TECNOLOGIAS NA SAÚDE MENTAL: CUIDAR DE SI E CONHECER A SI MESMO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bernardes, Anita Guazelli
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Guareschi, Neuza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia em Foco (Aracaju)
Texto Completo: https://revistas.fw.uri.br/index.php/psicologiaemfoco/article/view/1126
Resumo: O artigo problematiza de que modo auxiliares de enfermagem da rede pública de saúde mental tornam-se trabalhadores da saúde mental mediante a relação entre cuidar de si e conhecer a si mesmo. Os cuidados para consigo são analisados a partir do conhecer a si mesmo, problematizados neste estudo segundo as discussões foucaultianas, e tomados como exercícios, tecnologias, práticas cotidianas de auxiliares de enfermagem que constituem um si pelo qual se reconhecem como trabalhadores da saúde mental. O conhecer a si mesmo discutido neste estudo diz respeito à conversar consigo mesmo, narrar a si mesmo, refletir sobre si mesmo engendrados no cotidiano de trabalho. Utiliza-se a proposta genealógica de Foucault para analisar o material empírico selecionado: entrevistas com auxiliares de enfermagem do Hospital Psiquiátrico São Pedro. Este material foi possível mediante a realização de sete entrevistas (em profundidade), com auxiliares de enfermagem, a fim de compreender a forma como o trabalhador relaciona-se consigo mesmo e com o trabalho. Desse modo, a análise sustenta-se nas estratégias, tecnologias, exercícios pelos quais auxiliares de enfermagem passam a se reconhecer como trabalhadores da saúde mental, ao compreender o discurso como prática, ou seja, os sentidos produzidos criam modos de viver e trabalhar, modos de relação consigo mesmos na saúde mental.
id FPD-0_54cdf7153f8a1534046c79617add0202
oai_identifier_str oai:ojs.200.203.105.109:article/1126
network_acronym_str FPD-0
network_name_str Psicologia em Foco (Aracaju)
repository_id_str
spelling TECNOLOGIAS NA SAÚDE MENTAL: CUIDAR DE SI E CONHECER A SI MESMOO artigo problematiza de que modo auxiliares de enfermagem da rede pública de saúde mental tornam-se trabalhadores da saúde mental mediante a relação entre cuidar de si e conhecer a si mesmo. Os cuidados para consigo são analisados a partir do conhecer a si mesmo, problematizados neste estudo segundo as discussões foucaultianas, e tomados como exercícios, tecnologias, práticas cotidianas de auxiliares de enfermagem que constituem um si pelo qual se reconhecem como trabalhadores da saúde mental. O conhecer a si mesmo discutido neste estudo diz respeito à conversar consigo mesmo, narrar a si mesmo, refletir sobre si mesmo engendrados no cotidiano de trabalho. Utiliza-se a proposta genealógica de Foucault para analisar o material empírico selecionado: entrevistas com auxiliares de enfermagem do Hospital Psiquiátrico São Pedro. Este material foi possível mediante a realização de sete entrevistas (em profundidade), com auxiliares de enfermagem, a fim de compreender a forma como o trabalhador relaciona-se consigo mesmo e com o trabalho. Desse modo, a análise sustenta-se nas estratégias, tecnologias, exercícios pelos quais auxiliares de enfermagem passam a se reconhecer como trabalhadores da saúde mental, ao compreender o discurso como prática, ou seja, os sentidos produzidos criam modos de viver e trabalhar, modos de relação consigo mesmos na saúde mental.Universidade Regional Integrada do Médio e Alto UruguaiBernardes, Anita GuazelliGuareschi, Neuza2014-01-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://revistas.fw.uri.br/index.php/psicologiaemfoco/article/view/1126Revista Psicologia em Foco; v. 1, n. 1 (2007); 29-482318-97381981-3236reponame:Psicologia em Foco (Aracaju)instname:Faculdade Pio Décimo (FPD)instacron:FPDporhttps://revistas.fw.uri.br/index.php/psicologiaemfoco/article/view/1126/1598https://revistas.fw.uri.br/index.php/psicologiaemfoco/article/downloadSuppFile/1126/73info:eu-repo/semantics/openAccess2014-01-13T18:42:18Zoai:ojs.200.203.105.109:article/1126Revistahttps://revistas.fw.uri.br/index.php/psicologiaemfoco/indexPRIhttps://revistas.fw.uri.br/index.php/psicologiaemfoco/oaipsicologiaemfoco@piodecimo.edu.br2175-07342175-0734opendoar:2014-01-13T18:42:18Psicologia em Foco (Aracaju) - Faculdade Pio Décimo (FPD)false
dc.title.none.fl_str_mv TECNOLOGIAS NA SAÚDE MENTAL: CUIDAR DE SI E CONHECER A SI MESMO
title TECNOLOGIAS NA SAÚDE MENTAL: CUIDAR DE SI E CONHECER A SI MESMO
spellingShingle TECNOLOGIAS NA SAÚDE MENTAL: CUIDAR DE SI E CONHECER A SI MESMO
Bernardes, Anita Guazelli
title_short TECNOLOGIAS NA SAÚDE MENTAL: CUIDAR DE SI E CONHECER A SI MESMO
title_full TECNOLOGIAS NA SAÚDE MENTAL: CUIDAR DE SI E CONHECER A SI MESMO
title_fullStr TECNOLOGIAS NA SAÚDE MENTAL: CUIDAR DE SI E CONHECER A SI MESMO
title_full_unstemmed TECNOLOGIAS NA SAÚDE MENTAL: CUIDAR DE SI E CONHECER A SI MESMO
title_sort TECNOLOGIAS NA SAÚDE MENTAL: CUIDAR DE SI E CONHECER A SI MESMO
author Bernardes, Anita Guazelli
author_facet Bernardes, Anita Guazelli
Guareschi, Neuza
author_role author
author2 Guareschi, Neuza
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Bernardes, Anita Guazelli
Guareschi, Neuza
dc.subject.none.fl_str_mv


description O artigo problematiza de que modo auxiliares de enfermagem da rede pública de saúde mental tornam-se trabalhadores da saúde mental mediante a relação entre cuidar de si e conhecer a si mesmo. Os cuidados para consigo são analisados a partir do conhecer a si mesmo, problematizados neste estudo segundo as discussões foucaultianas, e tomados como exercícios, tecnologias, práticas cotidianas de auxiliares de enfermagem que constituem um si pelo qual se reconhecem como trabalhadores da saúde mental. O conhecer a si mesmo discutido neste estudo diz respeito à conversar consigo mesmo, narrar a si mesmo, refletir sobre si mesmo engendrados no cotidiano de trabalho. Utiliza-se a proposta genealógica de Foucault para analisar o material empírico selecionado: entrevistas com auxiliares de enfermagem do Hospital Psiquiátrico São Pedro. Este material foi possível mediante a realização de sete entrevistas (em profundidade), com auxiliares de enfermagem, a fim de compreender a forma como o trabalhador relaciona-se consigo mesmo e com o trabalho. Desse modo, a análise sustenta-se nas estratégias, tecnologias, exercícios pelos quais auxiliares de enfermagem passam a se reconhecer como trabalhadores da saúde mental, ao compreender o discurso como prática, ou seja, os sentidos produzidos criam modos de viver e trabalhar, modos de relação consigo mesmos na saúde mental.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-01-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.fw.uri.br/index.php/psicologiaemfoco/article/view/1126
url https://revistas.fw.uri.br/index.php/psicologiaemfoco/article/view/1126
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.fw.uri.br/index.php/psicologiaemfoco/article/view/1126/1598
https://revistas.fw.uri.br/index.php/psicologiaemfoco/article/downloadSuppFile/1126/73
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional Integrada do Médio e Alto Uruguai
publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional Integrada do Médio e Alto Uruguai
dc.source.none.fl_str_mv Revista Psicologia em Foco; v. 1, n. 1 (2007); 29-48
2318-9738
1981-3236
reponame:Psicologia em Foco (Aracaju)
instname:Faculdade Pio Décimo (FPD)
instacron:FPD
instname_str Faculdade Pio Décimo (FPD)
instacron_str FPD
institution FPD
reponame_str Psicologia em Foco (Aracaju)
collection Psicologia em Foco (Aracaju)
repository.name.fl_str_mv Psicologia em Foco (Aracaju) - Faculdade Pio Décimo (FPD)
repository.mail.fl_str_mv psicologiaemfoco@piodecimo.edu.br
_version_ 1798043089028251648