As ações empreendidas pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) no marco da Presidência Pro Tempore (PPT) brasileira para a formação da agenda de cooperação multilateral de educação no âmbito da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos do FNDE |
Texto Completo: | https://www.fnde.gov.br/publicacoes/index.php/cadernosFNDE/article/view/34 |
Resumo: | Based on the concept of agenda-setting, this article presents an analysis of the guiding documents of the Community of Portuguese Language Countries (CPLP), which provided the theme of food security as a priority on the agenda by the actions taken during of the Brazilian pro tempore presidency (2016-2018). The article was based on document analysis to verify the hypothesis that the actions performed by the National Fund for the Development of Education (FNDE) contributed to the consolidate of the CPLP's Multilateral Cooperation in Education agenda. |
id |
FNDE_d30fa2b23ae454398024ef803616751b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.bomfim.fnde.gov.br:article/34 |
network_acronym_str |
FNDE |
network_name_str |
Cadernos do FNDE |
repository_id_str |
|
spelling |
As ações empreendidas pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) no marco da Presidência Pro Tempore (PPT) brasileira para a formação da agenda de cooperação multilateral de educação no âmbito da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP)The actions taken by the National Fund for the Development of Education (FNDE) to agenda-setting the multilateral cooperation in education within the scope of the brazilian pro tempore presidency (PPT) on Community of Portuguese Language Countries (CPLP) Cooperação Multilateral; CPLP; Formação de Agenda; Alimentação Escolar.Multilateral Cooperation; CPLP; Agenda-Setting; School Feeding.Based on the concept of agenda-setting, this article presents an analysis of the guiding documents of the Community of Portuguese Language Countries (CPLP), which provided the theme of food security as a priority on the agenda by the actions taken during of the Brazilian pro tempore presidency (2016-2018). The article was based on document analysis to verify the hypothesis that the actions performed by the National Fund for the Development of Education (FNDE) contributed to the consolidate of the CPLP's Multilateral Cooperation in Education agenda.Este artigo apresenta, à luz do conceito de agenda setting, uma análise dos documentos direcionadores da atuação da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), que no marco da presidência pro tempore brasileira (2016-2018) propiciou a elevação da segurança alimentar a tema prioritário. Para execução do objetivo proposto utilizou-se a análise documental, de modo a verificar a hipótese de que as ações desempenhadas pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) contribuíram para a consolidação da agenda de Cooperação Multilateral de Educação da CPLP.Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação2022-12-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionEstrutura da publicaçãotextoapplication/pdftext/xmlhttps://www.fnde.gov.br/publicacoes/index.php/cadernosFNDE/article/view/3410.29327/2138137.3.6-1Cadernos do FNDE; Vol. 3 No. 6 (2022): Temas do FNDE nº 02; 01-10Cadernos do FNDE ; v. 3 n. 6 (2022): Temas do FNDE nº 02; 01-10Cuadernos FNDE; Vol. 3 Núm. 6 (2022): Temas do FNDE nº 02; 01-102675-1925ark:/31127/cfnde.v3i6reponame:Cadernos do FNDEinstname:Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE)instacron:FNDEporhttps://www.fnde.gov.br/publicacoes/index.php/cadernosFNDE/article/view/34/21https://www.fnde.gov.br/publicacoes/index.php/cadernosFNDE/article/view/34/19ark:/31127/cfnde.v3i6.34.g21Copyright (c) 2022 Cadernos do FNDE https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRezende, Laiane Tavares deSantos, Débora Cristina SoaresSantana, Hadassah Laís2022-12-16T21:58:05Zoai:ojs2.bomfim.fnde.gov.br:article/34Revistahttps://www.fnde.gov.br/publicacoes/index.php/cadernosFNDE/indexPUBhttps://www.fnde.gov.br/publicacoes/index.php/cadernosFNDE/oaicadernosfnde@gmail.com || danilo.costa@fnde.gov.br2675-19252675-1925opendoar:2022-12-16T21:58:05Cadernos do FNDE - Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As ações empreendidas pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) no marco da Presidência Pro Tempore (PPT) brasileira para a formação da agenda de cooperação multilateral de educação no âmbito da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) The actions taken by the National Fund for the Development of Education (FNDE) to agenda-setting the multilateral cooperation in education within the scope of the brazilian pro tempore presidency (PPT) on Community of Portuguese Language Countries (CPLP) |
title |
As ações empreendidas pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) no marco da Presidência Pro Tempore (PPT) brasileira para a formação da agenda de cooperação multilateral de educação no âmbito da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) |
spellingShingle |
As ações empreendidas pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) no marco da Presidência Pro Tempore (PPT) brasileira para a formação da agenda de cooperação multilateral de educação no âmbito da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) Rezende, Laiane Tavares de Cooperação Multilateral; CPLP; Formação de Agenda; Alimentação Escolar. Multilateral Cooperation; CPLP; Agenda-Setting; School Feeding. |
title_short |
As ações empreendidas pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) no marco da Presidência Pro Tempore (PPT) brasileira para a formação da agenda de cooperação multilateral de educação no âmbito da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) |
title_full |
As ações empreendidas pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) no marco da Presidência Pro Tempore (PPT) brasileira para a formação da agenda de cooperação multilateral de educação no âmbito da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) |
title_fullStr |
As ações empreendidas pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) no marco da Presidência Pro Tempore (PPT) brasileira para a formação da agenda de cooperação multilateral de educação no âmbito da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) |
title_full_unstemmed |
As ações empreendidas pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) no marco da Presidência Pro Tempore (PPT) brasileira para a formação da agenda de cooperação multilateral de educação no âmbito da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) |
title_sort |
As ações empreendidas pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) no marco da Presidência Pro Tempore (PPT) brasileira para a formação da agenda de cooperação multilateral de educação no âmbito da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) |
author |
Rezende, Laiane Tavares de |
author_facet |
Rezende, Laiane Tavares de Santos, Débora Cristina Soares Santana, Hadassah Laís |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Débora Cristina Soares Santana, Hadassah Laís |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rezende, Laiane Tavares de Santos, Débora Cristina Soares Santana, Hadassah Laís |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cooperação Multilateral; CPLP; Formação de Agenda; Alimentação Escolar. Multilateral Cooperation; CPLP; Agenda-Setting; School Feeding. |
topic |
Cooperação Multilateral; CPLP; Formação de Agenda; Alimentação Escolar. Multilateral Cooperation; CPLP; Agenda-Setting; School Feeding. |
description |
Based on the concept of agenda-setting, this article presents an analysis of the guiding documents of the Community of Portuguese Language Countries (CPLP), which provided the theme of food security as a priority on the agenda by the actions taken during of the Brazilian pro tempore presidency (2016-2018). The article was based on document analysis to verify the hypothesis that the actions performed by the National Fund for the Development of Education (FNDE) contributed to the consolidate of the CPLP's Multilateral Cooperation in Education agenda. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Estrutura da publicação texto |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.fnde.gov.br/publicacoes/index.php/cadernosFNDE/article/view/34 10.29327/2138137.3.6-1 |
url |
https://www.fnde.gov.br/publicacoes/index.php/cadernosFNDE/article/view/34 |
identifier_str_mv |
10.29327/2138137.3.6-1 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.fnde.gov.br/publicacoes/index.php/cadernosFNDE/article/view/34/21 https://www.fnde.gov.br/publicacoes/index.php/cadernosFNDE/article/view/34/19 ark:/31127/cfnde.v3i6.34.g21 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Cadernos do FNDE https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Cadernos do FNDE https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/xml |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos do FNDE; Vol. 3 No. 6 (2022): Temas do FNDE nº 02; 01-10 Cadernos do FNDE ; v. 3 n. 6 (2022): Temas do FNDE nº 02; 01-10 Cuadernos FNDE; Vol. 3 Núm. 6 (2022): Temas do FNDE nº 02; 01-10 2675-1925 ark:/31127/cfnde.v3i6 reponame:Cadernos do FNDE instname:Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) instacron:FNDE |
instname_str |
Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) |
instacron_str |
FNDE |
institution |
FNDE |
reponame_str |
Cadernos do FNDE |
collection |
Cadernos do FNDE |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos do FNDE - Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadernosfnde@gmail.com || danilo.costa@fnde.gov.br |
_version_ |
1797048104063598592 |