INCIDÊNCIA DE ÓBITOS POR SEPSE EM NEONATOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Larissa Mariana
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Bicalho, Elizaine Aparecida Guimarães, Caixeta, Ana Carolina Magalhães
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia e Saúde em Debate
Texto Completo: https://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/article/view/V4N3A3
Resumo: A sepse é a principal causa de óbito em pacientes neonatos em todo o mundo. A sepse neonatal pode ser classificada como precoce, que procede da contaminação do recém-nascido por bactérias transmitidas no canal de parto, ou de uma contaminação secundária a bacteremias maternas. E sepse tardia que é responsável principal pela internação prolongada e pela mortalidade de recém-nascidos internados nas unidades de terapia intensiva. O objetivo deste estudo foi identificar a incidência e causas de óbitos por sepse precoce e tardia em neonatos. Trata-se de uma pesquisa de natureza Estatística, descritiva e analítica, de abordagem quantitativa, a ser realizada através da avaliação dos dados contidos no banco de dados da Secretaria Municipal de Saúde – DATASUS. O estudo estatístico, com revisão narrativa conceitual, de caráter descritivo, é de extrema importância para que os profissionais atuantes em UTIs Neonatais tenham condições de identificar de forma rápida e adequada se a sepse neonatal precoce e tardia, para que assim possam colaborar e garantir que os recém-nascidos recebam um tratamento adequado. Os resultados obtidos mostraram que a sepse neonatal tardia ainda é uma condição clinica responsável por um grande número de óbitos em neonatos prematuros e os neonatos do sexo masculino tem maior risco para o óbito.
id FPM-1_22577290d8dc46d7903e3e1b8760e725
oai_identifier_str oai:ojs2.psicodebate.dpgpsifpm.com.br:article/325
network_acronym_str FPM-1
network_name_str Psicologia e Saúde em Debate
repository_id_str
spelling INCIDÊNCIA DE ÓBITOS POR SEPSE EM NEONATOSEnfermagemNeonatosSepseA sepse é a principal causa de óbito em pacientes neonatos em todo o mundo. A sepse neonatal pode ser classificada como precoce, que procede da contaminação do recém-nascido por bactérias transmitidas no canal de parto, ou de uma contaminação secundária a bacteremias maternas. E sepse tardia que é responsável principal pela internação prolongada e pela mortalidade de recém-nascidos internados nas unidades de terapia intensiva. O objetivo deste estudo foi identificar a incidência e causas de óbitos por sepse precoce e tardia em neonatos. Trata-se de uma pesquisa de natureza Estatística, descritiva e analítica, de abordagem quantitativa, a ser realizada através da avaliação dos dados contidos no banco de dados da Secretaria Municipal de Saúde – DATASUS. O estudo estatístico, com revisão narrativa conceitual, de caráter descritivo, é de extrema importância para que os profissionais atuantes em UTIs Neonatais tenham condições de identificar de forma rápida e adequada se a sepse neonatal precoce e tardia, para que assim possam colaborar e garantir que os recém-nascidos recebam um tratamento adequado. Os resultados obtidos mostraram que a sepse neonatal tardia ainda é uma condição clinica responsável por um grande número de óbitos em neonatos prematuros e os neonatos do sexo masculino tem maior risco para o óbito.Faculdade Patos de Minas2018-12-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/article/view/V4N3A310.22289/2446-922X.V4N3A3Psicologia e Saúde em debate; Vol. 4 No. 3 (2018); 20-31Psicologia e Saúde em debate; Vol. 4 Núm. 3 (2018); 20-31Psicologia e Saúde em debate; v. 4 n. 3 (2018); 20-312446-922X10.22289/V4N3reponame:Psicologia e Saúde em Debateinstname:Faculdade Patos de Minas (FPM)instacron:FPMporhttps://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/article/view/V4N3A3/253Copyright (c) 2018 Psicologia e Saúde em debatehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Larissa MarianaBicalho, Elizaine Aparecida GuimarãesCaixeta, Ana Carolina Magalhães2023-08-01T03:31:16Zoai:ojs2.psicodebate.dpgpsifpm.com.br:article/325Revistahttp://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodicoPRIhttps://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/oaieditor@dpgpsifpm.com.br2446-922X2446-922Xopendoar:2023-08-01T03:31:16Psicologia e Saúde em Debate - Faculdade Patos de Minas (FPM)false
dc.title.none.fl_str_mv INCIDÊNCIA DE ÓBITOS POR SEPSE EM NEONATOS
title INCIDÊNCIA DE ÓBITOS POR SEPSE EM NEONATOS
spellingShingle INCIDÊNCIA DE ÓBITOS POR SEPSE EM NEONATOS
Silva, Larissa Mariana
Enfermagem
Neonatos
Sepse
title_short INCIDÊNCIA DE ÓBITOS POR SEPSE EM NEONATOS
title_full INCIDÊNCIA DE ÓBITOS POR SEPSE EM NEONATOS
title_fullStr INCIDÊNCIA DE ÓBITOS POR SEPSE EM NEONATOS
title_full_unstemmed INCIDÊNCIA DE ÓBITOS POR SEPSE EM NEONATOS
title_sort INCIDÊNCIA DE ÓBITOS POR SEPSE EM NEONATOS
author Silva, Larissa Mariana
author_facet Silva, Larissa Mariana
Bicalho, Elizaine Aparecida Guimarães
Caixeta, Ana Carolina Magalhães
author_role author
author2 Bicalho, Elizaine Aparecida Guimarães
Caixeta, Ana Carolina Magalhães
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Larissa Mariana
Bicalho, Elizaine Aparecida Guimarães
Caixeta, Ana Carolina Magalhães
dc.subject.por.fl_str_mv Enfermagem
Neonatos
Sepse
topic Enfermagem
Neonatos
Sepse
description A sepse é a principal causa de óbito em pacientes neonatos em todo o mundo. A sepse neonatal pode ser classificada como precoce, que procede da contaminação do recém-nascido por bactérias transmitidas no canal de parto, ou de uma contaminação secundária a bacteremias maternas. E sepse tardia que é responsável principal pela internação prolongada e pela mortalidade de recém-nascidos internados nas unidades de terapia intensiva. O objetivo deste estudo foi identificar a incidência e causas de óbitos por sepse precoce e tardia em neonatos. Trata-se de uma pesquisa de natureza Estatística, descritiva e analítica, de abordagem quantitativa, a ser realizada através da avaliação dos dados contidos no banco de dados da Secretaria Municipal de Saúde – DATASUS. O estudo estatístico, com revisão narrativa conceitual, de caráter descritivo, é de extrema importância para que os profissionais atuantes em UTIs Neonatais tenham condições de identificar de forma rápida e adequada se a sepse neonatal precoce e tardia, para que assim possam colaborar e garantir que os recém-nascidos recebam um tratamento adequado. Os resultados obtidos mostraram que a sepse neonatal tardia ainda é uma condição clinica responsável por um grande número de óbitos em neonatos prematuros e os neonatos do sexo masculino tem maior risco para o óbito.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/article/view/V4N3A3
10.22289/2446-922X.V4N3A3
url https://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/article/view/V4N3A3
identifier_str_mv 10.22289/2446-922X.V4N3A3
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/article/view/V4N3A3/253
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Psicologia e Saúde em debate
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Psicologia e Saúde em debate
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade Patos de Minas
publisher.none.fl_str_mv Faculdade Patos de Minas
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia e Saúde em debate; Vol. 4 No. 3 (2018); 20-31
Psicologia e Saúde em debate; Vol. 4 Núm. 3 (2018); 20-31
Psicologia e Saúde em debate; v. 4 n. 3 (2018); 20-31
2446-922X
10.22289/V4N3
reponame:Psicologia e Saúde em Debate
instname:Faculdade Patos de Minas (FPM)
instacron:FPM
instname_str Faculdade Patos de Minas (FPM)
instacron_str FPM
institution FPM
reponame_str Psicologia e Saúde em Debate
collection Psicologia e Saúde em Debate
repository.name.fl_str_mv Psicologia e Saúde em Debate - Faculdade Patos de Minas (FPM)
repository.mail.fl_str_mv editor@dpgpsifpm.com.br
_version_ 1797042463272075264