Soluço: características e possibilidades fonoterapeuticas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso,Maria Cristina de Almeida Freitas
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Xavier,Andiara Cristina Furtado
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Arquivos Internacionais de Otorrinolaringologia (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-48722011000100014
Resumo: INTRODUÇÃO: O soluço é um reflexo que ocorre por um espasmo diafragmático no momento da inspiração com o concomitante fechamento glótico, acompanhado de ruído característico. Na nossa prática clínica encontramos pacientes que, após evento clínico neurológico, passam a apresentar soluços persistentes. OBJETIVO: Caracterizar o evento soluço, estabelecer sua etiologia e possibilidades terapêuticas. MÉTODO: Trata-se de uma revisão bibliográfica de dados publicados nos últimos 10 anos, tendo como descritores: soluço, soluço e sistema estomatognático, soluço e tratamento. COMENTÁRIOS FINAIS: Com base nos dados da literatura, temos que o soluço pode ocorrer frente aos quadros de patologias neurológicas, gastrintestinais, torácicas e/ou tóxico-metabólicas. As formas de tratamento encontram-se relacionadas às formas de soluço, que podem ser benigno, por interrupção do ciclo respiratório, ou persistente, através procedimentos médicos farmacológicos e/ou cirúrgicos, além do uso da acupuntura. Dependendo da sua frequência e velocidade, presumimos que o mesmo possa alterar as funções de deglutição, respiração e fala, pois os órgãos pneumofonoarticulatórios e os mecanismos responsáveis por estas funções alteram-se diante deste evento, ocasionando anormalidades em sua funcionalidade, o que nos remete a uma possível abordagem terapêutica fonoaudiológica.
id FO-1_f560319433d9cd21e666be61212005a6
oai_identifier_str oai:scielo:S1809-48722011000100014
network_acronym_str FO-1
network_name_str Arquivos Internacionais de Otorrinolaringologia (Online)
repository_id_str
spelling Soluço: características e possibilidades fonoterapeuticassoluçodeglutiçãorespiraçãofonoaudiologiaINTRODUÇÃO: O soluço é um reflexo que ocorre por um espasmo diafragmático no momento da inspiração com o concomitante fechamento glótico, acompanhado de ruído característico. Na nossa prática clínica encontramos pacientes que, após evento clínico neurológico, passam a apresentar soluços persistentes. OBJETIVO: Caracterizar o evento soluço, estabelecer sua etiologia e possibilidades terapêuticas. MÉTODO: Trata-se de uma revisão bibliográfica de dados publicados nos últimos 10 anos, tendo como descritores: soluço, soluço e sistema estomatognático, soluço e tratamento. COMENTÁRIOS FINAIS: Com base nos dados da literatura, temos que o soluço pode ocorrer frente aos quadros de patologias neurológicas, gastrintestinais, torácicas e/ou tóxico-metabólicas. As formas de tratamento encontram-se relacionadas às formas de soluço, que podem ser benigno, por interrupção do ciclo respiratório, ou persistente, através procedimentos médicos farmacológicos e/ou cirúrgicos, além do uso da acupuntura. Dependendo da sua frequência e velocidade, presumimos que o mesmo possa alterar as funções de deglutição, respiração e fala, pois os órgãos pneumofonoarticulatórios e os mecanismos responsáveis por estas funções alteram-se diante deste evento, ocasionando anormalidades em sua funcionalidade, o que nos remete a uma possível abordagem terapêutica fonoaudiológica.Fundação Otorrinolaringologia2011-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-48722011000100014Arquivos Internacionais de Otorrinolaringologia v.15 n.1 2011reponame:Arquivos Internacionais de Otorrinolaringologia (Online)instname:Fundação Otorrinolaringologia (FO)instacron:FO10.1590/S1809-48722011000100014info:eu-repo/semantics/openAccessCardoso,Maria Cristina de Almeida FreitasXavier,Andiara Cristina Furtadopor2011-02-03T00:00:00Zoai:scielo:S1809-48722011000100014Revistahttp://arquivosdeorl.org.br/edicoes_anteriores.aspONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||arquivos@forl.org.br1809-48721809-4856opendoar:2011-02-03T00:00Arquivos Internacionais de Otorrinolaringologia (Online) - Fundação Otorrinolaringologia (FO)false
dc.title.none.fl_str_mv Soluço: características e possibilidades fonoterapeuticas
title Soluço: características e possibilidades fonoterapeuticas
spellingShingle Soluço: características e possibilidades fonoterapeuticas
Cardoso,Maria Cristina de Almeida Freitas
soluço
deglutição
respiração
fonoaudiologia
title_short Soluço: características e possibilidades fonoterapeuticas
title_full Soluço: características e possibilidades fonoterapeuticas
title_fullStr Soluço: características e possibilidades fonoterapeuticas
title_full_unstemmed Soluço: características e possibilidades fonoterapeuticas
title_sort Soluço: características e possibilidades fonoterapeuticas
author Cardoso,Maria Cristina de Almeida Freitas
author_facet Cardoso,Maria Cristina de Almeida Freitas
Xavier,Andiara Cristina Furtado
author_role author
author2 Xavier,Andiara Cristina Furtado
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cardoso,Maria Cristina de Almeida Freitas
Xavier,Andiara Cristina Furtado
dc.subject.por.fl_str_mv soluço
deglutição
respiração
fonoaudiologia
topic soluço
deglutição
respiração
fonoaudiologia
description INTRODUÇÃO: O soluço é um reflexo que ocorre por um espasmo diafragmático no momento da inspiração com o concomitante fechamento glótico, acompanhado de ruído característico. Na nossa prática clínica encontramos pacientes que, após evento clínico neurológico, passam a apresentar soluços persistentes. OBJETIVO: Caracterizar o evento soluço, estabelecer sua etiologia e possibilidades terapêuticas. MÉTODO: Trata-se de uma revisão bibliográfica de dados publicados nos últimos 10 anos, tendo como descritores: soluço, soluço e sistema estomatognático, soluço e tratamento. COMENTÁRIOS FINAIS: Com base nos dados da literatura, temos que o soluço pode ocorrer frente aos quadros de patologias neurológicas, gastrintestinais, torácicas e/ou tóxico-metabólicas. As formas de tratamento encontram-se relacionadas às formas de soluço, que podem ser benigno, por interrupção do ciclo respiratório, ou persistente, através procedimentos médicos farmacológicos e/ou cirúrgicos, além do uso da acupuntura. Dependendo da sua frequência e velocidade, presumimos que o mesmo possa alterar as funções de deglutição, respiração e fala, pois os órgãos pneumofonoarticulatórios e os mecanismos responsáveis por estas funções alteram-se diante deste evento, ocasionando anormalidades em sua funcionalidade, o que nos remete a uma possível abordagem terapêutica fonoaudiológica.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-48722011000100014
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-48722011000100014
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1809-48722011000100014
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Otorrinolaringologia
publisher.none.fl_str_mv Fundação Otorrinolaringologia
dc.source.none.fl_str_mv Arquivos Internacionais de Otorrinolaringologia v.15 n.1 2011
reponame:Arquivos Internacionais de Otorrinolaringologia (Online)
instname:Fundação Otorrinolaringologia (FO)
instacron:FO
instname_str Fundação Otorrinolaringologia (FO)
instacron_str FO
institution FO
reponame_str Arquivos Internacionais de Otorrinolaringologia (Online)
collection Arquivos Internacionais de Otorrinolaringologia (Online)
repository.name.fl_str_mv Arquivos Internacionais de Otorrinolaringologia (Online) - Fundação Otorrinolaringologia (FO)
repository.mail.fl_str_mv ||arquivos@forl.org.br
_version_ 1754734826787700736