Avaliação postural da coluna vertebral em crianças e adolescentes com deficiência auditiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo,Renato de Souza
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Silva,Polyanna Waleska Amorim da, Silva,Lícia Vasconcelos Carvalho da, Toscano,Carla Fabiana da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Arquivos Internacionais de Otorrinolaringologia (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-48722011000200012
Resumo: INTRODUÇÃO: A postura é determinada pela atuação dos sistemas, visual, somatosensorial e vestibular. As crianças com deficiência auditiva podem apresentar problemas na postura ou no controle postural, favorecendo o surgimento de desvios e alterações posturais na coluna vertebral, provocados possivelmente pela hipoatividade do sistema vestibular, em decorrência da surdez. OBJETIVO: Avaliar a postura da coluna vertebral em crianças e adolescentes com deficiência auditiva em idade escolar, considerando o gênero e a idade da amostra. MÉTODO: Foi realizado um estudo descritivo, prospectivo, na Escola Duque de Caxias e no Centro de Reabilitação & Educação Especial Rotary, localizadas no município de Caruaru-PE. Foram avaliados 44 escolares com deficiência auditiva com faixa etária entre 7-17 anos, sendo 22 do gênero feminino e 22 do gênero masculino. O estudo foi desenvolvido por meio de uma avaliação postural, com o uso de um simetrógrafo, marcação de pontos anatômicos específicos com adesivos dispostos sobre esferas de isopor e afixados com fita adesiva dupla face. RESULTADOS: Os resultados apontaram que todos os sujeitos avaliados neste estudo apresentaram algum tipo de alteração postural na coluna vertebral. A escoliose foi a alteração mais observada entre os estudantes (84,1%), seguida da hipercifose torácica (68,2%). CONCLUSÃO: Conclui-se que crianças e adolescentes com deficiência auditiva estão sujeitos a desenvolver alterações posturais na coluna vertebral. Tal condição pode estar associada a um somatório de fatores que envolvem a ergonomia desfavorável do ambiente escolar, maus hábitos posturais e o acometimento do aparelho vestibular em virtude da perda auditiva.
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