LEITURAS DA VIOLÊNCIA ESCOLAR PERANTE O PROJETO CONTEMPORÂNEO DE EDUCAÇÃO DE DELORS
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia e Saúde em Debate |
Texto Completo: | https://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/article/view/829 |
Resumo: | O relatório de Delors (1998) tem uma proposta mundial de as escolas cumprirem uma missão de se adaptarem a quatro pilares: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos e aprender a ser. A partir do relatório de Delors, aqui denominado de projeto contemporâneo de educação, observa-se que as novas configurações de ensino escolar atuais vêm preparando os jovens e adolescentes para o mercado de trabalho e para desenvolver habilidades de convivência, trabalho em grupo e em equipe, para posteriormente, desenvolver essas habilidades junto a atividades laborativas profissionais. Convém, analisar essa proposta generalista e seus impactos no Brasil, bem como se este relatório estaria diretamente relacionado com a violência escolar. Diante disso, este ensaio tem como proposta refletir criticamente sobre ele a partir da psicologia e duas técnicas (escuta e trabalho com grupos) que o psicólogo dispõe para uma análise comparativa de modelos. |
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LEITURAS DA VIOLÊNCIA ESCOLAR PERANTE O PROJETO CONTEMPORÂNEO DE EDUCAÇÃO DE DELORSREADINGS OF SCHOOL VIOLENCE IN THE FACE OF DELORS’ CONTEMPORARY EDUCATION PROJECTLECTURAS DE LA VIOLENCIA ESCOLAR ANTE EL PROYECTO DE EDUCACIÓN CONTEMPORÁNEA DE DELORSViolencia EscolarEducaciónProyecto ContemporáneoSchool ViolenceEducationContemporary ProjectViolência EscolarEducaçãoProjeto ContemporâneoO relatório de Delors (1998) tem uma proposta mundial de as escolas cumprirem uma missão de se adaptarem a quatro pilares: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos e aprender a ser. A partir do relatório de Delors, aqui denominado de projeto contemporâneo de educação, observa-se que as novas configurações de ensino escolar atuais vêm preparando os jovens e adolescentes para o mercado de trabalho e para desenvolver habilidades de convivência, trabalho em grupo e em equipe, para posteriormente, desenvolver essas habilidades junto a atividades laborativas profissionais. Convém, analisar essa proposta generalista e seus impactos no Brasil, bem como se este relatório estaria diretamente relacionado com a violência escolar. Diante disso, este ensaio tem como proposta refletir criticamente sobre ele a partir da psicologia e duas técnicas (escuta e trabalho com grupos) que o psicólogo dispõe para uma análise comparativa de modelos. Delors’ report (1988) has a worldwide proposal for schools to fulfill a missiono f adapting to four pillars: learning to know, learning to do, learning to live together and learning to be. From Delors’ report, here called the contemporary education project, it can be observed that the new current school education settings have been preparing young people and adolescents for the job market and to develop skills for coexistence, group and teamwork, to later develop these skills along with professional work activities. It is convenient to analyze this generalist proposal and its impacts in Brazil, as well as whether this report would be directly related to school violence. Therefore, this essay proposes to critically reflect on it based on psychology and two techniques (listening and working with groups) that the psychologist has for a comparative analysis of models.El informe Delors (1988) tiene una propuesta mundial para que las escuelas cumplan con la misión de adaptarse a cuatro pilares: aprender a conocer, aprender a hacer, aprender a convivir y aprender a ser. Del informe de Delors, aquí denominado proyecto de educación contemporánea, se puede observar que los nuevos escenarios educativos escolares actuales han estado preparando a los jóvenes y adolescentes para el mercado laboral y para desarrollar habilidades de convivencia, trabajo en grupo y en equipo, para luego desarrolhar estas habilidades junto con actividades laborales profesionales. Es conveniente analizar esta propuesta generalista y sus impactos en Brasil, así como si este informe estaría directamente relacionado con la violencia escolar. Por ello, este ensayo propone reflexionar críticamente sobre él a partir de la psicología y dos técnicas (escuchar y trabajar con grupos) que tiene el psicólogo para un análisis comparativo de modelos.Faculdade Patos de Minas2022-04-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/article/view/82910.22289/2446-922X.V8N1A20Psicologia e Saúde em debate; Vol. 8 No. 1 (2022); 345-362Psicologia e Saúde em debate; Vol. 8 Núm. 1 (2022); 345-362Psicologia e Saúde em debate; v. 8 n. 1 (2022); 345-3622446-922X10.22289/2446-922X.V8N1reponame:Psicologia e Saúde em Debateinstname:Faculdade Patos de Minas (FPM)instacron:FPMporhttps://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/article/view/829/532Copyright (c) 2022 Psicologia e Saúde em debatehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCarolino, Lucas2023-08-01T03:31:42Zoai:ojs2.psicodebate.dpgpsifpm.com.br:article/829Revistahttp://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodicoPRIhttps://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/oaieditor@dpgpsifpm.com.br2446-922X2446-922Xopendoar:2023-08-01T03:31:42Psicologia e Saúde em Debate - Faculdade Patos de Minas (FPM)false |
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