MORTALIDADE POR CAUSAS EXTERNAS EM CRIANÇAS, ADOLESCENTES E JOVENS: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Matos, Karla
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Martins, Christine Baccarat de Godoy
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Espaço para a Saúde (Online)
Texto Completo: https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/465
Resumo: O estudo objetivou identificar na literatura dos últimos cinco anos acerca da mortalidade por causas externas em crianças, adolescentes e jovens. As causas externas têm determinado um importante impacto na saúde das populações de vários países do mundo, principalmente entre crianças e jovens. Trata-se de um estudo bibliográfico desenvolvido no período de janeiro a dezembro de 2010. A busca foi realizada a partir das bases de dados MedLine, Lilacs, Scielo, Periódicos Capes e em sites oficiais, sendo encontrados ao total 69 trabalhos, consistindo em 43 artigos, 5 dissertações, uma tese, 13 relatórios e manuais e 7 políticas de enfrentamento e prevenção à violência. Os trabalhos encontrados abordavam dados epidemiológicos, fatores associados ao evento, o impacto para o setor saúde e social, importância da prevenção e as políticas públicas em relação à mortalidade por causas externas. No Brasil, dentre os óbitos por causas externas, as agressões e os acidentes de transporte ocupam o primeiro e o segundo lugar. A mortalidade por causas externas constitui-se um problema de etiologia multifatorial, envolvendo vários níveis de influência, desde o nível individual até o social. As causas violentas podem ocasionar conseqüências que geram altos custos econômicos, emocionais e sociais. No Brasil, e até mesmo internacionalmente, o perfil das vítimas da mortalidade por causas externas são: jovens, do sexo masculino, com baixo nível socioeconômico e da etnia negra.  Percebe-se uma produção de políticas voltadas para a problemática. Por fim, compreendemos a importância deste tema, uma vez que as causas externas são passíveis de prevenção.
id FPP-1_52adc81bbf8778348721778a582cdb7d
oai_identifier_str oai:ojs.168.194.69.20:article/465
network_acronym_str FPP-1
network_name_str Espaço para a Saúde (Online)
repository_id_str
spelling MORTALIDADE POR CAUSAS EXTERNAS EM CRIANÇAS, ADOLESCENTES E JOVENS: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICACausas externasCriançaAdolescenteMortalidade.O estudo objetivou identificar na literatura dos últimos cinco anos acerca da mortalidade por causas externas em crianças, adolescentes e jovens. As causas externas têm determinado um importante impacto na saúde das populações de vários países do mundo, principalmente entre crianças e jovens. Trata-se de um estudo bibliográfico desenvolvido no período de janeiro a dezembro de 2010. A busca foi realizada a partir das bases de dados MedLine, Lilacs, Scielo, Periódicos Capes e em sites oficiais, sendo encontrados ao total 69 trabalhos, consistindo em 43 artigos, 5 dissertações, uma tese, 13 relatórios e manuais e 7 políticas de enfrentamento e prevenção à violência. Os trabalhos encontrados abordavam dados epidemiológicos, fatores associados ao evento, o impacto para o setor saúde e social, importância da prevenção e as políticas públicas em relação à mortalidade por causas externas. No Brasil, dentre os óbitos por causas externas, as agressões e os acidentes de transporte ocupam o primeiro e o segundo lugar. A mortalidade por causas externas constitui-se um problema de etiologia multifatorial, envolvendo vários níveis de influência, desde o nível individual até o social. As causas violentas podem ocasionar conseqüências que geram altos custos econômicos, emocionais e sociais. No Brasil, e até mesmo internacionalmente, o perfil das vítimas da mortalidade por causas externas são: jovens, do sexo masculino, com baixo nível socioeconômico e da etnia negra.  Percebe-se uma produção de políticas voltadas para a problemática. Por fim, compreendemos a importância deste tema, uma vez que as causas externas são passíveis de prevenção.Faculdades Pequeno Príncipe2013-12-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/46510.22421/15177130-2013v14n1/2p82Espaço para a Saúde; Vol. 14 No. 1/2 (2013); 82-93Espaço para a Saúde; v. 14 n. 1/2 (2013); 82-931517-71300103-3832reponame:Espaço para a Saúde (Online)instname:Faculdades Pequeno Príncipe (FPP)instacron:FPPporhttps://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/465/pdf_7Copyright (c) 2013 Karla Matos, Christine Baccarat de Godoy Martinsinfo:eu-repo/semantics/openAccessMatos, KarlaMartins, Christine Baccarat de Godoy2022-02-14T16:52:58Zoai:ojs.168.194.69.20:article/465Revistahttps://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/PRIhttps://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/oaiespaco-saude@fpp.edu.br || elaine.rossi@fpp.edu.br1517-71300103-3832opendoar:2022-02-14T16:52:58Espaço para a Saúde (Online) - Faculdades Pequeno Príncipe (FPP)false
dc.title.none.fl_str_mv MORTALIDADE POR CAUSAS EXTERNAS EM CRIANÇAS, ADOLESCENTES E JOVENS: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
title MORTALIDADE POR CAUSAS EXTERNAS EM CRIANÇAS, ADOLESCENTES E JOVENS: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
spellingShingle MORTALIDADE POR CAUSAS EXTERNAS EM CRIANÇAS, ADOLESCENTES E JOVENS: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
Matos, Karla
Causas externas
Criança
Adolescente
Mortalidade.
title_short MORTALIDADE POR CAUSAS EXTERNAS EM CRIANÇAS, ADOLESCENTES E JOVENS: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
title_full MORTALIDADE POR CAUSAS EXTERNAS EM CRIANÇAS, ADOLESCENTES E JOVENS: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
title_fullStr MORTALIDADE POR CAUSAS EXTERNAS EM CRIANÇAS, ADOLESCENTES E JOVENS: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
title_full_unstemmed MORTALIDADE POR CAUSAS EXTERNAS EM CRIANÇAS, ADOLESCENTES E JOVENS: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
title_sort MORTALIDADE POR CAUSAS EXTERNAS EM CRIANÇAS, ADOLESCENTES E JOVENS: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
author Matos, Karla
author_facet Matos, Karla
Martins, Christine Baccarat de Godoy
author_role author
author2 Martins, Christine Baccarat de Godoy
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Matos, Karla
Martins, Christine Baccarat de Godoy
dc.subject.por.fl_str_mv Causas externas
Criança
Adolescente
Mortalidade.
topic Causas externas
Criança
Adolescente
Mortalidade.
description O estudo objetivou identificar na literatura dos últimos cinco anos acerca da mortalidade por causas externas em crianças, adolescentes e jovens. As causas externas têm determinado um importante impacto na saúde das populações de vários países do mundo, principalmente entre crianças e jovens. Trata-se de um estudo bibliográfico desenvolvido no período de janeiro a dezembro de 2010. A busca foi realizada a partir das bases de dados MedLine, Lilacs, Scielo, Periódicos Capes e em sites oficiais, sendo encontrados ao total 69 trabalhos, consistindo em 43 artigos, 5 dissertações, uma tese, 13 relatórios e manuais e 7 políticas de enfrentamento e prevenção à violência. Os trabalhos encontrados abordavam dados epidemiológicos, fatores associados ao evento, o impacto para o setor saúde e social, importância da prevenção e as políticas públicas em relação à mortalidade por causas externas. No Brasil, dentre os óbitos por causas externas, as agressões e os acidentes de transporte ocupam o primeiro e o segundo lugar. A mortalidade por causas externas constitui-se um problema de etiologia multifatorial, envolvendo vários níveis de influência, desde o nível individual até o social. As causas violentas podem ocasionar conseqüências que geram altos custos econômicos, emocionais e sociais. No Brasil, e até mesmo internacionalmente, o perfil das vítimas da mortalidade por causas externas são: jovens, do sexo masculino, com baixo nível socioeconômico e da etnia negra.  Percebe-se uma produção de políticas voltadas para a problemática. Por fim, compreendemos a importância deste tema, uma vez que as causas externas são passíveis de prevenção.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/465
10.22421/15177130-2013v14n1/2p82
url https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/465
identifier_str_mv 10.22421/15177130-2013v14n1/2p82
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/465/pdf_7
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2013 Karla Matos, Christine Baccarat de Godoy Martins
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2013 Karla Matos, Christine Baccarat de Godoy Martins
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdades Pequeno Príncipe
publisher.none.fl_str_mv Faculdades Pequeno Príncipe
dc.source.none.fl_str_mv Espaço para a Saúde; Vol. 14 No. 1/2 (2013); 82-93
Espaço para a Saúde; v. 14 n. 1/2 (2013); 82-93
1517-7130
0103-3832
reponame:Espaço para a Saúde (Online)
instname:Faculdades Pequeno Príncipe (FPP)
instacron:FPP
instname_str Faculdades Pequeno Príncipe (FPP)
instacron_str FPP
institution FPP
reponame_str Espaço para a Saúde (Online)
collection Espaço para a Saúde (Online)
repository.name.fl_str_mv Espaço para a Saúde (Online) - Faculdades Pequeno Príncipe (FPP)
repository.mail.fl_str_mv espaco-saude@fpp.edu.br || elaine.rossi@fpp.edu.br
_version_ 1796797494967926784