Relação entre os níveis de aprendizagem organizacional no segmento de supermercado / Relationship Between Organizational Learning Levels in the Supermarket Segment

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sgarbossa, Maira; Universidade de Passo Fundo - UPF
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Rizzi, Bruna Ariane; Universidade de Passo Fundo - UPF, Bosa, Igor; Universidade de Passo Fundo - UPF, Grzybovski, Denize; Universidade de Passo Fundo - UPF
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista FSA
Texto Completo: http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2405
Resumo: O objetivo do artigo foi verificar e analisar a relação entre os níveis de aprendizagem individual (AI), grupal (AG) e organizacional (AO), replicando estudos realizados em 2010 e 2011 nos segmentos hospitalar, financeiro e industrial com o propósito de validar os resultados no segmento varejista (supermercados) no contexto de 2021. Para isso, utilizou-se de uma pesquisa descritiva do tipo levantamento, com abordagem quantitativa dos dados coletados em supermercados nas mesorregiões noroeste e nordeste do estado do Rio Grande do Sul. Os dados foram coletados por meio de questionários físicos aplicados a 100 trabalhadores e analisados por meio da modelagem de equações estruturais e uso do software SmartPLS. Os construtos foram mensurados como variáveis latentes (VL) de segunda ordem. Os resultados demonstraram que em supermercados, a AG é considerada especialmente relevante na passagem para a AO, sendo entendida como meio de entrada para a AO. Conclui-se que, passada uma década dos estudos sobre a relação interníveis da aprendizagem, considerando novo contexto e segmento, continua válida a afirmação de que a ocorrência dos três níveis de aprendizagem é dependente das circunstâncias e natureza do conteúdo a ser aprendido. Palavras-chave: Aprendizagem organizacional. Aprendizagem grupal. Aprendizagem individual. Níveis de aprendizagem. Supermercados. ABSTRACT The aim of this article was to verify and analyze the relationship between individual (IL), group (GL) and organizational (OL) levels, replicating studies conducted in 2010 and 2011 in the hospital, financial and industrial segments with the purpose of validating the results in the retail segment (supermarkets) in the context of 2021. For this, we used a descriptive survey, with quantitative approach of the data collected in supermarkets in the northwest and northeast mesoregions of the state of Rio Grande do Sul. Data were collected through physical questionnaires applied to 100 workers and analyzed through structural equation modeling and use of SmartPLS software. The constructs were measured as second-order latent variables (LV). The results showed that in supermarkets, GA is considered especially relevant in the passage to OL, being understood as a means of entry for OL. It is concluded that, after a decade of studies on the interlevel relationship of learning, considering a new context and segment, the statement that the occurrence of the three levels of learning is dependent on the circumstances and nature of the content to be learned remains valid. Keywords: Organizational learning. Group learning. Individual learning. Levels of learning. Supermarkets.
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