RENDIMIENTO FUNCIONAL EM LAS ACTIVIDADES BÁSICAS DE LA VIDA DIARIA EN NIÑOS COM DISCAPACIDAD VISUAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Marcela Aparecida
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Lopes, Marcia Caires Bestilleiro, Nakanami, Célia Regina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia e Saúde em Debate
Texto Completo: https://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/article/view/774
Resumo: A visão é um dos mais importantes sentidos no desenvolvimento normal da criança. Quando há o comprometimento dessa via sensorial, a criança pode apresentar dificuldades no desenvolvimento neuropsicomotor, na relação familiar e ainda nas habilidades da vida diária. Avaliar o desempenho das habilidades funcionais e de assistência dos pais/cuidadores nas atividades básicas de vida diária em crianças com deficiência visual em comparação ao desempenho de crianças sem deficiência visual. Este estudo prospectivo, observacional e transversal foi realizado no Ambulatório de Estimulação Visual Precoce - Setor de Baixa Visão e Reabilitação Visual do Instituto da Visão do Departamento de Oftalmologia da Universidade Federal de São Paulo. O instrumento utilizado foi o PEDI - Inventário de Avaliação Pediátrica de Incapacidade, aplicado através de entrevista individual com o responsável pela criança nas áreas de Habilidades Funcionais e Nível de Assistência do Cuidador. O PEDI é subdividido em itens: autocuidado, mobilidade e função social. Segundo os dados obtidos, as crianças deficientes visuais apresentaram um déficit de desempenho na área de autocuidado e são mais dependentes do cuidador na mobilidade e função social. As crianças sem deficiência visual apresentaram um menor desempenho na área de autocuidado e mesmo nível de dependência do cuidador nas três áreas. Crianças com deficiência visual necessitam de mais ajuda para desempenhar suas atividades diárias em todas as áreas funcionais se comparadas com as crianças sem deficiência visual.
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Este estudo prospectivo, observacional e transversal foi realizado no Ambulatório de Estimulação Visual Precoce - Setor de Baixa Visão e Reabilitação Visual do Instituto da Visão do Departamento de Oftalmologia da Universidade Federal de São Paulo. O instrumento utilizado foi o PEDI - Inventário de Avaliação Pediátrica de Incapacidade, aplicado através de entrevista individual com o responsável pela criança nas áreas de Habilidades Funcionais e Nível de Assistência do Cuidador. O PEDI é subdividido em itens: autocuidado, mobilidade e função social. Segundo os dados obtidos, as crianças deficientes visuais apresentaram um déficit de desempenho na área de autocuidado e são mais dependentes do cuidador na mobilidade e função social. As crianças sem deficiência visual apresentaram um menor desempenho na área de autocuidado e mesmo nível de dependência do cuidador nas três áreas. Crianças com deficiência visual necessitam de mais ajuda para desempenhar suas atividades diárias em todas as áreas funcionais se comparadas com as crianças sem deficiência visual.The vision is one of the most importante sensesl in the normal developmental of the children. When this sensory pathway is compromised, the children may difficulties in neuropsychomotor developmental, in family relationships and even in daily life skills.  To evaluate the performance of functional skills and care of parents/caregivers in basic activities of daily living in blind children and compare this performance with the diagnosis of children without visual impairments. This prospective, observational and cross study was carried out from June to December 2010 at the Clinic of Early Visual Stimulation-Department of Low Vision and Visual Rehabilition of the Department of Ophthalmology, Federal University of São Paulo. The PEDI-Inventory Pediatric Evaluation of Disability tool was used and an interview with the caretaker was applied in the areas of Functional Skills and Caregiver Assistance Level. The PEDI was subdivided into three specific areas: self-care, mobility and social function areas. According to data obtained, visually impaired children showed a performance deficit in the specific self-care area and are more dependent of the caregiver on mobility and social role. Children without visual impairment showed a lower performance in the self-care area and the same level of dependence of the caregiver in the three areas. Visually impaired children need more help to perform their daily activities in all functional areas compared to children without visual impairment.La vison es uno de los sentidos más importantes en el desarrollo normal de un niño. Cuando esta vía sensorial se ve comprometida, el niño puede tener dificultades en el desarrrollo neuropsicomotor, en las relaciones familiares e incluso en las habilidades de la vida diaria. Evaluar el desempeño de las habilidades funcionales y asistenciales de los padres/cuidadores en las actividades básicas de la vida diaria en niños con discapacidad visual en comparación con el desempeño de niños sin discapacidad visual. Este studio prospective, observacional y transversal se realize en el Ambulatorio de Estimulación Visual Temprana-Sector Baja Visión y Rehabilitación Visual del Instituto de Visión del Departamento de Oftalmologia d ela Universidad Federal de São Paulo. El instrument utilizado fue el PEDI- Inventario de Evalución de Discapacidad Pediátrica, aplicado a través de entrevistas individuales con el responsible del niño en las áreas de Habilidades Funcionales y Nivel de Asistencia al Cuidador.PEDI se subdivide en ítems: autocuidado, movilidad y función social. Según los datos obtenidos, los niños con discapacidad visual mostraron un déficit de desempeño en el área del autocuidado y son más dependientes del cuidador en términos de movilidad y función social. Los niños sin discapacidad visual mostraron un menor desempeño en el área de autocuidado y el mismo nivel de dependencia del cuidador en las tres áreas. Los niños con discapacidad visual necesitan más ayuda para realizar sus actividades diarias en todas las áreas funcionales en comparación con los niños sin discapacidad visual.  Faculdade Patos de Minas2021-08-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/article/view/77410.22289/2446-922X.V7N2A8Psicologia e Saúde em debate; Vol. 7 No. 2 (2021); 113-130Psicologia e Saúde em debate; Vol. 7 Núm. 2 (2021); 113-130Psicologia e Saúde em debate; v. 7 n. 2 (2021); 113-1302446-922X10.22289/2446-922X.V7N2reponame:Psicologia e Saúde em Debateinstname:Faculdade Patos de Minas (FPM)instacron:FPMporhttps://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/article/view/774/499Copyright (c) 2021 Psicologia e Saúde em debatehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Marcela AparecidaLopes, Marcia Caires BestilleiroNakanami, Célia Regina2023-08-01T03:31:39Zoai:ojs2.psicodebate.dpgpsifpm.com.br:article/774Revistahttp://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodicoPRIhttps://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/oaieditor@dpgpsifpm.com.br2446-922X2446-922Xopendoar:2023-08-01T03:31:39Psicologia e Saúde em Debate - Faculdade Patos de Minas (FPM)false
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