Avaliação Do Processo De Ensino-Aprendizagem Do Programa Terceira Idade Em Ação (PTIA) Da Universidade Federal Do Piauí (UFPI) / From Teaching-Learning Process From Program Evaluation Senior Citizens In Action (PTIA), Federal University of Piauí (UFPI)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Luiza de Marilac Lima da; Faculdade Santo Agostinho
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista FSA
Texto Completo: http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/424
Resumo: As  ações  pedagógicas  destinadas  ao  público  idosoconstituem uma realidade que vem se concretizando na maioria dasInstituições de Ensino Superior do Brasil através das chamadasUniversidades Abertas para a Terceira Idade. Em Teresina estaexperiência educacional é desenvolvida na Universidade Federaldo Piauí pelo Programa Terceira Idade em Ação (PTIA). No programasão desenvolvidas atividades educacionais nas mais diversas áreasde conhecimento com temáticas voltadas para a promoção da saúde,o exercício da cidadania e o envelhecimento saudável. Diante destarealidade educacional vivenciada por diversos idosos em Teresina,o presente estudo que ora se apresenta teve por objetivo avaliar asações  pedagógicas  relacionadas  ao  processo  de  ensino-aprendizagem do Programa Terceira Idade em Ação da UniversidadeFederal do Piauí. Este estudo teve por embasamento teórico asrespectivas referências bibliográficas: Meire Cachioni, na área deEducação Gerontológica; Vitória Kachar e Aglair Setúbal, na áreadas Universidades Abertas  para Terceira  Idade;  José ArmandoValente, na área do Processo de Avaliação e Aprendizagem; IsauraBelloni, Maria Ozanira da Silva e Silva na área do Processo deAvaliação; Teresa Maria Frota Haguette  na  área  da  técnica  deObservação Participante;  e Simone  de Beauvoir  na  área  deEnvelhecimento. Trata-se de uma pesquisa de campo que privilegiouas seguintes abordagens metodológicas: levantamento qualitativo,pesquisa avaliativa e metodologia participativa. No levantamentoqualitativo foram adotadas as seguintes técnicas durante a coleta dedados: análise de fontes documentais, observação participante eentrevistas semi-estruturadas. Foi possível identificar nas disciplinas pesquisadas uma certa sintonia na linha teórico-metodológica queorienta o processo de ensino-aprendizagem do P.TIA. O processode ensino-aprendizagem desenvolvido pelas disciplinas analisadasbaseia-se numa metodologia que visa a construção de conhecimentosatravés da interação entre os saberes científicos e os saberes dosidosos.
id FSA-3_1f449150910fb957fcf0888e1723bf89
oai_identifier_str oai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/424
network_acronym_str FSA-3
network_name_str Revista FSA
repository_id_str
spelling Avaliação Do Processo De Ensino-Aprendizagem Do Programa Terceira Idade Em Ação (PTIA) Da Universidade Federal Do Piauí (UFPI) / From Teaching-Learning Process From Program Evaluation Senior Citizens In Action (PTIA), Federal University of Piauí (UFPI)As  ações  pedagógicas  destinadas  ao  público  idosoconstituem uma realidade que vem se concretizando na maioria dasInstituições de Ensino Superior do Brasil através das chamadasUniversidades Abertas para a Terceira Idade. Em Teresina estaexperiência educacional é desenvolvida na Universidade Federaldo Piauí pelo Programa Terceira Idade em Ação (PTIA). No programasão desenvolvidas atividades educacionais nas mais diversas áreasde conhecimento com temáticas voltadas para a promoção da saúde,o exercício da cidadania e o envelhecimento saudável. Diante destarealidade educacional vivenciada por diversos idosos em Teresina,o presente estudo que ora se apresenta teve por objetivo avaliar asações  pedagógicas  relacionadas  ao  processo  de  ensino-aprendizagem do Programa Terceira Idade em Ação da UniversidadeFederal do Piauí. Este estudo teve por embasamento teórico asrespectivas referências bibliográficas: Meire Cachioni, na área deEducação Gerontológica; Vitória Kachar e Aglair Setúbal, na áreadas Universidades Abertas  para Terceira  Idade;  José ArmandoValente, na área do Processo de Avaliação e Aprendizagem; IsauraBelloni, Maria Ozanira da Silva e Silva na área do Processo deAvaliação; Teresa Maria Frota Haguette  na  área  da  técnica  deObservação Participante;  e Simone  de Beauvoir  na  área  deEnvelhecimento. Trata-se de uma pesquisa de campo que privilegiouas seguintes abordagens metodológicas: levantamento qualitativo,pesquisa avaliativa e metodologia participativa. No levantamentoqualitativo foram adotadas as seguintes técnicas durante a coleta dedados: análise de fontes documentais, observação participante eentrevistas semi-estruturadas. Foi possível identificar nas disciplinas pesquisadas uma certa sintonia na linha teórico-metodológica queorienta o processo de ensino-aprendizagem do P.TIA. O processode ensino-aprendizagem desenvolvido pelas disciplinas analisadasbaseia-se numa metodologia que visa a construção de conhecimentosatravés da interação entre os saberes científicos e os saberes dosidosos.Revista FSA (St. Augustine College Journal)Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)Silva, Luiza de Marilac Lima da; Faculdade Santo Agostinho2014-01-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/424Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v.6, n.1, jan./dez. 2009Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v.6, n.1, jan./dez. 20092317-29831806-6356reponame:Revista FSAinstname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)instacron:FSAporhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/424/210Direitos autorais 2017 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho)https://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.pnginfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-04-08T21:59:37Zoai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/424Revistahttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsaPRIhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/oairevistafsa@unifsa.com.br2317-29831806-6356opendoar:2015-04-08T21:59:37Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação Do Processo De Ensino-Aprendizagem Do Programa Terceira Idade Em Ação (PTIA) Da Universidade Federal Do Piauí (UFPI) / From Teaching-Learning Process From Program Evaluation Senior Citizens In Action (PTIA), Federal University of Piauí (UFPI)
title Avaliação Do Processo De Ensino-Aprendizagem Do Programa Terceira Idade Em Ação (PTIA) Da Universidade Federal Do Piauí (UFPI) / From Teaching-Learning Process From Program Evaluation Senior Citizens In Action (PTIA), Federal University of Piauí (UFPI)
spellingShingle Avaliação Do Processo De Ensino-Aprendizagem Do Programa Terceira Idade Em Ação (PTIA) Da Universidade Federal Do Piauí (UFPI) / From Teaching-Learning Process From Program Evaluation Senior Citizens In Action (PTIA), Federal University of Piauí (UFPI)
Silva, Luiza de Marilac Lima da; Faculdade Santo Agostinho
title_short Avaliação Do Processo De Ensino-Aprendizagem Do Programa Terceira Idade Em Ação (PTIA) Da Universidade Federal Do Piauí (UFPI) / From Teaching-Learning Process From Program Evaluation Senior Citizens In Action (PTIA), Federal University of Piauí (UFPI)
title_full Avaliação Do Processo De Ensino-Aprendizagem Do Programa Terceira Idade Em Ação (PTIA) Da Universidade Federal Do Piauí (UFPI) / From Teaching-Learning Process From Program Evaluation Senior Citizens In Action (PTIA), Federal University of Piauí (UFPI)
title_fullStr Avaliação Do Processo De Ensino-Aprendizagem Do Programa Terceira Idade Em Ação (PTIA) Da Universidade Federal Do Piauí (UFPI) / From Teaching-Learning Process From Program Evaluation Senior Citizens In Action (PTIA), Federal University of Piauí (UFPI)
title_full_unstemmed Avaliação Do Processo De Ensino-Aprendizagem Do Programa Terceira Idade Em Ação (PTIA) Da Universidade Federal Do Piauí (UFPI) / From Teaching-Learning Process From Program Evaluation Senior Citizens In Action (PTIA), Federal University of Piauí (UFPI)
title_sort Avaliação Do Processo De Ensino-Aprendizagem Do Programa Terceira Idade Em Ação (PTIA) Da Universidade Federal Do Piauí (UFPI) / From Teaching-Learning Process From Program Evaluation Senior Citizens In Action (PTIA), Federal University of Piauí (UFPI)
author Silva, Luiza de Marilac Lima da; Faculdade Santo Agostinho
author_facet Silva, Luiza de Marilac Lima da; Faculdade Santo Agostinho
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Luiza de Marilac Lima da; Faculdade Santo Agostinho
dc.subject.none.fl_str_mv
description As  ações  pedagógicas  destinadas  ao  público  idosoconstituem uma realidade que vem se concretizando na maioria dasInstituições de Ensino Superior do Brasil através das chamadasUniversidades Abertas para a Terceira Idade. Em Teresina estaexperiência educacional é desenvolvida na Universidade Federaldo Piauí pelo Programa Terceira Idade em Ação (PTIA). No programasão desenvolvidas atividades educacionais nas mais diversas áreasde conhecimento com temáticas voltadas para a promoção da saúde,o exercício da cidadania e o envelhecimento saudável. Diante destarealidade educacional vivenciada por diversos idosos em Teresina,o presente estudo que ora se apresenta teve por objetivo avaliar asações  pedagógicas  relacionadas  ao  processo  de  ensino-aprendizagem do Programa Terceira Idade em Ação da UniversidadeFederal do Piauí. Este estudo teve por embasamento teórico asrespectivas referências bibliográficas: Meire Cachioni, na área deEducação Gerontológica; Vitória Kachar e Aglair Setúbal, na áreadas Universidades Abertas  para Terceira  Idade;  José ArmandoValente, na área do Processo de Avaliação e Aprendizagem; IsauraBelloni, Maria Ozanira da Silva e Silva na área do Processo deAvaliação; Teresa Maria Frota Haguette  na  área  da  técnica  deObservação Participante;  e Simone  de Beauvoir  na  área  deEnvelhecimento. Trata-se de uma pesquisa de campo que privilegiouas seguintes abordagens metodológicas: levantamento qualitativo,pesquisa avaliativa e metodologia participativa. No levantamentoqualitativo foram adotadas as seguintes técnicas durante a coleta dedados: análise de fontes documentais, observação participante eentrevistas semi-estruturadas. Foi possível identificar nas disciplinas pesquisadas uma certa sintonia na linha teórico-metodológica queorienta o processo de ensino-aprendizagem do P.TIA. O processode ensino-aprendizagem desenvolvido pelas disciplinas analisadasbaseia-se numa metodologia que visa a construção de conhecimentosatravés da interação entre os saberes científicos e os saberes dosidosos.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-01-28
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/424
url http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/424
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/424/210
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho)
https://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho)
https://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal)
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
publisher.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal)
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
dc.source.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v.6, n.1, jan./dez. 2009
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v.6, n.1, jan./dez. 2009
2317-2983
1806-6356
reponame:Revista FSA
instname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)
instacron:FSA
instname_str Faculdade Santo Agostinho (FSA)
instacron_str FSA
institution FSA
reponame_str Revista FSA
collection Revista FSA
repository.name.fl_str_mv Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)
repository.mail.fl_str_mv revistafsa@unifsa.com.br
_version_ 1798944910079950848