Vivência de Estressores Psicossociais no Trabalho Docente em Escolas Públicas / Experience of Psychosocial Stressors in Teaching Work in Public Schools

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Virgínia Donizete; UNIFAL-MG
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Rosa, Letícia dos Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista FSA
Texto Completo: http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2418
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo analisar os estressores psicossociais presentes no trabalho dos docentes da educação básica da rede estadual no Sul de Minas Gerais, avaliando as diferenças de percepção dos estressores de acordo com o gênero e o nível de renda. A população se constituiu de 790 docentes atuantes em 20 escolas da rede estadual sul mineira e a amostra, não probabilística por conveniência, envolveu um total de 452 docentes. Estes responderam a um formulário sociodemográfico e laboral e à Escala para Avaliação de Estressores Psicossociais no Contexto Laboral (EAEPCL). As informações foram tratadas por meio da utilização de técnicas estatísticas descritivas e inferenciais, como o cálculo de frequências, médias, desvio padrão, testes t e análises de correlação. Os resultados obtidos indicaram que não houve diferença de percepção sobre os estressores entre professores do sexo feminino e masculino e os estressores mais destacados na percepção dos participantes, como um todo, foram a sobrecarga de papéis, o conflito trabalho-família, a pressão do grau de responsabilidade e a insegurança na carreira. Além disso, dentre esses, o único estressor cuja percepção se mostrou associada ao nível de renda foi aquele que tratou da insegurança na carreira. Palavras-chave: Estressores Psicossociais. Docentes. Educação Básica. Escolas Públicas.  ABSTRACT The aim of the study was to analyze the psychosocial stressors in the work of basic education teachers from the state education system, working in the southern region of Minas Gerais, evaluating the differences in the perception of stressors according to gender and income level. The population consisted of 790 teachers working in 20 schools in the southern state of Minas Gerais and the non-probabilistic convenience sample involved a total of 452 teachers. They answered a sociodemographic and work form and the Scale for Assessment of Psychosocial Stressors in the Work Context (EAEPCL). The information was treated using descriptive and inferential statistical techniques, such as calculating frequencies, means, standard deviations, t tests and correlation analysis. The results obtained indicated that there was no difference in the perception of stressors between female and male teachers and the most prominent stressors in the participants' perception, as a whole, were role overload, work-family conflict, responsibility and career development. Furthermore, among these, the only stressor whose perception was associated with the level of income was the one that dealt with career development. Keywords: Psychosocial Stressors. Teachers. Basic Education. Public Schools. 
id FSA-3_015d8c5f696c715c81244d70e3083f72
oai_identifier_str oai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/2418
network_acronym_str FSA-3
network_name_str Revista FSA
repository_id_str
spelling Vivência de Estressores Psicossociais no Trabalho Docente em Escolas Públicas / Experience of Psychosocial Stressors in Teaching Work in Public SchoolsPsicologiaO presente trabalho teve como objetivo analisar os estressores psicossociais presentes no trabalho dos docentes da educação básica da rede estadual no Sul de Minas Gerais, avaliando as diferenças de percepção dos estressores de acordo com o gênero e o nível de renda. A população se constituiu de 790 docentes atuantes em 20 escolas da rede estadual sul mineira e a amostra, não probabilística por conveniência, envolveu um total de 452 docentes. Estes responderam a um formulário sociodemográfico e laboral e à Escala para Avaliação de Estressores Psicossociais no Contexto Laboral (EAEPCL). As informações foram tratadas por meio da utilização de técnicas estatísticas descritivas e inferenciais, como o cálculo de frequências, médias, desvio padrão, testes t e análises de correlação. Os resultados obtidos indicaram que não houve diferença de percepção sobre os estressores entre professores do sexo feminino e masculino e os estressores mais destacados na percepção dos participantes, como um todo, foram a sobrecarga de papéis, o conflito trabalho-família, a pressão do grau de responsabilidade e a insegurança na carreira. Além disso, dentre esses, o único estressor cuja percepção se mostrou associada ao nível de renda foi aquele que tratou da insegurança na carreira. Palavras-chave: Estressores Psicossociais. Docentes. Educação Básica. Escolas Públicas.  ABSTRACT The aim of the study was to analyze the psychosocial stressors in the work of basic education teachers from the state education system, working in the southern region of Minas Gerais, evaluating the differences in the perception of stressors according to gender and income level. The population consisted of 790 teachers working in 20 schools in the southern state of Minas Gerais and the non-probabilistic convenience sample involved a total of 452 teachers. They answered a sociodemographic and work form and the Scale for Assessment of Psychosocial Stressors in the Work Context (EAEPCL). The information was treated using descriptive and inferential statistical techniques, such as calculating frequencies, means, standard deviations, t tests and correlation analysis. The results obtained indicated that there was no difference in the perception of stressors between female and male teachers and the most prominent stressors in the participants' perception, as a whole, were role overload, work-family conflict, responsibility and career development. Furthermore, among these, the only stressor whose perception was associated with the level of income was the one that dealt with career development. Keywords: Psychosocial Stressors. Teachers. Basic Education. Public Schools. Revista FSA (St. Augustine College Journal)Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)Carvalho, Virgínia Donizete; UNIFAL-MGRosa, Letícia dos Santos2021-12-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/x-rarapplication/xmlhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/241810.12819/2021.18.12.6Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 18, n. 12, dez. 2021; 107-123Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 18, n. 12, dez. 2021; 107-1232317-29831806-6356reponame:Revista FSAinstname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)instacron:FSAporhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2418/491493103http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2418/491493104http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2418/491493105http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2418/1796http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2418/1797http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2418/1798Direitos autorais 2022 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-01-11T16:24:29Zoai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/2418Revistahttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsaPRIhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/oairevistafsa@unifsa.com.br2317-29831806-6356opendoar:2022-01-11T16:24:29Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)false
dc.title.none.fl_str_mv Vivência de Estressores Psicossociais no Trabalho Docente em Escolas Públicas / Experience of Psychosocial Stressors in Teaching Work in Public Schools
title Vivência de Estressores Psicossociais no Trabalho Docente em Escolas Públicas / Experience of Psychosocial Stressors in Teaching Work in Public Schools
spellingShingle Vivência de Estressores Psicossociais no Trabalho Docente em Escolas Públicas / Experience of Psychosocial Stressors in Teaching Work in Public Schools
Carvalho, Virgínia Donizete; UNIFAL-MG
Psicologia
title_short Vivência de Estressores Psicossociais no Trabalho Docente em Escolas Públicas / Experience of Psychosocial Stressors in Teaching Work in Public Schools
title_full Vivência de Estressores Psicossociais no Trabalho Docente em Escolas Públicas / Experience of Psychosocial Stressors in Teaching Work in Public Schools
title_fullStr Vivência de Estressores Psicossociais no Trabalho Docente em Escolas Públicas / Experience of Psychosocial Stressors in Teaching Work in Public Schools
title_full_unstemmed Vivência de Estressores Psicossociais no Trabalho Docente em Escolas Públicas / Experience of Psychosocial Stressors in Teaching Work in Public Schools
title_sort Vivência de Estressores Psicossociais no Trabalho Docente em Escolas Públicas / Experience of Psychosocial Stressors in Teaching Work in Public Schools
author Carvalho, Virgínia Donizete; UNIFAL-MG
author_facet Carvalho, Virgínia Donizete; UNIFAL-MG
Rosa, Letícia dos Santos
author_role author
author2 Rosa, Letícia dos Santos
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Virgínia Donizete; UNIFAL-MG
Rosa, Letícia dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia
topic Psicologia
description O presente trabalho teve como objetivo analisar os estressores psicossociais presentes no trabalho dos docentes da educação básica da rede estadual no Sul de Minas Gerais, avaliando as diferenças de percepção dos estressores de acordo com o gênero e o nível de renda. A população se constituiu de 790 docentes atuantes em 20 escolas da rede estadual sul mineira e a amostra, não probabilística por conveniência, envolveu um total de 452 docentes. Estes responderam a um formulário sociodemográfico e laboral e à Escala para Avaliação de Estressores Psicossociais no Contexto Laboral (EAEPCL). As informações foram tratadas por meio da utilização de técnicas estatísticas descritivas e inferenciais, como o cálculo de frequências, médias, desvio padrão, testes t e análises de correlação. Os resultados obtidos indicaram que não houve diferença de percepção sobre os estressores entre professores do sexo feminino e masculino e os estressores mais destacados na percepção dos participantes, como um todo, foram a sobrecarga de papéis, o conflito trabalho-família, a pressão do grau de responsabilidade e a insegurança na carreira. Além disso, dentre esses, o único estressor cuja percepção se mostrou associada ao nível de renda foi aquele que tratou da insegurança na carreira. Palavras-chave: Estressores Psicossociais. Docentes. Educação Básica. Escolas Públicas.  ABSTRACT The aim of the study was to analyze the psychosocial stressors in the work of basic education teachers from the state education system, working in the southern region of Minas Gerais, evaluating the differences in the perception of stressors according to gender and income level. The population consisted of 790 teachers working in 20 schools in the southern state of Minas Gerais and the non-probabilistic convenience sample involved a total of 452 teachers. They answered a sociodemographic and work form and the Scale for Assessment of Psychosocial Stressors in the Work Context (EAEPCL). The information was treated using descriptive and inferential statistical techniques, such as calculating frequencies, means, standard deviations, t tests and correlation analysis. The results obtained indicated that there was no difference in the perception of stressors between female and male teachers and the most prominent stressors in the participants' perception, as a whole, were role overload, work-family conflict, responsibility and career development. Furthermore, among these, the only stressor whose perception was associated with the level of income was the one that dealt with career development. Keywords: Psychosocial Stressors. Teachers. Basic Education. Public Schools. 
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-16
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2418
10.12819/2021.18.12.6
url http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2418
identifier_str_mv 10.12819/2021.18.12.6
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2418/491493103
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2418/491493104
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2418/491493105
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2418/1796
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2418/1797
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2418/1798
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2022 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2022 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/x-rar
application/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal)
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
publisher.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal)
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
dc.source.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 18, n. 12, dez. 2021; 107-123
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 18, n. 12, dez. 2021; 107-123
2317-2983
1806-6356
reponame:Revista FSA
instname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)
instacron:FSA
instname_str Faculdade Santo Agostinho (FSA)
instacron_str FSA
institution FSA
reponame_str Revista FSA
collection Revista FSA
repository.name.fl_str_mv Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)
repository.mail.fl_str_mv revistafsa@unifsa.com.br
_version_ 1798944911157886976