PEDAGOGIA DA AUTONOMIA: ensinar exige bom senso segundo Paulo Freire

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Côrtes, Diego Alves
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Sabião, Roseline Martins
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia e Saúde em Debate
Texto Completo: https://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/article/view/564
Resumo: Introdução: O presente estudo aborda de maneira bem significativa, a questão do bom sensodentro de sala de aula, em se tratando do ensino. A vigilância do bom senso tem uma importânciaenorme na avaliação que, a todo instante, o professor deve fazer, em relação a sua prática. Paratanto, observa-se também o ponto de vista em relação a tarefa docente, o formalismo às vezesinsensível, que faz ao recusar o trabalho de um aluno fora do prazo de entrega, mesmo tendoexplicações convincentes do educando. É importante salientar, que a autoridade do professor vaicumprir o dever, mas não pode confundir autoridade com autoritarismo. Pretende-se então, que sedeve respeito à autonomia, à dignidade e à identidade do educando, valorizando a questão do bomsenso e a coerência entre pares. Objetivo: O objetivo deste estudo é a ressaltar o exercício do bomsenso, pois a avaliação crítica da prática do educador, vai revelando a necessidade de uma sériede virtudes ou qualidades sem as quais não é possível viver, a avaliação, nem tampouco o respeitodo educando. Percebe-se na prática educativa o professor autoritário, licencioso, competente, sério,o professor incompetente, irresponsável, o professor amoroso da vida e das gentes, o professormal-amado, sempre com raiva, do mundo e das pessoas, frio, burocrático, racionalista, nenhumdesses passa pelo aluno, sem deixar sua marca. Por isso, a importância do bom senso, dentro desala de aula, pois ensinar exige humildade e tolerância. A pesquisa infere-se, que é indispensávelamorosidade aos educandos e ao processo ensino- aprendizagem, simplesmente pelo fato dopróprio professor fazer parte deste processo e ser formador dele. Ensinar exige bom senso e aconvicção de que a mudança é possível. A Metodologia: Este estudo é de natureza qualitativa,exploratória, conceitual, estudo descritivo, com rigor metodológico a partir da leitura do livroPedagogia da Autonomia Saberes Necessários à Prática Educativa, abordado no Mestrado emEducação, na disciplina de Intervenção Pedagógica, por fim, para a construção de um ProjetoPedagógico de Intervenção na Educação Básica, o qual será apresentado em outro momento,ressalta-se ainda a importância da revisão literatura do estudo em sites de divulgação científica erevisão bibliográfica, para complementação de que ensinar exige bom senso. Considerações:Portanto, o presente estudo destaca o bom senso como virtude e estratégia, para que isso ocorra,é preciso que o educador faça um exercício constante sobre sua prática pedagógica, estimule noeducando o exercício da curiosidade, estimule a imaginação, intuição, desperte em seus educandosemoções, de modo que essa interação dentro de sala de aula, promova então, o ensino –aprendizado.
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