Formação Acadêmica Voltada ao Terceiro Setor: Um Estudo Sobre Cursos de Ciências Contábeis do Rio Grande Do Sul / Academic Training Focused on the Third Sector: A Study on Accounting Sciences Courses in Rio Grande do Sul

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Rodrigo da Silva; Universidade Franciscana (UFN)
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Camargo, Bruna Faccin; Universidade Franciscana (UFN), Guse, Jaqueline Carla; Universidade Franciscana (UFN), Santos, Lucas Almeida dos; Universidade Franciscana (UFN), Zanatta, Jocias Maier; Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI)
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista FSA
Texto Completo: http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2771
Resumo: A necessidade de profissionais da contabilidade, cada vez mais atualizados e preparados para atender as demandas do mercado, motivou este trabalho que buscou verificar como as instituições de ensino superior (IES) estão preparando os acadêmicos de forma a atender as especificidades exigidas pelas organizações do terceiro setor. Dessa forma, foi desenvolvido um estudo sobre os cursos de graduação em Ciências Contábeis do Rio Grande do Sul, a fim de identificar as disciplinas voltadas ao terceiro setor, com o intuito de quantificar e qualificar o ensino da disciplina nas IES, bem como buscar a compreensão de como os conteúdos programáticos contribuem na formação discente. Para alcançar os resultados, foram utilizadas a pesquisa qualitativa, a pesquisa explicativa e descritiva, pesquisa diagnóstica e análise documental. Ao analisar os resultados, foi possível verificar que as instituições apresentam currículos voltados a normativas contábeis e legislação inerente à área, com abordagem reduzida frente a outros assuntos relevantes à temática. As instituições devem formar profissionais capazes de fornecerem informações relevantes à gestão e à longevidade das entidades do terceiro setor.           Palavras-chaves: Contabilidade. Instituições de Ensino. Terceiro Setor. ABSTRACT The need for accounting professionals who are increasingly up-to-date and prepared to meet the demands of the market, motivated this work that sought to verify how higher education institutions (HEIs) are preparing academics in order to meet the specificities required by organizations of the third sector. Thus, a study was carried out on the undergraduate courses in Accounting in Rio Grande do Sul, in order to identify the disciplines aimed at the third sector, with the aim of quantifying and qualifying the teaching of the discipline in HEIs, as well as seeking understanding how the syllabus contributes to student training. To achieve the results, qualitative research was used, explanatory and descriptive research, diagnostic research and document analysis were used. By analyzing the results, it was possible to verify that the institutions present curricula focused on accounting standards and legislation inherent to the area, with a reduced approach to other subjects relevant to the theme. Institutions must train professionals capable of providing relevant information to the management and longevity of third sector entities.  Keywords: Accounting. Educational Institutions. Third sector. 
id FSA-3_0f2d205bbf3198eac5e3fd18e493b3ce
oai_identifier_str oai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/2771
network_acronym_str FSA-3
network_name_str Revista FSA
repository_id_str
spelling Formação Acadêmica Voltada ao Terceiro Setor: Um Estudo Sobre Cursos de Ciências Contábeis do Rio Grande Do Sul / Academic Training Focused on the Third Sector: A Study on Accounting Sciences Courses in Rio Grande do SulContabilidadeA necessidade de profissionais da contabilidade, cada vez mais atualizados e preparados para atender as demandas do mercado, motivou este trabalho que buscou verificar como as instituições de ensino superior (IES) estão preparando os acadêmicos de forma a atender as especificidades exigidas pelas organizações do terceiro setor. Dessa forma, foi desenvolvido um estudo sobre os cursos de graduação em Ciências Contábeis do Rio Grande do Sul, a fim de identificar as disciplinas voltadas ao terceiro setor, com o intuito de quantificar e qualificar o ensino da disciplina nas IES, bem como buscar a compreensão de como os conteúdos programáticos contribuem na formação discente. Para alcançar os resultados, foram utilizadas a pesquisa qualitativa, a pesquisa explicativa e descritiva, pesquisa diagnóstica e análise documental. Ao analisar os resultados, foi possível verificar que as instituições apresentam currículos voltados a normativas contábeis e legislação inerente à área, com abordagem reduzida frente a outros assuntos relevantes à temática. As instituições devem formar profissionais capazes de fornecerem informações relevantes à gestão e à longevidade das entidades do terceiro setor.           Palavras-chaves: Contabilidade. Instituições de Ensino. Terceiro Setor. ABSTRACT The need for accounting professionals who are increasingly up-to-date and prepared to meet the demands of the market, motivated this work that sought to verify how higher education institutions (HEIs) are preparing academics in order to meet the specificities required by organizations of the third sector. Thus, a study was carried out on the undergraduate courses in Accounting in Rio Grande do Sul, in order to identify the disciplines aimed at the third sector, with the aim of quantifying and qualifying the teaching of the discipline in HEIs, as well as seeking understanding how the syllabus contributes to student training. To achieve the results, qualitative research was used, explanatory and descriptive research, diagnostic research and document analysis were used. By analyzing the results, it was possible to verify that the institutions present curricula focused on accounting standards and legislation inherent to the area, with a reduced approach to other subjects relevant to the theme. Institutions must train professionals capable of providing relevant information to the management and longevity of third sector entities.  Keywords: Accounting. Educational Institutions. Third sector. Revista FSA (St. Augustine College Journal)Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)Fernandes, Rodrigo da Silva; Universidade Franciscana (UFN)Camargo, Bruna Faccin; Universidade Franciscana (UFN)Guse, Jaqueline Carla; Universidade Franciscana (UFN)Santos, Lucas Almeida dos; Universidade Franciscana (UFN)Zanatta, Jocias Maier; Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI)2023-06-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/x-rarapplication/xmlhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/277110.12819/2023.20.7.5Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 20, n. 7, jul. 2023; 102-122Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 20, n. 7, jul. 2023; 102-1222317-29831806-6356reponame:Revista FSAinstname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)instacron:FSAporhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2771/491493970http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2771/491493971http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2771/491493972http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2771/2238http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2771/2239Direitos autorais 2023 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2023-07-12T12:22:07Zoai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/2771Revistahttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsaPRIhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/oairevistafsa@unifsa.com.br2317-29831806-6356opendoar:2023-07-12T12:22:07Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação Acadêmica Voltada ao Terceiro Setor: Um Estudo Sobre Cursos de Ciências Contábeis do Rio Grande Do Sul / Academic Training Focused on the Third Sector: A Study on Accounting Sciences Courses in Rio Grande do Sul
title Formação Acadêmica Voltada ao Terceiro Setor: Um Estudo Sobre Cursos de Ciências Contábeis do Rio Grande Do Sul / Academic Training Focused on the Third Sector: A Study on Accounting Sciences Courses in Rio Grande do Sul
spellingShingle Formação Acadêmica Voltada ao Terceiro Setor: Um Estudo Sobre Cursos de Ciências Contábeis do Rio Grande Do Sul / Academic Training Focused on the Third Sector: A Study on Accounting Sciences Courses in Rio Grande do Sul
Fernandes, Rodrigo da Silva; Universidade Franciscana (UFN)
Contabilidade
title_short Formação Acadêmica Voltada ao Terceiro Setor: Um Estudo Sobre Cursos de Ciências Contábeis do Rio Grande Do Sul / Academic Training Focused on the Third Sector: A Study on Accounting Sciences Courses in Rio Grande do Sul
title_full Formação Acadêmica Voltada ao Terceiro Setor: Um Estudo Sobre Cursos de Ciências Contábeis do Rio Grande Do Sul / Academic Training Focused on the Third Sector: A Study on Accounting Sciences Courses in Rio Grande do Sul
title_fullStr Formação Acadêmica Voltada ao Terceiro Setor: Um Estudo Sobre Cursos de Ciências Contábeis do Rio Grande Do Sul / Academic Training Focused on the Third Sector: A Study on Accounting Sciences Courses in Rio Grande do Sul
title_full_unstemmed Formação Acadêmica Voltada ao Terceiro Setor: Um Estudo Sobre Cursos de Ciências Contábeis do Rio Grande Do Sul / Academic Training Focused on the Third Sector: A Study on Accounting Sciences Courses in Rio Grande do Sul
title_sort Formação Acadêmica Voltada ao Terceiro Setor: Um Estudo Sobre Cursos de Ciências Contábeis do Rio Grande Do Sul / Academic Training Focused on the Third Sector: A Study on Accounting Sciences Courses in Rio Grande do Sul
author Fernandes, Rodrigo da Silva; Universidade Franciscana (UFN)
author_facet Fernandes, Rodrigo da Silva; Universidade Franciscana (UFN)
Camargo, Bruna Faccin; Universidade Franciscana (UFN)
Guse, Jaqueline Carla; Universidade Franciscana (UFN)
Santos, Lucas Almeida dos; Universidade Franciscana (UFN)
Zanatta, Jocias Maier; Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI)
author_role author
author2 Camargo, Bruna Faccin; Universidade Franciscana (UFN)
Guse, Jaqueline Carla; Universidade Franciscana (UFN)
Santos, Lucas Almeida dos; Universidade Franciscana (UFN)
Zanatta, Jocias Maier; Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI)
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Rodrigo da Silva; Universidade Franciscana (UFN)
Camargo, Bruna Faccin; Universidade Franciscana (UFN)
Guse, Jaqueline Carla; Universidade Franciscana (UFN)
Santos, Lucas Almeida dos; Universidade Franciscana (UFN)
Zanatta, Jocias Maier; Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI)
dc.subject.por.fl_str_mv Contabilidade
topic Contabilidade
description A necessidade de profissionais da contabilidade, cada vez mais atualizados e preparados para atender as demandas do mercado, motivou este trabalho que buscou verificar como as instituições de ensino superior (IES) estão preparando os acadêmicos de forma a atender as especificidades exigidas pelas organizações do terceiro setor. Dessa forma, foi desenvolvido um estudo sobre os cursos de graduação em Ciências Contábeis do Rio Grande do Sul, a fim de identificar as disciplinas voltadas ao terceiro setor, com o intuito de quantificar e qualificar o ensino da disciplina nas IES, bem como buscar a compreensão de como os conteúdos programáticos contribuem na formação discente. Para alcançar os resultados, foram utilizadas a pesquisa qualitativa, a pesquisa explicativa e descritiva, pesquisa diagnóstica e análise documental. Ao analisar os resultados, foi possível verificar que as instituições apresentam currículos voltados a normativas contábeis e legislação inerente à área, com abordagem reduzida frente a outros assuntos relevantes à temática. As instituições devem formar profissionais capazes de fornecerem informações relevantes à gestão e à longevidade das entidades do terceiro setor.           Palavras-chaves: Contabilidade. Instituições de Ensino. Terceiro Setor. ABSTRACT The need for accounting professionals who are increasingly up-to-date and prepared to meet the demands of the market, motivated this work that sought to verify how higher education institutions (HEIs) are preparing academics in order to meet the specificities required by organizations of the third sector. Thus, a study was carried out on the undergraduate courses in Accounting in Rio Grande do Sul, in order to identify the disciplines aimed at the third sector, with the aim of quantifying and qualifying the teaching of the discipline in HEIs, as well as seeking understanding how the syllabus contributes to student training. To achieve the results, qualitative research was used, explanatory and descriptive research, diagnostic research and document analysis were used. By analyzing the results, it was possible to verify that the institutions present curricula focused on accounting standards and legislation inherent to the area, with a reduced approach to other subjects relevant to the theme. Institutions must train professionals capable of providing relevant information to the management and longevity of third sector entities.  Keywords: Accounting. Educational Institutions. Third sector. 
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-06-07
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2771
10.12819/2023.20.7.5
url http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2771
identifier_str_mv 10.12819/2023.20.7.5
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2771/491493970
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2771/491493971
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2771/491493972
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2771/2238
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2771/2239
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2023 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2023 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/x-rar
application/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal)
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
publisher.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal)
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
dc.source.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 20, n. 7, jul. 2023; 102-122
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 20, n. 7, jul. 2023; 102-122
2317-2983
1806-6356
reponame:Revista FSA
instname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)
instacron:FSA
instname_str Faculdade Santo Agostinho (FSA)
instacron_str FSA
institution FSA
reponame_str Revista FSA
collection Revista FSA
repository.name.fl_str_mv Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)
repository.mail.fl_str_mv revistafsa@unifsa.com.br
_version_ 1798944911167324160