ESTUDO DE CASO SOBRE UMA CRIANÇA COM TDAH: o diagnóstico clínico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia e Saúde em Debate |
Texto Completo: | https://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/article/view/V6N2A30 |
Resumo: | O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um padrão persistente de desatenção e/ou hiperatividade-impulsividade que interfere no funcionamento ou no desenvolvimento do sujeito. Este estudo tem como objetivo identificar os critérios para avaliação psicodiagnóstica de uma criança que apresenta traços do TDHA e a eficácia das ferramentas diagnósticas empregados durante o processo de avaliação. Para isso, foi utilizado o relato de experiência de um caso clínico, ocorrido em uma Clínica de Psicologia de uma Faculdade do interior de Minas Gerais. A criança foi encaminhada para o atendimento psicológico, por apresentar comportamentos como baixo rendimento escolar, divagação durante a realização de tarefas, falta de persistência, dificuldade em manter o foco, desorganização e atividades motoras excessivas e em seguida foi feita a avaliação psicodiagnóstica. Através do estudo de caso foi possível confirmar e acompanhar o processo psicodiagnóstico da criança apresentando a mesma característica de TDAH encontradas nas pesquisas bibliográficas e confirmadas no psicodiagnóstico clínico. |
id |
FPM-1_f5415c6c51dfdeb29f23ad1c2feefb99 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.psicodebate.dpgpsifpm.com.br:article/694 |
network_acronym_str |
FPM-1 |
network_name_str |
Psicologia e Saúde em Debate |
repository_id_str |
|
spelling |
ESTUDO DE CASO SOBRE UMA CRIANÇA COM TDAH: o diagnóstico clínicoCASE STUDY ON A CHILD WITH ADHD: the clinical diagnosisESTUDIO DE CASO EN UN NIÑO CON TDAH: el diagnóstico clínicoTrastorno por déficit de atención e hiperactividadDiagnósticoEstudio de casoAttention Deficit Hyperactivity DisorderDiagnosticCase StudyTranstorno de Déficit de Atenção e HiperatividadeDiagnósticoEstudo de casoO Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um padrão persistente de desatenção e/ou hiperatividade-impulsividade que interfere no funcionamento ou no desenvolvimento do sujeito. Este estudo tem como objetivo identificar os critérios para avaliação psicodiagnóstica de uma criança que apresenta traços do TDHA e a eficácia das ferramentas diagnósticas empregados durante o processo de avaliação. Para isso, foi utilizado o relato de experiência de um caso clínico, ocorrido em uma Clínica de Psicologia de uma Faculdade do interior de Minas Gerais. A criança foi encaminhada para o atendimento psicológico, por apresentar comportamentos como baixo rendimento escolar, divagação durante a realização de tarefas, falta de persistência, dificuldade em manter o foco, desorganização e atividades motoras excessivas e em seguida foi feita a avaliação psicodiagnóstica. Através do estudo de caso foi possível confirmar e acompanhar o processo psicodiagnóstico da criança apresentando a mesma característica de TDAH encontradas nas pesquisas bibliográficas e confirmadas no psicodiagnóstico clínico.Attention deficit hyperactivity disorder (ADHD) is a persistent pattern of neglect and/or hyperactivity-impulsivity that interferes with non-functioning or non-development of a person. The following article focuses on identifying the criteria for a child psychodiagnostic assessment that presents traces of TDHA and the effectiveness of diagnostic tests undertaken during this assessment process. For this purpose, an experience report of a clinical case was made and held in a Psychology Clinic of a Faculty of the Interior of Minas Gerais. The child was directed to psychological care, for presenting behaviors such as low school performance, wandering during the performance of tasks, lack of persistence, difficulty in keeping focused, disorganization and excessive motor activities and then another psychodiagnostic assessment was done. This case study makes possible to confirm and accompany the psychodiagnostic process of the country presenting a characteristic of ADHD found in bibliographic research and confirmed non-clinical psychodiagnostics.El trastorno por déficit de atención con hiperactividad (TDAH) es un patrón persistente de falta de atención y / o hiperactividad-impulsividad que interfiere con el funcionamiento o el desarrollo del sujeto. Este estudio tiene como objetivo identificar los criterios para la evaluación psicodiagnóstica de un niño que tiene características de TDHA y la efectividad de las herramientas de diagnóstico utilizadas durante el proceso de evaluación. Para esto, fue utilizado el informe de la experiencia de un caso clínico, que tuvo lugar en una Clínica de Psicología de una Facultad en el interior de Minas Gerais. El niño tuvo atención psicológica, por tener comportamientos como bajo rendimiento escolar, divagar mientras realizaba tareas, falta de persistencia, dificultad para mantener el enfoque, desorganización y actividades motoras excesivas, y luego se realizó la evaluación psicodiagnóstica. A través del estudio de caso, fue posible confirmar y monitorear el proceso psicodiagnóstico del niño que presentaba la misma característica del TDAH encontrada en la investigación bibliográfica y confirmada en el psicodiagnóstico clínico.Faculdade Patos de Minas2020-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/article/view/V6N2A3010.22289/2446-922X.V6N2A30Psicologia e Saúde em debate; Vol. 6 No. 2 (2020); 453-479Psicologia e Saúde em debate; Vol. 6 Núm. 2 (2020); 453-479Psicologia e Saúde em debate; v. 6 n. 2 (2020); 453-4792446-922X10.22289/2446-922X.V6N2reponame:Psicologia e Saúde em Debateinstname:Faculdade Patos de Minas (FPM)instacron:FPMporhttps://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/article/view/V6N2A30/460Copyright (c) 2020 Psicologia e Saúde em debatehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Cristiana Maria da Ferreira Mendes, Delzade oliveira Barbosa, Deivid2023-08-01T03:31:35Zoai:ojs2.psicodebate.dpgpsifpm.com.br:article/694Revistahttp://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodicoPRIhttps://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/oaieditor@dpgpsifpm.com.br2446-922X2446-922Xopendoar:2023-08-01T03:31:35Psicologia e Saúde em Debate - Faculdade Patos de Minas (FPM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ESTUDO DE CASO SOBRE UMA CRIANÇA COM TDAH: o diagnóstico clínico CASE STUDY ON A CHILD WITH ADHD: the clinical diagnosis ESTUDIO DE CASO EN UN NIÑO CON TDAH: el diagnóstico clínico |
title |
ESTUDO DE CASO SOBRE UMA CRIANÇA COM TDAH: o diagnóstico clínico |
spellingShingle |
ESTUDO DE CASO SOBRE UMA CRIANÇA COM TDAH: o diagnóstico clínico Silva, Cristiana Maria da Trastorno por déficit de atención e hiperactividad Diagnóstico Estudio de caso Attention Deficit Hyperactivity Disorder Diagnostic Case Study Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade Diagnóstico Estudo de caso |
title_short |
ESTUDO DE CASO SOBRE UMA CRIANÇA COM TDAH: o diagnóstico clínico |
title_full |
ESTUDO DE CASO SOBRE UMA CRIANÇA COM TDAH: o diagnóstico clínico |
title_fullStr |
ESTUDO DE CASO SOBRE UMA CRIANÇA COM TDAH: o diagnóstico clínico |
title_full_unstemmed |
ESTUDO DE CASO SOBRE UMA CRIANÇA COM TDAH: o diagnóstico clínico |
title_sort |
ESTUDO DE CASO SOBRE UMA CRIANÇA COM TDAH: o diagnóstico clínico |
author |
Silva, Cristiana Maria da |
author_facet |
Silva, Cristiana Maria da Ferreira Mendes, Delza de oliveira Barbosa, Deivid |
author_role |
author |
author2 |
Ferreira Mendes, Delza de oliveira Barbosa, Deivid |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Cristiana Maria da Ferreira Mendes, Delza de oliveira Barbosa, Deivid |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Trastorno por déficit de atención e hiperactividad Diagnóstico Estudio de caso Attention Deficit Hyperactivity Disorder Diagnostic Case Study Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade Diagnóstico Estudo de caso |
topic |
Trastorno por déficit de atención e hiperactividad Diagnóstico Estudio de caso Attention Deficit Hyperactivity Disorder Diagnostic Case Study Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade Diagnóstico Estudo de caso |
description |
O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um padrão persistente de desatenção e/ou hiperatividade-impulsividade que interfere no funcionamento ou no desenvolvimento do sujeito. Este estudo tem como objetivo identificar os critérios para avaliação psicodiagnóstica de uma criança que apresenta traços do TDHA e a eficácia das ferramentas diagnósticas empregados durante o processo de avaliação. Para isso, foi utilizado o relato de experiência de um caso clínico, ocorrido em uma Clínica de Psicologia de uma Faculdade do interior de Minas Gerais. A criança foi encaminhada para o atendimento psicológico, por apresentar comportamentos como baixo rendimento escolar, divagação durante a realização de tarefas, falta de persistência, dificuldade em manter o foco, desorganização e atividades motoras excessivas e em seguida foi feita a avaliação psicodiagnóstica. Através do estudo de caso foi possível confirmar e acompanhar o processo psicodiagnóstico da criança apresentando a mesma característica de TDAH encontradas nas pesquisas bibliográficas e confirmadas no psicodiagnóstico clínico. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/article/view/V6N2A30 10.22289/2446-922X.V6N2A30 |
url |
https://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/article/view/V6N2A30 |
identifier_str_mv |
10.22289/2446-922X.V6N2A30 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/article/view/V6N2A30/460 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Psicologia e Saúde em debate https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Psicologia e Saúde em debate https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade Patos de Minas |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade Patos de Minas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia e Saúde em debate; Vol. 6 No. 2 (2020); 453-479 Psicologia e Saúde em debate; Vol. 6 Núm. 2 (2020); 453-479 Psicologia e Saúde em debate; v. 6 n. 2 (2020); 453-479 2446-922X 10.22289/2446-922X.V6N2 reponame:Psicologia e Saúde em Debate instname:Faculdade Patos de Minas (FPM) instacron:FPM |
instname_str |
Faculdade Patos de Minas (FPM) |
instacron_str |
FPM |
institution |
FPM |
reponame_str |
Psicologia e Saúde em Debate |
collection |
Psicologia e Saúde em Debate |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia e Saúde em Debate - Faculdade Patos de Minas (FPM) |
repository.mail.fl_str_mv |
editor@dpgpsifpm.com.br |
_version_ |
1797042464989642752 |