MARKETING VERDE: PESQUISA SOBRE O CONHECIMENTO DAS PESSOAS ACERCA DE SEUS CONCEITOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Carlos Eduardo Peres da
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Braga, Diego de Oliveira, Jesus, Edgar Medeiros de, Romualdo, Estefany Jordana da Silva, Queiroz, Guilherme Cunha, Soares, Marilia de Fatima, Miranda, Paloma Lara Cruz de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia e Saúde em Debate
Texto Completo: https://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/article/view/427
Resumo: Introdução Marketing verde é uma tática utilizada pelas empresas no processo de vendas de produtos que são baseados nos benefícios do meio ambiente, é a ideia de criar um produto com a imagem ecologicamente consciente, para compreender o funcionando do Marketing Verde é preciso antes entender a importância do abandono dos velhos hábitos adotando atitudes ambientais, com a valorização do meio ambiente. As empresas buscam novas tendências para agregar valores em seus produtos a tática do Marketing Verde veio como um novo recurso para impulsionar o consumo de produtos e serviços ecologicamente corretos. Objetivos: Verificar através de um questionário sobre o conhecimentos das pessoas acerca do marketing verde. Material de métodos O estudo iniciou-se por meio de pesquisas bibliográficas, a fim de obter resposta sobre o assunto em questão. O método adotado da pesquisa é “quali-quantitativa” sendo realizada a aplicação de questionário (on-line). Os materiais utilizados foram livros de bibliotecas e sites acadêmicos disponibilizados na internet. Esta pesquisa foi aprovado pelo comitê de ética em pesquisa da Faculdade Patos de Minas (Parecer CAAE: 86626518.0.0000.8078) Resultados e discussão Questionou-se sobre a veracidade do Marketing Verde feito pelas empresas constatou-se nas respostas que 62% dos voluntários estão incertos da credibilidade do comprometimento ambiental proposto pelas empresas, sendo que, 16% acreditaram no não comprometimento da empresa e apenas 21% acreditam no comprometimento. Questionou-se sobre a crise ambiental 92% dos voluntários acreditam que existe uma crise ambiental instalada. Questionou-se o que voluntários fazem para melhorar a crise ambiental, 37% dizem que não tem feito nada, e 32% dizem consumir menos por conhecer os produtos e 16% responderam não ao questionamento. Os demais resultados não apresentam respostas pertinentes. Questionou-se aos voluntários, se eles se consideram consumistas, 43% alegam que as vezes são consumistas, 36% dizem que não e 18% afirmam que são consumistas. Questionou-se o que cada um deles tem feito para melhorar a qualidade ambiental do planeta, a maioria das pessoas disseram ter conhecimento que existe uma crise ambiental, mas mesmo assim disseram não contribuir para mudar essa realidade. Percebe-se a existência de muitas dúvidas em relação ao Marketing Verde.
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