SINTOMAS DE BURNOUT EM ESTUDANTES DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia e Saúde em Debate |
Texto Completo: | https://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/article/view/V6N2A20 |
Resumo: | Este estudo transversal analisou os sintomas de burnout de 146 estudantes de educação física de uma instituição de ensino superior do Paraná, que responderam o Inventário da síndrome de burnout. A análise dos dados foi conduzida por meio dos testes de Kolmogorov-Smirnov, U de Mann-Whitney e Kruskal-Wallis (p<0,05). Os resultados evidenciaram que as mulheres apresentaram escores mais elevados nas dimensões de Ilusão (p=0,006) e Desgaste Psíquico (p=0,001). Os estudantes que não possuem companheiro (a) apresentaram maior escore na dimensão de Culpa (p=0,040). Os estudantes do 1° ano apresentaram maior escore na dimensão de Desgaste Psíquico (p=0,001) e Indolência (p=0,004). Concluiu-se que o sexo, estado civil e o ano do curso parecem ser fatores intervenientes nos sintomas de burnout de estudantes de educação física. |
id |
FPM-1_2f927e5427cbc311f8716d5a1085d560 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.psicodebate.dpgpsifpm.com.br:article/696 |
network_acronym_str |
FPM-1 |
network_name_str |
Psicologia e Saúde em Debate |
repository_id_str |
|
spelling |
SINTOMAS DE BURNOUT EM ESTUDANTES DE EDUCAÇÃO FÍSICABURNOUT SYMPTOMS IN PHYSICAL EDUCATION STUDENTSSÍNTOMAS DE BURNOUT EN ESTUDIANTES DE EDUCACIÓN FÍSICAPsicologíaEducaciónEnseñandoEstrésPsychologyEducationTeachingStressPsicologiaEducaçãoEnsinoEstresseEste estudo transversal analisou os sintomas de burnout de 146 estudantes de educação física de uma instituição de ensino superior do Paraná, que responderam o Inventário da síndrome de burnout. A análise dos dados foi conduzida por meio dos testes de Kolmogorov-Smirnov, U de Mann-Whitney e Kruskal-Wallis (p<0,05). Os resultados evidenciaram que as mulheres apresentaram escores mais elevados nas dimensões de Ilusão (p=0,006) e Desgaste Psíquico (p=0,001). Os estudantes que não possuem companheiro (a) apresentaram maior escore na dimensão de Culpa (p=0,040). Os estudantes do 1° ano apresentaram maior escore na dimensão de Desgaste Psíquico (p=0,001) e Indolência (p=0,004). Concluiu-se que o sexo, estado civil e o ano do curso parecem ser fatores intervenientes nos sintomas de burnout de estudantes de educação física.This cross-sectional study analyzed the burnout symptoms of 146 physical education students from a higher education institution in Paraná, who answered the Burnout Syndrome Inventory. Data analysis was conducted using the Kolmogorov-Smirnov, U Mann-Whitney and Kruskal-Wallis tests (p <0.05). The results showed that women had higher scores in the dimensions of Illusion (p = 0.006) and Psychic Wear (p = 0.001). Students who do not have a partner had a higher score in the guilt dimension (p = 0.040). 1st year students had a higher score in the dimension of Psychic Wear (p = 0.001) and Indolence (p = 0.004). It was concluded that sex, marital status and year of the course seem to be intervening factors in the burnout symptoms of physical education students.Este estudio transversal analizó los síntomas de burnout de 146 estudiantes de educación física de una institución de educación superior en Paraná, quienes respondieron el Inventario de Síndrome de Burnout. El análisis de los datos se realizó mediante las pruebas de Kolmogorov-Smirnov, U Mann-Whitney y Kruskal-Wallis (p <0,05). Los resultados mostraron que las mujeres tenían puntuaciones más altas en las dimensiones de Ilusión (p = 0,006) y Desgaste Psíquico (p = 0,001). Los estudiantes que no tienen pareja obtuvieron una puntuación más alta en la dimensión de culpa (p = 0,040). Los estudiantes de 1er año obtuvieron una puntuación más alta en la dimensión de Desgaste Psíquico (p = 0.001) e Indolencia (p = 0.004). Se concluyó que el sexo, el estado civil y el año de curso parecen ser factores intervinientes en los síntomas de burnout de los estudiantes de educación física.Faculdade Patos de Minas2020-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/article/view/V6N2A2010.22289/2446-922X.V6N2A20Psicologia e Saúde em debate; Vol. 6 No. 2 (2020); 316-327Psicologia e Saúde em debate; Vol. 6 Núm. 2 (2020); 316-327Psicologia e Saúde em debate; v. 6 n. 2 (2020); 316-3272446-922X10.22289/2446-922X.V6N2reponame:Psicologia e Saúde em Debateinstname:Faculdade Patos de Minas (FPM)instacron:FPMporhttps://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/article/view/V6N2A20/450Copyright (c) 2020 Psicologia e Saúde em debatehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Daniel Vicentini de Barbosa Anversa, Ana LuizaMedina do Amaral, JulianaPestillo de Oliveira, LeonardoMorais Freire, Gabriel Lucasde Souza Domingues, LorenaAlmeida da Silva, LorieneRamos Pereira, Marcos Adriano Andrade do Nascimento Júnior, José Roberto2023-08-01T03:31:35Zoai:ojs2.psicodebate.dpgpsifpm.com.br:article/696Revistahttp://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodicoPRIhttps://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/oaieditor@dpgpsifpm.com.br2446-922X2446-922Xopendoar:2023-08-01T03:31:35Psicologia e Saúde em Debate - Faculdade Patos de Minas (FPM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
SINTOMAS DE BURNOUT EM ESTUDANTES DE EDUCAÇÃO FÍSICA BURNOUT SYMPTOMS IN PHYSICAL EDUCATION STUDENTS SÍNTOMAS DE BURNOUT EN ESTUDIANTES DE EDUCACIÓN FÍSICA |
title |
SINTOMAS DE BURNOUT EM ESTUDANTES DE EDUCAÇÃO FÍSICA |
spellingShingle |
SINTOMAS DE BURNOUT EM ESTUDANTES DE EDUCAÇÃO FÍSICA Oliveira, Daniel Vicentini de Psicología Educación Enseñando Estrés Psychology Education Teaching Stress Psicologia Educação Ensino Estresse |
title_short |
SINTOMAS DE BURNOUT EM ESTUDANTES DE EDUCAÇÃO FÍSICA |
title_full |
SINTOMAS DE BURNOUT EM ESTUDANTES DE EDUCAÇÃO FÍSICA |
title_fullStr |
SINTOMAS DE BURNOUT EM ESTUDANTES DE EDUCAÇÃO FÍSICA |
title_full_unstemmed |
SINTOMAS DE BURNOUT EM ESTUDANTES DE EDUCAÇÃO FÍSICA |
title_sort |
SINTOMAS DE BURNOUT EM ESTUDANTES DE EDUCAÇÃO FÍSICA |
author |
Oliveira, Daniel Vicentini de |
author_facet |
Oliveira, Daniel Vicentini de Barbosa Anversa, Ana Luiza Medina do Amaral, Juliana Pestillo de Oliveira, Leonardo Morais Freire, Gabriel Lucas de Souza Domingues, Lorena Almeida da Silva, Loriene Ramos Pereira, Marcos Adriano Andrade do Nascimento Júnior, José Roberto |
author_role |
author |
author2 |
Barbosa Anversa, Ana Luiza Medina do Amaral, Juliana Pestillo de Oliveira, Leonardo Morais Freire, Gabriel Lucas de Souza Domingues, Lorena Almeida da Silva, Loriene Ramos Pereira, Marcos Adriano Andrade do Nascimento Júnior, José Roberto |
author2_role |
author author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Daniel Vicentini de Barbosa Anversa, Ana Luiza Medina do Amaral, Juliana Pestillo de Oliveira, Leonardo Morais Freire, Gabriel Lucas de Souza Domingues, Lorena Almeida da Silva, Loriene Ramos Pereira, Marcos Adriano Andrade do Nascimento Júnior, José Roberto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Psicología Educación Enseñando Estrés Psychology Education Teaching Stress Psicologia Educação Ensino Estresse |
topic |
Psicología Educación Enseñando Estrés Psychology Education Teaching Stress Psicologia Educação Ensino Estresse |
description |
Este estudo transversal analisou os sintomas de burnout de 146 estudantes de educação física de uma instituição de ensino superior do Paraná, que responderam o Inventário da síndrome de burnout. A análise dos dados foi conduzida por meio dos testes de Kolmogorov-Smirnov, U de Mann-Whitney e Kruskal-Wallis (p<0,05). Os resultados evidenciaram que as mulheres apresentaram escores mais elevados nas dimensões de Ilusão (p=0,006) e Desgaste Psíquico (p=0,001). Os estudantes que não possuem companheiro (a) apresentaram maior escore na dimensão de Culpa (p=0,040). Os estudantes do 1° ano apresentaram maior escore na dimensão de Desgaste Psíquico (p=0,001) e Indolência (p=0,004). Concluiu-se que o sexo, estado civil e o ano do curso parecem ser fatores intervenientes nos sintomas de burnout de estudantes de educação física. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/article/view/V6N2A20 10.22289/2446-922X.V6N2A20 |
url |
https://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/article/view/V6N2A20 |
identifier_str_mv |
10.22289/2446-922X.V6N2A20 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/article/view/V6N2A20/450 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Psicologia e Saúde em debate https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Psicologia e Saúde em debate https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade Patos de Minas |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade Patos de Minas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia e Saúde em debate; Vol. 6 No. 2 (2020); 316-327 Psicologia e Saúde em debate; Vol. 6 Núm. 2 (2020); 316-327 Psicologia e Saúde em debate; v. 6 n. 2 (2020); 316-327 2446-922X 10.22289/2446-922X.V6N2 reponame:Psicologia e Saúde em Debate instname:Faculdade Patos de Minas (FPM) instacron:FPM |
instname_str |
Faculdade Patos de Minas (FPM) |
instacron_str |
FPM |
institution |
FPM |
reponame_str |
Psicologia e Saúde em Debate |
collection |
Psicologia e Saúde em Debate |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia e Saúde em Debate - Faculdade Patos de Minas (FPM) |
repository.mail.fl_str_mv |
editor@dpgpsifpm.com.br |
_version_ |
1797042464991739904 |