Inovação e Conhecimento como Ferramentas Estratégicas nas Organizações: Estudo de Casos Múltiplos / Innovation and Knowledge as Strategic Tools in Organizations: Multiple Case Study

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Morais, Marcos de Oliveira; Universidade Paulista UNIP
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Brejão, Antônio Sérgio, Ferigatto, Enio Antônio, Costa Neto, Pedro de Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista FSA
Texto Completo: http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1553
Resumo: O mercado está em constante mudança e, em regra geral, as organizações se deparam com ambientes altamente competitivos com clientes e consumidores que estão cada vez mais exigentes. Para competir com os seus concorrentes e manter-se no setor em que estão inseridas, as empresas necessitam constantemente rever e adequar suas estratégias, onde, aliar inovação e conhecimento passa a ser de extrema relevância no meio organizacional. O objetivo deste trabalho é analisar a utilização destas duas ferramentas estratégicas. A metodologia utilizada foi a de estudo de casos múltiplos em empresas metalúrgicas, a pesquisa e o trabalho de campo foram realizados entre maio de 2017 e agosto de 2017. A pesquisa se subdividiu em referencial bibliográfico, elaboração das perguntas para os entrevistados e análise dos dados coletados nas organizações. Identificou-se que, se bem integradas, inovação e conhecimento proporcionam ganhos pessoais e organizacionais, permitindo maior visibilidade da empresa no ramo em que atua. Palavras-chave: Inovação. Interação. Vantagem Competitive. Melhoria de Processos. ABSTRACT The market is continually changing and, as a rule, organizations faced with highly competitiveenvironments with customers and consumers who are increasingly demanding. To compete with their competitors and remain in the industry to which they belong, companies need to review and adapt their strategies constantly. In which ally innovation and knowledge become of extreme relevance in the organizational environment. The objective of this work is to analyze the use of these two strategic tools. The methodology used was the study of multiple cases in metallurgical companies; the research and fieldwork were carried out between May 2017 and August 2017. The research was subdivided into bibliographical references, elaboration of the questions for the interviewees and analysis of the data collected in organizations. It was identified that if well integrated, innovation and knowledge provide personal and organizational gains, allowing more excellent visibility of the company in the branch in which it operates. Keywords: Innovation. Interaction. Competitive Advantage. Process Improvement.
id FSA-3_1ef4a5a4f102305f8081a58b3b1512df
oai_identifier_str oai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/1553
network_acronym_str FSA-3
network_name_str Revista FSA
repository_id_str
spelling Inovação e Conhecimento como Ferramentas Estratégicas nas Organizações: Estudo de Casos Múltiplos / Innovation and Knowledge as Strategic Tools in Organizations: Multiple Case StudyEngenharia de ProduçãoO mercado está em constante mudança e, em regra geral, as organizações se deparam com ambientes altamente competitivos com clientes e consumidores que estão cada vez mais exigentes. Para competir com os seus concorrentes e manter-se no setor em que estão inseridas, as empresas necessitam constantemente rever e adequar suas estratégias, onde, aliar inovação e conhecimento passa a ser de extrema relevância no meio organizacional. O objetivo deste trabalho é analisar a utilização destas duas ferramentas estratégicas. A metodologia utilizada foi a de estudo de casos múltiplos em empresas metalúrgicas, a pesquisa e o trabalho de campo foram realizados entre maio de 2017 e agosto de 2017. A pesquisa se subdividiu em referencial bibliográfico, elaboração das perguntas para os entrevistados e análise dos dados coletados nas organizações. Identificou-se que, se bem integradas, inovação e conhecimento proporcionam ganhos pessoais e organizacionais, permitindo maior visibilidade da empresa no ramo em que atua. Palavras-chave: Inovação. Interação. Vantagem Competitive. Melhoria de Processos. ABSTRACT The market is continually changing and, as a rule, organizations faced with highly competitiveenvironments with customers and consumers who are increasingly demanding. To compete with their competitors and remain in the industry to which they belong, companies need to review and adapt their strategies constantly. In which ally innovation and knowledge become of extreme relevance in the organizational environment. The objective of this work is to analyze the use of these two strategic tools. The methodology used was the study of multiple cases in metallurgical companies; the research and fieldwork were carried out between May 2017 and August 2017. The research was subdivided into bibliographical references, elaboration of the questions for the interviewees and analysis of the data collected in organizations. It was identified that if well integrated, innovation and knowledge provide personal and organizational gains, allowing more excellent visibility of the company in the branch in which it operates. Keywords: Innovation. Interaction. Competitive Advantage. Process Improvement.Revista FSA (St. Augustine College Journal)Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)Morais, Marcos de Oliveira; Universidade Paulista UNIPBrejão, Antônio SérgioFerigatto, Enio AntônioCosta Neto, Pedro de Oliveira2018-06-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/x-rarapplication/xmlhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/155310.12819/2018.15.4.9Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 15, n. 4, jul./ago. 2018; 169-191Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 15, n. 4, jul./ago. 2018; 169-1912317-29831806-6356reponame:Revista FSAinstname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)instacron:FSAporhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1553/491491589http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1553/491491590http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1553/491491591http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/1553/719http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/1553/720Direitos autorais 2018 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho)http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2018-08-27T13:16:08Zoai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/1553Revistahttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsaPRIhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/oairevistafsa@unifsa.com.br2317-29831806-6356opendoar:2018-08-27T13:16:08Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)false
dc.title.none.fl_str_mv Inovação e Conhecimento como Ferramentas Estratégicas nas Organizações: Estudo de Casos Múltiplos / Innovation and Knowledge as Strategic Tools in Organizations: Multiple Case Study
title Inovação e Conhecimento como Ferramentas Estratégicas nas Organizações: Estudo de Casos Múltiplos / Innovation and Knowledge as Strategic Tools in Organizations: Multiple Case Study
spellingShingle Inovação e Conhecimento como Ferramentas Estratégicas nas Organizações: Estudo de Casos Múltiplos / Innovation and Knowledge as Strategic Tools in Organizations: Multiple Case Study
Morais, Marcos de Oliveira; Universidade Paulista UNIP
Engenharia de Produção
title_short Inovação e Conhecimento como Ferramentas Estratégicas nas Organizações: Estudo de Casos Múltiplos / Innovation and Knowledge as Strategic Tools in Organizations: Multiple Case Study
title_full Inovação e Conhecimento como Ferramentas Estratégicas nas Organizações: Estudo de Casos Múltiplos / Innovation and Knowledge as Strategic Tools in Organizations: Multiple Case Study
title_fullStr Inovação e Conhecimento como Ferramentas Estratégicas nas Organizações: Estudo de Casos Múltiplos / Innovation and Knowledge as Strategic Tools in Organizations: Multiple Case Study
title_full_unstemmed Inovação e Conhecimento como Ferramentas Estratégicas nas Organizações: Estudo de Casos Múltiplos / Innovation and Knowledge as Strategic Tools in Organizations: Multiple Case Study
title_sort Inovação e Conhecimento como Ferramentas Estratégicas nas Organizações: Estudo de Casos Múltiplos / Innovation and Knowledge as Strategic Tools in Organizations: Multiple Case Study
author Morais, Marcos de Oliveira; Universidade Paulista UNIP
author_facet Morais, Marcos de Oliveira; Universidade Paulista UNIP
Brejão, Antônio Sérgio
Ferigatto, Enio Antônio
Costa Neto, Pedro de Oliveira
author_role author
author2 Brejão, Antônio Sérgio
Ferigatto, Enio Antônio
Costa Neto, Pedro de Oliveira
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Morais, Marcos de Oliveira; Universidade Paulista UNIP
Brejão, Antônio Sérgio
Ferigatto, Enio Antônio
Costa Neto, Pedro de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia de Produção
topic Engenharia de Produção
description O mercado está em constante mudança e, em regra geral, as organizações se deparam com ambientes altamente competitivos com clientes e consumidores que estão cada vez mais exigentes. Para competir com os seus concorrentes e manter-se no setor em que estão inseridas, as empresas necessitam constantemente rever e adequar suas estratégias, onde, aliar inovação e conhecimento passa a ser de extrema relevância no meio organizacional. O objetivo deste trabalho é analisar a utilização destas duas ferramentas estratégicas. A metodologia utilizada foi a de estudo de casos múltiplos em empresas metalúrgicas, a pesquisa e o trabalho de campo foram realizados entre maio de 2017 e agosto de 2017. A pesquisa se subdividiu em referencial bibliográfico, elaboração das perguntas para os entrevistados e análise dos dados coletados nas organizações. Identificou-se que, se bem integradas, inovação e conhecimento proporcionam ganhos pessoais e organizacionais, permitindo maior visibilidade da empresa no ramo em que atua. Palavras-chave: Inovação. Interação. Vantagem Competitive. Melhoria de Processos. ABSTRACT The market is continually changing and, as a rule, organizations faced with highly competitiveenvironments with customers and consumers who are increasingly demanding. To compete with their competitors and remain in the industry to which they belong, companies need to review and adapt their strategies constantly. In which ally innovation and knowledge become of extreme relevance in the organizational environment. The objective of this work is to analyze the use of these two strategic tools. The methodology used was the study of multiple cases in metallurgical companies; the research and fieldwork were carried out between May 2017 and August 2017. The research was subdivided into bibliographical references, elaboration of the questions for the interviewees and analysis of the data collected in organizations. It was identified that if well integrated, innovation and knowledge provide personal and organizational gains, allowing more excellent visibility of the company in the branch in which it operates. Keywords: Innovation. Interaction. Competitive Advantage. Process Improvement.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-06-11
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1553
10.12819/2018.15.4.9
url http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1553
identifier_str_mv 10.12819/2018.15.4.9
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1553/491491589
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1553/491491590
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1553/491491591
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/1553/719
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/1553/720
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho)
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho)
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/x-rar
application/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal)
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
publisher.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal)
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
dc.source.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 15, n. 4, jul./ago. 2018; 169-191
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 15, n. 4, jul./ago. 2018; 169-191
2317-2983
1806-6356
reponame:Revista FSA
instname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)
instacron:FSA
instname_str Faculdade Santo Agostinho (FSA)
instacron_str FSA
institution FSA
reponame_str Revista FSA
collection Revista FSA
repository.name.fl_str_mv Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)
repository.mail.fl_str_mv revistafsa@unifsa.com.br
_version_ 1798944911889793024