As ações empreendidas pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) no marco da Presidência Pro Tempore (PPT) brasileira para a formação da agenda de cooperação multilateral de educação no âmbito da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rezende, Laiane Tavares de
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Santos, Débora Cristina Soares, Santana, Hadassah Laís
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos do FNDE
Texto Completo: https://www.fnde.gov.br/publicacoes/index.php/cadernosFNDE/article/view/34
Resumo: Based on the concept of agenda-setting, this article presents an analysis of the guiding documents of the Community of Portuguese Language Countries (CPLP), which provided the theme of food security as a priority on the agenda by the actions taken during of the Brazilian pro tempore presidency (2016-2018). The article was based on document analysis to verify the hypothesis that the actions performed by the National Fund for the Development of Education (FNDE) contributed to the consolidate of the CPLP's Multilateral Cooperation in Education agenda.
id FNDE_d30fa2b23ae454398024ef803616751b
oai_identifier_str oai:ojs2.bomfim.fnde.gov.br:article/34
network_acronym_str FNDE
network_name_str Cadernos do FNDE
repository_id_str
spelling As ações empreendidas pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) no marco da Presidência Pro Tempore (PPT) brasileira para a formação da agenda de cooperação multilateral de educação no âmbito da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP)The actions taken by the National Fund for the Development of Education (FNDE) to agenda-setting the multilateral cooperation in education within the scope of the brazilian pro tempore presidency (PPT) on Community of Portuguese Language Countries (CPLP) Cooperação Multilateral; CPLP; Formação de Agenda; Alimentação Escolar.Multilateral Cooperation; CPLP; Agenda-Setting; School Feeding.Based on the concept of agenda-setting, this article presents an analysis of the guiding documents of the Community of Portuguese Language Countries (CPLP), which provided the theme of food security as a priority on the agenda by the actions taken during of the Brazilian pro tempore presidency (2016-2018). The article was based on document analysis to verify the hypothesis that the actions performed by the National Fund for the Development of Education (FNDE) contributed to the consolidate of the CPLP's Multilateral Cooperation in Education agenda.Este artigo apresenta, à luz do conceito de agenda setting, uma análise dos documentos direcionadores da atuação da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), que no marco da presidência pro tempore brasileira (2016-2018) propiciou a elevação da segurança alimentar a tema prioritário. Para execução do objetivo proposto utilizou-se a análise documental, de modo a verificar a hipótese de que as ações desempenhadas pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) contribuíram para a consolidação da agenda de Cooperação Multilateral de Educação da CPLP.Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação2022-12-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionEstrutura da publicaçãotextoapplication/pdftext/xmlhttps://www.fnde.gov.br/publicacoes/index.php/cadernosFNDE/article/view/3410.29327/2138137.3.6-1Cadernos do FNDE; Vol. 3 No. 6 (2022): Temas do FNDE nº 02; 01-10Cadernos do FNDE ; v. 3 n. 6 (2022): Temas do FNDE nº 02; 01-10Cuadernos FNDE; Vol. 3 Núm. 6 (2022): Temas do FNDE nº 02; 01-102675-1925ark:/31127/cfnde.v3i6reponame:Cadernos do FNDEinstname:Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE)instacron:FNDEporhttps://www.fnde.gov.br/publicacoes/index.php/cadernosFNDE/article/view/34/21https://www.fnde.gov.br/publicacoes/index.php/cadernosFNDE/article/view/34/19ark:/31127/cfnde.v3i6.34.g21Copyright (c) 2022 Cadernos do FNDE https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRezende, Laiane Tavares deSantos, Débora Cristina SoaresSantana, Hadassah Laís2022-12-16T21:58:05Zoai:ojs2.bomfim.fnde.gov.br:article/34Revistahttps://www.fnde.gov.br/publicacoes/index.php/cadernosFNDE/indexPUBhttps://www.fnde.gov.br/publicacoes/index.php/cadernosFNDE/oaicadernosfnde@gmail.com || danilo.costa@fnde.gov.br2675-19252675-1925opendoar:2022-12-16T21:58:05Cadernos do FNDE - Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE)false
dc.title.none.fl_str_mv As ações empreendidas pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) no marco da Presidência Pro Tempore (PPT) brasileira para a formação da agenda de cooperação multilateral de educação no âmbito da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP)
The actions taken by the National Fund for the Development of Education (FNDE) to agenda-setting the multilateral cooperation in education within the scope of the brazilian pro tempore presidency (PPT) on Community of Portuguese Language Countries (CPLP)
title As ações empreendidas pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) no marco da Presidência Pro Tempore (PPT) brasileira para a formação da agenda de cooperação multilateral de educação no âmbito da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP)
spellingShingle As ações empreendidas pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) no marco da Presidência Pro Tempore (PPT) brasileira para a formação da agenda de cooperação multilateral de educação no âmbito da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP)
Rezende, Laiane Tavares de
Cooperação Multilateral; CPLP; Formação de Agenda; Alimentação Escolar.
Multilateral Cooperation; CPLP; Agenda-Setting; School Feeding.
title_short As ações empreendidas pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) no marco da Presidência Pro Tempore (PPT) brasileira para a formação da agenda de cooperação multilateral de educação no âmbito da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP)
title_full As ações empreendidas pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) no marco da Presidência Pro Tempore (PPT) brasileira para a formação da agenda de cooperação multilateral de educação no âmbito da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP)
title_fullStr As ações empreendidas pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) no marco da Presidência Pro Tempore (PPT) brasileira para a formação da agenda de cooperação multilateral de educação no âmbito da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP)
title_full_unstemmed As ações empreendidas pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) no marco da Presidência Pro Tempore (PPT) brasileira para a formação da agenda de cooperação multilateral de educação no âmbito da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP)
title_sort As ações empreendidas pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) no marco da Presidência Pro Tempore (PPT) brasileira para a formação da agenda de cooperação multilateral de educação no âmbito da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP)
author Rezende, Laiane Tavares de
author_facet Rezende, Laiane Tavares de
Santos, Débora Cristina Soares
Santana, Hadassah Laís
author_role author
author2 Santos, Débora Cristina Soares
Santana, Hadassah Laís
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rezende, Laiane Tavares de
Santos, Débora Cristina Soares
Santana, Hadassah Laís
dc.subject.por.fl_str_mv Cooperação Multilateral; CPLP; Formação de Agenda; Alimentação Escolar.
Multilateral Cooperation; CPLP; Agenda-Setting; School Feeding.
topic Cooperação Multilateral; CPLP; Formação de Agenda; Alimentação Escolar.
Multilateral Cooperation; CPLP; Agenda-Setting; School Feeding.
description Based on the concept of agenda-setting, this article presents an analysis of the guiding documents of the Community of Portuguese Language Countries (CPLP), which provided the theme of food security as a priority on the agenda by the actions taken during of the Brazilian pro tempore presidency (2016-2018). The article was based on document analysis to verify the hypothesis that the actions performed by the National Fund for the Development of Education (FNDE) contributed to the consolidate of the CPLP's Multilateral Cooperation in Education agenda.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Estrutura da publicação
texto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.fnde.gov.br/publicacoes/index.php/cadernosFNDE/article/view/34
10.29327/2138137.3.6-1
url https://www.fnde.gov.br/publicacoes/index.php/cadernosFNDE/article/view/34
identifier_str_mv 10.29327/2138137.3.6-1
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.fnde.gov.br/publicacoes/index.php/cadernosFNDE/article/view/34/21
https://www.fnde.gov.br/publicacoes/index.php/cadernosFNDE/article/view/34/19
ark:/31127/cfnde.v3i6.34.g21
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Cadernos do FNDE
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Cadernos do FNDE
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação
publisher.none.fl_str_mv Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos do FNDE; Vol. 3 No. 6 (2022): Temas do FNDE nº 02; 01-10
Cadernos do FNDE ; v. 3 n. 6 (2022): Temas do FNDE nº 02; 01-10
Cuadernos FNDE; Vol. 3 Núm. 6 (2022): Temas do FNDE nº 02; 01-10
2675-1925
ark:/31127/cfnde.v3i6
reponame:Cadernos do FNDE
instname:Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE)
instacron:FNDE
instname_str Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE)
instacron_str FNDE
institution FNDE
reponame_str Cadernos do FNDE
collection Cadernos do FNDE
repository.name.fl_str_mv Cadernos do FNDE - Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE)
repository.mail.fl_str_mv cadernosfnde@gmail.com || danilo.costa@fnde.gov.br
_version_ 1797048104063598592