Inovação e Conhecimento como Ferramentas Estratégicas nas Organizações: Estudo de Casos Múltiplos / Innovation and Knowledge as Strategic Tools in Organizations: Multiple Case Study
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista FSA |
Texto Completo: | http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1553 |
Resumo: | O mercado está em constante mudança e, em regra geral, as organizações se deparam com ambientes altamente competitivos com clientes e consumidores que estão cada vez mais exigentes. Para competir com os seus concorrentes e manter-se no setor em que estão inseridas, as empresas necessitam constantemente rever e adequar suas estratégias, onde, aliar inovação e conhecimento passa a ser de extrema relevância no meio organizacional. O objetivo deste trabalho é analisar a utilização destas duas ferramentas estratégicas. A metodologia utilizada foi a de estudo de casos múltiplos em empresas metalúrgicas, a pesquisa e o trabalho de campo foram realizados entre maio de 2017 e agosto de 2017. A pesquisa se subdividiu em referencial bibliográfico, elaboração das perguntas para os entrevistados e análise dos dados coletados nas organizações. Identificou-se que, se bem integradas, inovação e conhecimento proporcionam ganhos pessoais e organizacionais, permitindo maior visibilidade da empresa no ramo em que atua. Palavras-chave: Inovação. Interação. Vantagem Competitive. Melhoria de Processos. ABSTRACT The market is continually changing and, as a rule, organizations faced with highly competitiveenvironments with customers and consumers who are increasingly demanding. To compete with their competitors and remain in the industry to which they belong, companies need to review and adapt their strategies constantly. In which ally innovation and knowledge become of extreme relevance in the organizational environment. The objective of this work is to analyze the use of these two strategic tools. The methodology used was the study of multiple cases in metallurgical companies; the research and fieldwork were carried out between May 2017 and August 2017. The research was subdivided into bibliographical references, elaboration of the questions for the interviewees and analysis of the data collected in organizations. It was identified that if well integrated, innovation and knowledge provide personal and organizational gains, allowing more excellent visibility of the company in the branch in which it operates. Keywords: Innovation. Interaction. Competitive Advantage. Process Improvement. |
id |
FSA-3_1ef4a5a4f102305f8081a58b3b1512df |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/1553 |
network_acronym_str |
FSA-3 |
network_name_str |
Revista FSA |
repository_id_str |
|
spelling |
Inovação e Conhecimento como Ferramentas Estratégicas nas Organizações: Estudo de Casos Múltiplos / Innovation and Knowledge as Strategic Tools in Organizations: Multiple Case StudyEngenharia de ProduçãoO mercado está em constante mudança e, em regra geral, as organizações se deparam com ambientes altamente competitivos com clientes e consumidores que estão cada vez mais exigentes. Para competir com os seus concorrentes e manter-se no setor em que estão inseridas, as empresas necessitam constantemente rever e adequar suas estratégias, onde, aliar inovação e conhecimento passa a ser de extrema relevância no meio organizacional. O objetivo deste trabalho é analisar a utilização destas duas ferramentas estratégicas. A metodologia utilizada foi a de estudo de casos múltiplos em empresas metalúrgicas, a pesquisa e o trabalho de campo foram realizados entre maio de 2017 e agosto de 2017. A pesquisa se subdividiu em referencial bibliográfico, elaboração das perguntas para os entrevistados e análise dos dados coletados nas organizações. Identificou-se que, se bem integradas, inovação e conhecimento proporcionam ganhos pessoais e organizacionais, permitindo maior visibilidade da empresa no ramo em que atua. Palavras-chave: Inovação. Interação. Vantagem Competitive. Melhoria de Processos. ABSTRACT The market is continually changing and, as a rule, organizations faced with highly competitiveenvironments with customers and consumers who are increasingly demanding. To compete with their competitors and remain in the industry to which they belong, companies need to review and adapt their strategies constantly. In which ally innovation and knowledge become of extreme relevance in the organizational environment. The objective of this work is to analyze the use of these two strategic tools. The methodology used was the study of multiple cases in metallurgical companies; the research and fieldwork were carried out between May 2017 and August 2017. The research was subdivided into bibliographical references, elaboration of the questions for the interviewees and analysis of the data collected in organizations. It was identified that if well integrated, innovation and knowledge provide personal and organizational gains, allowing more excellent visibility of the company in the branch in which it operates. Keywords: Innovation. Interaction. Competitive Advantage. Process Improvement.Revista FSA (St. Augustine College Journal)Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)Morais, Marcos de Oliveira; Universidade Paulista UNIPBrejão, Antônio SérgioFerigatto, Enio AntônioCosta Neto, Pedro de Oliveira2018-06-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/x-rarapplication/xmlhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/155310.12819/2018.15.4.9Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 15, n. 4, jul./ago. 2018; 169-191Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 15, n. 4, jul./ago. 2018; 169-1912317-29831806-6356reponame:Revista FSAinstname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)instacron:FSAporhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1553/491491589http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1553/491491590http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1553/491491591http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/1553/719http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/1553/720Direitos autorais 2018 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho)http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2018-08-27T13:16:08Zoai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/1553Revistahttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsaPRIhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/oairevistafsa@unifsa.com.br2317-29831806-6356opendoar:2018-08-27T13:16:08Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Inovação e Conhecimento como Ferramentas Estratégicas nas Organizações: Estudo de Casos Múltiplos / Innovation and Knowledge as Strategic Tools in Organizations: Multiple Case Study |
title |
Inovação e Conhecimento como Ferramentas Estratégicas nas Organizações: Estudo de Casos Múltiplos / Innovation and Knowledge as Strategic Tools in Organizations: Multiple Case Study |
spellingShingle |
Inovação e Conhecimento como Ferramentas Estratégicas nas Organizações: Estudo de Casos Múltiplos / Innovation and Knowledge as Strategic Tools in Organizations: Multiple Case Study Morais, Marcos de Oliveira; Universidade Paulista UNIP Engenharia de Produção |
title_short |
Inovação e Conhecimento como Ferramentas Estratégicas nas Organizações: Estudo de Casos Múltiplos / Innovation and Knowledge as Strategic Tools in Organizations: Multiple Case Study |
title_full |
Inovação e Conhecimento como Ferramentas Estratégicas nas Organizações: Estudo de Casos Múltiplos / Innovation and Knowledge as Strategic Tools in Organizations: Multiple Case Study |
title_fullStr |
Inovação e Conhecimento como Ferramentas Estratégicas nas Organizações: Estudo de Casos Múltiplos / Innovation and Knowledge as Strategic Tools in Organizations: Multiple Case Study |
title_full_unstemmed |
Inovação e Conhecimento como Ferramentas Estratégicas nas Organizações: Estudo de Casos Múltiplos / Innovation and Knowledge as Strategic Tools in Organizations: Multiple Case Study |
title_sort |
Inovação e Conhecimento como Ferramentas Estratégicas nas Organizações: Estudo de Casos Múltiplos / Innovation and Knowledge as Strategic Tools in Organizations: Multiple Case Study |
author |
Morais, Marcos de Oliveira; Universidade Paulista UNIP |
author_facet |
Morais, Marcos de Oliveira; Universidade Paulista UNIP Brejão, Antônio Sérgio Ferigatto, Enio Antônio Costa Neto, Pedro de Oliveira |
author_role |
author |
author2 |
Brejão, Antônio Sérgio Ferigatto, Enio Antônio Costa Neto, Pedro de Oliveira |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Morais, Marcos de Oliveira; Universidade Paulista UNIP Brejão, Antônio Sérgio Ferigatto, Enio Antônio Costa Neto, Pedro de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Engenharia de Produção |
topic |
Engenharia de Produção |
description |
O mercado está em constante mudança e, em regra geral, as organizações se deparam com ambientes altamente competitivos com clientes e consumidores que estão cada vez mais exigentes. Para competir com os seus concorrentes e manter-se no setor em que estão inseridas, as empresas necessitam constantemente rever e adequar suas estratégias, onde, aliar inovação e conhecimento passa a ser de extrema relevância no meio organizacional. O objetivo deste trabalho é analisar a utilização destas duas ferramentas estratégicas. A metodologia utilizada foi a de estudo de casos múltiplos em empresas metalúrgicas, a pesquisa e o trabalho de campo foram realizados entre maio de 2017 e agosto de 2017. A pesquisa se subdividiu em referencial bibliográfico, elaboração das perguntas para os entrevistados e análise dos dados coletados nas organizações. Identificou-se que, se bem integradas, inovação e conhecimento proporcionam ganhos pessoais e organizacionais, permitindo maior visibilidade da empresa no ramo em que atua. Palavras-chave: Inovação. Interação. Vantagem Competitive. Melhoria de Processos. ABSTRACT The market is continually changing and, as a rule, organizations faced with highly competitiveenvironments with customers and consumers who are increasingly demanding. To compete with their competitors and remain in the industry to which they belong, companies need to review and adapt their strategies constantly. In which ally innovation and knowledge become of extreme relevance in the organizational environment. The objective of this work is to analyze the use of these two strategic tools. The methodology used was the study of multiple cases in metallurgical companies; the research and fieldwork were carried out between May 2017 and August 2017. The research was subdivided into bibliographical references, elaboration of the questions for the interviewees and analysis of the data collected in organizations. It was identified that if well integrated, innovation and knowledge provide personal and organizational gains, allowing more excellent visibility of the company in the branch in which it operates. Keywords: Innovation. Interaction. Competitive Advantage. Process Improvement. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-06-11 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1553 10.12819/2018.15.4.9 |
url |
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1553 |
identifier_str_mv |
10.12819/2018.15.4.9 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1553/491491589 http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1553/491491590 http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1553/491491591 http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/1553/719 http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/1553/720 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2018 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho) http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2018 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho) http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/x-rar application/xml |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista FSA (St. Augustine College Journal) Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista FSA (St. Augustine College Journal) Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 15, n. 4, jul./ago. 2018; 169-191 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 15, n. 4, jul./ago. 2018; 169-191 2317-2983 1806-6356 reponame:Revista FSA instname:Faculdade Santo Agostinho (FSA) instacron:FSA |
instname_str |
Faculdade Santo Agostinho (FSA) |
instacron_str |
FSA |
institution |
FSA |
reponame_str |
Revista FSA |
collection |
Revista FSA |
repository.name.fl_str_mv |
Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistafsa@unifsa.com.br |
_version_ |
1798944911889793024 |