Audição e exposição ao tolueno - uma contribuição para o tema

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Augusto,Lívia Sanches Calvi
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Kulay,Luiz Alexandre, Franco,Eloisa Sartori
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: International Archives of Otorhinolaryngology
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-48642012000200015
Resumo: INTRODUÇÃO: Com os avanços tecnológicos e as mudanças nos processos produtivos, os trabalhadores estão expostos a diferentes agentes físicos e químicos em seu ambiente laboral. O tolueno é um solvente orgânico presente em colas, tintas, óleos, dentre outros. OBJETIVO: Comparar os achados literários que evidenciam que trabalhadores expostos simultaneamente a ruído e solventes têm maior probabilidade de desenvolverem uma perda auditiva de origem periférica. MÉTODO: Revisão de literatura a respeito da perda auditiva ocupacional em trabalhadores expostos a ruído e tolueno. RESULTADOS: A exposição isolada ao tolueno também pode desencadear uma alteração dos limiares auditivos. Estes achados audiométricos, por ototoxicidade a exposição ao tolueno, apresentam audiogramas semelhantes ao por exposição ao ruído, o que torna dificultoso diferenciar um resultado audiométrico de exposição combinada - ruído e tolueno - e exposição apenas ao ruído. CONCLUSÃO: A maioria dos estudos foi projetado para gerar hipóteses e deveria ser considerado como passos preliminares de uma pesquisa adicional. Até hoje os agentes no ambiente de trabalho e seus efeitos têm sido estudados de maneira isolada e os limites de tolerância destes, não consideram as exposições combinadas. Considerando que os trabalhadores estão expostos a múltiplos agentes e que a perda auditiva é irreversível, os testes implementados devem ser mais completos e todos os trabalhadores devem fazer parte do programa de prevenção auditiva, mesmo expostos a baixas doses do limite de exposição recomendado.
id FORL-1_46bc5d583660063c6297f110d36bc87a
oai_identifier_str oai:scielo:S1809-48642012000200015
network_acronym_str FORL-1
network_name_str International Archives of Otorhinolaryngology
repository_id_str
spelling Audição e exposição ao tolueno - uma contribuição para o temaruído ocupacionaltoluenoperda auditiva provocada por ruídotrabalhadoresINTRODUÇÃO: Com os avanços tecnológicos e as mudanças nos processos produtivos, os trabalhadores estão expostos a diferentes agentes físicos e químicos em seu ambiente laboral. O tolueno é um solvente orgânico presente em colas, tintas, óleos, dentre outros. OBJETIVO: Comparar os achados literários que evidenciam que trabalhadores expostos simultaneamente a ruído e solventes têm maior probabilidade de desenvolverem uma perda auditiva de origem periférica. MÉTODO: Revisão de literatura a respeito da perda auditiva ocupacional em trabalhadores expostos a ruído e tolueno. RESULTADOS: A exposição isolada ao tolueno também pode desencadear uma alteração dos limiares auditivos. Estes achados audiométricos, por ototoxicidade a exposição ao tolueno, apresentam audiogramas semelhantes ao por exposição ao ruído, o que torna dificultoso diferenciar um resultado audiométrico de exposição combinada - ruído e tolueno - e exposição apenas ao ruído. CONCLUSÃO: A maioria dos estudos foi projetado para gerar hipóteses e deveria ser considerado como passos preliminares de uma pesquisa adicional. Até hoje os agentes no ambiente de trabalho e seus efeitos têm sido estudados de maneira isolada e os limites de tolerância destes, não consideram as exposições combinadas. Considerando que os trabalhadores estão expostos a múltiplos agentes e que a perda auditiva é irreversível, os testes implementados devem ser mais completos e todos os trabalhadores devem fazer parte do programa de prevenção auditiva, mesmo expostos a baixas doses do limite de exposição recomendado.Fundação Otorrinolaringologia2012-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-48642012000200015International Archives of Otorhinolaryngology v.16 n.2 2012reponame:International Archives of Otorhinolaryngologyinstname:Fundação Otorrinolaringologia (FORL)instacron:FORL10.7162/S1809-97772012000200015info:eu-repo/semantics/openAccessAugusto,Lívia Sanches CalviKulay,Luiz AlexandreFranco,Eloisa Sartoripor2012-05-31T00:00:00Zoai:scielo:S1809-48642012000200015Revistahttps://www.scielo.br/j/iao/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||iaorl@iaorl.org||archives@internationalarchivesent.org||arquivos@forl.org.br1809-48641809-4864opendoar:2012-05-31T00:00International Archives of Otorhinolaryngology - Fundação Otorrinolaringologia (FORL)false
dc.title.none.fl_str_mv Audição e exposição ao tolueno - uma contribuição para o tema
title Audição e exposição ao tolueno - uma contribuição para o tema
spellingShingle Audição e exposição ao tolueno - uma contribuição para o tema
Augusto,Lívia Sanches Calvi
ruído ocupacional
tolueno
perda auditiva provocada por ruído
trabalhadores
title_short Audição e exposição ao tolueno - uma contribuição para o tema
title_full Audição e exposição ao tolueno - uma contribuição para o tema
title_fullStr Audição e exposição ao tolueno - uma contribuição para o tema
title_full_unstemmed Audição e exposição ao tolueno - uma contribuição para o tema
title_sort Audição e exposição ao tolueno - uma contribuição para o tema
author Augusto,Lívia Sanches Calvi
author_facet Augusto,Lívia Sanches Calvi
Kulay,Luiz Alexandre
Franco,Eloisa Sartori
author_role author
author2 Kulay,Luiz Alexandre
Franco,Eloisa Sartori
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Augusto,Lívia Sanches Calvi
Kulay,Luiz Alexandre
Franco,Eloisa Sartori
dc.subject.por.fl_str_mv ruído ocupacional
tolueno
perda auditiva provocada por ruído
trabalhadores
topic ruído ocupacional
tolueno
perda auditiva provocada por ruído
trabalhadores
description INTRODUÇÃO: Com os avanços tecnológicos e as mudanças nos processos produtivos, os trabalhadores estão expostos a diferentes agentes físicos e químicos em seu ambiente laboral. O tolueno é um solvente orgânico presente em colas, tintas, óleos, dentre outros. OBJETIVO: Comparar os achados literários que evidenciam que trabalhadores expostos simultaneamente a ruído e solventes têm maior probabilidade de desenvolverem uma perda auditiva de origem periférica. MÉTODO: Revisão de literatura a respeito da perda auditiva ocupacional em trabalhadores expostos a ruído e tolueno. RESULTADOS: A exposição isolada ao tolueno também pode desencadear uma alteração dos limiares auditivos. Estes achados audiométricos, por ototoxicidade a exposição ao tolueno, apresentam audiogramas semelhantes ao por exposição ao ruído, o que torna dificultoso diferenciar um resultado audiométrico de exposição combinada - ruído e tolueno - e exposição apenas ao ruído. CONCLUSÃO: A maioria dos estudos foi projetado para gerar hipóteses e deveria ser considerado como passos preliminares de uma pesquisa adicional. Até hoje os agentes no ambiente de trabalho e seus efeitos têm sido estudados de maneira isolada e os limites de tolerância destes, não consideram as exposições combinadas. Considerando que os trabalhadores estão expostos a múltiplos agentes e que a perda auditiva é irreversível, os testes implementados devem ser mais completos e todos os trabalhadores devem fazer parte do programa de prevenção auditiva, mesmo expostos a baixas doses do limite de exposição recomendado.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-48642012000200015
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-48642012000200015
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.7162/S1809-97772012000200015
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Otorrinolaringologia
publisher.none.fl_str_mv Fundação Otorrinolaringologia
dc.source.none.fl_str_mv International Archives of Otorhinolaryngology v.16 n.2 2012
reponame:International Archives of Otorhinolaryngology
instname:Fundação Otorrinolaringologia (FORL)
instacron:FORL
instname_str Fundação Otorrinolaringologia (FORL)
instacron_str FORL
institution FORL
reponame_str International Archives of Otorhinolaryngology
collection International Archives of Otorhinolaryngology
repository.name.fl_str_mv International Archives of Otorhinolaryngology - Fundação Otorrinolaringologia (FORL)
repository.mail.fl_str_mv ||iaorl@iaorl.org||archives@internationalarchivesent.org||arquivos@forl.org.br
_version_ 1754203974337036288