Americanas, um Caso de Comunicação Corporativa / Americanas, a Case of Corporative Communication
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista FSA |
Texto Completo: | http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2769 |
Resumo: | O objetivo deste estudo é identificar de que forma um comunicado corporativo pode afetar o ambiente de negócios de uma empresa, levando-a a uma posição de extrema fragilidade. Para alcançar esse objetivo, foram utilizadas três metodologias distintas: pesquisa bibliográfica, levantamento documental e análise de dados. Os resultados obtidos sugerem que a falta de padronização no tratamento das operações mencionadas no comunicado das Americanas causou ruído informacional. Além disso, o fato de o próprio comunicado ter sido pouco preciso ampliou o ruído, com severo impacto no mercado. Em particular, após o fato relevante, foi observada uma forte reação no mercado bancário e varejista, produzindo perdas para acionistas minoritários e credores, não apenas para a Americanas, mas também para outras empresas do setor. Assim, ficou evidente que a forma como os problemas corporativos são comunicados em setores suscetíveis a crises, corridas e contágio pode fazer uma diferença significativa. Palavras-chave: Crédito Bancário. Comunicação Corporativa. Operações Comerciais. Vácuo Regulatório. ABSTRACT The objective of this study is to identify how a corporate communication can affect a company's business environment, leading it to a position of extreme fragility. To achieve this goal, three different methodologies were used: bibliographic research, documentary research, and data analysis. The results obtained suggest that the lack of standardization in the treatment of the operations mentioned in the Americanas communication caused informational noise. In addition, the fact that the communication itself was imprecise amplified the noise, with severe impact on the market. In particular, after the relevant fact, a strong reaction was observed in the banking and retail market, producing losses for minority shareholders and creditors, not only for Americanas, but also for other companies in the sector. Thus, it became evident that the way corporate problems are communicated in sectors susceptible to crises, runs, and contagion can make a significant difference. Keywords: Bank Credit. Corporate Communication. Commercial Operations. Regulatory Vacuum. |
id |
FSA-3_032b70eeb7e9e5a4d880429f93cf3850 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/2769 |
network_acronym_str |
FSA-3 |
network_name_str |
Revista FSA |
repository_id_str |
|
spelling |
Americanas, um Caso de Comunicação Corporativa / Americanas, a Case of Corporative CommunicationAdministração; Contabilidade;O objetivo deste estudo é identificar de que forma um comunicado corporativo pode afetar o ambiente de negócios de uma empresa, levando-a a uma posição de extrema fragilidade. Para alcançar esse objetivo, foram utilizadas três metodologias distintas: pesquisa bibliográfica, levantamento documental e análise de dados. Os resultados obtidos sugerem que a falta de padronização no tratamento das operações mencionadas no comunicado das Americanas causou ruído informacional. Além disso, o fato de o próprio comunicado ter sido pouco preciso ampliou o ruído, com severo impacto no mercado. Em particular, após o fato relevante, foi observada uma forte reação no mercado bancário e varejista, produzindo perdas para acionistas minoritários e credores, não apenas para a Americanas, mas também para outras empresas do setor. Assim, ficou evidente que a forma como os problemas corporativos são comunicados em setores suscetíveis a crises, corridas e contágio pode fazer uma diferença significativa. Palavras-chave: Crédito Bancário. Comunicação Corporativa. Operações Comerciais. Vácuo Regulatório. ABSTRACT The objective of this study is to identify how a corporate communication can affect a company's business environment, leading it to a position of extreme fragility. To achieve this goal, three different methodologies were used: bibliographic research, documentary research, and data analysis. The results obtained suggest that the lack of standardization in the treatment of the operations mentioned in the Americanas communication caused informational noise. In addition, the fact that the communication itself was imprecise amplified the noise, with severe impact on the market. In particular, after the relevant fact, a strong reaction was observed in the banking and retail market, producing losses for minority shareholders and creditors, not only for Americanas, but also for other companies in the sector. Thus, it became evident that the way corporate problems are communicated in sectors susceptible to crises, runs, and contagion can make a significant difference. Keywords: Bank Credit. Corporate Communication. Commercial Operations. Regulatory Vacuum. Revista FSA (St. Augustine College Journal)Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)Roquete, Raphael Moses; FACC/Universidade Federal do Rio de JaneiroMoraes, Claudio Oliveira deNascimento, Renan Ferreira do2023-06-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/x-rarapplication/xmlhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/276910.12819/2023.20.8.4Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 20, n. 8, ago. 2023; 64-83Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 20, n. 8, ago. 2023; 64-832317-29831806-6356reponame:Revista FSAinstname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)instacron:FSAporhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2769/491494004http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2769/491494005http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2769/491494006http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2769/2234http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2769/2235Direitos autorais 2023 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2023-08-14T13:53:49Zoai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/2769Revistahttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsaPRIhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/oairevistafsa@unifsa.com.br2317-29831806-6356opendoar:2023-08-14T13:53:49Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Americanas, um Caso de Comunicação Corporativa / Americanas, a Case of Corporative Communication |
title |
Americanas, um Caso de Comunicação Corporativa / Americanas, a Case of Corporative Communication |
spellingShingle |
Americanas, um Caso de Comunicação Corporativa / Americanas, a Case of Corporative Communication Roquete, Raphael Moses; FACC/Universidade Federal do Rio de Janeiro Administração; Contabilidade; |
title_short |
Americanas, um Caso de Comunicação Corporativa / Americanas, a Case of Corporative Communication |
title_full |
Americanas, um Caso de Comunicação Corporativa / Americanas, a Case of Corporative Communication |
title_fullStr |
Americanas, um Caso de Comunicação Corporativa / Americanas, a Case of Corporative Communication |
title_full_unstemmed |
Americanas, um Caso de Comunicação Corporativa / Americanas, a Case of Corporative Communication |
title_sort |
Americanas, um Caso de Comunicação Corporativa / Americanas, a Case of Corporative Communication |
author |
Roquete, Raphael Moses; FACC/Universidade Federal do Rio de Janeiro |
author_facet |
Roquete, Raphael Moses; FACC/Universidade Federal do Rio de Janeiro Moraes, Claudio Oliveira de Nascimento, Renan Ferreira do |
author_role |
author |
author2 |
Moraes, Claudio Oliveira de Nascimento, Renan Ferreira do |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Roquete, Raphael Moses; FACC/Universidade Federal do Rio de Janeiro Moraes, Claudio Oliveira de Nascimento, Renan Ferreira do |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Administração; Contabilidade; |
topic |
Administração; Contabilidade; |
description |
O objetivo deste estudo é identificar de que forma um comunicado corporativo pode afetar o ambiente de negócios de uma empresa, levando-a a uma posição de extrema fragilidade. Para alcançar esse objetivo, foram utilizadas três metodologias distintas: pesquisa bibliográfica, levantamento documental e análise de dados. Os resultados obtidos sugerem que a falta de padronização no tratamento das operações mencionadas no comunicado das Americanas causou ruído informacional. Além disso, o fato de o próprio comunicado ter sido pouco preciso ampliou o ruído, com severo impacto no mercado. Em particular, após o fato relevante, foi observada uma forte reação no mercado bancário e varejista, produzindo perdas para acionistas minoritários e credores, não apenas para a Americanas, mas também para outras empresas do setor. Assim, ficou evidente que a forma como os problemas corporativos são comunicados em setores suscetíveis a crises, corridas e contágio pode fazer uma diferença significativa. Palavras-chave: Crédito Bancário. Comunicação Corporativa. Operações Comerciais. Vácuo Regulatório. ABSTRACT The objective of this study is to identify how a corporate communication can affect a company's business environment, leading it to a position of extreme fragility. To achieve this goal, three different methodologies were used: bibliographic research, documentary research, and data analysis. The results obtained suggest that the lack of standardization in the treatment of the operations mentioned in the Americanas communication caused informational noise. In addition, the fact that the communication itself was imprecise amplified the noise, with severe impact on the market. In particular, after the relevant fact, a strong reaction was observed in the banking and retail market, producing losses for minority shareholders and creditors, not only for Americanas, but also for other companies in the sector. Thus, it became evident that the way corporate problems are communicated in sectors susceptible to crises, runs, and contagion can make a significant difference. Keywords: Bank Credit. Corporate Communication. Commercial Operations. Regulatory Vacuum. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-06-20 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2769 10.12819/2023.20.8.4 |
url |
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2769 |
identifier_str_mv |
10.12819/2023.20.8.4 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2769/491494004 http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2769/491494005 http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2769/491494006 http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2769/2234 http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2769/2235 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2023 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2023 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/x-rar application/xml |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista FSA (St. Augustine College Journal) Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista FSA (St. Augustine College Journal) Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 20, n. 8, ago. 2023; 64-83 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 20, n. 8, ago. 2023; 64-83 2317-2983 1806-6356 reponame:Revista FSA instname:Faculdade Santo Agostinho (FSA) instacron:FSA |
instname_str |
Faculdade Santo Agostinho (FSA) |
instacron_str |
FSA |
institution |
FSA |
reponame_str |
Revista FSA |
collection |
Revista FSA |
repository.name.fl_str_mv |
Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistafsa@unifsa.com.br |
_version_ |
1798944911958999040 |