MEMÓRIA ESPACIAL: Quais são suas características e como estudá-la em modelo animal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues Silva, Anne Caroline
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Gomes, Evelyn Cristina Conceição, Sena Romano, Isabela Cristina, Santos Silva, Victor Gabriel dos, Oliveira, Andrick Alexandre de, Costa, Izabelly dos Santos, Luque, Ana Gabriela Alvarez, Lacerda, Rogério de Freitas
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia e Saúde em Debate
Texto Completo: https://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/article/view/1100
Resumo: O termo memória descrito desde a época de Platão, e durante todos esses anos sofreu modificações e aperfeiçoamentos. Hoje o termo é baseado nas informações processadas e armazenadas, dividido principalmente em memórias de curto prazo (STM; short term memory) e memórias de longo prazo (LTM; long term memory). As STM associadas às estruturas cerebrais como o córtex pré-frontal e definidas como memórias de trabalho ou operacionais. Enquanto as LTM, processadas principalmente pelo hipocampo e classificadas como memórias declarativas (ou explícitas) e memórias não-declarativas (ou implícitas). Eventos passados e experiências retidas são exemplos de memórias declarativas. Já habilidades motoras são exemplos de memórias não-declarativas. Como uma maneira de estudar tanto o aprendizado como as memórias armazenadas foram criados inúmeros testes. A maioria dos testes usados fazem uso de labirintos. Dentre os principais utilizados temos aquáticos e não aquáticos. Os labirintos abertos com múltiplas rotas, como o Labirinto de Barnes – LB; Labirinto Aquático de Morris – LAM são exemplos de aquáticos. Possuem como vantagem o fato de não deixar pistas entre um teste e outro, mas trabalham com estímulos aversivos aos animais, podendo gerar algum estresse. Já os não aquáticos temos o Teste de reconhecimento de objetos, o labirinto em “Y” e o labirinto Lashley III. Estes podem dependendo da higienização entre cada teste condicionar interferentes nos dados coletados em sequência. Contudo possuem a vantagem de utilizar situações e características inerentes do animal. Cada um possui suas vantagens e desvantagens na aplicabilidade e obtenção de dados para a pesquisa científica.
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Já habilidades motoras são exemplos de memórias não-declarativas. Como uma maneira de estudar tanto o aprendizado como as memórias armazenadas foram criados inúmeros testes. A maioria dos testes usados fazem uso de labirintos. Dentre os principais utilizados temos aquáticos e não aquáticos. Os labirintos abertos com múltiplas rotas, como o Labirinto de Barnes – LB; Labirinto Aquático de Morris – LAM são exemplos de aquáticos. Possuem como vantagem o fato de não deixar pistas entre um teste e outro, mas trabalham com estímulos aversivos aos animais, podendo gerar algum estresse. Já os não aquáticos temos o Teste de reconhecimento de objetos, o labirinto em “Y” e o labirinto Lashley III. Estes podem dependendo da higienização entre cada teste condicionar interferentes nos dados coletados em sequência. Contudo possuem a vantagem de utilizar situações e características inerentes do animal. Cada um possui suas vantagens e desvantagens na aplicabilidade e obtenção de dados para a pesquisa científica.The term memory has been described since the time of Platão, and during all these years it has undergone modifications and improvements. Today the term is based on processed and stored information, divided mainly into short-term memories (STM) and long-term memories (LTM). STM is associated with brain structures such as the prefrontal cortex and defined as working or operational memories. While LTM, processed mainly by the hippocampus and classified as declarative (or explicit) memories and non-declarative (or implicit) memories. Past events and retained experiences are examples of declarative memories. Motor skills are examples of non-declarative memories. To study both learning and stored memories, numerous tests have been created. Most of the tests used make use of labyrinths. Among the main ones used are aquatic and non-aquatic. Open mazes with multiple routes, such as the Barnes Maze – LB; Morris Water Maze – LAM are an example of aquatics. They have the advantage of not leaving clues between one test and another, but they work with aversive stimuli to the animals, which can generate some stress. For non-aquatics, we have the Object Recognition Test, the “Y” maze and the Lashley III maze. Depending on the cleaning between each test, these may interfere with the data collected in sequence. However, they have the advantage of using situations and inherent characteristics of the animal. Each has its advantages and disadvantages in applicability and obtaining data for scientific research.El término memória ha sido descrito desde la época de Platón, y durante todos estos años ha sufrido modificaciones y mejoras. Hoy el término se basa en información procesada y almacenada, dividida principalmente en memórias de corto plazo (STM) y memórias de largo plazo (LTM). Las STM associadas con estructuras cerebrales como la corteza prefrontal y definidas como memórias de trabajo u operativas. Mientras que las LTM, processadas principalmente por el hipocampo y clasificadas em memórias declarativas (o explícitas) y memórias no declarativas (o implícitas). Los eventos pasados y las experiencias retenidas son ejemplos de recuerdos declarativos. Las habilidades motoras son ejemplos de recuerdos no declarativos. Como forma de estudiar tanto el aprendizaje como los recuerdos almacenados, se han creado numerosos tests. La mayoría de las pruebas utilizadas utilizan laberintos. Entre los principales utilizados se encuentran los acuáticos y los no acuáticos. Laberintos abiertos con múltiples rutas, como Barnes Maze – LB; Morris Water Maze – LAM son ejemplos de actividades acuáticas. Tienen la ventaja de no dejar pistas entre una prueba y otra, pero trabajan con estímulos aversivos a los animales, que pueden generar cierto estrés. Para los no acuáticos, tenemos la Prueba de Reconocimiento de Objetos, el laberinto “Y” y el laberinto Lashley III. Dependiendo de la limpieza entre cada prueba, estas pueden interferir con los datos recopilados en secuencia. Sin embargo, tienen la ventaja de aprovechar situaciones y características inherentes al animal. Cada uno tiene sus ventajas y desventajas en cuanto a aplicabilidad y obtención de datos para la investigación científica.Faculdade Patos de Minas2024-04-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/article/view/110010.22289/2446-922X.V10N1A23Psicologia e Saúde em debate; Vol. 10 No. 1 (2024); 359-383Psicologia e Saúde em debate; Vol. 10 Núm. 1 (2024); 359-383Psicologia e Saúde em debate; v. 10 n. 1 (2024); 359-3832446-922Xreponame:Psicologia e Saúde em Debateinstname:Faculdade Patos de Minas (FPM)instacron:FPMporhttps://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/article/view/1100/666Copyright (c) 2024 Psicologia e Saúde em debatehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues Silva, Anne CarolineGomes, Evelyn Cristina ConceiçãoSena Romano, Isabela CristinaSantos Silva, Victor Gabriel dosOliveira, Andrick Alexandre deCosta, Izabelly dos SantosLuque, Ana Gabriela AlvarezLacerda, Rogério de Freitas2024-04-18T19:07:23Zoai:ojs2.psicodebate.dpgpsifpm.com.br:article/1100Revistahttp://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodicoPRIhttps://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/oaieditor@dpgpsifpm.com.br2446-922X2446-922Xopendoar:2024-04-18T19:07:23Psicologia e Saúde em Debate - Faculdade Patos de Minas (FPM)false
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