“Cuidar é simplesmente olhar pra um mundo que você não vê” : relatos sobre a humanização em uma Residência Multiprofissional.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira de Morais, Karen Cristiane
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Botton, Andressa, Alberto Fruet, Isolina Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia em Foco (Aracaju)
Texto Completo: https://revistas.fw.uri.br/index.php/psicologiaemfoco/article/view/1790
Resumo: Esta é uma pesquisa que aborda o trabalho humanizado do(a) enfermeiro(a) residente multiprofissional em saúde, com o objetivo de conhecer o processo de formação do(a) enfermeiro(a) na Residência Multiprofissional Integrada em Gestão e Atenção Hospitalar no Sistema Público de Saúde e de que forma é aplicado seu conhecimento sobre humanização em suas práticas cotidianas. Foi realizada uma pesquisa de campo, com a utilização de uma entrevista semiestruturada com residentes da Residência Multiprofissional e os dados qualitativamente analisados através da Análise de Conteúdo, originando quatro categorias temáticas. Como resultados, encontrou-se que em relação à humanização da saúde, as participantes fazem certa confusão entre esse conceito e os princípios éticos da enfermagem, porém, na prática, exercem-na conforme alguns princípios que a política de humanização precede. Além disso, percebeu-se grande exaltação, sendo  vista pelas participantes como um dispositivo de humanização, já que devido à rotina intensa das unidades dificilmente a equipe consegue realizá-la.
id FPD-0_f788e91cb6140c9446f455fe7c415228
oai_identifier_str oai:ojs.200.203.105.109:article/1790
network_acronym_str FPD-0
network_name_str Psicologia em Foco (Aracaju)
repository_id_str
spelling “Cuidar é simplesmente olhar pra um mundo que você não vê” : relatos sobre a humanização em uma Residência Multiprofissional.SaúdeHumanização,saude,residencia multiprofissioinalHumanizaçãoEsta é uma pesquisa que aborda o trabalho humanizado do(a) enfermeiro(a) residente multiprofissional em saúde, com o objetivo de conhecer o processo de formação do(a) enfermeiro(a) na Residência Multiprofissional Integrada em Gestão e Atenção Hospitalar no Sistema Público de Saúde e de que forma é aplicado seu conhecimento sobre humanização em suas práticas cotidianas. Foi realizada uma pesquisa de campo, com a utilização de uma entrevista semiestruturada com residentes da Residência Multiprofissional e os dados qualitativamente analisados através da Análise de Conteúdo, originando quatro categorias temáticas. Como resultados, encontrou-se que em relação à humanização da saúde, as participantes fazem certa confusão entre esse conceito e os princípios éticos da enfermagem, porém, na prática, exercem-na conforme alguns princípios que a política de humanização precede. Além disso, percebeu-se grande exaltação, sendo  vista pelas participantes como um dispositivo de humanização, já que devido à rotina intensa das unidades dificilmente a equipe consegue realizá-la.Universidade Regional Integrada do Médio e Alto UruguaiPereira de Morais, Karen CristianeBotton, AndressaAlberto Fruet, Isolina Maria2015-12-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://revistas.fw.uri.br/index.php/psicologiaemfoco/article/view/1790Revista Psicologia em Foco; v. 7, n. 10 (2015); 54-682318-97381981-3236reponame:Psicologia em Foco (Aracaju)instname:Faculdade Pio Décimo (FPD)instacron:FPDporhttps://revistas.fw.uri.br/index.php/psicologiaemfoco/article/view/1790/1951info:eu-repo/semantics/openAccess2015-12-18T10:53:36Zoai:ojs.200.203.105.109:article/1790Revistahttps://revistas.fw.uri.br/index.php/psicologiaemfoco/indexPRIhttps://revistas.fw.uri.br/index.php/psicologiaemfoco/oaipsicologiaemfoco@piodecimo.edu.br2175-07342175-0734opendoar:2015-12-18T10:53:36Psicologia em Foco (Aracaju) - Faculdade Pio Décimo (FPD)false
dc.title.none.fl_str_mv “Cuidar é simplesmente olhar pra um mundo que você não vê” : relatos sobre a humanização em uma Residência Multiprofissional.
title “Cuidar é simplesmente olhar pra um mundo que você não vê” : relatos sobre a humanização em uma Residência Multiprofissional.
spellingShingle “Cuidar é simplesmente olhar pra um mundo que você não vê” : relatos sobre a humanização em uma Residência Multiprofissional.
Pereira de Morais, Karen Cristiane
Saúde
Humanização,saude,residencia multiprofissioinal
Humanização
title_short “Cuidar é simplesmente olhar pra um mundo que você não vê” : relatos sobre a humanização em uma Residência Multiprofissional.
title_full “Cuidar é simplesmente olhar pra um mundo que você não vê” : relatos sobre a humanização em uma Residência Multiprofissional.
title_fullStr “Cuidar é simplesmente olhar pra um mundo que você não vê” : relatos sobre a humanização em uma Residência Multiprofissional.
title_full_unstemmed “Cuidar é simplesmente olhar pra um mundo que você não vê” : relatos sobre a humanização em uma Residência Multiprofissional.
title_sort “Cuidar é simplesmente olhar pra um mundo que você não vê” : relatos sobre a humanização em uma Residência Multiprofissional.
author Pereira de Morais, Karen Cristiane
author_facet Pereira de Morais, Karen Cristiane
Botton, Andressa
Alberto Fruet, Isolina Maria
author_role author
author2 Botton, Andressa
Alberto Fruet, Isolina Maria
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira de Morais, Karen Cristiane
Botton, Andressa
Alberto Fruet, Isolina Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Saúde
Humanização,saude,residencia multiprofissioinal
Humanização
topic Saúde
Humanização,saude,residencia multiprofissioinal
Humanização
description Esta é uma pesquisa que aborda o trabalho humanizado do(a) enfermeiro(a) residente multiprofissional em saúde, com o objetivo de conhecer o processo de formação do(a) enfermeiro(a) na Residência Multiprofissional Integrada em Gestão e Atenção Hospitalar no Sistema Público de Saúde e de que forma é aplicado seu conhecimento sobre humanização em suas práticas cotidianas. Foi realizada uma pesquisa de campo, com a utilização de uma entrevista semiestruturada com residentes da Residência Multiprofissional e os dados qualitativamente analisados através da Análise de Conteúdo, originando quatro categorias temáticas. Como resultados, encontrou-se que em relação à humanização da saúde, as participantes fazem certa confusão entre esse conceito e os princípios éticos da enfermagem, porém, na prática, exercem-na conforme alguns princípios que a política de humanização precede. Além disso, percebeu-se grande exaltação, sendo  vista pelas participantes como um dispositivo de humanização, já que devido à rotina intensa das unidades dificilmente a equipe consegue realizá-la.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.fw.uri.br/index.php/psicologiaemfoco/article/view/1790
url https://revistas.fw.uri.br/index.php/psicologiaemfoco/article/view/1790
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.fw.uri.br/index.php/psicologiaemfoco/article/view/1790/1951
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional Integrada do Médio e Alto Uruguai
publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional Integrada do Médio e Alto Uruguai
dc.source.none.fl_str_mv Revista Psicologia em Foco; v. 7, n. 10 (2015); 54-68
2318-9738
1981-3236
reponame:Psicologia em Foco (Aracaju)
instname:Faculdade Pio Décimo (FPD)
instacron:FPD
instname_str Faculdade Pio Décimo (FPD)
instacron_str FPD
institution FPD
reponame_str Psicologia em Foco (Aracaju)
collection Psicologia em Foco (Aracaju)
repository.name.fl_str_mv Psicologia em Foco (Aracaju) - Faculdade Pio Décimo (FPD)
repository.mail.fl_str_mv psicologiaemfoco@piodecimo.edu.br
_version_ 1798043088990502912