Questionário de auto-avaliação vocal: instrumento epidemiológico de controle da síndrome disfônica ocupacional em professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida,Sandra Irene Cubas de
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Pontes,Paulo, Bussacos,Marco Antonio, Neves,Luciano, Zambon,Fabiana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Arquivos Internacionais de Otorrinolaringologia (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-48722010000300008
Resumo: INTRODUÇÃO: A síndrome disfônica é uma doença ocupacional de alta prevalência na população de professores. OBJETIVO: A fim de abordar preventivamente a agressão vocal, procurou-se padronizar um questionário de autoavaliação para professores de todos os níveis de ensino, incluindo além dos sintomas clínicos também os fatores da organização do trabalho. MÉTODO: Foi realizado um estudo de corte transversal em 328 professores de 4 instituições de ensino da região norte de São Paulo, aos quais aplicou-se um questionário de auto-avaliação elaborado pela Comissão Tripartite de Normatização para a Voz Profissional. RESULTADOS: Determinou-se a prevalência dos sintomas clínicos que compõem a síndrome disfônica, assim como retratou-se a organização do trabalho e qualidade de vida desta população. CONCLUSÃO: O questionário aplicado mostrou-se satisfatório na descrição e elaboração de parâmetros com o objetivo de implementação de programas preventivos para populações expostas à sobrecarga profissional do uso da voz. Estudo de caso.
id FO-1_9f345a82f1853557dbb32d24a898dc70
oai_identifier_str oai:scielo:S1809-48722010000300008
network_acronym_str FO-1
network_name_str Arquivos Internacionais de Otorrinolaringologia (Online)
repository_id_str
spelling Questionário de auto-avaliação vocal: instrumento epidemiológico de controle da síndrome disfônica ocupacional em professoresdisfoniamedicina do trabalhoriscos ocupacionaissaúde do trabalhadorpesquisaINTRODUÇÃO: A síndrome disfônica é uma doença ocupacional de alta prevalência na população de professores. OBJETIVO: A fim de abordar preventivamente a agressão vocal, procurou-se padronizar um questionário de autoavaliação para professores de todos os níveis de ensino, incluindo além dos sintomas clínicos também os fatores da organização do trabalho. MÉTODO: Foi realizado um estudo de corte transversal em 328 professores de 4 instituições de ensino da região norte de São Paulo, aos quais aplicou-se um questionário de auto-avaliação elaborado pela Comissão Tripartite de Normatização para a Voz Profissional. RESULTADOS: Determinou-se a prevalência dos sintomas clínicos que compõem a síndrome disfônica, assim como retratou-se a organização do trabalho e qualidade de vida desta população. CONCLUSÃO: O questionário aplicado mostrou-se satisfatório na descrição e elaboração de parâmetros com o objetivo de implementação de programas preventivos para populações expostas à sobrecarga profissional do uso da voz. Estudo de caso.Fundação Otorrinolaringologia2010-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-48722010000300008Arquivos Internacionais de Otorrinolaringologia v.14 n.3 2010reponame:Arquivos Internacionais de Otorrinolaringologia (Online)instname:Fundação Otorrinolaringologia (FO)instacron:FO10.1590/S1809-48722010000300008info:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida,Sandra Irene Cubas dePontes,PauloBussacos,Marco AntonioNeves,LucianoZambon,Fabianapor2011-01-05T00:00:00Zoai:scielo:S1809-48722010000300008Revistahttp://arquivosdeorl.org.br/edicoes_anteriores.aspONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||arquivos@forl.org.br1809-48721809-4856opendoar:2011-01-05T00:00Arquivos Internacionais de Otorrinolaringologia (Online) - Fundação Otorrinolaringologia (FO)false
dc.title.none.fl_str_mv Questionário de auto-avaliação vocal: instrumento epidemiológico de controle da síndrome disfônica ocupacional em professores
title Questionário de auto-avaliação vocal: instrumento epidemiológico de controle da síndrome disfônica ocupacional em professores
spellingShingle Questionário de auto-avaliação vocal: instrumento epidemiológico de controle da síndrome disfônica ocupacional em professores
Almeida,Sandra Irene Cubas de
disfonia
medicina do trabalho
riscos ocupacionais
saúde do trabalhador
pesquisa
title_short Questionário de auto-avaliação vocal: instrumento epidemiológico de controle da síndrome disfônica ocupacional em professores
title_full Questionário de auto-avaliação vocal: instrumento epidemiológico de controle da síndrome disfônica ocupacional em professores
title_fullStr Questionário de auto-avaliação vocal: instrumento epidemiológico de controle da síndrome disfônica ocupacional em professores
title_full_unstemmed Questionário de auto-avaliação vocal: instrumento epidemiológico de controle da síndrome disfônica ocupacional em professores
title_sort Questionário de auto-avaliação vocal: instrumento epidemiológico de controle da síndrome disfônica ocupacional em professores
author Almeida,Sandra Irene Cubas de
author_facet Almeida,Sandra Irene Cubas de
Pontes,Paulo
Bussacos,Marco Antonio
Neves,Luciano
Zambon,Fabiana
author_role author
author2 Pontes,Paulo
Bussacos,Marco Antonio
Neves,Luciano
Zambon,Fabiana
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida,Sandra Irene Cubas de
Pontes,Paulo
Bussacos,Marco Antonio
Neves,Luciano
Zambon,Fabiana
dc.subject.por.fl_str_mv disfonia
medicina do trabalho
riscos ocupacionais
saúde do trabalhador
pesquisa
topic disfonia
medicina do trabalho
riscos ocupacionais
saúde do trabalhador
pesquisa
description INTRODUÇÃO: A síndrome disfônica é uma doença ocupacional de alta prevalência na população de professores. OBJETIVO: A fim de abordar preventivamente a agressão vocal, procurou-se padronizar um questionário de autoavaliação para professores de todos os níveis de ensino, incluindo além dos sintomas clínicos também os fatores da organização do trabalho. MÉTODO: Foi realizado um estudo de corte transversal em 328 professores de 4 instituições de ensino da região norte de São Paulo, aos quais aplicou-se um questionário de auto-avaliação elaborado pela Comissão Tripartite de Normatização para a Voz Profissional. RESULTADOS: Determinou-se a prevalência dos sintomas clínicos que compõem a síndrome disfônica, assim como retratou-se a organização do trabalho e qualidade de vida desta população. CONCLUSÃO: O questionário aplicado mostrou-se satisfatório na descrição e elaboração de parâmetros com o objetivo de implementação de programas preventivos para populações expostas à sobrecarga profissional do uso da voz. Estudo de caso.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-48722010000300008
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-48722010000300008
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1809-48722010000300008
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Otorrinolaringologia
publisher.none.fl_str_mv Fundação Otorrinolaringologia
dc.source.none.fl_str_mv Arquivos Internacionais de Otorrinolaringologia v.14 n.3 2010
reponame:Arquivos Internacionais de Otorrinolaringologia (Online)
instname:Fundação Otorrinolaringologia (FO)
instacron:FO
instname_str Fundação Otorrinolaringologia (FO)
instacron_str FO
institution FO
reponame_str Arquivos Internacionais de Otorrinolaringologia (Online)
collection Arquivos Internacionais de Otorrinolaringologia (Online)
repository.name.fl_str_mv Arquivos Internacionais de Otorrinolaringologia (Online) - Fundação Otorrinolaringologia (FO)
repository.mail.fl_str_mv ||arquivos@forl.org.br
_version_ 1754734826712203264