Avaliação Do Processo De Ensino-Aprendizagem Do Programa Terceira Idade Em Ação (PTIA) Da Universidade Federal Do Piauí (UFPI) / From Teaching-Learning Process From Program Evaluation Senior Citizens In Action (PTIA), Federal University of Piauí (UFPI)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista FSA |
Texto Completo: | http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/424 |
Resumo: | As ações pedagógicas destinadas ao público idosoconstituem uma realidade que vem se concretizando na maioria dasInstituições de Ensino Superior do Brasil através das chamadasUniversidades Abertas para a Terceira Idade. Em Teresina estaexperiência educacional é desenvolvida na Universidade Federaldo Piauí pelo Programa Terceira Idade em Ação (PTIA). No programasão desenvolvidas atividades educacionais nas mais diversas áreasde conhecimento com temáticas voltadas para a promoção da saúde,o exercício da cidadania e o envelhecimento saudável. Diante destarealidade educacional vivenciada por diversos idosos em Teresina,o presente estudo que ora se apresenta teve por objetivo avaliar asações pedagógicas relacionadas ao processo de ensino-aprendizagem do Programa Terceira Idade em Ação da UniversidadeFederal do Piauí. Este estudo teve por embasamento teórico asrespectivas referências bibliográficas: Meire Cachioni, na área deEducação Gerontológica; Vitória Kachar e Aglair Setúbal, na áreadas Universidades Abertas para Terceira Idade; José ArmandoValente, na área do Processo de Avaliação e Aprendizagem; IsauraBelloni, Maria Ozanira da Silva e Silva na área do Processo deAvaliação; Teresa Maria Frota Haguette na área da técnica deObservação Participante; e Simone de Beauvoir na área deEnvelhecimento. Trata-se de uma pesquisa de campo que privilegiouas seguintes abordagens metodológicas: levantamento qualitativo,pesquisa avaliativa e metodologia participativa. No levantamentoqualitativo foram adotadas as seguintes técnicas durante a coleta dedados: análise de fontes documentais, observação participante eentrevistas semi-estruturadas. Foi possível identificar nas disciplinas pesquisadas uma certa sintonia na linha teórico-metodológica queorienta o processo de ensino-aprendizagem do P.TIA. O processode ensino-aprendizagem desenvolvido pelas disciplinas analisadasbaseia-se numa metodologia que visa a construção de conhecimentosatravés da interação entre os saberes científicos e os saberes dosidosos. |
id |
FSA-3_1f449150910fb957fcf0888e1723bf89 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/424 |
network_acronym_str |
FSA-3 |
network_name_str |
Revista FSA |
repository_id_str |
|
spelling |
Avaliação Do Processo De Ensino-Aprendizagem Do Programa Terceira Idade Em Ação (PTIA) Da Universidade Federal Do Piauí (UFPI) / From Teaching-Learning Process From Program Evaluation Senior Citizens In Action (PTIA), Federal University of Piauí (UFPI)As ações pedagógicas destinadas ao público idosoconstituem uma realidade que vem se concretizando na maioria dasInstituições de Ensino Superior do Brasil através das chamadasUniversidades Abertas para a Terceira Idade. Em Teresina estaexperiência educacional é desenvolvida na Universidade Federaldo Piauí pelo Programa Terceira Idade em Ação (PTIA). No programasão desenvolvidas atividades educacionais nas mais diversas áreasde conhecimento com temáticas voltadas para a promoção da saúde,o exercício da cidadania e o envelhecimento saudável. Diante destarealidade educacional vivenciada por diversos idosos em Teresina,o presente estudo que ora se apresenta teve por objetivo avaliar asações pedagógicas relacionadas ao processo de ensino-aprendizagem do Programa Terceira Idade em Ação da UniversidadeFederal do Piauí. Este estudo teve por embasamento teórico asrespectivas referências bibliográficas: Meire Cachioni, na área deEducação Gerontológica; Vitória Kachar e Aglair Setúbal, na áreadas Universidades Abertas para Terceira Idade; José ArmandoValente, na área do Processo de Avaliação e Aprendizagem; IsauraBelloni, Maria Ozanira da Silva e Silva na área do Processo deAvaliação; Teresa Maria Frota Haguette na área da técnica deObservação Participante; e Simone de Beauvoir na área deEnvelhecimento. Trata-se de uma pesquisa de campo que privilegiouas seguintes abordagens metodológicas: levantamento qualitativo,pesquisa avaliativa e metodologia participativa. No levantamentoqualitativo foram adotadas as seguintes técnicas durante a coleta dedados: análise de fontes documentais, observação participante eentrevistas semi-estruturadas. Foi possível identificar nas disciplinas pesquisadas uma certa sintonia na linha teórico-metodológica queorienta o processo de ensino-aprendizagem do P.TIA. O processode ensino-aprendizagem desenvolvido pelas disciplinas analisadasbaseia-se numa metodologia que visa a construção de conhecimentosatravés da interação entre os saberes científicos e os saberes dosidosos.Revista FSA (St. Augustine College Journal)Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)Silva, Luiza de Marilac Lima da; Faculdade Santo Agostinho2014-01-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/424Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v.6, n.1, jan./dez. 2009Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v.6, n.1, jan./dez. 20092317-29831806-6356reponame:Revista FSAinstname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)instacron:FSAporhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/424/210Direitos autorais 2017 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho)https://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.pnginfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-04-08T21:59:37Zoai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/424Revistahttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsaPRIhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/oairevistafsa@unifsa.com.br2317-29831806-6356opendoar:2015-04-08T21:59:37Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação Do Processo De Ensino-Aprendizagem Do Programa Terceira Idade Em Ação (PTIA) Da Universidade Federal Do Piauí (UFPI) / From Teaching-Learning Process From Program Evaluation Senior Citizens In Action (PTIA), Federal University of Piauí (UFPI) |
title |
Avaliação Do Processo De Ensino-Aprendizagem Do Programa Terceira Idade Em Ação (PTIA) Da Universidade Federal Do Piauí (UFPI) / From Teaching-Learning Process From Program Evaluation Senior Citizens In Action (PTIA), Federal University of Piauí (UFPI) |
spellingShingle |
Avaliação Do Processo De Ensino-Aprendizagem Do Programa Terceira Idade Em Ação (PTIA) Da Universidade Federal Do Piauí (UFPI) / From Teaching-Learning Process From Program Evaluation Senior Citizens In Action (PTIA), Federal University of Piauí (UFPI) Silva, Luiza de Marilac Lima da; Faculdade Santo Agostinho |
title_short |
Avaliação Do Processo De Ensino-Aprendizagem Do Programa Terceira Idade Em Ação (PTIA) Da Universidade Federal Do Piauí (UFPI) / From Teaching-Learning Process From Program Evaluation Senior Citizens In Action (PTIA), Federal University of Piauí (UFPI) |
title_full |
Avaliação Do Processo De Ensino-Aprendizagem Do Programa Terceira Idade Em Ação (PTIA) Da Universidade Federal Do Piauí (UFPI) / From Teaching-Learning Process From Program Evaluation Senior Citizens In Action (PTIA), Federal University of Piauí (UFPI) |
title_fullStr |
Avaliação Do Processo De Ensino-Aprendizagem Do Programa Terceira Idade Em Ação (PTIA) Da Universidade Federal Do Piauí (UFPI) / From Teaching-Learning Process From Program Evaluation Senior Citizens In Action (PTIA), Federal University of Piauí (UFPI) |
title_full_unstemmed |
Avaliação Do Processo De Ensino-Aprendizagem Do Programa Terceira Idade Em Ação (PTIA) Da Universidade Federal Do Piauí (UFPI) / From Teaching-Learning Process From Program Evaluation Senior Citizens In Action (PTIA), Federal University of Piauí (UFPI) |
title_sort |
Avaliação Do Processo De Ensino-Aprendizagem Do Programa Terceira Idade Em Ação (PTIA) Da Universidade Federal Do Piauí (UFPI) / From Teaching-Learning Process From Program Evaluation Senior Citizens In Action (PTIA), Federal University of Piauí (UFPI) |
author |
Silva, Luiza de Marilac Lima da; Faculdade Santo Agostinho |
author_facet |
Silva, Luiza de Marilac Lima da; Faculdade Santo Agostinho |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Luiza de Marilac Lima da; Faculdade Santo Agostinho |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
description |
As ações pedagógicas destinadas ao público idosoconstituem uma realidade que vem se concretizando na maioria dasInstituições de Ensino Superior do Brasil através das chamadasUniversidades Abertas para a Terceira Idade. Em Teresina estaexperiência educacional é desenvolvida na Universidade Federaldo Piauí pelo Programa Terceira Idade em Ação (PTIA). No programasão desenvolvidas atividades educacionais nas mais diversas áreasde conhecimento com temáticas voltadas para a promoção da saúde,o exercício da cidadania e o envelhecimento saudável. Diante destarealidade educacional vivenciada por diversos idosos em Teresina,o presente estudo que ora se apresenta teve por objetivo avaliar asações pedagógicas relacionadas ao processo de ensino-aprendizagem do Programa Terceira Idade em Ação da UniversidadeFederal do Piauí. Este estudo teve por embasamento teórico asrespectivas referências bibliográficas: Meire Cachioni, na área deEducação Gerontológica; Vitória Kachar e Aglair Setúbal, na áreadas Universidades Abertas para Terceira Idade; José ArmandoValente, na área do Processo de Avaliação e Aprendizagem; IsauraBelloni, Maria Ozanira da Silva e Silva na área do Processo deAvaliação; Teresa Maria Frota Haguette na área da técnica deObservação Participante; e Simone de Beauvoir na área deEnvelhecimento. Trata-se de uma pesquisa de campo que privilegiouas seguintes abordagens metodológicas: levantamento qualitativo,pesquisa avaliativa e metodologia participativa. No levantamentoqualitativo foram adotadas as seguintes técnicas durante a coleta dedados: análise de fontes documentais, observação participante eentrevistas semi-estruturadas. Foi possível identificar nas disciplinas pesquisadas uma certa sintonia na linha teórico-metodológica queorienta o processo de ensino-aprendizagem do P.TIA. O processode ensino-aprendizagem desenvolvido pelas disciplinas analisadasbaseia-se numa metodologia que visa a construção de conhecimentosatravés da interação entre os saberes científicos e os saberes dosidosos. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-01-28 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/424 |
url |
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/424 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/424/210 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2017 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho) https://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2017 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho) https://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista FSA (St. Augustine College Journal) Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista FSA (St. Augustine College Journal) Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v.6, n.1, jan./dez. 2009 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v.6, n.1, jan./dez. 2009 2317-2983 1806-6356 reponame:Revista FSA instname:Faculdade Santo Agostinho (FSA) instacron:FSA |
instname_str |
Faculdade Santo Agostinho (FSA) |
instacron_str |
FSA |
institution |
FSA |
reponame_str |
Revista FSA |
collection |
Revista FSA |
repository.name.fl_str_mv |
Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistafsa@unifsa.com.br |
_version_ |
1798944910079950848 |