O Analista na Instituição e Invenções no Contexto da Infância e Adolescência: Um Estudo de Caso / The Analyst in the Institution and Inventions in the Context of Childhood and Adolescence: A Case Study

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Saad, Fábio Luis; Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Fioroni, Luciana Nogueira, Joaquim, Regina Helena Vitale Torkomian
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista FSA
Texto Completo: http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2369
Resumo: A pesquisa estudou um dispositivo intersetorial que ocorre em um CAPSi – Centro de Atenção Psicossocial infantil – no extremo sul do município de São Paulo, do qual vinte e oito trabalhadores do serviço de Saúde, Educação e Assistência Social, que atuam com crianças e/ou adolescentes com sofrimentos psíquicos, participaram. O Laboratório de Inclusão é um dispositivo reconhecido pela rede de sua área de abrangência como um espaço importante, no qual os profissionais participantes podem compartilhar casos (clínicos) e dificuldades no trato e no cotidiano com crianças e adolescentes em sofrimento psíquico. Esses trabalhadores chegam ao Laboratório de Inclusão em momentos agudos e críticos, isto é, quando os conflitos ou impasses gerados na relação com as crianças e/ou adolescentes tornam-se insuportáveis ou incontroláveis, atribuindo a eles a responsabilidade do desajuste. A pesquisa e a condução dos encontros foram realizadas pelo autor/profissional que se orienta pelo referencial da psicanálise em seu manejo e compreensão dos fenômenos apresentados. Esta abordagem proporcionou aos participantes do Laboratório o reconhecimento sobre a importância do olhar singular do “caso a caso”. O método utilizado foi o da pesquisa-intervenção a partir do estudo de caso. Os dados foram colhidos de dezesseis encontros gravados, transcritos e analisados com o referencial teórico da psicanálise; foram utilizados também um questionário inicial e entrevista. Os resultados foram demonstrados passo a passo, desde a chegada dos participantes ao Laboratório, a dinâmica dos encontros até os seus efeitos. Foram verificados efeitos dos participantes ao participarem do Laboratório e o processo vivenciado por eles nesse dispositivo. Inicialmente, apresentavam fragilidades na condição emocional que incapacitavam a relação com crianças e adolescentes em sofrimento psíquico; acreditavam que suas capacidades técnicas eram insuficientes para lidar com essa população e a condição de desconforto aparecia como resultado de um mal-estar, fruto de seu cotidiano. Os encontros proporcionaram aos participantes alívio, reflexão e criação, elementos que modificaram a maneira como eles pensavam sobre essas crianças, e passaram a enxergá-las como sujeitos com dificuldades e potenciais. Desse modo, manifestaram desejo de estar com elas de forma acolhedora e inclusiva. Ficou evidente, pela pesquisa, como a condução de um analista na instituição, especificamente no Laboratório de Inclusão, oportunizou tais efeitos. Por fim, foi demonstrada a aplicabilidade do dispositivo estudado, sua relevância no campo da saúde mental, como importante espaço de diálogo. PALAVRAS-CHAVE: CAPSi, Intersetorialidade, Psicanálise Aplicada, Saúde Coletiva.  ABSTRACT The research studied an intersectorial device that occurs in a CAPSi - Child Psychosocial Care Center - in the extreme south of the city of São Paulo, of which twenty-eight workers from the Health, Education and Social Assistance service, who work with children and/or teenagers with psychic suffering, participated. The Inclusion Laboratory is a device recognized by the network in its area of coverage as an important space in which participating professionals can share (clinical) cases and difficulties in dealing with and in daily life with children and adolescents in psychological distress. These workers arrive at the Inclusion Laboratory at acute and critical moments, that is, when conflicts or impasses generated in the relationship with children and/or adolescents become unbearable or uncontrollable, attributing to them the responsibility for the maladjustment. The research and conduct of the meetings were carried out by the author/professional who is guided by the psychoanalytic framework in his handling and understanding of the phenomena presented. This approach provided the Laboratory participants with recognition of the importance of the singular look of the “case by case”. The method used was the research-intervention based on the case study. Data were collected from sixteen recorded meetings, transcribed and analyzed with the theoretical framework of psychoanalysis; an initial questionnaire and interview were also used. The results were demonstrated step by step, from the arrival of the participants to the Laboratory, the dynamics of the meetings until their effects. Effects of the participants when participating in the Laboratory and the process experienced by them in this device were verified. Initially, they had weaknesses in their emotional condition that made their relationship with children and adolescents in psychological distress unable to cope; they believed that their technical skills were insufficient to deal with this population and the condition of discomfort appeared as a result of discomfort resulting from their daily lives. The meetings provided the participants with relief, reflection and creation, elements that changed the way they thought about these children, and began to see them as subjects with difficulties and potential. In this way, they expressed a desire to be with them in a welcoming and inclusive way. It was evident, through the research, how the conduct of an analyst in the institution, specifically in the Inclusion Laboratory, created such effects. Finally, the applicability of the device studied was demonstrated, its relevance in the field of mental health, as an important space for dialogue. KEYWORDS: CAPSi, Intersectoriality, Applied Psychoanalysis, Public Health.
id FSA-3_2289fbb865ab6feb5767ec6b22ad6490
oai_identifier_str oai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/2369
network_acronym_str FSA-3
network_name_str Revista FSA
repository_id_str
spelling O Analista na Instituição e Invenções no Contexto da Infância e Adolescência: Um Estudo de Caso / The Analyst in the Institution and Inventions in the Context of Childhood and Adolescence: A Case StudyPsicologiaA pesquisa estudou um dispositivo intersetorial que ocorre em um CAPSi – Centro de Atenção Psicossocial infantil – no extremo sul do município de São Paulo, do qual vinte e oito trabalhadores do serviço de Saúde, Educação e Assistência Social, que atuam com crianças e/ou adolescentes com sofrimentos psíquicos, participaram. O Laboratório de Inclusão é um dispositivo reconhecido pela rede de sua área de abrangência como um espaço importante, no qual os profissionais participantes podem compartilhar casos (clínicos) e dificuldades no trato e no cotidiano com crianças e adolescentes em sofrimento psíquico. Esses trabalhadores chegam ao Laboratório de Inclusão em momentos agudos e críticos, isto é, quando os conflitos ou impasses gerados na relação com as crianças e/ou adolescentes tornam-se insuportáveis ou incontroláveis, atribuindo a eles a responsabilidade do desajuste. A pesquisa e a condução dos encontros foram realizadas pelo autor/profissional que se orienta pelo referencial da psicanálise em seu manejo e compreensão dos fenômenos apresentados. Esta abordagem proporcionou aos participantes do Laboratório o reconhecimento sobre a importância do olhar singular do “caso a caso”. O método utilizado foi o da pesquisa-intervenção a partir do estudo de caso. Os dados foram colhidos de dezesseis encontros gravados, transcritos e analisados com o referencial teórico da psicanálise; foram utilizados também um questionário inicial e entrevista. Os resultados foram demonstrados passo a passo, desde a chegada dos participantes ao Laboratório, a dinâmica dos encontros até os seus efeitos. Foram verificados efeitos dos participantes ao participarem do Laboratório e o processo vivenciado por eles nesse dispositivo. Inicialmente, apresentavam fragilidades na condição emocional que incapacitavam a relação com crianças e adolescentes em sofrimento psíquico; acreditavam que suas capacidades técnicas eram insuficientes para lidar com essa população e a condição de desconforto aparecia como resultado de um mal-estar, fruto de seu cotidiano. Os encontros proporcionaram aos participantes alívio, reflexão e criação, elementos que modificaram a maneira como eles pensavam sobre essas crianças, e passaram a enxergá-las como sujeitos com dificuldades e potenciais. Desse modo, manifestaram desejo de estar com elas de forma acolhedora e inclusiva. Ficou evidente, pela pesquisa, como a condução de um analista na instituição, especificamente no Laboratório de Inclusão, oportunizou tais efeitos. Por fim, foi demonstrada a aplicabilidade do dispositivo estudado, sua relevância no campo da saúde mental, como importante espaço de diálogo. PALAVRAS-CHAVE: CAPSi, Intersetorialidade, Psicanálise Aplicada, Saúde Coletiva.  ABSTRACT The research studied an intersectorial device that occurs in a CAPSi - Child Psychosocial Care Center - in the extreme south of the city of São Paulo, of which twenty-eight workers from the Health, Education and Social Assistance service, who work with children and/or teenagers with psychic suffering, participated. The Inclusion Laboratory is a device recognized by the network in its area of coverage as an important space in which participating professionals can share (clinical) cases and difficulties in dealing with and in daily life with children and adolescents in psychological distress. These workers arrive at the Inclusion Laboratory at acute and critical moments, that is, when conflicts or impasses generated in the relationship with children and/or adolescents become unbearable or uncontrollable, attributing to them the responsibility for the maladjustment. The research and conduct of the meetings were carried out by the author/professional who is guided by the psychoanalytic framework in his handling and understanding of the phenomena presented. This approach provided the Laboratory participants with recognition of the importance of the singular look of the “case by case”. The method used was the research-intervention based on the case study. Data were collected from sixteen recorded meetings, transcribed and analyzed with the theoretical framework of psychoanalysis; an initial questionnaire and interview were also used. The results were demonstrated step by step, from the arrival of the participants to the Laboratory, the dynamics of the meetings until their effects. Effects of the participants when participating in the Laboratory and the process experienced by them in this device were verified. Initially, they had weaknesses in their emotional condition that made their relationship with children and adolescents in psychological distress unable to cope; they believed that their technical skills were insufficient to deal with this population and the condition of discomfort appeared as a result of discomfort resulting from their daily lives. The meetings provided the participants with relief, reflection and creation, elements that changed the way they thought about these children, and began to see them as subjects with difficulties and potential. In this way, they expressed a desire to be with them in a welcoming and inclusive way. It was evident, through the research, how the conduct of an analyst in the institution, specifically in the Inclusion Laboratory, created such effects. Finally, the applicability of the device studied was demonstrated, its relevance in the field of mental health, as an important space for dialogue. KEYWORDS: CAPSi, Intersectoriality, Applied Psychoanalysis, Public Health.Revista FSA (St. Augustine College Journal)Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)Saad, Fábio Luis; Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)Fioroni, Luciana NogueiraJoaquim, Regina Helena Vitale Torkomian2021-09-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/x-rarapplication/xmlhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/236910.12819/2021.18.9.7Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 18, n. 9, set. 2021; 115-134Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 18, n. 9, set. 2021; 115-1342317-29831806-6356reponame:Revista FSAinstname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)instacron:FSAporhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2369/491492959http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2369/491492960http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2369/491492961http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2369/1732http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2369/1733http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2369/1734Direitos autorais 2021 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-10-01T16:09:29Zoai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/2369Revistahttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsaPRIhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/oairevistafsa@unifsa.com.br2317-29831806-6356opendoar:2021-10-01T16:09:29Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)false
dc.title.none.fl_str_mv O Analista na Instituição e Invenções no Contexto da Infância e Adolescência: Um Estudo de Caso / The Analyst in the Institution and Inventions in the Context of Childhood and Adolescence: A Case Study
title O Analista na Instituição e Invenções no Contexto da Infância e Adolescência: Um Estudo de Caso / The Analyst in the Institution and Inventions in the Context of Childhood and Adolescence: A Case Study
spellingShingle O Analista na Instituição e Invenções no Contexto da Infância e Adolescência: Um Estudo de Caso / The Analyst in the Institution and Inventions in the Context of Childhood and Adolescence: A Case Study
Saad, Fábio Luis; Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Psicologia
title_short O Analista na Instituição e Invenções no Contexto da Infância e Adolescência: Um Estudo de Caso / The Analyst in the Institution and Inventions in the Context of Childhood and Adolescence: A Case Study
title_full O Analista na Instituição e Invenções no Contexto da Infância e Adolescência: Um Estudo de Caso / The Analyst in the Institution and Inventions in the Context of Childhood and Adolescence: A Case Study
title_fullStr O Analista na Instituição e Invenções no Contexto da Infância e Adolescência: Um Estudo de Caso / The Analyst in the Institution and Inventions in the Context of Childhood and Adolescence: A Case Study
title_full_unstemmed O Analista na Instituição e Invenções no Contexto da Infância e Adolescência: Um Estudo de Caso / The Analyst in the Institution and Inventions in the Context of Childhood and Adolescence: A Case Study
title_sort O Analista na Instituição e Invenções no Contexto da Infância e Adolescência: Um Estudo de Caso / The Analyst in the Institution and Inventions in the Context of Childhood and Adolescence: A Case Study
author Saad, Fábio Luis; Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
author_facet Saad, Fábio Luis; Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Fioroni, Luciana Nogueira
Joaquim, Regina Helena Vitale Torkomian
author_role author
author2 Fioroni, Luciana Nogueira
Joaquim, Regina Helena Vitale Torkomian
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Saad, Fábio Luis; Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Fioroni, Luciana Nogueira
Joaquim, Regina Helena Vitale Torkomian
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia
topic Psicologia
description A pesquisa estudou um dispositivo intersetorial que ocorre em um CAPSi – Centro de Atenção Psicossocial infantil – no extremo sul do município de São Paulo, do qual vinte e oito trabalhadores do serviço de Saúde, Educação e Assistência Social, que atuam com crianças e/ou adolescentes com sofrimentos psíquicos, participaram. O Laboratório de Inclusão é um dispositivo reconhecido pela rede de sua área de abrangência como um espaço importante, no qual os profissionais participantes podem compartilhar casos (clínicos) e dificuldades no trato e no cotidiano com crianças e adolescentes em sofrimento psíquico. Esses trabalhadores chegam ao Laboratório de Inclusão em momentos agudos e críticos, isto é, quando os conflitos ou impasses gerados na relação com as crianças e/ou adolescentes tornam-se insuportáveis ou incontroláveis, atribuindo a eles a responsabilidade do desajuste. A pesquisa e a condução dos encontros foram realizadas pelo autor/profissional que se orienta pelo referencial da psicanálise em seu manejo e compreensão dos fenômenos apresentados. Esta abordagem proporcionou aos participantes do Laboratório o reconhecimento sobre a importância do olhar singular do “caso a caso”. O método utilizado foi o da pesquisa-intervenção a partir do estudo de caso. Os dados foram colhidos de dezesseis encontros gravados, transcritos e analisados com o referencial teórico da psicanálise; foram utilizados também um questionário inicial e entrevista. Os resultados foram demonstrados passo a passo, desde a chegada dos participantes ao Laboratório, a dinâmica dos encontros até os seus efeitos. Foram verificados efeitos dos participantes ao participarem do Laboratório e o processo vivenciado por eles nesse dispositivo. Inicialmente, apresentavam fragilidades na condição emocional que incapacitavam a relação com crianças e adolescentes em sofrimento psíquico; acreditavam que suas capacidades técnicas eram insuficientes para lidar com essa população e a condição de desconforto aparecia como resultado de um mal-estar, fruto de seu cotidiano. Os encontros proporcionaram aos participantes alívio, reflexão e criação, elementos que modificaram a maneira como eles pensavam sobre essas crianças, e passaram a enxergá-las como sujeitos com dificuldades e potenciais. Desse modo, manifestaram desejo de estar com elas de forma acolhedora e inclusiva. Ficou evidente, pela pesquisa, como a condução de um analista na instituição, especificamente no Laboratório de Inclusão, oportunizou tais efeitos. Por fim, foi demonstrada a aplicabilidade do dispositivo estudado, sua relevância no campo da saúde mental, como importante espaço de diálogo. PALAVRAS-CHAVE: CAPSi, Intersetorialidade, Psicanálise Aplicada, Saúde Coletiva.  ABSTRACT The research studied an intersectorial device that occurs in a CAPSi - Child Psychosocial Care Center - in the extreme south of the city of São Paulo, of which twenty-eight workers from the Health, Education and Social Assistance service, who work with children and/or teenagers with psychic suffering, participated. The Inclusion Laboratory is a device recognized by the network in its area of coverage as an important space in which participating professionals can share (clinical) cases and difficulties in dealing with and in daily life with children and adolescents in psychological distress. These workers arrive at the Inclusion Laboratory at acute and critical moments, that is, when conflicts or impasses generated in the relationship with children and/or adolescents become unbearable or uncontrollable, attributing to them the responsibility for the maladjustment. The research and conduct of the meetings were carried out by the author/professional who is guided by the psychoanalytic framework in his handling and understanding of the phenomena presented. This approach provided the Laboratory participants with recognition of the importance of the singular look of the “case by case”. The method used was the research-intervention based on the case study. Data were collected from sixteen recorded meetings, transcribed and analyzed with the theoretical framework of psychoanalysis; an initial questionnaire and interview were also used. The results were demonstrated step by step, from the arrival of the participants to the Laboratory, the dynamics of the meetings until their effects. Effects of the participants when participating in the Laboratory and the process experienced by them in this device were verified. Initially, they had weaknesses in their emotional condition that made their relationship with children and adolescents in psychological distress unable to cope; they believed that their technical skills were insufficient to deal with this population and the condition of discomfort appeared as a result of discomfort resulting from their daily lives. The meetings provided the participants with relief, reflection and creation, elements that changed the way they thought about these children, and began to see them as subjects with difficulties and potential. In this way, they expressed a desire to be with them in a welcoming and inclusive way. It was evident, through the research, how the conduct of an analyst in the institution, specifically in the Inclusion Laboratory, created such effects. Finally, the applicability of the device studied was demonstrated, its relevance in the field of mental health, as an important space for dialogue. KEYWORDS: CAPSi, Intersectoriality, Applied Psychoanalysis, Public Health.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-09-16
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2369
10.12819/2021.18.9.7
url http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2369
identifier_str_mv 10.12819/2021.18.9.7
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2369/491492959
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2369/491492960
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2369/491492961
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2369/1732
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2369/1733
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2369/1734
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/x-rar
application/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal)
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
publisher.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal)
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
dc.source.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 18, n. 9, set. 2021; 115-134
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 18, n. 9, set. 2021; 115-134
2317-2983
1806-6356
reponame:Revista FSA
instname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)
instacron:FSA
instname_str Faculdade Santo Agostinho (FSA)
instacron_str FSA
institution FSA
reponame_str Revista FSA
collection Revista FSA
repository.name.fl_str_mv Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)
repository.mail.fl_str_mv revistafsa@unifsa.com.br
_version_ 1798944910736359424