INCLUSÃO DO AUTISTA NO ENSINO SUPERIOR PÚBLICO
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia e Saúde em Debate |
Texto Completo: | https://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/article/view/743 |
Resumo: | Segundo a definição encontrada no DSM-IV (2002) o Transtorno Autista consiste na presença de um desenvolvimento comprometido ou acentuadamente anormal da interação social e da comunicação e um repertório muito restrito de atividades e interesses. As manifestações do transtorno variam imensamente, dependendo do nível de desenvolvimento e da idade cronológica do indivíduo. Essas características prejudicam no processo de aprendizagem, fazendo-se necessário uma atenção maior por parte das instituições de ensino. Devido ao crescente número de autistas presentes no ensino superior fazem-se necessários materiais sobre o assunto de inclusão nas universidades. No decorrer deste trabalho iremos apresentar revisões bibliográficas encontradas em torno da inclusão do autista no ensino superior, se há e como é feito esse processo, e suas políticas públicas. E por fim, contribuir para futuros estudos e melhorias da inclusão de autistas. |
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INCLUSÃO DO AUTISTA NO ENSINO SUPERIOR PÚBLICOINCLUSION OF AUTISM IN PUBLIC COLLEGE DEGREEINCLUSIÓN DEL AUTISMO EN LA EDUCACIÓN SUPERIOR PÚBLICAAutismoPolíticas públicasEducaciónAutismPublic PoliciesEducationAutismoPolíticas PúblicasEducaçãoSegundo a definição encontrada no DSM-IV (2002) o Transtorno Autista consiste na presença de um desenvolvimento comprometido ou acentuadamente anormal da interação social e da comunicação e um repertório muito restrito de atividades e interesses. As manifestações do transtorno variam imensamente, dependendo do nível de desenvolvimento e da idade cronológica do indivíduo. Essas características prejudicam no processo de aprendizagem, fazendo-se necessário uma atenção maior por parte das instituições de ensino. Devido ao crescente número de autistas presentes no ensino superior fazem-se necessários materiais sobre o assunto de inclusão nas universidades. No decorrer deste trabalho iremos apresentar revisões bibliográficas encontradas em torno da inclusão do autista no ensino superior, se há e como é feito esse processo, e suas políticas públicas. E por fim, contribuir para futuros estudos e melhorias da inclusão de autistas.According to the definition found in DSM-IV (2002) Autistic Disorder consists of the presence of a compromised or markedly abnormal development of social interaction and communication and a very restricted repertoire of activities and interests. The manifestations of the disorder vary greatly depending on the individual's level of development and chronological age. These characteristics impair the learning process, requiring greater attention from educational institutions. Due to the growing number of autists present in higher education, materials on the subject of inclusion in universities are needed. In the course of this paper, we will present bibliographic reviews found around the inclusion of autism in higher education, if there is and how this process is done, and its public policies. And finally, contribute with future studies and improvements in the inclusion of autism.Según la definición encontrada en el DSM-IV (2002), el trastorno autista consiste en la presencia de un desarrollo comprometido o marcadamente anormal de la interacción social y la comunicación y un repertorio muy restringido de actividades e intereses. Las manifestaciones del trastorno varían enormemente, según el nivel de desarrollo y la edad cronológica del individuo. Estas características perjudican el proceso de aprendizaje, requiriendo mayor atención por parte de las instituciones educativas. Debido al creciente número de autistas presentes en la educación superior, se necesitan materiales sobre el tema de la inclusión en las universidades. En el transcurso de este trabajo, presentaremos las revisiones bibliográficas encontradas en torno a la inclusión del autismo en la educación superior, si existe y cómo se realiza este proceso, y sus políticas públicas. Finalmente, contribuir a futuros estudios y mejoras en la inclusión de personas autistas.Faculdade Patos de Minas2021-08-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/article/view/74310.22289/2446-922X.V7N2A1Psicologia e Saúde em debate; Vol. 7 No. 2 (2021); 1-11Psicologia e Saúde em debate; Vol. 7 Núm. 2 (2021); 1-11Psicologia e Saúde em debate; v. 7 n. 2 (2021); 1-112446-922X10.22289/2446-922X.V7N2reponame:Psicologia e Saúde em Debateinstname:Faculdade Patos de Minas (FPM)instacron:FPMporhttps://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/article/view/743/492Copyright (c) 2021 Psicologia e Saúde em debatehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessShibuta, ValleryFavaro da Costa, IgorPimentel dos Santos, Fernanda2023-08-01T03:31:38Zoai:ojs2.psicodebate.dpgpsifpm.com.br:article/743Revistahttp://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodicoPRIhttps://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/oaieditor@dpgpsifpm.com.br2446-922X2446-922Xopendoar:2023-08-01T03:31:38Psicologia e Saúde em Debate - Faculdade Patos de Minas (FPM)false |
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