RETOS Y POTENCIALIDADES EN EL DEBATE DE GÉNERO Y SEXUALIDAD: una revisión integradora

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Antonio Guilherme
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Luz, Maria Eduarda Silva Siqueira da, Nogueira, Francisco Jander de Sousa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia e Saúde em Debate
Texto Completo: https://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/article/view/775
Resumo: As questões de gênero e sexualidade perpassam as relações das gerações, tornando-se dimensões organizadoras das relações sociais, o que corrobora para a existência de desigualdades, transformada pelas mais variadas culturas e sociedades. Nesse sentido, o artigo teve por objetivo expor sobre os desafios e potencialidades acerca das questões de gênero e sexualidade nos últimos 10 anos, no que diz respeito a saúde e educação no contexto atual. Realizou-se um levantamento da literatura, buscando documentos indexados em sites eletrônicos: SCIELO (Scientific Electronic Library Online), BVS (Biblioteca Nacional de Saúde), LILACS (Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde) com os descritores: Gênero e Sexualidade; Gênero e Saúde. Buscou-se documentos que abordassem essas questões utilizando os seguintes critérios de inclusão: livros, teses, artigos e outros tipos de publicações que trabalhassem o tema, publicados entre os anos de 2009 e 2019, listados nas bases de dados referenciados, no idioma Português. Foram encontrados 135 artigos dos quais 11 atenderam aos critérios de inclusão e constituíram a amostra. Os resultados ressaltaram que ainda existem inúmeros entraves relacionados aos direitos e garantias das relações de gênero na saúde e educação. As evidências encontradas nesta revisão indicam a necessidade do debate de gênero dentro das instituições de ensino, o que passa a ser um papel crucial para o enfrentamento das desigualdades, corroborando para a construção de potencialidades significativas na inserção desse discurso na sociedade.
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Realizou-se um levantamento da literatura, buscando documentos indexados em sites eletrônicos: SCIELO (Scientific Electronic Library Online), BVS (Biblioteca Nacional de Saúde), LILACS (Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde) com os descritores: Gênero e Sexualidade; Gênero e Saúde. Buscou-se documentos que abordassem essas questões utilizando os seguintes critérios de inclusão: livros, teses, artigos e outros tipos de publicações que trabalhassem o tema, publicados entre os anos de 2009 e 2019, listados nas bases de dados referenciados, no idioma Português. Foram encontrados 135 artigos dos quais 11 atenderam aos critérios de inclusão e constituíram a amostra. Os resultados ressaltaram que ainda existem inúmeros entraves relacionados aos direitos e garantias das relações de gênero na saúde e educação. As evidências encontradas nesta revisão indicam a necessidade do debate de gênero dentro das instituições de ensino, o que passa a ser um papel crucial para o enfrentamento das desigualdades, corroborando para a construção de potencialidades significativas na inserção desse discurso na sociedade.The matter of gender and sexuality permeate the relations of generations, making these dimensions organizers of social relations, which confirms the existence of inequalities. In this sense, the article aimed to expose the challenges and potential regarding gender and sexuality issues in the last 10 years, regarding health and education in the current context. Thereby, a literature survey was carried out, looking for documents indexed in electronic sites: SCIELO (Scientific Electronic Library Online), BVS (National Health Library), LILACS (Latin American and Caribbean Literature in Health Sciences) with the descriptors: Gender and Sexuality; Gender and Health. Thus, documents that addressed these issues were sought using the following inclusion criteria: books, theses, articles and other types of publications that worked on the theme, published between 2009 and 2019, listed in the referenced databases, in the Portuguese language. From that, 135 articles were found, of which 11 met the inclusion criteria and constituted the sample. The results highlighted that there are still numerous obstacles related to the rights and guarantees of gender relations in health and education. Therefore, the evidence found in this review indicates the need for a gender debate within educational institutions, which becomes a crucial role in confronting inequalities, supporting the construction of significant potential in the insertion of this discussion in society.Temas de género y sexualidad impregnan las relaciones de generaciones, convirtiéndose en dimensiones organizadoras de las relaciones sociales, lo que corrobora la existencia de desigualdades, transformadas por las más variadas culturas y sociedades. En este sentido, el artículo tuvo como objetivo exponer los desafíos y potencialidades en materia de género y sexualidad en los últimos 10 años, en materia de salud y educación en el contexto actual. Se realizó una encuesta bibliográfica, buscando documentos indexados en sitios electrónicos: SCIELO (Biblioteca Electrónica Científica en Línea), BVS (Biblioteca Nacional de Salud), LILACS (Literatura Latinoamericana y del Caribe en Ciencias de la Salud) con los descriptores: Género y Sexualidad; Género y salud. Se buscaron documentos que abordan estos temas con los siguientes criterios de inclusión: libros, tesis, artículos y otro tipo de publicaciones que trabajaron sobre el tema, publicados entre 2009 y 2019, listados en las bases de datos referenciadas, en idioma portugués. Se encontraron 135 artículos, de los cuales 11 cumplieron los criterios de inclusión y constituyeron la muestra. Los resultados destacaron que aún existen numerosos obstáculos relacionados con los derechos y garantías de las relaciones de género en la salud y la educación. La evidencia encontrada en esta revisión indica la necesidad de un debate de género al interior de las instituciones educativas, que se convierte en un rol crucial en el enfrentamiento de las desigualdades, apoyando la construcción de un potencial significativo en la inserción de este discurso en la sociedad.Faculdade Patos de Minas2021-09-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/article/view/77510.22289/2446-922X.V7N2A10Psicologia e Saúde em debate; Vol. 7 No. 2 (2021); 151-168Psicologia e Saúde em debate; Vol. 7 Núm. 2 (2021); 151-168Psicologia e Saúde em debate; v. 7 n. 2 (2021); 151-1682446-922X10.22289/2446-922X.V7N2reponame:Psicologia e Saúde em Debateinstname:Faculdade Patos de Minas (FPM)instacron:FPMporhttps://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/article/view/775/501Copyright (c) 2021 Psicologia e Saúde em debatehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMartins, Antonio Guilherme Luz, Maria Eduarda Silva Siqueira da Nogueira, Francisco Jander de Sousa2023-08-01T03:31:39Zoai:ojs2.psicodebate.dpgpsifpm.com.br:article/775Revistahttp://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodicoPRIhttps://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/oaieditor@dpgpsifpm.com.br2446-922X2446-922Xopendoar:2023-08-01T03:31:39Psicologia e Saúde em Debate - Faculdade Patos de Minas (FPM)false
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