IMAGINÁRIO COLETIVO DOS ALUNOS DE PSICOLOGIA ACERCA DAS PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Katia Souza
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Alves, Aline
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia e Saúde em Debate
Texto Completo: https://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/article/view/215
Resumo: INTRODUÇÃO: As pessoas em situação de rua são uma parcela da população muitas vezes desconsiderada ou mal vista pelos olhares preconceituosos de muitos. Segundo Varanda e Adorno (2004) “ O sujeito em situação de rua ocupa uma posição de sem lar, sem laços e sem dignidade, sendo que o único lugar que lhe resta para tentar existir de algum modo é a rua. ”. Há uma negligência histórica para com a assistência a pessoas em situação de rua, todavia, apesar das dificuldades, também assistimos a crescente criação de dispositivos que tentam mediar o processo de vinculação e cuidado voltado a esta população. Em todos esses serviços há a presença do profissional de psicologia, que sem dúvidas apresenta grande potencialidade técnica e teórica para desenvolver intervenções produtivas. Porém a assistência a pessoas em situação de rua ainda se configura como uma área de atuação para os profissionais da psicologia bastante desafiadora devido à diversos fatores, entre eles podemos destacar as inúmeras vulnerabilidades sobrepostas que este público está exposto e a complexidade da situação de atendimento que na maior parte das vezes precisa, ao menos em um primeiro momento, acontecer na rua. Porém dentre todas as dificuldades ressaltamos que os estudantes e profissionais de psicologia também sofrem influências de uma lógica social segregacionista, preconceituosa, culturalmente construída em torno da população em situação de rua. Apoiados no conceito de imaginário coletivo e na influência que o mesmo pode desempenhar no posicionamento dos estudantes de psicologia, acreditamos que mudanças em práticas de cuidados e assistência a população em situação de rua não dependem apenas de capacitações em nível de informações, mas sim, de espaços de escuta que propicie encontros com estes imaginários e possibilite rupturas, transformações- sensibilizações e produções de novas formas de saber-fazer para a psicologia. OBJETIVO: Compreender o imaginário coletivo dos estudantes de psicologia da Faculdade Patos de Minas – FPM em relação a vivência de rua, as políticas assistenciais voltadas a população em situação de rua e a atuação do psicólogo junto a pessoas em situação de rua. MÉTODO: Foi realizado um encontro com os participantes e utilizado como recurso mediador, a aplicação do Desenho-Estória com tema. Todo o material produzido durante o grupo foi gravado em áudio e depois transcritos para fins de análise. Os desenhos e estórias construídas pelos participantes também foram recolhidos e realizadas anotações sobre a dinâmica grupal. Sendo assim, o corpus de análise foi composto dos três elementos supracitados. A metodologia escolhida para a realização da presente pesquisa foi a qualitativa. DISCUSSÃO E RESULTADOS: O estudo possibilitou uma maior compreensão acerca do imaginário coletivo dos estudantes de graduação em psicologia da Faculdade Patos de Minas – FPM sobre as pessoas em situação de rua Com o desenvolvimento do estudo evidenciou-se falta de envolvimento dos alunos com a temática, a análise realizada também possibilitou reflexões sobre as influências deste imaginário durante a graduação e como ele se desenvolve no âmbito acadêmico,  outro ponto passível de destaque foi como se aplica na prática os cuidados e políticas públicas voltados a esta população.  A partir da leitura interpretativa dos dados construídos durante a pesquisa, evidenciamos três eixos de análises nomeados da seguinte forma (1). Invisíveis sociais; (2) Ensino e prática e (3) (Des) assistência social. A partir de cada um desses eixos enunciados foi possível compreender melhor as questões levantadas durante o encontro relacionadas a visão ou falta de visão dos estudantes no que tange essa parcela da população, além da assistência que se mostra precária devido a deficiência de políticas públicas que envolvam e trabalhe em prol da ampliação de direitos e garantias de acessos as pessoas que se encontram em situação de rua. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A população em situação de rua vem crescendo com o passar dos anos e apesar dessa estatística, percebe-se uma mobilização muito aquém da necessária para que haja um assistência a essa população de forma adequada, alinhada aos princípios do SUS e dos Direitos Humanos, Tais considerações vão ao encontro da forma de tratamento oferecida a essas pessoas que ainda compõem o grupo dos ditos invisíveis sociais, sendo que quando são vistos,  geralmente o são através de um prisma calcado no preconceito e na exclusão. Como descreve SNOW e ANDERSON, 1998, p.340: "Afinal de contas, se raramente você é o destinatário de qualquer atenção positiva ou é completamente ignorado, criar e se isolar numa realidade privada que lhe dá percepções privilegiadas e status especial pode ser mais adaptativo do que parece à primeira vista". Essa invisibilidade vai muito além das pessoas que transitam nas ruas e se depara com a população em situação de rua de forma corriqueira, ela alcança os profissionais da saúde e também as universidades que demonstram uma deficiência na grade curricular no que diz respeito a essa temática por abrangê-la de forma rápida o que não possibilita aos estudantes um maior envolvimento com o tema. Diante disso, o presente estudo ressalta a necessidade de ampliação, tanto de pesquisas, quanto de intervenções mais amplas e aprofundadas sobre a temática.
id FPM-1_d59b23b914f76dedf0c01209e7709ca1
oai_identifier_str oai:ojs2.psicodebate.dpgpsifpm.com.br:article/215
network_acronym_str FPM-1
network_name_str Psicologia e Saúde em Debate
repository_id_str
spelling IMAGINÁRIO COLETIVO DOS ALUNOS DE PSICOLOGIA ACERCA DAS PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUAPessoas em situação de ruaPsicologiaINTRODUÇÃO: As pessoas em situação de rua são uma parcela da população muitas vezes desconsiderada ou mal vista pelos olhares preconceituosos de muitos. Segundo Varanda e Adorno (2004) “ O sujeito em situação de rua ocupa uma posição de sem lar, sem laços e sem dignidade, sendo que o único lugar que lhe resta para tentar existir de algum modo é a rua. ”. Há uma negligência histórica para com a assistência a pessoas em situação de rua, todavia, apesar das dificuldades, também assistimos a crescente criação de dispositivos que tentam mediar o processo de vinculação e cuidado voltado a esta população. Em todos esses serviços há a presença do profissional de psicologia, que sem dúvidas apresenta grande potencialidade técnica e teórica para desenvolver intervenções produtivas. Porém a assistência a pessoas em situação de rua ainda se configura como uma área de atuação para os profissionais da psicologia bastante desafiadora devido à diversos fatores, entre eles podemos destacar as inúmeras vulnerabilidades sobrepostas que este público está exposto e a complexidade da situação de atendimento que na maior parte das vezes precisa, ao menos em um primeiro momento, acontecer na rua. Porém dentre todas as dificuldades ressaltamos que os estudantes e profissionais de psicologia também sofrem influências de uma lógica social segregacionista, preconceituosa, culturalmente construída em torno da população em situação de rua. Apoiados no conceito de imaginário coletivo e na influência que o mesmo pode desempenhar no posicionamento dos estudantes de psicologia, acreditamos que mudanças em práticas de cuidados e assistência a população em situação de rua não dependem apenas de capacitações em nível de informações, mas sim, de espaços de escuta que propicie encontros com estes imaginários e possibilite rupturas, transformações- sensibilizações e produções de novas formas de saber-fazer para a psicologia. OBJETIVO: Compreender o imaginário coletivo dos estudantes de psicologia da Faculdade Patos de Minas – FPM em relação a vivência de rua, as políticas assistenciais voltadas a população em situação de rua e a atuação do psicólogo junto a pessoas em situação de rua. MÉTODO: Foi realizado um encontro com os participantes e utilizado como recurso mediador, a aplicação do Desenho-Estória com tema. Todo o material produzido durante o grupo foi gravado em áudio e depois transcritos para fins de análise. Os desenhos e estórias construídas pelos participantes também foram recolhidos e realizadas anotações sobre a dinâmica grupal. Sendo assim, o corpus de análise foi composto dos três elementos supracitados. A metodologia escolhida para a realização da presente pesquisa foi a qualitativa. DISCUSSÃO E RESULTADOS: O estudo possibilitou uma maior compreensão acerca do imaginário coletivo dos estudantes de graduação em psicologia da Faculdade Patos de Minas – FPM sobre as pessoas em situação de rua Com o desenvolvimento do estudo evidenciou-se falta de envolvimento dos alunos com a temática, a análise realizada também possibilitou reflexões sobre as influências deste imaginário durante a graduação e como ele se desenvolve no âmbito acadêmico,  outro ponto passível de destaque foi como se aplica na prática os cuidados e políticas públicas voltados a esta população.  A partir da leitura interpretativa dos dados construídos durante a pesquisa, evidenciamos três eixos de análises nomeados da seguinte forma (1). Invisíveis sociais; (2) Ensino e prática e (3) (Des) assistência social. A partir de cada um desses eixos enunciados foi possível compreender melhor as questões levantadas durante o encontro relacionadas a visão ou falta de visão dos estudantes no que tange essa parcela da população, além da assistência que se mostra precária devido a deficiência de políticas públicas que envolvam e trabalhe em prol da ampliação de direitos e garantias de acessos as pessoas que se encontram em situação de rua. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A população em situação de rua vem crescendo com o passar dos anos e apesar dessa estatística, percebe-se uma mobilização muito aquém da necessária para que haja um assistência a essa população de forma adequada, alinhada aos princípios do SUS e dos Direitos Humanos, Tais considerações vão ao encontro da forma de tratamento oferecida a essas pessoas que ainda compõem o grupo dos ditos invisíveis sociais, sendo que quando são vistos,  geralmente o são através de um prisma calcado no preconceito e na exclusão. Como descreve SNOW e ANDERSON, 1998, p.340: "Afinal de contas, se raramente você é o destinatário de qualquer atenção positiva ou é completamente ignorado, criar e se isolar numa realidade privada que lhe dá percepções privilegiadas e status especial pode ser mais adaptativo do que parece à primeira vista". Essa invisibilidade vai muito além das pessoas que transitam nas ruas e se depara com a população em situação de rua de forma corriqueira, ela alcança os profissionais da saúde e também as universidades que demonstram uma deficiência na grade curricular no que diz respeito a essa temática por abrangê-la de forma rápida o que não possibilita aos estudantes um maior envolvimento com o tema. Diante disso, o presente estudo ressalta a necessidade de ampliação, tanto de pesquisas, quanto de intervenções mais amplas e aprofundadas sobre a temática.Faculdade Patos de Minas2017-11-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/article/view/21510.22289/V3S1A11Psicologia e Saúde em debate; Vol. 3 No. Supl. 1 (2017); 23-25Psicologia e Saúde em debate; Vol. 3 Núm. Supl. 1 (2017); 23-25Psicologia e Saúde em debate; v. 3 n. Supl. 1 (2017); 23-252446-922X10.22289/V3S1reponame:Psicologia e Saúde em Debateinstname:Faculdade Patos de Minas (FPM)instacron:FPMporhttps://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/article/view/215/92Copyright (c) 2017 Psicologia e Saúde em debatehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessTeixeira, Katia SouzaAlves, Aline2023-08-01T03:31:13Zoai:ojs2.psicodebate.dpgpsifpm.com.br:article/215Revistahttp://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodicoPRIhttps://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/oaieditor@dpgpsifpm.com.br2446-922X2446-922Xopendoar:2023-08-01T03:31:13Psicologia e Saúde em Debate - Faculdade Patos de Minas (FPM)false
dc.title.none.fl_str_mv IMAGINÁRIO COLETIVO DOS ALUNOS DE PSICOLOGIA ACERCA DAS PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA
title IMAGINÁRIO COLETIVO DOS ALUNOS DE PSICOLOGIA ACERCA DAS PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA
spellingShingle IMAGINÁRIO COLETIVO DOS ALUNOS DE PSICOLOGIA ACERCA DAS PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA
Teixeira, Katia Souza
Pessoas em situação de rua
Psicologia
title_short IMAGINÁRIO COLETIVO DOS ALUNOS DE PSICOLOGIA ACERCA DAS PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA
title_full IMAGINÁRIO COLETIVO DOS ALUNOS DE PSICOLOGIA ACERCA DAS PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA
title_fullStr IMAGINÁRIO COLETIVO DOS ALUNOS DE PSICOLOGIA ACERCA DAS PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA
title_full_unstemmed IMAGINÁRIO COLETIVO DOS ALUNOS DE PSICOLOGIA ACERCA DAS PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA
title_sort IMAGINÁRIO COLETIVO DOS ALUNOS DE PSICOLOGIA ACERCA DAS PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA
author Teixeira, Katia Souza
author_facet Teixeira, Katia Souza
Alves, Aline
author_role author
author2 Alves, Aline
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Teixeira, Katia Souza
Alves, Aline
dc.subject.por.fl_str_mv Pessoas em situação de rua
Psicologia
topic Pessoas em situação de rua
Psicologia
description INTRODUÇÃO: As pessoas em situação de rua são uma parcela da população muitas vezes desconsiderada ou mal vista pelos olhares preconceituosos de muitos. Segundo Varanda e Adorno (2004) “ O sujeito em situação de rua ocupa uma posição de sem lar, sem laços e sem dignidade, sendo que o único lugar que lhe resta para tentar existir de algum modo é a rua. ”. Há uma negligência histórica para com a assistência a pessoas em situação de rua, todavia, apesar das dificuldades, também assistimos a crescente criação de dispositivos que tentam mediar o processo de vinculação e cuidado voltado a esta população. Em todos esses serviços há a presença do profissional de psicologia, que sem dúvidas apresenta grande potencialidade técnica e teórica para desenvolver intervenções produtivas. Porém a assistência a pessoas em situação de rua ainda se configura como uma área de atuação para os profissionais da psicologia bastante desafiadora devido à diversos fatores, entre eles podemos destacar as inúmeras vulnerabilidades sobrepostas que este público está exposto e a complexidade da situação de atendimento que na maior parte das vezes precisa, ao menos em um primeiro momento, acontecer na rua. Porém dentre todas as dificuldades ressaltamos que os estudantes e profissionais de psicologia também sofrem influências de uma lógica social segregacionista, preconceituosa, culturalmente construída em torno da população em situação de rua. Apoiados no conceito de imaginário coletivo e na influência que o mesmo pode desempenhar no posicionamento dos estudantes de psicologia, acreditamos que mudanças em práticas de cuidados e assistência a população em situação de rua não dependem apenas de capacitações em nível de informações, mas sim, de espaços de escuta que propicie encontros com estes imaginários e possibilite rupturas, transformações- sensibilizações e produções de novas formas de saber-fazer para a psicologia. OBJETIVO: Compreender o imaginário coletivo dos estudantes de psicologia da Faculdade Patos de Minas – FPM em relação a vivência de rua, as políticas assistenciais voltadas a população em situação de rua e a atuação do psicólogo junto a pessoas em situação de rua. MÉTODO: Foi realizado um encontro com os participantes e utilizado como recurso mediador, a aplicação do Desenho-Estória com tema. Todo o material produzido durante o grupo foi gravado em áudio e depois transcritos para fins de análise. Os desenhos e estórias construídas pelos participantes também foram recolhidos e realizadas anotações sobre a dinâmica grupal. Sendo assim, o corpus de análise foi composto dos três elementos supracitados. A metodologia escolhida para a realização da presente pesquisa foi a qualitativa. DISCUSSÃO E RESULTADOS: O estudo possibilitou uma maior compreensão acerca do imaginário coletivo dos estudantes de graduação em psicologia da Faculdade Patos de Minas – FPM sobre as pessoas em situação de rua Com o desenvolvimento do estudo evidenciou-se falta de envolvimento dos alunos com a temática, a análise realizada também possibilitou reflexões sobre as influências deste imaginário durante a graduação e como ele se desenvolve no âmbito acadêmico,  outro ponto passível de destaque foi como se aplica na prática os cuidados e políticas públicas voltados a esta população.  A partir da leitura interpretativa dos dados construídos durante a pesquisa, evidenciamos três eixos de análises nomeados da seguinte forma (1). Invisíveis sociais; (2) Ensino e prática e (3) (Des) assistência social. A partir de cada um desses eixos enunciados foi possível compreender melhor as questões levantadas durante o encontro relacionadas a visão ou falta de visão dos estudantes no que tange essa parcela da população, além da assistência que se mostra precária devido a deficiência de políticas públicas que envolvam e trabalhe em prol da ampliação de direitos e garantias de acessos as pessoas que se encontram em situação de rua. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A população em situação de rua vem crescendo com o passar dos anos e apesar dessa estatística, percebe-se uma mobilização muito aquém da necessária para que haja um assistência a essa população de forma adequada, alinhada aos princípios do SUS e dos Direitos Humanos, Tais considerações vão ao encontro da forma de tratamento oferecida a essas pessoas que ainda compõem o grupo dos ditos invisíveis sociais, sendo que quando são vistos,  geralmente o são através de um prisma calcado no preconceito e na exclusão. Como descreve SNOW e ANDERSON, 1998, p.340: "Afinal de contas, se raramente você é o destinatário de qualquer atenção positiva ou é completamente ignorado, criar e se isolar numa realidade privada que lhe dá percepções privilegiadas e status especial pode ser mais adaptativo do que parece à primeira vista". Essa invisibilidade vai muito além das pessoas que transitam nas ruas e se depara com a população em situação de rua de forma corriqueira, ela alcança os profissionais da saúde e também as universidades que demonstram uma deficiência na grade curricular no que diz respeito a essa temática por abrangê-la de forma rápida o que não possibilita aos estudantes um maior envolvimento com o tema. Diante disso, o presente estudo ressalta a necessidade de ampliação, tanto de pesquisas, quanto de intervenções mais amplas e aprofundadas sobre a temática.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-11-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/article/view/215
10.22289/V3S1A11
url https://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/article/view/215
identifier_str_mv 10.22289/V3S1A11
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/article/view/215/92
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Psicologia e Saúde em debate
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Psicologia e Saúde em debate
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade Patos de Minas
publisher.none.fl_str_mv Faculdade Patos de Minas
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia e Saúde em debate; Vol. 3 No. Supl. 1 (2017); 23-25
Psicologia e Saúde em debate; Vol. 3 Núm. Supl. 1 (2017); 23-25
Psicologia e Saúde em debate; v. 3 n. Supl. 1 (2017); 23-25
2446-922X
10.22289/V3S1
reponame:Psicologia e Saúde em Debate
instname:Faculdade Patos de Minas (FPM)
instacron:FPM
instname_str Faculdade Patos de Minas (FPM)
instacron_str FPM
institution FPM
reponame_str Psicologia e Saúde em Debate
collection Psicologia e Saúde em Debate
repository.name.fl_str_mv Psicologia e Saúde em Debate - Faculdade Patos de Minas (FPM)
repository.mail.fl_str_mv editor@dpgpsifpm.com.br
_version_ 1797042463185043456