APRESENTAÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cadoná, Eliane
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Flores, Cláudia Reis, Bisognin, Edinara Michelon, Riss, Loren Aita
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia em Foco (Aracaju)
Texto Completo: https://revistas.fw.uri.br/index.php/psicologiaemfoco/article/view/2453
Resumo: Finalizamos mais uma edição da Revista Psicologia em Foco e dessa forma compartilhamos cinco artigos no intuito de contribuir com o conhecimento científico frente à ciência psicológica. Primamos pelo cuidado nas avaliações dos artigos e no alinhamento dos mesmos na construção dessa edição. Nas páginas que seguem, o leitor encontrará temáticas pertinentes a diferentes contextos, os quais compõem o olhar psi no âmbito social, familiar, escolar e clínico.A abertura dessa edição é composta por um artigo intitulado: Análise de traços e conteúdos estereotípicos de uma amostra de crianças negras, com autoria de Saulo Santos Menezes de Almeida. Trata-se da leitura sobre os estereótipos existentes nos grupos sociais e sobre o preconceito advindos deles, a partir do relato de crianças negras. A pesquisa deu-se em escolas públicas, onde as crianças foram convidadas a se classificarem quanto a vários aspectos, como a cor de sua própria pele, e a expor seus pensamentos acerca da associação de traços e conteúdos estereotípicos relativos a outros fatores.O segundo artigo abrange a questão da identificação, avaliação e tratamento frente às dificuldades de aprendizagem. As autoras Thanise Pereira Sprada e Francine Cristine Garghetti desenvolvem o texto, apresentando a importância de um diagnóstico condizente com a realidade experienciada pela criança, uma vez que é notável a necessidade de esclarecimentos frente à temática. Fundamentam, ainda, da necessidade de esclarecimento e discussão com pais, professores e profissionais envolvidos, acerca das dificuldades de aprendizagem, para que possam ser identificadas, avaliadas e tratadas adequadamente.Os artigos de número três e quatro compreendem a dinâmica familiar. Nesse sentido, o artigo escrito por Valéria Lucietto e Sabrina Koch, com o título de: Doença de Alzheimer e suas implicações no cotidiano familiar elucida uma revisão integrativa da literatura com o objetivo de trazer dados referentes às dificuldades e limitações que podem ser vivenciadas pela família, ao ter em seu convívio um familiar com diagnóstico de Doença de Alzheimer. Na mesma linha de pensamento, Isabel Lermen Rheinheimer e Sabrina Koch abarcam o papel familiar diante do cuidado com a pessoa portadora de Transtorno Mental. Retratam através do artigo o papel da família que se torna responsável pelo cuidado desse indivíduo, mencionando que a família pode não se sentir segura tecnicamente, porém, oferece apoio e proteção ao familiar, contando com uma rede de apoio.Findamos essa edição com o quinto artigo: Justiça terapêutica como uma medida alternativa de tratamento direcionada ao agressor na violência doméstica, com autoria de Marta Helena de Oliveira Bertoletti e Daniel Pulcherio Fensterseifer. Os referidos autores versam o texto a partir da temática da Terapia como objeto da Justiça, destacando a utilização da intervenção terapêutica para indivíduos acusados de praticar infrações de menor potencial ofensivo. Considerando o fato de ser um programa alternativo ao processo judicial para tratamento do agressor, discorre sobre aspectos relevantes sobre a legislação atual e as alternativas para a reeducação e ressocialização do indivíduo que se enquadra neste perfil.Ao fecharmos essa edição da Revista Psicologia em Foco, agradecemos a confiança em nosso trabalho aos autores dos artigos que compõem esse material. Somos gratas também à equipe de avaliadores que nos auxiliaram para que fosse possível apresentar nessa edição, artigos avaliados com o crivo de profissionais qualificados para esse fim.Desejamos, por fim, uma ótima leitura a todos e a todas e que o material aqui apresentado venha a contribuir com a construção do saber no meio acadêmico e científico, no que tange à Psicologia. Esperamos que o acesso a essa edição possibilite boas reflexões acerca das temáticas aqui apresentadas e que outras discussões possam ser disseminadas, a partir de um olhar crítico e ético frente às questões evidenciadas.  Cláudia Reis FloresEdinara Michelon BisogninEliane CadonáLoren Aita RissEditoras
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A pesquisa deu-se em escolas públicas, onde as crianças foram convidadas a se classificarem quanto a vários aspectos, como a cor de sua própria pele, e a expor seus pensamentos acerca da associação de traços e conteúdos estereotípicos relativos a outros fatores.O segundo artigo abrange a questão da identificação, avaliação e tratamento frente às dificuldades de aprendizagem. As autoras Thanise Pereira Sprada e Francine Cristine Garghetti desenvolvem o texto, apresentando a importância de um diagnóstico condizente com a realidade experienciada pela criança, uma vez que é notável a necessidade de esclarecimentos frente à temática. Fundamentam, ainda, da necessidade de esclarecimento e discussão com pais, professores e profissionais envolvidos, acerca das dificuldades de aprendizagem, para que possam ser identificadas, avaliadas e tratadas adequadamente.Os artigos de número três e quatro compreendem a dinâmica familiar. Nesse sentido, o artigo escrito por Valéria Lucietto e Sabrina Koch, com o título de: Doença de Alzheimer e suas implicações no cotidiano familiar elucida uma revisão integrativa da literatura com o objetivo de trazer dados referentes às dificuldades e limitações que podem ser vivenciadas pela família, ao ter em seu convívio um familiar com diagnóstico de Doença de Alzheimer. Na mesma linha de pensamento, Isabel Lermen Rheinheimer e Sabrina Koch abarcam o papel familiar diante do cuidado com a pessoa portadora de Transtorno Mental. Retratam através do artigo o papel da família que se torna responsável pelo cuidado desse indivíduo, mencionando que a família pode não se sentir segura tecnicamente, porém, oferece apoio e proteção ao familiar, contando com uma rede de apoio.Findamos essa edição com o quinto artigo: Justiça terapêutica como uma medida alternativa de tratamento direcionada ao agressor na violência doméstica, com autoria de Marta Helena de Oliveira Bertoletti e Daniel Pulcherio Fensterseifer. Os referidos autores versam o texto a partir da temática da Terapia como objeto da Justiça, destacando a utilização da intervenção terapêutica para indivíduos acusados de praticar infrações de menor potencial ofensivo. Considerando o fato de ser um programa alternativo ao processo judicial para tratamento do agressor, discorre sobre aspectos relevantes sobre a legislação atual e as alternativas para a reeducação e ressocialização do indivíduo que se enquadra neste perfil.Ao fecharmos essa edição da Revista Psicologia em Foco, agradecemos a confiança em nosso trabalho aos autores dos artigos que compõem esse material. Somos gratas também à equipe de avaliadores que nos auxiliaram para que fosse possível apresentar nessa edição, artigos avaliados com o crivo de profissionais qualificados para esse fim.Desejamos, por fim, uma ótima leitura a todos e a todas e que o material aqui apresentado venha a contribuir com a construção do saber no meio acadêmico e científico, no que tange à Psicologia. Esperamos que o acesso a essa edição possibilite boas reflexões acerca das temáticas aqui apresentadas e que outras discussões possam ser disseminadas, a partir de um olhar crítico e ético frente às questões evidenciadas.  Cláudia Reis FloresEdinara Michelon BisogninEliane CadonáLoren Aita RissEditorasUniversidade Regional Integrada do Médio e Alto UruguaiCadoná, ElianeFlores, Cláudia ReisBisognin, Edinara MichelonRiss, Loren Aita2016-12-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.fw.uri.br/index.php/psicologiaemfoco/article/view/2453Revista Psicologia em Foco; v. 8, n. 11 (2016): REVISTA PSICOLOGIA EM FOCO; 1-22318-97381981-3236reponame:Psicologia em Foco (Aracaju)instname:Faculdade Pio Décimo (FPD)instacron:FPDporhttps://revistas.fw.uri.br/index.php/psicologiaemfoco/article/view/2453/2172Direitos autorais 2016 Revista Psicologia em Focoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-12-16T11:59:04Zoai:ojs.200.203.105.109:article/2453Revistahttps://revistas.fw.uri.br/index.php/psicologiaemfoco/indexPRIhttps://revistas.fw.uri.br/index.php/psicologiaemfoco/oaipsicologiaemfoco@piodecimo.edu.br2175-07342175-0734opendoar:2016-12-16T11:59:04Psicologia em Foco (Aracaju) - Faculdade Pio Décimo (FPD)false
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