TRANSTORNO DA PERSONALIDADE BORDERLINE SOB A PERSPECTIVA DA TERAPIA COMPORTAMENTAL DIALÉTICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cerutti, Priscila Sardi
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Duarte, Tomas Camargo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia em Foco (Aracaju)
Texto Completo: https://revistas.fw.uri.br/index.php/psicologiaemfoco/article/view/2466
Resumo: O presente artigo tem por objetivo fazer uma discussão a respeito do Transtorno de Personalidade Borderline (TPB). O foco da pesquisa está relacionado ao tratamento cognitivo comportamental através da Terapia Comportamental Dialética (TCD), a qual deriva da terapia cognitivo-comportamental e enfatiza a troca e negociação entre o terapeuta e o cliente, entre o racional e o emocional, e entre a aceitação e mudança. O aprendizado de novas habilidades é um componente principal, incluindo consciência, eficácia interpessoal, cooperação adaptativa com decepções e crises e na correta identificação e regulação de reações emocionais. Trata-se de uma revisão de literatura integrativa, baseada em bibliografias especializadas no assunto,  por meio de consulta a artigos científicos selecionados através de banco de dados do Scielo, Lilacs, BVS e capítulos de livros. Pode-se concluir que para conviver com a personalidade borderline, o primeiro passo é caracterizá-la como um transtorno psiquiátrico que necessita de tratamento, com profissionais especializados. Tanto a atitude pessoal de aderir à terapia, quanto à educação da família são essenciais, na medida em que, o único tratamento efetivo é o de equipe, contando com a colaboração de médicos, psicólogos, a família e o paciente.
id FPD-0_213da03033d4b4c3dcab9e6be31ef90b
oai_identifier_str oai:ojs.200.203.105.109:article/2466
network_acronym_str FPD-0
network_name_str Psicologia em Foco (Aracaju)
repository_id_str
spelling TRANSTORNO DA PERSONALIDADE BORDERLINE SOB A PERSPECTIVA DA TERAPIA COMPORTAMENTAL DIALÉTICAO presente artigo tem por objetivo fazer uma discussão a respeito do Transtorno de Personalidade Borderline (TPB). O foco da pesquisa está relacionado ao tratamento cognitivo comportamental através da Terapia Comportamental Dialética (TCD), a qual deriva da terapia cognitivo-comportamental e enfatiza a troca e negociação entre o terapeuta e o cliente, entre o racional e o emocional, e entre a aceitação e mudança. O aprendizado de novas habilidades é um componente principal, incluindo consciência, eficácia interpessoal, cooperação adaptativa com decepções e crises e na correta identificação e regulação de reações emocionais. Trata-se de uma revisão de literatura integrativa, baseada em bibliografias especializadas no assunto,  por meio de consulta a artigos científicos selecionados através de banco de dados do Scielo, Lilacs, BVS e capítulos de livros. Pode-se concluir que para conviver com a personalidade borderline, o primeiro passo é caracterizá-la como um transtorno psiquiátrico que necessita de tratamento, com profissionais especializados. Tanto a atitude pessoal de aderir à terapia, quanto à educação da família são essenciais, na medida em que, o único tratamento efetivo é o de equipe, contando com a colaboração de médicos, psicólogos, a família e o paciente.Universidade Regional Integrada do Médio e Alto UruguaiCerutti, Priscila SardiDuarte, Tomas Camargo2016-12-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://revistas.fw.uri.br/index.php/psicologiaemfoco/article/view/2466Revista Psicologia em Foco; v. 8, n. 12 (2016): REVISTA PSICOLOGIA EM FOCO; 67-812318-97381981-3236reponame:Psicologia em Foco (Aracaju)instname:Faculdade Pio Décimo (FPD)instacron:FPDporhttps://revistas.fw.uri.br/index.php/psicologiaemfoco/article/view/2466/2180Direitos autorais 2016 Revista Psicologia em Focoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-12-16T12:00:13Zoai:ojs.200.203.105.109:article/2466Revistahttps://revistas.fw.uri.br/index.php/psicologiaemfoco/indexPRIhttps://revistas.fw.uri.br/index.php/psicologiaemfoco/oaipsicologiaemfoco@piodecimo.edu.br2175-07342175-0734opendoar:2016-12-16T12:00:13Psicologia em Foco (Aracaju) - Faculdade Pio Décimo (FPD)false
dc.title.none.fl_str_mv TRANSTORNO DA PERSONALIDADE BORDERLINE SOB A PERSPECTIVA DA TERAPIA COMPORTAMENTAL DIALÉTICA
title TRANSTORNO DA PERSONALIDADE BORDERLINE SOB A PERSPECTIVA DA TERAPIA COMPORTAMENTAL DIALÉTICA
spellingShingle TRANSTORNO DA PERSONALIDADE BORDERLINE SOB A PERSPECTIVA DA TERAPIA COMPORTAMENTAL DIALÉTICA
Cerutti, Priscila Sardi
title_short TRANSTORNO DA PERSONALIDADE BORDERLINE SOB A PERSPECTIVA DA TERAPIA COMPORTAMENTAL DIALÉTICA
title_full TRANSTORNO DA PERSONALIDADE BORDERLINE SOB A PERSPECTIVA DA TERAPIA COMPORTAMENTAL DIALÉTICA
title_fullStr TRANSTORNO DA PERSONALIDADE BORDERLINE SOB A PERSPECTIVA DA TERAPIA COMPORTAMENTAL DIALÉTICA
title_full_unstemmed TRANSTORNO DA PERSONALIDADE BORDERLINE SOB A PERSPECTIVA DA TERAPIA COMPORTAMENTAL DIALÉTICA
title_sort TRANSTORNO DA PERSONALIDADE BORDERLINE SOB A PERSPECTIVA DA TERAPIA COMPORTAMENTAL DIALÉTICA
author Cerutti, Priscila Sardi
author_facet Cerutti, Priscila Sardi
Duarte, Tomas Camargo
author_role author
author2 Duarte, Tomas Camargo
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Cerutti, Priscila Sardi
Duarte, Tomas Camargo
dc.subject.none.fl_str_mv


description O presente artigo tem por objetivo fazer uma discussão a respeito do Transtorno de Personalidade Borderline (TPB). O foco da pesquisa está relacionado ao tratamento cognitivo comportamental através da Terapia Comportamental Dialética (TCD), a qual deriva da terapia cognitivo-comportamental e enfatiza a troca e negociação entre o terapeuta e o cliente, entre o racional e o emocional, e entre a aceitação e mudança. O aprendizado de novas habilidades é um componente principal, incluindo consciência, eficácia interpessoal, cooperação adaptativa com decepções e crises e na correta identificação e regulação de reações emocionais. Trata-se de uma revisão de literatura integrativa, baseada em bibliografias especializadas no assunto,  por meio de consulta a artigos científicos selecionados através de banco de dados do Scielo, Lilacs, BVS e capítulos de livros. Pode-se concluir que para conviver com a personalidade borderline, o primeiro passo é caracterizá-la como um transtorno psiquiátrico que necessita de tratamento, com profissionais especializados. Tanto a atitude pessoal de aderir à terapia, quanto à educação da família são essenciais, na medida em que, o único tratamento efetivo é o de equipe, contando com a colaboração de médicos, psicólogos, a família e o paciente.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.fw.uri.br/index.php/psicologiaemfoco/article/view/2466
url https://revistas.fw.uri.br/index.php/psicologiaemfoco/article/view/2466
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.fw.uri.br/index.php/psicologiaemfoco/article/view/2466/2180
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 Revista Psicologia em Foco
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 Revista Psicologia em Foco
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional Integrada do Médio e Alto Uruguai
publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional Integrada do Médio e Alto Uruguai
dc.source.none.fl_str_mv Revista Psicologia em Foco; v. 8, n. 12 (2016): REVISTA PSICOLOGIA EM FOCO; 67-81
2318-9738
1981-3236
reponame:Psicologia em Foco (Aracaju)
instname:Faculdade Pio Décimo (FPD)
instacron:FPD
instname_str Faculdade Pio Décimo (FPD)
instacron_str FPD
institution FPD
reponame_str Psicologia em Foco (Aracaju)
collection Psicologia em Foco (Aracaju)
repository.name.fl_str_mv Psicologia em Foco (Aracaju) - Faculdade Pio Décimo (FPD)
repository.mail.fl_str_mv psicologiaemfoco@piodecimo.edu.br
_version_ 1798043088948559872