Enxerto bovino orgânico associado ao PRP em calvária de coelhos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha,Flaviana Soares
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Ramos,Lara Maria Alencar, Batista,Jonas Dantas, Zanetta-Barbosa,Darceny, Dechichi,Paula
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Arquivos Internacionais de Otorrinolaringologia (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-48722011000200014
Resumo: INTRODUÇÃO: O reparo ósseo de grandes defeitos é um grande desafio para a cirurgia reconstrutora atualmente. OBJETIVO: O objetivo desse estudo foi realizar avaliação histológica do reparo ósseo em calvária de coelhos depois do uso de enxerto ósseo bovino (Gen-ox-organic®) associado a plasma rico em plaquetas (PRP). MÉTODO: Foram utilizados 12 coelhos, e dois fragmentos ósseos foram removidos da calvária bilateralmente. Então 24 sítios cirúrgicos foram aleatoriamente separados em 3 grupos: coágulo (grupo I), orgânico (grupo II) e orgânico com PRP (grupo III). Depois de quatro semanas, os animais foram sacrificados e a área enxertada foi removida, fixada em formol a 10%, em PBS 0,1M e incluídas em parafina. RESULTADOS: Os parâmetros histológicos analisados foram: área do defeito preenchida com osso neoformado, presença de células gigantes e partículas do enxerto, e neoformação óssea associada com as partículas. Os defeitos do grupo I foram preenchidos com tecido fibroso que condicionou o periósteo e apresentou uma pequena formação óssea na periferia. Nos grupos II e III, um padrão semelhante foi observado e também ausência de partículas do enxerto e células gigantes. Não houve diferença significativa no número de células gigantes, partículas do enxerto e neoformação óssea em volta das partículas entre o material enxertado e o grupo com PRP associado. CONCLUSÃO: Os resultados obtidos indicam que o biomaterial orgânico isolado ou em associação com o PRP não melhoraram a regeneração óssea.
id FO-1_62876f28e4bbf1fc4d5065bd499fd41b
oai_identifier_str oai:scielo:S1809-48722011000200014
network_acronym_str FO-1
network_name_str Arquivos Internacionais de Otorrinolaringologia (Online)
repository_id_str
spelling Enxerto bovino orgânico associado ao PRP em calvária de coelhosregeneração ósseaplasma rico em plaquetascompostos orgânicosINTRODUÇÃO: O reparo ósseo de grandes defeitos é um grande desafio para a cirurgia reconstrutora atualmente. OBJETIVO: O objetivo desse estudo foi realizar avaliação histológica do reparo ósseo em calvária de coelhos depois do uso de enxerto ósseo bovino (Gen-ox-organic®) associado a plasma rico em plaquetas (PRP). MÉTODO: Foram utilizados 12 coelhos, e dois fragmentos ósseos foram removidos da calvária bilateralmente. Então 24 sítios cirúrgicos foram aleatoriamente separados em 3 grupos: coágulo (grupo I), orgânico (grupo II) e orgânico com PRP (grupo III). Depois de quatro semanas, os animais foram sacrificados e a área enxertada foi removida, fixada em formol a 10%, em PBS 0,1M e incluídas em parafina. RESULTADOS: Os parâmetros histológicos analisados foram: área do defeito preenchida com osso neoformado, presença de células gigantes e partículas do enxerto, e neoformação óssea associada com as partículas. Os defeitos do grupo I foram preenchidos com tecido fibroso que condicionou o periósteo e apresentou uma pequena formação óssea na periferia. Nos grupos II e III, um padrão semelhante foi observado e também ausência de partículas do enxerto e células gigantes. Não houve diferença significativa no número de células gigantes, partículas do enxerto e neoformação óssea em volta das partículas entre o material enxertado e o grupo com PRP associado. CONCLUSÃO: Os resultados obtidos indicam que o biomaterial orgânico isolado ou em associação com o PRP não melhoraram a regeneração óssea.Fundação Otorrinolaringologia2011-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-48722011000200014Arquivos Internacionais de Otorrinolaringologia v.15 n.2 2011reponame:Arquivos Internacionais de Otorrinolaringologia (Online)instname:Fundação Otorrinolaringologia (FO)instacron:FO10.1590/S1809-48722011000200014info:eu-repo/semantics/openAccessRocha,Flaviana SoaresRamos,Lara Maria AlencarBatista,Jonas DantasZanetta-Barbosa,DarcenyDechichi,Paulapor2011-05-24T00:00:00Zoai:scielo:S1809-48722011000200014Revistahttp://arquivosdeorl.org.br/edicoes_anteriores.aspONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||arquivos@forl.org.br1809-48721809-4856opendoar:2011-05-24T00:00Arquivos Internacionais de Otorrinolaringologia (Online) - Fundação Otorrinolaringologia (FO)false
dc.title.none.fl_str_mv Enxerto bovino orgânico associado ao PRP em calvária de coelhos
title Enxerto bovino orgânico associado ao PRP em calvária de coelhos
spellingShingle Enxerto bovino orgânico associado ao PRP em calvária de coelhos
Rocha,Flaviana Soares
regeneração óssea
plasma rico em plaquetas
compostos orgânicos
title_short Enxerto bovino orgânico associado ao PRP em calvária de coelhos
title_full Enxerto bovino orgânico associado ao PRP em calvária de coelhos
title_fullStr Enxerto bovino orgânico associado ao PRP em calvária de coelhos
title_full_unstemmed Enxerto bovino orgânico associado ao PRP em calvária de coelhos
title_sort Enxerto bovino orgânico associado ao PRP em calvária de coelhos
author Rocha,Flaviana Soares
author_facet Rocha,Flaviana Soares
Ramos,Lara Maria Alencar
Batista,Jonas Dantas
Zanetta-Barbosa,Darceny
Dechichi,Paula
author_role author
author2 Ramos,Lara Maria Alencar
Batista,Jonas Dantas
Zanetta-Barbosa,Darceny
Dechichi,Paula
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha,Flaviana Soares
Ramos,Lara Maria Alencar
Batista,Jonas Dantas
Zanetta-Barbosa,Darceny
Dechichi,Paula
dc.subject.por.fl_str_mv regeneração óssea
plasma rico em plaquetas
compostos orgânicos
topic regeneração óssea
plasma rico em plaquetas
compostos orgânicos
description INTRODUÇÃO: O reparo ósseo de grandes defeitos é um grande desafio para a cirurgia reconstrutora atualmente. OBJETIVO: O objetivo desse estudo foi realizar avaliação histológica do reparo ósseo em calvária de coelhos depois do uso de enxerto ósseo bovino (Gen-ox-organic®) associado a plasma rico em plaquetas (PRP). MÉTODO: Foram utilizados 12 coelhos, e dois fragmentos ósseos foram removidos da calvária bilateralmente. Então 24 sítios cirúrgicos foram aleatoriamente separados em 3 grupos: coágulo (grupo I), orgânico (grupo II) e orgânico com PRP (grupo III). Depois de quatro semanas, os animais foram sacrificados e a área enxertada foi removida, fixada em formol a 10%, em PBS 0,1M e incluídas em parafina. RESULTADOS: Os parâmetros histológicos analisados foram: área do defeito preenchida com osso neoformado, presença de células gigantes e partículas do enxerto, e neoformação óssea associada com as partículas. Os defeitos do grupo I foram preenchidos com tecido fibroso que condicionou o periósteo e apresentou uma pequena formação óssea na periferia. Nos grupos II e III, um padrão semelhante foi observado e também ausência de partículas do enxerto e células gigantes. Não houve diferença significativa no número de células gigantes, partículas do enxerto e neoformação óssea em volta das partículas entre o material enxertado e o grupo com PRP associado. CONCLUSÃO: Os resultados obtidos indicam que o biomaterial orgânico isolado ou em associação com o PRP não melhoraram a regeneração óssea.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-48722011000200014
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-48722011000200014
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1809-48722011000200014
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Otorrinolaringologia
publisher.none.fl_str_mv Fundação Otorrinolaringologia
dc.source.none.fl_str_mv Arquivos Internacionais de Otorrinolaringologia v.15 n.2 2011
reponame:Arquivos Internacionais de Otorrinolaringologia (Online)
instname:Fundação Otorrinolaringologia (FO)
instacron:FO
instname_str Fundação Otorrinolaringologia (FO)
instacron_str FO
institution FO
reponame_str Arquivos Internacionais de Otorrinolaringologia (Online)
collection Arquivos Internacionais de Otorrinolaringologia (Online)
repository.name.fl_str_mv Arquivos Internacionais de Otorrinolaringologia (Online) - Fundação Otorrinolaringologia (FO)
repository.mail.fl_str_mv ||arquivos@forl.org.br
_version_ 1754734826812866560