CARACTERIZAÇÃO E DEMANDA DE UM SERVIÇO DE ATENDIMENTO PSICOLÓGICO ON-LINE NO CONTEXTO DA PANDEMIA DE COVID-19
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia e Saúde em Debate |
Texto Completo: | https://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/article/view/730 |
Resumo: | A pandemia da COVID-19 tem sido considerada a mais grave e importante crise de saúde pública neste momento. Além das taxas alarmantes de morbimortalidade no mundo inteiro, essa doença vem desencadeando vários tipos de sofrimento psíquico, em função do isolamento social, medo de adoecer ou de contaminar amigos ou familiares. Em função disso, torna-se necessário o desenvolvimento de serviços de tratamento psicológico para aqueles que apresentam alguma forma de transtorno mental decorrente dessa pandemia e seus efeitos. O presente trabalho descreve a experiência e os resultados de um serviço de atendimento psicológico on-line desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde de Guaratinguetá/SP que objetivou oferecer um espaço de escuta para a população geral e profissionais de saúde visando minorar o sofrimento e favorecer uma melhor qualidade de vida. Os resultados mostram que foram atendidos de forma remota 145 pessoas, predominantemente do sexo feminino (79,3%), na faixa etária entre 41-59 anos (35,2%) e entre 60-80 anos (22,1%). Grande parte da população atendida apresenta ensino médio completo (38,0%), é dona de casa (26,9%) ou está desempregada (16,6%). Quanto a queixa, observou-se que a grande maioria referiu quadros de ansiedade (45,4%) ou de depressão (18,9%). A partir desses dados, conclui-se que são necessárias a continuidade e a expansão desse tipo de serviço para a proteção e a promoção da saúde mental da população em geral e, mais especificamente, dos profissionais de saúde que estão na linha de frente de combate à pandemia da COVID-19. |
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CARACTERIZAÇÃO E DEMANDA DE UM SERVIÇO DE ATENDIMENTO PSICOLÓGICO ON-LINE NO CONTEXTO DA PANDEMIA DE COVID-19CHARACTERIZATION AND DEMAND OF AN ON-LINE PSYCHOLOGICAL SERVICE IN THE CONTEXT OF THE COVID-19 PANDEMICCARACTERIZACIÓN Y DEMANDA DE UN SERVICIO PSICOLÓGICO ON-LINE EN EL CONTEXTO DE LA PANDEMIA DEL COVID-19COVID-19PsicoterapiaAtención a la Salud MentalCOVID-19PsicoterapiaAssistência à Saúde MentalCOVID-19PsychotherapyMental Health AssistanceA pandemia da COVID-19 tem sido considerada a mais grave e importante crise de saúde pública neste momento. Além das taxas alarmantes de morbimortalidade no mundo inteiro, essa doença vem desencadeando vários tipos de sofrimento psíquico, em função do isolamento social, medo de adoecer ou de contaminar amigos ou familiares. Em função disso, torna-se necessário o desenvolvimento de serviços de tratamento psicológico para aqueles que apresentam alguma forma de transtorno mental decorrente dessa pandemia e seus efeitos. O presente trabalho descreve a experiência e os resultados de um serviço de atendimento psicológico on-line desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde de Guaratinguetá/SP que objetivou oferecer um espaço de escuta para a população geral e profissionais de saúde visando minorar o sofrimento e favorecer uma melhor qualidade de vida. Os resultados mostram que foram atendidos de forma remota 145 pessoas, predominantemente do sexo feminino (79,3%), na faixa etária entre 41-59 anos (35,2%) e entre 60-80 anos (22,1%). Grande parte da população atendida apresenta ensino médio completo (38,0%), é dona de casa (26,9%) ou está desempregada (16,6%). Quanto a queixa, observou-se que a grande maioria referiu quadros de ansiedade (45,4%) ou de depressão (18,9%). A partir desses dados, conclui-se que são necessárias a continuidade e a expansão desse tipo de serviço para a proteção e a promoção da saúde mental da população em geral e, mais especificamente, dos profissionais de saúde que estão na linha de frente de combate à pandemia da COVID-19.The COVID-19 pandemic has been considered the most serious and important public health crisis at this time. In addition to the alarming rates of morbidity and mortality worldwide, this disease has been triggering various types of psychological distress, due to social isolation, fear of falling ill or contaminating friends or family. Therefore, it is necessary to develop psychological treatment services for those who have some form of mental disorder resulting from this pandemic and its effects. This paper describes the experience and results of an online psychological care service developed by the Municipal Department of Health in Guaratinguetá, in the state of Sao Paulot, hat aimed to provide a psychological treatment to the general population and health professionals in order to alleviate suffering and favor a better quality of life. The results show that 145 people were treated remotely, predominantly female (79.3%), aged between 41-59 years (35.2%) and between 60-80 years (22.1%). A large part of the population treated has completed high school (38.0%), is a housewife (26.9%) or is unemployed (16.6%). About the complaint, it was observed that the vast majority referred to anxiety (45.4%) or depression (18.9%). From these data, it is concluded that the continuity and expansion of this type of service is necessary for protection and promotion of the mental health of the population in general and, more specifically, of the health professionals who are on the front line of combat to the COVID-19 pandemic.La pandemia de COVID-19 es considerada la crisis de salud pública más grave en este momento. Además de las alarmantes tasas de morbilidad/mortalidad en todo el mundo, esta enfermedad viene desencadenando diversos tipos de malestar psicológico, debido al aislamiento social, miedo a enfermar o contaminar a amigos o familiares. Asi, es necesario desarrollar servicios de tratamiento psicológico para quienes padecen algún tipo de trastorno mental resultante de esta pandemia y sus efectos. Este trabajo describe la experiencia y resultados de un servicio de atención psicológica online desarrollado por la Secretaría Municipal de Salud de Guaratinguetá, en el estado de São Paulo, que tuvo como objetivo ofrecer un espacio de escucha a la población en general y a los profesionales de la salud con el fin de aliviar el sufrimiento y favorecer un mejor calidad de vida. Los resultados muestran que 145 personas fueron tratadas online, predominantemente mujeres (79,3%), con edades entre 41-59 años (35,2%) y entre 60-80 años (22,1%). Una gran parte de la población atendida tiene estudios secundarios completos (38,0%), es ama de casa (26,9%) o está desempleada (16,6%). En cuanto a la queja, se observó que la gran mayoría se refirió a ansiedad (45,4%) o depresión (18,9%). Asi, se concluye que la continuidad y expansión de este tipo de servicio es necesaria para la protección y promoción de la salud mental de la población y, más específicamente, de los profesionales de la salud que se encuentran en la primera línea de combate a la pandemia de COVID-19.Faculdade Patos de Minas2021-02-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/article/view/73010.22289/2446-922X.V7N1A7Psicologia e Saúde em debate; Vol. 7 No. 1 (2021); 94-106Psicologia e Saúde em debate; Vol. 7 Núm. 1 (2021); 94-106Psicologia e Saúde em debate; v. 7 n. 1 (2021); 94-1062446-922X10.22289/2446-922X.V7N1reponame:Psicologia e Saúde em Debateinstname:Faculdade Patos de Minas (FPM)instacron:FPMporhttps://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/article/view/730/469Copyright (c) 2021 Psicologia e Saúde em debatehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPinto Junior, AntonioSiqueira Macedo de Paula , MaristelaRangel Credidio Zampieri, Teresa Cristina`2023-08-01T03:31:37Zoai:ojs2.psicodebate.dpgpsifpm.com.br:article/730Revistahttp://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodicoPRIhttps://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/oaieditor@dpgpsifpm.com.br2446-922X2446-922Xopendoar:2023-08-01T03:31:37Psicologia e Saúde em Debate - Faculdade Patos de Minas (FPM)false |
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