ESTUDO DE CASO SOBRE UMA CRIANÇA COM TDAH: o diagnóstico clínico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Cristiana Maria da
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Ferreira Mendes, Delza, de oliveira Barbosa, Deivid
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia e Saúde em Debate
Texto Completo: https://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/article/view/V6N2A30
Resumo: O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um padrão persistente de desatenção e/ou hiperatividade-impulsividade que interfere no funcionamento ou no desenvolvimento do sujeito. Este estudo tem como objetivo identificar os critérios para avaliação psicodiagnóstica de uma criança que apresenta traços do TDHA e a eficácia das ferramentas diagnósticas empregados durante o processo de avaliação. Para isso, foi utilizado o relato de experiência de um caso clínico, ocorrido em uma Clínica de Psicologia de uma Faculdade do interior de Minas Gerais. A criança foi encaminhada para o atendimento psicológico, por apresentar comportamentos como baixo rendimento escolar, divagação durante a realização de tarefas, falta de persistência, dificuldade em manter o foco, desorganização e atividades motoras excessivas e em seguida foi feita a avaliação psicodiagnóstica.  Através do estudo de caso foi possível confirmar e acompanhar o processo psicodiagnóstico da criança apresentando a mesma característica de TDAH encontradas nas pesquisas bibliográficas e confirmadas no psicodiagnóstico clínico.
id FPM-1_f5415c6c51dfdeb29f23ad1c2feefb99
oai_identifier_str oai:ojs2.psicodebate.dpgpsifpm.com.br:article/694
network_acronym_str FPM-1
network_name_str Psicologia e Saúde em Debate
repository_id_str
spelling ESTUDO DE CASO SOBRE UMA CRIANÇA COM TDAH: o diagnóstico clínicoCASE STUDY ON A CHILD WITH ADHD: the clinical diagnosisESTUDIO DE CASO EN UN NIÑO CON TDAH: el diagnóstico clínicoTrastorno por déficit de atención e hiperactividadDiagnósticoEstudio de casoAttention Deficit Hyperactivity DisorderDiagnosticCase StudyTranstorno de Déficit de Atenção e HiperatividadeDiagnósticoEstudo de casoO Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um padrão persistente de desatenção e/ou hiperatividade-impulsividade que interfere no funcionamento ou no desenvolvimento do sujeito. Este estudo tem como objetivo identificar os critérios para avaliação psicodiagnóstica de uma criança que apresenta traços do TDHA e a eficácia das ferramentas diagnósticas empregados durante o processo de avaliação. Para isso, foi utilizado o relato de experiência de um caso clínico, ocorrido em uma Clínica de Psicologia de uma Faculdade do interior de Minas Gerais. A criança foi encaminhada para o atendimento psicológico, por apresentar comportamentos como baixo rendimento escolar, divagação durante a realização de tarefas, falta de persistência, dificuldade em manter o foco, desorganização e atividades motoras excessivas e em seguida foi feita a avaliação psicodiagnóstica.  Através do estudo de caso foi possível confirmar e acompanhar o processo psicodiagnóstico da criança apresentando a mesma característica de TDAH encontradas nas pesquisas bibliográficas e confirmadas no psicodiagnóstico clínico.Attention deficit hyperactivity disorder (ADHD) is a persistent pattern of neglect and/or hyperactivity-impulsivity that interferes with non-functioning or non-development of a person. The following article focuses on identifying the criteria for a child psychodiagnostic assessment that presents traces of TDHA and the effectiveness of diagnostic tests undertaken during this assessment process. For this purpose, an experience report of a clinical case was made and held in a Psychology Clinic of a Faculty of the Interior of Minas Gerais. The child was directed to psychological care, for presenting behaviors such as low school performance, wandering during the performance of tasks, lack of persistence, difficulty in keeping focused, disorganization and excessive motor activities and then another psychodiagnostic assessment was done. This case study makes possible to confirm and accompany the psychodiagnostic process of the country presenting a characteristic of ADHD found in bibliographic research and confirmed non-clinical psychodiagnostics.El trastorno por déficit de atención con hiperactividad (TDAH) es un patrón persistente de falta de atención y / o hiperactividad-impulsividad que interfiere con el funcionamiento o el desarrollo del sujeto. Este estudio tiene como objetivo identificar los criterios para la evaluación psicodiagnóstica de un niño que tiene características de TDHA y la efectividad de las herramientas de diagnóstico utilizadas durante el proceso de evaluación. Para esto, fue utilizado el informe de la experiencia de un caso clínico, que tuvo lugar en una Clínica de Psicología de una Facultad en el interior de Minas Gerais. El niño tuvo atención psicológica, por tener comportamientos como bajo rendimiento escolar, divagar mientras realizaba tareas, falta de persistencia, dificultad para mantener el enfoque, desorganización y actividades motoras excesivas, y luego se realizó la evaluación psicodiagnóstica. A través del estudio de caso, fue posible confirmar y monitorear el proceso psicodiagnóstico del niño que presentaba la misma característica del TDAH encontrada en la investigación bibliográfica y confirmada en el psicodiagnóstico clínico.Faculdade Patos de Minas2020-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/article/view/V6N2A3010.22289/2446-922X.V6N2A30Psicologia e Saúde em debate; Vol. 6 No. 2 (2020); 453-479Psicologia e Saúde em debate; Vol. 6 Núm. 2 (2020); 453-479Psicologia e Saúde em debate; v. 6 n. 2 (2020); 453-4792446-922X10.22289/2446-922X.V6N2reponame:Psicologia e Saúde em Debateinstname:Faculdade Patos de Minas (FPM)instacron:FPMporhttps://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/article/view/V6N2A30/460Copyright (c) 2020 Psicologia e Saúde em debatehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Cristiana Maria da Ferreira Mendes, Delzade oliveira Barbosa, Deivid2023-08-01T03:31:35Zoai:ojs2.psicodebate.dpgpsifpm.com.br:article/694Revistahttp://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodicoPRIhttps://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/oaieditor@dpgpsifpm.com.br2446-922X2446-922Xopendoar:2023-08-01T03:31:35Psicologia e Saúde em Debate - Faculdade Patos de Minas (FPM)false
dc.title.none.fl_str_mv ESTUDO DE CASO SOBRE UMA CRIANÇA COM TDAH: o diagnóstico clínico
CASE STUDY ON A CHILD WITH ADHD: the clinical diagnosis
ESTUDIO DE CASO EN UN NIÑO CON TDAH: el diagnóstico clínico
title ESTUDO DE CASO SOBRE UMA CRIANÇA COM TDAH: o diagnóstico clínico
spellingShingle ESTUDO DE CASO SOBRE UMA CRIANÇA COM TDAH: o diagnóstico clínico
Silva, Cristiana Maria da
Trastorno por déficit de atención e hiperactividad
Diagnóstico
Estudio de caso
Attention Deficit Hyperactivity Disorder
Diagnostic
Case Study
Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade
Diagnóstico
Estudo de caso
title_short ESTUDO DE CASO SOBRE UMA CRIANÇA COM TDAH: o diagnóstico clínico
title_full ESTUDO DE CASO SOBRE UMA CRIANÇA COM TDAH: o diagnóstico clínico
title_fullStr ESTUDO DE CASO SOBRE UMA CRIANÇA COM TDAH: o diagnóstico clínico
title_full_unstemmed ESTUDO DE CASO SOBRE UMA CRIANÇA COM TDAH: o diagnóstico clínico
title_sort ESTUDO DE CASO SOBRE UMA CRIANÇA COM TDAH: o diagnóstico clínico
author Silva, Cristiana Maria da
author_facet Silva, Cristiana Maria da
Ferreira Mendes, Delza
de oliveira Barbosa, Deivid
author_role author
author2 Ferreira Mendes, Delza
de oliveira Barbosa, Deivid
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Cristiana Maria da
Ferreira Mendes, Delza
de oliveira Barbosa, Deivid
dc.subject.por.fl_str_mv Trastorno por déficit de atención e hiperactividad
Diagnóstico
Estudio de caso
Attention Deficit Hyperactivity Disorder
Diagnostic
Case Study
Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade
Diagnóstico
Estudo de caso
topic Trastorno por déficit de atención e hiperactividad
Diagnóstico
Estudio de caso
Attention Deficit Hyperactivity Disorder
Diagnostic
Case Study
Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade
Diagnóstico
Estudo de caso
description O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um padrão persistente de desatenção e/ou hiperatividade-impulsividade que interfere no funcionamento ou no desenvolvimento do sujeito. Este estudo tem como objetivo identificar os critérios para avaliação psicodiagnóstica de uma criança que apresenta traços do TDHA e a eficácia das ferramentas diagnósticas empregados durante o processo de avaliação. Para isso, foi utilizado o relato de experiência de um caso clínico, ocorrido em uma Clínica de Psicologia de uma Faculdade do interior de Minas Gerais. A criança foi encaminhada para o atendimento psicológico, por apresentar comportamentos como baixo rendimento escolar, divagação durante a realização de tarefas, falta de persistência, dificuldade em manter o foco, desorganização e atividades motoras excessivas e em seguida foi feita a avaliação psicodiagnóstica.  Através do estudo de caso foi possível confirmar e acompanhar o processo psicodiagnóstico da criança apresentando a mesma característica de TDAH encontradas nas pesquisas bibliográficas e confirmadas no psicodiagnóstico clínico.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/article/view/V6N2A30
10.22289/2446-922X.V6N2A30
url https://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/article/view/V6N2A30
identifier_str_mv 10.22289/2446-922X.V6N2A30
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/article/view/V6N2A30/460
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Psicologia e Saúde em debate
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Psicologia e Saúde em debate
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade Patos de Minas
publisher.none.fl_str_mv Faculdade Patos de Minas
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia e Saúde em debate; Vol. 6 No. 2 (2020); 453-479
Psicologia e Saúde em debate; Vol. 6 Núm. 2 (2020); 453-479
Psicologia e Saúde em debate; v. 6 n. 2 (2020); 453-479
2446-922X
10.22289/2446-922X.V6N2
reponame:Psicologia e Saúde em Debate
instname:Faculdade Patos de Minas (FPM)
instacron:FPM
instname_str Faculdade Patos de Minas (FPM)
instacron_str FPM
institution FPM
reponame_str Psicologia e Saúde em Debate
collection Psicologia e Saúde em Debate
repository.name.fl_str_mv Psicologia e Saúde em Debate - Faculdade Patos de Minas (FPM)
repository.mail.fl_str_mv editor@dpgpsifpm.com.br
_version_ 1797042464989642752