
10.5281/zenodo.10777751
url https://www.fnde.gov.br/publicacoes/index.php/cadernosFNDE/article/view/43
identifier_str_mv 10.5281/zenodo.10777751
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.fnde.gov.br/publicacoes/index.php/cadernosFNDE/article/view/43/51
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Cadernos do FNDE
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Cadernos do FNDE
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação
publisher.none.fl_str_mv Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos do FNDE; Vol. 4 No. 09 (2023): Temas do FNDE nº 04; e0943
Cadernos do FNDE ; v. 4 n. 09 (2023): Temas do FNDE nº 04; e0943
Cuadernos FNDE; Vol. 4 Núm. 09 (2023): Temas do FNDE nº 04; e0943
2675-1925
ark:/31127/cfnde.v4i09
reponame:Cadernos do FNDE
instname:Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE)
instacron:FNDE
instname_str Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE)
instacron_str FNDE
institution FNDE
reponame_str Cadernos do FNDE
collection Cadernos do FNDE
repository.name.fl_str_mv Cadernos do FNDE - Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE)
repository.mail.fl_str_mv cadernosfnde@gmail.com || danilo.costa@fnde.gov.br
_version_ 1822182191030861824
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.5281/zenodo.10777751