TEODORA E O ESPELHO MÁGICO: FRAGMENTOS DE UM PROCESSO DE AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA NA CLÍNICA ESCOLA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Greff do Amaral, João Francisco
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: de Souza, Sabrina Alves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia em Foco (Aracaju)
Texto Completo: https://revistas.fw.uri.br/index.php/psicologiaemfoco/article/view/3588
Resumo: Este trabalho apresenta-se como um relato de experiência, conversando prática e teoria a partir do recorte de um caso clínico, fruto de um estágio realizado na Clínica Escola de Psicologia. Doravante, a prática preconizou a aproximação do estagiário com o contexto de atendimento psicológico, tendo em seu escopo a finalidade de uma avaliação clínica – denominada psicodiagnóstico. Não obstante, ao longo da prática foi possível conhecer Teodora, jovem que chega à clínica através de um encaminhamento escolar. Realizaram-se 10 atendimentos ao total (tendo sido duas entrevistas apenas com os pais e oito atendimentos com a menina). As sessões tiveram como base o seguimento da técnica psicanalítica, pautada na escuta livre associativa. Em suma, consideramos a prática de estágio crucial para a formação do profissional psicólogo. 
id FPD-0_683cd626c7466cffc147b2a23c88804e
oai_identifier_str oai:ojs.200.203.105.109:article/3588
network_acronym_str FPD-0
network_name_str Psicologia em Foco (Aracaju)
repository_id_str
spelling TEODORA E O ESPELHO MÁGICO: FRAGMENTOS DE UM PROCESSO DE AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA NA CLÍNICA ESCOLAPsicologia. Psicanálise.Clínica Escola. Psicodiagnóstico. Práticas de Estágio.Psicodiagnóstico.Este trabalho apresenta-se como um relato de experiência, conversando prática e teoria a partir do recorte de um caso clínico, fruto de um estágio realizado na Clínica Escola de Psicologia. Doravante, a prática preconizou a aproximação do estagiário com o contexto de atendimento psicológico, tendo em seu escopo a finalidade de uma avaliação clínica – denominada psicodiagnóstico. Não obstante, ao longo da prática foi possível conhecer Teodora, jovem que chega à clínica através de um encaminhamento escolar. Realizaram-se 10 atendimentos ao total (tendo sido duas entrevistas apenas com os pais e oito atendimentos com a menina). As sessões tiveram como base o seguimento da técnica psicanalítica, pautada na escuta livre associativa. Em suma, consideramos a prática de estágio crucial para a formação do profissional psicólogo. Universidade Regional Integrada do Médio e Alto UruguaiGreff do Amaral, João Franciscode Souza, Sabrina Alves2021-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://revistas.fw.uri.br/index.php/psicologiaemfoco/article/view/3588Revista Psicologia em Foco; v. 13, n. 19 (2021); 49-602318-97381981-3236reponame:Psicologia em Foco (Aracaju)instname:Faculdade Pio Décimo (FPD)instacron:FPDporhttps://revistas.fw.uri.br/index.php/psicologiaemfoco/article/view/3588/3202https://revistas.fw.uri.br/index.php/psicologiaemfoco/article/downloadSuppFile/3588/579Direitos autorais 2021 Revista Psicologia em Focoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-12-31T19:15:12Zoai:ojs.200.203.105.109:article/3588Revistahttps://revistas.fw.uri.br/index.php/psicologiaemfoco/indexPRIhttps://revistas.fw.uri.br/index.php/psicologiaemfoco/oaipsicologiaemfoco@piodecimo.edu.br2175-07342175-0734opendoar:2021-12-31T19:15:12Psicologia em Foco (Aracaju) - Faculdade Pio Décimo (FPD)false
dc.title.none.fl_str_mv TEODORA E O ESPELHO MÁGICO: FRAGMENTOS DE UM PROCESSO DE AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA NA CLÍNICA ESCOLA
title TEODORA E O ESPELHO MÁGICO: FRAGMENTOS DE UM PROCESSO DE AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA NA CLÍNICA ESCOLA
spellingShingle TEODORA E O ESPELHO MÁGICO: FRAGMENTOS DE UM PROCESSO DE AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA NA CLÍNICA ESCOLA
Greff do Amaral, João Francisco
Psicologia. Psicanálise.
Clínica Escola. Psicodiagnóstico. Práticas de Estágio.
Psicodiagnóstico.
title_short TEODORA E O ESPELHO MÁGICO: FRAGMENTOS DE UM PROCESSO DE AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA NA CLÍNICA ESCOLA
title_full TEODORA E O ESPELHO MÁGICO: FRAGMENTOS DE UM PROCESSO DE AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA NA CLÍNICA ESCOLA
title_fullStr TEODORA E O ESPELHO MÁGICO: FRAGMENTOS DE UM PROCESSO DE AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA NA CLÍNICA ESCOLA
title_full_unstemmed TEODORA E O ESPELHO MÁGICO: FRAGMENTOS DE UM PROCESSO DE AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA NA CLÍNICA ESCOLA
title_sort TEODORA E O ESPELHO MÁGICO: FRAGMENTOS DE UM PROCESSO DE AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA NA CLÍNICA ESCOLA
author Greff do Amaral, João Francisco
author_facet Greff do Amaral, João Francisco
de Souza, Sabrina Alves
author_role author
author2 de Souza, Sabrina Alves
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Greff do Amaral, João Francisco
de Souza, Sabrina Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia. Psicanálise.
Clínica Escola. Psicodiagnóstico. Práticas de Estágio.
Psicodiagnóstico.
topic Psicologia. Psicanálise.
Clínica Escola. Psicodiagnóstico. Práticas de Estágio.
Psicodiagnóstico.
description Este trabalho apresenta-se como um relato de experiência, conversando prática e teoria a partir do recorte de um caso clínico, fruto de um estágio realizado na Clínica Escola de Psicologia. Doravante, a prática preconizou a aproximação do estagiário com o contexto de atendimento psicológico, tendo em seu escopo a finalidade de uma avaliação clínica – denominada psicodiagnóstico. Não obstante, ao longo da prática foi possível conhecer Teodora, jovem que chega à clínica através de um encaminhamento escolar. Realizaram-se 10 atendimentos ao total (tendo sido duas entrevistas apenas com os pais e oito atendimentos com a menina). As sessões tiveram como base o seguimento da técnica psicanalítica, pautada na escuta livre associativa. Em suma, consideramos a prática de estágio crucial para a formação do profissional psicólogo. 
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.fw.uri.br/index.php/psicologiaemfoco/article/view/3588
url https://revistas.fw.uri.br/index.php/psicologiaemfoco/article/view/3588
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.fw.uri.br/index.php/psicologiaemfoco/article/view/3588/3202
https://revistas.fw.uri.br/index.php/psicologiaemfoco/article/downloadSuppFile/3588/579
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Revista Psicologia em Foco
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Revista Psicologia em Foco
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional Integrada do Médio e Alto Uruguai
publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional Integrada do Médio e Alto Uruguai
dc.source.none.fl_str_mv Revista Psicologia em Foco; v. 13, n. 19 (2021); 49-60
2318-9738
1981-3236
reponame:Psicologia em Foco (Aracaju)
instname:Faculdade Pio Décimo (FPD)
instacron:FPD
instname_str Faculdade Pio Décimo (FPD)
instacron_str FPD
institution FPD
reponame_str Psicologia em Foco (Aracaju)
collection Psicologia em Foco (Aracaju)
repository.name.fl_str_mv Psicologia em Foco (Aracaju) - Faculdade Pio Décimo (FPD)
repository.mail.fl_str_mv psicologiaemfoco@piodecimo.edu.br
_version_ 1798043089005182976