TEODORA E O ESPELHO MÁGICO: FRAGMENTOS DE UM PROCESSO DE AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA NA CLÍNICA ESCOLA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia em Foco (Aracaju) |
Texto Completo: | https://revistas.fw.uri.br/index.php/psicologiaemfoco/article/view/3588 |
Resumo: | Este trabalho apresenta-se como um relato de experiência, conversando prática e teoria a partir do recorte de um caso clínico, fruto de um estágio realizado na Clínica Escola de Psicologia. Doravante, a prática preconizou a aproximação do estagiário com o contexto de atendimento psicológico, tendo em seu escopo a finalidade de uma avaliação clínica – denominada psicodiagnóstico. Não obstante, ao longo da prática foi possível conhecer Teodora, jovem que chega à clínica através de um encaminhamento escolar. Realizaram-se 10 atendimentos ao total (tendo sido duas entrevistas apenas com os pais e oito atendimentos com a menina). As sessões tiveram como base o seguimento da técnica psicanalítica, pautada na escuta livre associativa. Em suma, consideramos a prática de estágio crucial para a formação do profissional psicólogo. |
id |
FPD-0_683cd626c7466cffc147b2a23c88804e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.200.203.105.109:article/3588 |
network_acronym_str |
FPD-0 |
network_name_str |
Psicologia em Foco (Aracaju) |
repository_id_str |
|
spelling |
TEODORA E O ESPELHO MÁGICO: FRAGMENTOS DE UM PROCESSO DE AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA NA CLÍNICA ESCOLAPsicologia. Psicanálise.Clínica Escola. Psicodiagnóstico. Práticas de Estágio.Psicodiagnóstico.Este trabalho apresenta-se como um relato de experiência, conversando prática e teoria a partir do recorte de um caso clínico, fruto de um estágio realizado na Clínica Escola de Psicologia. Doravante, a prática preconizou a aproximação do estagiário com o contexto de atendimento psicológico, tendo em seu escopo a finalidade de uma avaliação clínica – denominada psicodiagnóstico. Não obstante, ao longo da prática foi possível conhecer Teodora, jovem que chega à clínica através de um encaminhamento escolar. Realizaram-se 10 atendimentos ao total (tendo sido duas entrevistas apenas com os pais e oito atendimentos com a menina). As sessões tiveram como base o seguimento da técnica psicanalítica, pautada na escuta livre associativa. Em suma, consideramos a prática de estágio crucial para a formação do profissional psicólogo. Universidade Regional Integrada do Médio e Alto UruguaiGreff do Amaral, João Franciscode Souza, Sabrina Alves2021-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://revistas.fw.uri.br/index.php/psicologiaemfoco/article/view/3588Revista Psicologia em Foco; v. 13, n. 19 (2021); 49-602318-97381981-3236reponame:Psicologia em Foco (Aracaju)instname:Faculdade Pio Décimo (FPD)instacron:FPDporhttps://revistas.fw.uri.br/index.php/psicologiaemfoco/article/view/3588/3202https://revistas.fw.uri.br/index.php/psicologiaemfoco/article/downloadSuppFile/3588/579Direitos autorais 2021 Revista Psicologia em Focoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-12-31T19:15:12Zoai:ojs.200.203.105.109:article/3588Revistahttps://revistas.fw.uri.br/index.php/psicologiaemfoco/indexPRIhttps://revistas.fw.uri.br/index.php/psicologiaemfoco/oaipsicologiaemfoco@piodecimo.edu.br2175-07342175-0734opendoar:2021-12-31T19:15:12Psicologia em Foco (Aracaju) - Faculdade Pio Décimo (FPD)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
TEODORA E O ESPELHO MÁGICO: FRAGMENTOS DE UM PROCESSO DE AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA NA CLÍNICA ESCOLA |
title |
TEODORA E O ESPELHO MÁGICO: FRAGMENTOS DE UM PROCESSO DE AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA NA CLÍNICA ESCOLA |
spellingShingle |
TEODORA E O ESPELHO MÁGICO: FRAGMENTOS DE UM PROCESSO DE AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA NA CLÍNICA ESCOLA Greff do Amaral, João Francisco Psicologia. Psicanálise. Clínica Escola. Psicodiagnóstico. Práticas de Estágio. Psicodiagnóstico. |
title_short |
TEODORA E O ESPELHO MÁGICO: FRAGMENTOS DE UM PROCESSO DE AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA NA CLÍNICA ESCOLA |
title_full |
TEODORA E O ESPELHO MÁGICO: FRAGMENTOS DE UM PROCESSO DE AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA NA CLÍNICA ESCOLA |
title_fullStr |
TEODORA E O ESPELHO MÁGICO: FRAGMENTOS DE UM PROCESSO DE AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA NA CLÍNICA ESCOLA |
title_full_unstemmed |
TEODORA E O ESPELHO MÁGICO: FRAGMENTOS DE UM PROCESSO DE AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA NA CLÍNICA ESCOLA |
title_sort |
TEODORA E O ESPELHO MÁGICO: FRAGMENTOS DE UM PROCESSO DE AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA NA CLÍNICA ESCOLA |
author |
Greff do Amaral, João Francisco |
author_facet |
Greff do Amaral, João Francisco de Souza, Sabrina Alves |
author_role |
author |
author2 |
de Souza, Sabrina Alves |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Greff do Amaral, João Francisco de Souza, Sabrina Alves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Psicologia. Psicanálise. Clínica Escola. Psicodiagnóstico. Práticas de Estágio. Psicodiagnóstico. |
topic |
Psicologia. Psicanálise. Clínica Escola. Psicodiagnóstico. Práticas de Estágio. Psicodiagnóstico. |
description |
Este trabalho apresenta-se como um relato de experiência, conversando prática e teoria a partir do recorte de um caso clínico, fruto de um estágio realizado na Clínica Escola de Psicologia. Doravante, a prática preconizou a aproximação do estagiário com o contexto de atendimento psicológico, tendo em seu escopo a finalidade de uma avaliação clínica – denominada psicodiagnóstico. Não obstante, ao longo da prática foi possível conhecer Teodora, jovem que chega à clínica através de um encaminhamento escolar. Realizaram-se 10 atendimentos ao total (tendo sido duas entrevistas apenas com os pais e oito atendimentos com a menina). As sessões tiveram como base o seguimento da técnica psicanalítica, pautada na escuta livre associativa. Em suma, consideramos a prática de estágio crucial para a formação do profissional psicólogo. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo Avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.fw.uri.br/index.php/psicologiaemfoco/article/view/3588 |
url |
https://revistas.fw.uri.br/index.php/psicologiaemfoco/article/view/3588 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.fw.uri.br/index.php/psicologiaemfoco/article/view/3588/3202 https://revistas.fw.uri.br/index.php/psicologiaemfoco/article/downloadSuppFile/3588/579 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Revista Psicologia em Foco info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Revista Psicologia em Foco |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Regional Integrada do Médio e Alto Uruguai |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Regional Integrada do Médio e Alto Uruguai |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Psicologia em Foco; v. 13, n. 19 (2021); 49-60 2318-9738 1981-3236 reponame:Psicologia em Foco (Aracaju) instname:Faculdade Pio Décimo (FPD) instacron:FPD |
instname_str |
Faculdade Pio Décimo (FPD) |
instacron_str |
FPD |
institution |
FPD |
reponame_str |
Psicologia em Foco (Aracaju) |
collection |
Psicologia em Foco (Aracaju) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia em Foco (Aracaju) - Faculdade Pio Décimo (FPD) |
repository.mail.fl_str_mv |
psicologiaemfoco@piodecimo.edu.br |
_version_ |
1798043089005182976 |