ESTRATÉGIAS EDUCATIVAS AO PORTADOR DE DIABETES MELLITUS: REVISÃO SISTEMÁTICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Peixoto, Gilciane Vianna
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Silva, Rosângela Marion da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Espaço para a Saúde (Online)
Texto Completo: https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/452
Resumo: Esta revisão sistemática teve como objetivo identificar as estratégias utilizadas para realizar ações educativas em saúde ao portador de Diabetes Mellitus. A busca dos artigos foi realizada de maio a junho de 2010, nas bases de dados LILACS e SCIELO e utilizou como descritores: Diabetes Mellitus, Educação em saúde, Enfermagem em saúde comunitária e Enfermagem. O recorte temporal estabelecido foi o período de 2000 e 2010. Foram identificados 17 artigos que foram organizados em unidades temáticas. Os resultados evidenciaram como estratégias para promover a qualidade de vida do portador de Diabetes Melittus, a realização de ações educativas com a participação multiprofissional, a inclusão da família no tratamento e a realização de atividades em grupo. Ressalta-se a participação do enfermeiro como educador, constituindo como um desafio para esse profissional a sensibilização das pessoas para a prevenção desta síndrome. Destaca-se como limitação a carência de publicação sobre a temática.
id FPP-1_7a1fc799f804780d315a0c748df11661
oai_identifier_str oai:ojs.168.194.69.20:article/452
network_acronym_str FPP-1
network_name_str Espaço para a Saúde (Online)
repository_id_str
spelling ESTRATÉGIAS EDUCATIVAS AO PORTADOR DE DIABETES MELLITUS: REVISÃO SISTEMÁTICADiabetes MellitusEnfermagem em Saúde ComunitáriaEducação em SaúdeEnfermagem.Esta revisão sistemática teve como objetivo identificar as estratégias utilizadas para realizar ações educativas em saúde ao portador de Diabetes Mellitus. A busca dos artigos foi realizada de maio a junho de 2010, nas bases de dados LILACS e SCIELO e utilizou como descritores: Diabetes Mellitus, Educação em saúde, Enfermagem em saúde comunitária e Enfermagem. O recorte temporal estabelecido foi o período de 2000 e 2010. Foram identificados 17 artigos que foram organizados em unidades temáticas. Os resultados evidenciaram como estratégias para promover a qualidade de vida do portador de Diabetes Melittus, a realização de ações educativas com a participação multiprofissional, a inclusão da família no tratamento e a realização de atividades em grupo. Ressalta-se a participação do enfermeiro como educador, constituindo como um desafio para esse profissional a sensibilização das pessoas para a prevenção desta síndrome. Destaca-se como limitação a carência de publicação sobre a temática.Faculdades Pequeno Príncipe2012-01-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/45210.22421/15177130-2011v13n1p74Espaço para a Saúde; Vol. 13 No. 1 (2011); 74-81Espaço para a Saúde; v. 13 n. 1 (2011); 74-811517-71300103-3832reponame:Espaço para a Saúde (Online)instname:Faculdades Pequeno Príncipe (FPP)instacron:FPPporhttps://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/452/pdfCopyright (c) 2012 Gilciane Vianna Peixoto, Rosângela Marion da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessPeixoto, Gilciane ViannaSilva, Rosângela Marion da2022-02-14T16:52:56Zoai:ojs.168.194.69.20:article/452Revistahttps://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/PRIhttps://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/oaiespaco-saude@fpp.edu.br || elaine.rossi@fpp.edu.br1517-71300103-3832opendoar:2022-02-14T16:52:56Espaço para a Saúde (Online) - Faculdades Pequeno Príncipe (FPP)false
dc.title.none.fl_str_mv ESTRATÉGIAS EDUCATIVAS AO PORTADOR DE DIABETES MELLITUS: REVISÃO SISTEMÁTICA
title ESTRATÉGIAS EDUCATIVAS AO PORTADOR DE DIABETES MELLITUS: REVISÃO SISTEMÁTICA
spellingShingle ESTRATÉGIAS EDUCATIVAS AO PORTADOR DE DIABETES MELLITUS: REVISÃO SISTEMÁTICA
Peixoto, Gilciane Vianna
Diabetes Mellitus
Enfermagem em Saúde Comunitária
Educação em Saúde
Enfermagem.
title_short ESTRATÉGIAS EDUCATIVAS AO PORTADOR DE DIABETES MELLITUS: REVISÃO SISTEMÁTICA
title_full ESTRATÉGIAS EDUCATIVAS AO PORTADOR DE DIABETES MELLITUS: REVISÃO SISTEMÁTICA
title_fullStr ESTRATÉGIAS EDUCATIVAS AO PORTADOR DE DIABETES MELLITUS: REVISÃO SISTEMÁTICA
title_full_unstemmed ESTRATÉGIAS EDUCATIVAS AO PORTADOR DE DIABETES MELLITUS: REVISÃO SISTEMÁTICA
title_sort ESTRATÉGIAS EDUCATIVAS AO PORTADOR DE DIABETES MELLITUS: REVISÃO SISTEMÁTICA
author Peixoto, Gilciane Vianna
author_facet Peixoto, Gilciane Vianna
Silva, Rosângela Marion da
author_role author
author2 Silva, Rosângela Marion da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Peixoto, Gilciane Vianna
Silva, Rosângela Marion da
dc.subject.por.fl_str_mv Diabetes Mellitus
Enfermagem em Saúde Comunitária
Educação em Saúde
Enfermagem.
topic Diabetes Mellitus
Enfermagem em Saúde Comunitária
Educação em Saúde
Enfermagem.
description Esta revisão sistemática teve como objetivo identificar as estratégias utilizadas para realizar ações educativas em saúde ao portador de Diabetes Mellitus. A busca dos artigos foi realizada de maio a junho de 2010, nas bases de dados LILACS e SCIELO e utilizou como descritores: Diabetes Mellitus, Educação em saúde, Enfermagem em saúde comunitária e Enfermagem. O recorte temporal estabelecido foi o período de 2000 e 2010. Foram identificados 17 artigos que foram organizados em unidades temáticas. Os resultados evidenciaram como estratégias para promover a qualidade de vida do portador de Diabetes Melittus, a realização de ações educativas com a participação multiprofissional, a inclusão da família no tratamento e a realização de atividades em grupo. Ressalta-se a participação do enfermeiro como educador, constituindo como um desafio para esse profissional a sensibilização das pessoas para a prevenção desta síndrome. Destaca-se como limitação a carência de publicação sobre a temática.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/452
10.22421/15177130-2011v13n1p74
url https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/452
identifier_str_mv 10.22421/15177130-2011v13n1p74
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/452/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2012 Gilciane Vianna Peixoto, Rosângela Marion da Silva
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2012 Gilciane Vianna Peixoto, Rosângela Marion da Silva
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdades Pequeno Príncipe
publisher.none.fl_str_mv Faculdades Pequeno Príncipe
dc.source.none.fl_str_mv Espaço para a Saúde; Vol. 13 No. 1 (2011); 74-81
Espaço para a Saúde; v. 13 n. 1 (2011); 74-81
1517-7130
0103-3832
reponame:Espaço para a Saúde (Online)
instname:Faculdades Pequeno Príncipe (FPP)
instacron:FPP
instname_str Faculdades Pequeno Príncipe (FPP)
instacron_str FPP
institution FPP
reponame_str Espaço para a Saúde (Online)
collection Espaço para a Saúde (Online)
repository.name.fl_str_mv Espaço para a Saúde (Online) - Faculdades Pequeno Príncipe (FPP)
repository.mail.fl_str_mv espaco-saude@fpp.edu.br || elaine.rossi@fpp.edu.br
_version_ 1796797494945906688