Sociedade Alternativa – Uma Cidade, Duas Realidades: O Turismo e as Políticas Públicas / Alternative Society – One City, Two Realities: Tourism and Public Policies

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fidelis, Danilo Martins; Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Rocha, Mirian Cristina Vidal da; Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ, Duarte, André Luís Faria; Comissão Nacional de Energia Nuclear - CNEN Universidade do Grande Rio - UNIGRANRIO, Souza, Alisson de; Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Braga, Iluska Lobo; Universidade de Rondônia - UNIR
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista FSA
Texto Completo: http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2476
Resumo: O presente artigo traz à baila os resultados de uma análise que teve por finalidade investigar a influência do mercado turístico na formulação de políticas públicas na cidade do Rio de Janeiro. A metodologia aplicada foi qualitativa. Apresenta-se também como pesquisa etnológica. O teor pesquisado é referenciado pela teoria crítica urbana. A análise discorre sequencialmente sobre tópicos que abordam elementos intrinsecamente ligados ao fenômeno investigado, como desigualdade social e gentrificação. O teor da análise foi desenvolvido a partir de ampla pesquisa em documentos oficiais, revistas científicas, livros e material jornalístico, além de observação direta da coisa pública, através de comissões legislativas e audiências públicas. A elaboração da pesquisa teve por inspiração a canção “Sociedade Alternativa”, de Raul Seixas e Paulo Coelho, além de práxis fundamentadas na Thelema e no Estatuto da Cidade. Cenário do estudo, a cidade do Rio de Janeiro foi escolhida por seu panorama complexo: acolhedor aos visitantes, excludente para parte dos nativos. A análise permite concluir que pode haver melhoria do cenário, mediante ações de universalização do direito à cidade e aos serviços, além da descentralização de renda e participação social na gestão dos recursos públicos. A análise fomenta elementos para futuras discussões sobre processos emancipatórios.Palavras-chave: Turismo. Planejamento. Desigualdade. Serviços.ABSTRACT This article brings to light the results of an analysis that aimed to investigate the influence of the tourist market on the formulation of public policies in the city of Rio de Janeiro. The methodology applied was qualitative. It also presents itself as ethnological research. The researched content is referenced by urban critical theory. The analysis proceeds sequentially under topics that address elements intrinsically linked to the investigated phenomenon, such as social inequality and gentrification. The content of the analysis was developed from extensive research in official documents, scientific journals, books and journalistic material, in addition to direct observation of public affairs, through legislative commissions and public hearings. The elaboration of the research was inspired by the song “Alternative Society”, by Raul Seixas and Paulo Coelho, in addition to praxis based on Thelema and the City Statute. Scenario of the study, the city of Rio de Janeiro was chosen for its complex panorama: welcoming to visitors, excluding for part of the natives. The analysis allows us to conclude that the scenario can be improved, through actions to universalize the right to the city and to services, in addition to the decentralization of income and social participation in the management of public resources. The analysis fosters elements for future discussions on emancipatory processes.Keywords: Tourism. Planning. Inequality. Services. 
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