A IMPORTÂNCIA DO FUTSAL PARA OS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia e Saúde em Debate |
Texto Completo: | https://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/article/view/382 |
Resumo: | Introdução: O Futsal é uma das práticas esportivas que mais se aproxima da realidade dos alunos, nesta fase de desenvolvimento, conseguem absorver e se interessar mais pelo esporte. O professor de educação física, participando diariamente e com conteúdo diversificado, constrói uma aula mais propicia à aprendizagem. Pode-se ressaltar que o futsal também promove a inclusão e o desenvolvimento das inteligências múltiplas, transmite valores uteis para vida cidadã, desenvolve a coordenação motora, não se esquecendo, que, de forma lúdica, a participação de todos os alunos é multiplicada. Objetivo: Analisar e compreender a importância do futsal na aula de Educação Física no ensino fundamental e reconhecer a importância deste profissional para a educação. Metodologia: A pesquisa que fundamenta este trabalho é uma revisão narrativa conceitual, de cunho bibliográfico, com caráter descritivo em que se comparou as obras relacionadas para leitura e discussão, e após este levantamento, fez-se a conclusão. Foram utilizados vinte e seis artigos, pesquisados em base de dados como scielo, google acadêmico e na biblioteca física da instituição. Considerações: O presente artigo discute o papel fundamental que o futsal pode proporcionar na vida dos alunos nesta fase de ensino, de maneira a desenvolver da melhor maneira atividades com caráter lúdico, sendo assim, uma forma de aumentar o interesse durante a atividade, diversificando sua aula e saindo do convencional. Caracteriza-se por ser um esporte muito praticado em nosso País. Por sua simples execução motora, trabalha movimentos básicos necessários para o jogo, fundamental na infância, desenvolvendo habilidades motoras trabalhando movimentos básicos, auxilia na postura exigindo da criança mudanças repentinas de direção, resultando, deste modo, em uma melhora no grau de habilidades, gestos específicos e seu aprendizado. O profissional de Educação Física é um privilegiado no âmbito escolar, pois, proporciona ao aluno desenvolvimento de suas capacidades físicas, conhecimentos técnicos e táticos, além de fazer com que aprendam a respeitar seus adversários, a como se organizar socialmente, já que se configura como forma de socialização e respeito passada ao educando. Este profissional trabalha com o princípio da inclusão e diversidade, tratando todos de forma igualitária, sempre respeitando a subjetividade do indivíduo. |
id |
FPM-1_fabca3a4a12171a9cc637041ccca0bf2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.psicodebate.dpgpsifpm.com.br:article/382 |
network_acronym_str |
FPM-1 |
network_name_str |
Psicologia e Saúde em Debate |
repository_id_str |
|
spelling |
A IMPORTÂNCIA DO FUTSAL PARA OS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTALEsporteEducação BásicaEducação FísicaIntrodução: O Futsal é uma das práticas esportivas que mais se aproxima da realidade dos alunos, nesta fase de desenvolvimento, conseguem absorver e se interessar mais pelo esporte. O professor de educação física, participando diariamente e com conteúdo diversificado, constrói uma aula mais propicia à aprendizagem. Pode-se ressaltar que o futsal também promove a inclusão e o desenvolvimento das inteligências múltiplas, transmite valores uteis para vida cidadã, desenvolve a coordenação motora, não se esquecendo, que, de forma lúdica, a participação de todos os alunos é multiplicada. Objetivo: Analisar e compreender a importância do futsal na aula de Educação Física no ensino fundamental e reconhecer a importância deste profissional para a educação. Metodologia: A pesquisa que fundamenta este trabalho é uma revisão narrativa conceitual, de cunho bibliográfico, com caráter descritivo em que se comparou as obras relacionadas para leitura e discussão, e após este levantamento, fez-se a conclusão. Foram utilizados vinte e seis artigos, pesquisados em base de dados como scielo, google acadêmico e na biblioteca física da instituição. Considerações: O presente artigo discute o papel fundamental que o futsal pode proporcionar na vida dos alunos nesta fase de ensino, de maneira a desenvolver da melhor maneira atividades com caráter lúdico, sendo assim, uma forma de aumentar o interesse durante a atividade, diversificando sua aula e saindo do convencional. Caracteriza-se por ser um esporte muito praticado em nosso País. Por sua simples execução motora, trabalha movimentos básicos necessários para o jogo, fundamental na infância, desenvolvendo habilidades motoras trabalhando movimentos básicos, auxilia na postura exigindo da criança mudanças repentinas de direção, resultando, deste modo, em uma melhora no grau de habilidades, gestos específicos e seu aprendizado. O profissional de Educação Física é um privilegiado no âmbito escolar, pois, proporciona ao aluno desenvolvimento de suas capacidades físicas, conhecimentos técnicos e táticos, além de fazer com que aprendam a respeitar seus adversários, a como se organizar socialmente, já que se configura como forma de socialização e respeito passada ao educando. Este profissional trabalha com o princípio da inclusão e diversidade, tratando todos de forma igualitária, sempre respeitando a subjetividade do indivíduo.Faculdade Patos de Minas2018-12-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/article/view/382Psicologia e Saúde em debate; Vol. 4 No. Suppl1 (2018); 36-36Psicologia e Saúde em debate; Vol. 4 Núm. Suppl1 (2018); 36-36Psicologia e Saúde em debate; v. 4 n. Suppl1 (2018); 36-362446-922X10.22289/V4S1reponame:Psicologia e Saúde em Debateinstname:Faculdade Patos de Minas (FPM)instacron:FPMporhttps://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/article/view/382/181Copyright (c) 2018 Psicologia e Saúde em debatehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRibeiro, Mauricio GuilhermeAmaro, Diogo Alves2023-08-01T03:31:18Zoai:ojs2.psicodebate.dpgpsifpm.com.br:article/382Revistahttp://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodicoPRIhttps://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/oaieditor@dpgpsifpm.com.br2446-922X2446-922Xopendoar:2023-08-01T03:31:18Psicologia e Saúde em Debate - Faculdade Patos de Minas (FPM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A IMPORTÂNCIA DO FUTSAL PARA OS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
title |
A IMPORTÂNCIA DO FUTSAL PARA OS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
spellingShingle |
A IMPORTÂNCIA DO FUTSAL PARA OS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL Ribeiro, Mauricio Guilherme Esporte Educação Básica Educação Física |
title_short |
A IMPORTÂNCIA DO FUTSAL PARA OS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
title_full |
A IMPORTÂNCIA DO FUTSAL PARA OS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
title_fullStr |
A IMPORTÂNCIA DO FUTSAL PARA OS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
title_full_unstemmed |
A IMPORTÂNCIA DO FUTSAL PARA OS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
title_sort |
A IMPORTÂNCIA DO FUTSAL PARA OS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
author |
Ribeiro, Mauricio Guilherme |
author_facet |
Ribeiro, Mauricio Guilherme Amaro, Diogo Alves |
author_role |
author |
author2 |
Amaro, Diogo Alves |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Mauricio Guilherme Amaro, Diogo Alves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Esporte Educação Básica Educação Física |
topic |
Esporte Educação Básica Educação Física |
description |
Introdução: O Futsal é uma das práticas esportivas que mais se aproxima da realidade dos alunos, nesta fase de desenvolvimento, conseguem absorver e se interessar mais pelo esporte. O professor de educação física, participando diariamente e com conteúdo diversificado, constrói uma aula mais propicia à aprendizagem. Pode-se ressaltar que o futsal também promove a inclusão e o desenvolvimento das inteligências múltiplas, transmite valores uteis para vida cidadã, desenvolve a coordenação motora, não se esquecendo, que, de forma lúdica, a participação de todos os alunos é multiplicada. Objetivo: Analisar e compreender a importância do futsal na aula de Educação Física no ensino fundamental e reconhecer a importância deste profissional para a educação. Metodologia: A pesquisa que fundamenta este trabalho é uma revisão narrativa conceitual, de cunho bibliográfico, com caráter descritivo em que se comparou as obras relacionadas para leitura e discussão, e após este levantamento, fez-se a conclusão. Foram utilizados vinte e seis artigos, pesquisados em base de dados como scielo, google acadêmico e na biblioteca física da instituição. Considerações: O presente artigo discute o papel fundamental que o futsal pode proporcionar na vida dos alunos nesta fase de ensino, de maneira a desenvolver da melhor maneira atividades com caráter lúdico, sendo assim, uma forma de aumentar o interesse durante a atividade, diversificando sua aula e saindo do convencional. Caracteriza-se por ser um esporte muito praticado em nosso País. Por sua simples execução motora, trabalha movimentos básicos necessários para o jogo, fundamental na infância, desenvolvendo habilidades motoras trabalhando movimentos básicos, auxilia na postura exigindo da criança mudanças repentinas de direção, resultando, deste modo, em uma melhora no grau de habilidades, gestos específicos e seu aprendizado. O profissional de Educação Física é um privilegiado no âmbito escolar, pois, proporciona ao aluno desenvolvimento de suas capacidades físicas, conhecimentos técnicos e táticos, além de fazer com que aprendam a respeitar seus adversários, a como se organizar socialmente, já que se configura como forma de socialização e respeito passada ao educando. Este profissional trabalha com o princípio da inclusão e diversidade, tratando todos de forma igualitária, sempre respeitando a subjetividade do indivíduo. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/article/view/382 |
url |
https://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/article/view/382 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/article/view/382/181 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Psicologia e Saúde em debate https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Psicologia e Saúde em debate https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade Patos de Minas |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade Patos de Minas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia e Saúde em debate; Vol. 4 No. Suppl1 (2018); 36-36 Psicologia e Saúde em debate; Vol. 4 Núm. Suppl1 (2018); 36-36 Psicologia e Saúde em debate; v. 4 n. Suppl1 (2018); 36-36 2446-922X 10.22289/V4S1 reponame:Psicologia e Saúde em Debate instname:Faculdade Patos de Minas (FPM) instacron:FPM |
instname_str |
Faculdade Patos de Minas (FPM) |
instacron_str |
FPM |
institution |
FPM |
reponame_str |
Psicologia e Saúde em Debate |
collection |
Psicologia e Saúde em Debate |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia e Saúde em Debate - Faculdade Patos de Minas (FPM) |
repository.mail.fl_str_mv |
editor@dpgpsifpm.com.br |
_version_ |
1797042463689408512 |