INTERVENÇÕES NA PARENTALIDADE PARA A PROMOÇÃO DA SAÚDE MENTAL INFANTIL MEDIADAS PELA BIBLIOTERAPIA
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia e Saúde em Debate |
Texto Completo: | https://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/article/view/1017 |
Resumo: | Este estudo teve por objetivo compreender os sentidos da parentalidade sob o olhar de pais no cuidado à saúde mental na primeira infância, propondo intervenções mediadas pela Biblioterapia. Trata-se de uma pesquisa de abordagem mista realizada por meio da entrevista semiestruturada e do grupo focal biblioterapêutico. Constatou-se que a capacidade de mudança na mentalidade e no comportamento dos pais tem implicações no desenvolvimento da criança, a partir da compreensão dos significados atribuídos por eles aos comportamentos dos filhos. Ainda, que a prática de metaparentagem, construto que significa o aprimoramento da competência parental, redução do estresse e adoção de práticas educativas positivas, é efetiva no exercício da parentalidade promotora de saúde mental. E, favorece relacionamentos contínuos entre pais e filhos e interações sociais duradouras, oportunizando o desenvolvimento psíquico, cognitivo, comportamental e emocional de seus filhos. Considera-se que os pais que tiverem acesso às intervenções na parentalidade que incentivem o autoconhecimento (pensamentos com consciência) e a aprendizagem (cognição social) podem gerar transformações significativas provocadas pela mudança de comportamento e cuidado de si, modificando o ambiente e contexto social em que a criança estiver inserida. |
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INTERVENÇÕES NA PARENTALIDADE PARA A PROMOÇÃO DA SAÚDE MENTAL INFANTIL MEDIADAS PELA BIBLIOTERAPIAINTERVENTIONS IN PARENTING TO PROMOTE CHILD MENTAL HEALTH MEDIATED BY LIBRARY THERAPYINTERVENCIONES EN LA CRIANZA PARA PROMOVER LA SALUD MENTAL INFANTIL MEDIADAS POR LA BIBLIOTERAPIASaúde mentalParentalidadeBiblioterapiaEducação infantilMental healthParentingBibliotherapyChild rearingSalud MentalResponsablilidad ParentalBiblioterapiaCrianza del NiñoEste estudo teve por objetivo compreender os sentidos da parentalidade sob o olhar de pais no cuidado à saúde mental na primeira infância, propondo intervenções mediadas pela Biblioterapia. Trata-se de uma pesquisa de abordagem mista realizada por meio da entrevista semiestruturada e do grupo focal biblioterapêutico. Constatou-se que a capacidade de mudança na mentalidade e no comportamento dos pais tem implicações no desenvolvimento da criança, a partir da compreensão dos significados atribuídos por eles aos comportamentos dos filhos. Ainda, que a prática de metaparentagem, construto que significa o aprimoramento da competência parental, redução do estresse e adoção de práticas educativas positivas, é efetiva no exercício da parentalidade promotora de saúde mental. E, favorece relacionamentos contínuos entre pais e filhos e interações sociais duradouras, oportunizando o desenvolvimento psíquico, cognitivo, comportamental e emocional de seus filhos. Considera-se que os pais que tiverem acesso às intervenções na parentalidade que incentivem o autoconhecimento (pensamentos com consciência) e a aprendizagem (cognição social) podem gerar transformações significativas provocadas pela mudança de comportamento e cuidado de si, modificando o ambiente e contexto social em que a criança estiver inserida.This study aimed to understand the meanings of parenting from the perspective of parents in mental health care in early childhood, proposing interventions mediated by Bibliotherapy. This is research with a mixed approach carried out through semi-structured interviews and bibliotherapeutic focus groups. It was found that the ability to change the parents' mentality and behavior has implications for the child's development, based on the understanding of the meanings attributed by them to their children's behavior. Furthermore, the practice of metaparenting, a construct that means improving parental competence, reducing stress, and adopting positive educational practices, is effective in the exercise of parenting that promotes mental health. And it favors continuous relationships between parents and children and long-lasting social interactions, providing opportunities for the psychic, cognitive, behavioral, and emotional development of their children. It is considered that parents who have access to interventions in parenting that encourage self-knowledge (thoughts with awareness) and learning (social cognition) can generate significant transformations caused by changes in behavior and self-care, modifying the environment and social context in that the child is included.Este estudio tuvo como objetivo comprender los significados de la crianza en la perspectiva de los padres en el cuidado de la salud mental en la primera infancia, proponiendo intervenciones mediadas por la Biblioterapia. Se trata de una investigación con enfoque mixto realizada a través de entrevistas semiestructuradas y grupos focales biblioterapéuticos. Se constató que la capacidad de cambiar la mentalidad y el comportamiento de los padres tiene implicaciones para el desarrollo del niño, a partir de la comprensión de los significados atribuidos por ellos al comportamiento de sus hijos. Además, la práctica de la metaparentalidad, constructo que significa mejorar la competencia parental, reducir el estrés y adoptar prácticas educativas positivas, es eficaz en el ejercicio de una crianza promotora de la salud mental. Y, favorece las relaciones continuas entre padres e hijos y las interacciones sociales duraderas, brindando oportunidades para el desarrollo psíquico, cognitivo, conductual y emocional de sus hijos. Se considera que los padres que tienen acceso a intervenciones en crianza que fomentan el autoconocimiento (pensamientos con conciencia) y el aprendizaje (cognición social) pueden generar transformaciones significativas provocadas por cambios en el comportamiento y el autocuidado, modificando el entorno y el contexto social en que se encuentran. el niño está incluido.Faculdade Patos de Minas2023-09-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/article/view/101710.22289/2446-922X.V9N2A14Psicologia e Saúde em debate; Vol. 9 No. 2 (2023); 249-270Psicologia e Saúde em debate; Vol. 9 Núm. 2 (2023); 249-270Psicologia e Saúde em debate; v. 9 n. 2 (2023); 249-2702446-922X10.22289/2446-922X.V9N2reponame:Psicologia e Saúde em Debateinstname:Faculdade Patos de Minas (FPM)instacron:FPMporhttps://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/article/view/1017/605Copyright (c) 2023 Psicologia e Saúde em debatehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessde Moura Frota, Sarah DonatoPinto, Nilson VieiraDaniele, Thiago Medeiros da CostaMartins, Mariana CavalcanteRolim, Karla Maria CarneiroFrota, Mirna Albuquerque2023-12-15T05:08:06Zoai:ojs2.psicodebate.dpgpsifpm.com.br:article/1017Revistahttp://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodicoPRIhttps://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/oaieditor@dpgpsifpm.com.br2446-922X2446-922Xopendoar:2023-12-15T05:08:06Psicologia e Saúde em Debate - Faculdade Patos de Minas (FPM)false |
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