Americanas, um Caso de Comunicação Corporativa / Americanas, a Case of Corporative Communication

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Roquete, Raphael Moses; FACC/Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Moraes, Claudio Oliveira de, Nascimento, Renan Ferreira do
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista FSA
Texto Completo: http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2769
Resumo: O objetivo deste estudo é identificar de que forma um comunicado corporativo pode afetar o ambiente de negócios de uma empresa, levando-a a uma posição de extrema fragilidade. Para alcançar esse objetivo, foram utilizadas três metodologias distintas: pesquisa bibliográfica, levantamento documental e análise de dados. Os resultados obtidos sugerem que a falta de padronização no tratamento das operações mencionadas no comunicado das Americanas causou ruído informacional. Além disso, o fato de o próprio comunicado ter sido pouco preciso ampliou o ruído, com severo impacto no mercado. Em particular, após o fato relevante, foi observada uma forte reação no mercado bancário e varejista, produzindo perdas para acionistas minoritários e credores, não apenas para a Americanas, mas também para outras empresas do setor. Assim, ficou evidente que a forma como os problemas corporativos são comunicados em setores suscetíveis a crises, corridas e contágio pode fazer uma diferença significativa. Palavras-chave: Crédito Bancário. Comunicação Corporativa. Operações Comerciais. Vácuo Regulatório. ABSTRACT The objective of this study is to identify how a corporate communication can affect a company's business environment, leading it to a position of extreme fragility. To achieve this goal, three different methodologies were used: bibliographic research, documentary research, and data analysis. The results obtained suggest that the lack of standardization in the treatment of the operations mentioned in the Americanas communication caused informational noise. In addition, the fact that the communication itself was imprecise amplified the noise, with severe impact on the market. In particular, after the relevant fact, a strong reaction was observed in the banking and retail market, producing losses for minority shareholders and creditors, not only for Americanas, but also for other companies in the sector. Thus, it became evident that the way corporate problems are communicated in sectors susceptible to crises, runs, and contagion can make a significant difference. Keywords: Bank Credit. Corporate Communication. Commercial Operations. Regulatory Vacuum.   
id FSA-3_032b70eeb7e9e5a4d880429f93cf3850
oai_identifier_str oai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/2769
network_acronym_str FSA-3
network_name_str Revista FSA
repository_id_str
spelling Americanas, um Caso de Comunicação Corporativa / Americanas, a Case of Corporative CommunicationAdministração; Contabilidade;O objetivo deste estudo é identificar de que forma um comunicado corporativo pode afetar o ambiente de negócios de uma empresa, levando-a a uma posição de extrema fragilidade. Para alcançar esse objetivo, foram utilizadas três metodologias distintas: pesquisa bibliográfica, levantamento documental e análise de dados. Os resultados obtidos sugerem que a falta de padronização no tratamento das operações mencionadas no comunicado das Americanas causou ruído informacional. Além disso, o fato de o próprio comunicado ter sido pouco preciso ampliou o ruído, com severo impacto no mercado. Em particular, após o fato relevante, foi observada uma forte reação no mercado bancário e varejista, produzindo perdas para acionistas minoritários e credores, não apenas para a Americanas, mas também para outras empresas do setor. Assim, ficou evidente que a forma como os problemas corporativos são comunicados em setores suscetíveis a crises, corridas e contágio pode fazer uma diferença significativa. Palavras-chave: Crédito Bancário. Comunicação Corporativa. Operações Comerciais. Vácuo Regulatório. ABSTRACT The objective of this study is to identify how a corporate communication can affect a company's business environment, leading it to a position of extreme fragility. To achieve this goal, three different methodologies were used: bibliographic research, documentary research, and data analysis. The results obtained suggest that the lack of standardization in the treatment of the operations mentioned in the Americanas communication caused informational noise. In addition, the fact that the communication itself was imprecise amplified the noise, with severe impact on the market. In particular, after the relevant fact, a strong reaction was observed in the banking and retail market, producing losses for minority shareholders and creditors, not only for Americanas, but also for other companies in the sector. Thus, it became evident that the way corporate problems are communicated in sectors susceptible to crises, runs, and contagion can make a significant difference. Keywords: Bank Credit. Corporate Communication. Commercial Operations. Regulatory Vacuum.   Revista FSA (St. Augustine College Journal)Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)Roquete, Raphael Moses; FACC/Universidade Federal do Rio de JaneiroMoraes, Claudio Oliveira deNascimento, Renan Ferreira do2023-06-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/x-rarapplication/xmlhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/276910.12819/2023.20.8.4Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 20, n. 8, ago. 2023; 64-83Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 20, n. 8, ago. 2023; 64-832317-29831806-6356reponame:Revista FSAinstname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)instacron:FSAporhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2769/491494004http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2769/491494005http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2769/491494006http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2769/2234http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2769/2235Direitos autorais 2023 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2023-08-14T13:53:49Zoai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/2769Revistahttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsaPRIhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/oairevistafsa@unifsa.com.br2317-29831806-6356opendoar:2023-08-14T13:53:49Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)false
dc.title.none.fl_str_mv Americanas, um Caso de Comunicação Corporativa / Americanas, a Case of Corporative Communication
title Americanas, um Caso de Comunicação Corporativa / Americanas, a Case of Corporative Communication
spellingShingle Americanas, um Caso de Comunicação Corporativa / Americanas, a Case of Corporative Communication
Roquete, Raphael Moses; FACC/Universidade Federal do Rio de Janeiro
Administração; Contabilidade;
title_short Americanas, um Caso de Comunicação Corporativa / Americanas, a Case of Corporative Communication
title_full Americanas, um Caso de Comunicação Corporativa / Americanas, a Case of Corporative Communication
title_fullStr Americanas, um Caso de Comunicação Corporativa / Americanas, a Case of Corporative Communication
title_full_unstemmed Americanas, um Caso de Comunicação Corporativa / Americanas, a Case of Corporative Communication
title_sort Americanas, um Caso de Comunicação Corporativa / Americanas, a Case of Corporative Communication
author Roquete, Raphael Moses; FACC/Universidade Federal do Rio de Janeiro
author_facet Roquete, Raphael Moses; FACC/Universidade Federal do Rio de Janeiro
Moraes, Claudio Oliveira de
Nascimento, Renan Ferreira do
author_role author
author2 Moraes, Claudio Oliveira de
Nascimento, Renan Ferreira do
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Roquete, Raphael Moses; FACC/Universidade Federal do Rio de Janeiro
Moraes, Claudio Oliveira de
Nascimento, Renan Ferreira do
dc.subject.por.fl_str_mv Administração; Contabilidade;
topic Administração; Contabilidade;
description O objetivo deste estudo é identificar de que forma um comunicado corporativo pode afetar o ambiente de negócios de uma empresa, levando-a a uma posição de extrema fragilidade. Para alcançar esse objetivo, foram utilizadas três metodologias distintas: pesquisa bibliográfica, levantamento documental e análise de dados. Os resultados obtidos sugerem que a falta de padronização no tratamento das operações mencionadas no comunicado das Americanas causou ruído informacional. Além disso, o fato de o próprio comunicado ter sido pouco preciso ampliou o ruído, com severo impacto no mercado. Em particular, após o fato relevante, foi observada uma forte reação no mercado bancário e varejista, produzindo perdas para acionistas minoritários e credores, não apenas para a Americanas, mas também para outras empresas do setor. Assim, ficou evidente que a forma como os problemas corporativos são comunicados em setores suscetíveis a crises, corridas e contágio pode fazer uma diferença significativa. Palavras-chave: Crédito Bancário. Comunicação Corporativa. Operações Comerciais. Vácuo Regulatório. ABSTRACT The objective of this study is to identify how a corporate communication can affect a company's business environment, leading it to a position of extreme fragility. To achieve this goal, three different methodologies were used: bibliographic research, documentary research, and data analysis. The results obtained suggest that the lack of standardization in the treatment of the operations mentioned in the Americanas communication caused informational noise. In addition, the fact that the communication itself was imprecise amplified the noise, with severe impact on the market. In particular, after the relevant fact, a strong reaction was observed in the banking and retail market, producing losses for minority shareholders and creditors, not only for Americanas, but also for other companies in the sector. Thus, it became evident that the way corporate problems are communicated in sectors susceptible to crises, runs, and contagion can make a significant difference. Keywords: Bank Credit. Corporate Communication. Commercial Operations. Regulatory Vacuum.   
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-06-20
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2769
10.12819/2023.20.8.4
url http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2769
identifier_str_mv 10.12819/2023.20.8.4
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2769/491494004
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2769/491494005
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2769/491494006
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2769/2234
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2769/2235
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2023 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2023 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/x-rar
application/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal)
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
publisher.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal)
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
dc.source.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 20, n. 8, ago. 2023; 64-83
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 20, n. 8, ago. 2023; 64-83
2317-2983
1806-6356
reponame:Revista FSA
instname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)
instacron:FSA
instname_str Faculdade Santo Agostinho (FSA)
instacron_str FSA
institution FSA
reponame_str Revista FSA
collection Revista FSA
repository.name.fl_str_mv Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)
repository.mail.fl_str_mv revistafsa@unifsa.com.br
_version_ 1798944911958999040