Educação Empreendedora como Instrumento de Estímulo à Transformação Socioeconômica / Entrepreneurial Education as an Instrument to Stimulate Socioeconomic Transformation

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guimarães, Jairo de Carvalho; Universidade Federal do Piauí - UFPI
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Lukosevicius, Alessandro Prudêncio; Universidade Grande Rio - UNIGRANRIO
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista FSA
Texto Completo: http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2112
Resumo: O objetivo deste ensaio é descrever a importância da Educação Empreendedora (EE) como mecanismo de apoio e de estímulo às transformações socioeconômicas. O estudo tem abordagem qualitativa, de natureza interpretativa e descritiva-explicativa, fundamentado em referências bibliográficas, assim como na experiência viva dos autores, também professores de empreendedorismo. Sua originalidade se assenta na ideia de que estudos têm sido feitos sobre a temática, porém poucos se propuseram a discutir a relação entre educação empreendedora no nível de graduação e a consequente transformação socioeconômica. O escopo teórico foi capaz de convergir em vários aspectos, confirmando que a adoção de métodos assertivos por parte do professor e tomando a prática como medida fundamental para permitir a apreensão do estudante no percurso formativo, é possível promover perspectivas promissoras no que concerne ao despertar do estudante para sua inserção no universo empreendedor. Concluiu-se que adotando a concepção de que com a implementação de estratégias didático-pedagógicas diferenciadas e a utilização de metodologias ativas, a atmosfera no ambiente acadêmico dos Cursos de Graduação naturalmente tendem a fomentar o espírito empreendedor dos estudantes, contribuindo para a tomada de decisão e a segurança para atuar no segmento, mesmo em cenários de crise socioeconômica, como a atualmente vivenciada em razão da COVID-19. Palavras-chave: Educação Empreendedora. Graduação. Agir Docente. Metodologias Ativas.  ABSTRACT The purpose of this essay is to describe the importance of Entrepreneurial Education (EE) as a mechanism to support and encourage socioeconomic changes. The study has a qualitative approach, of an interpretative and descriptive-explanatory nature, based on bibliographical references, as well as on the living experience of the authors, also entrepreneurship teachers. Its originality is based on the idea that studies have been carried out on the subject, but few have set out to discuss the relationship between entrepreneurial education at the undergraduate level and the consequent socioeconomic transformation. The theoretical scope was able to converge on several aspects, confirming that the adoption of assertive methods by the teacher, and taking the practice as a fundamental measure to allow the student's apprehension in the formative path, it is possible to promote promising perspectives regarding the awakening of the student for his insertion in the entrepreneurial universe. It was concluded that adopting the conception that with the implementation of different didactic-pedagogical strategies and the use of active methodologies, the atmosphere in the academic environment of the Undergraduate Courses naturally tends to foster the entrepreneurial spirit of students, contributing to decision making and the security to operate in the segment, even in scenarios of socioeconomic crisis, such as the one currently experienced due to COVID-19. Keywords: Entrepreneurial Education. University Graduate. Acting Teacher. Active Methodologies.  
id FSA-3_256fff5003db8349afe5a96ae87ffeda
oai_identifier_str oai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/2112
network_acronym_str FSA-3
network_name_str Revista FSA
repository_id_str
spelling Educação Empreendedora como Instrumento de Estímulo à Transformação Socioeconômica / Entrepreneurial Education as an Instrument to Stimulate Socioeconomic TransformationAdministraçãoO objetivo deste ensaio é descrever a importância da Educação Empreendedora (EE) como mecanismo de apoio e de estímulo às transformações socioeconômicas. O estudo tem abordagem qualitativa, de natureza interpretativa e descritiva-explicativa, fundamentado em referências bibliográficas, assim como na experiência viva dos autores, também professores de empreendedorismo. Sua originalidade se assenta na ideia de que estudos têm sido feitos sobre a temática, porém poucos se propuseram a discutir a relação entre educação empreendedora no nível de graduação e a consequente transformação socioeconômica. O escopo teórico foi capaz de convergir em vários aspectos, confirmando que a adoção de métodos assertivos por parte do professor e tomando a prática como medida fundamental para permitir a apreensão do estudante no percurso formativo, é possível promover perspectivas promissoras no que concerne ao despertar do estudante para sua inserção no universo empreendedor. Concluiu-se que adotando a concepção de que com a implementação de estratégias didático-pedagógicas diferenciadas e a utilização de metodologias ativas, a atmosfera no ambiente acadêmico dos Cursos de Graduação naturalmente tendem a fomentar o espírito empreendedor dos estudantes, contribuindo para a tomada de decisão e a segurança para atuar no segmento, mesmo em cenários de crise socioeconômica, como a atualmente vivenciada em razão da COVID-19. Palavras-chave: Educação Empreendedora. Graduação. Agir Docente. Metodologias Ativas.  ABSTRACT The purpose of this essay is to describe the importance of Entrepreneurial Education (EE) as a mechanism to support and encourage socioeconomic changes. The study has a qualitative approach, of an interpretative and descriptive-explanatory nature, based on bibliographical references, as well as on the living experience of the authors, also entrepreneurship teachers. Its originality is based on the idea that studies have been carried out on the subject, but few have set out to discuss the relationship between entrepreneurial education at the undergraduate level and the consequent socioeconomic transformation. The theoretical scope was able to converge on several aspects, confirming that the adoption of assertive methods by the teacher, and taking the practice as a fundamental measure to allow the student's apprehension in the formative path, it is possible to promote promising perspectives regarding the awakening of the student for his insertion in the entrepreneurial universe. It was concluded that adopting the conception that with the implementation of different didactic-pedagogical strategies and the use of active methodologies, the atmosphere in the academic environment of the Undergraduate Courses naturally tends to foster the entrepreneurial spirit of students, contributing to decision making and the security to operate in the segment, even in scenarios of socioeconomic crisis, such as the one currently experienced due to COVID-19. Keywords: Entrepreneurial Education. University Graduate. Acting Teacher. Active Methodologies.  Revista FSA (St. Augustine College Journal)Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)Guimarães, Jairo de Carvalho; Universidade Federal do Piauí - UFPILukosevicius, Alessandro Prudêncio; Universidade Grande Rio - UNIGRANRIO2020-10-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/x-rarapplication/xmlhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/211210.12819/2020.17.10.13Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 17, n. 10, out. 2020; 246-265Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 17, n. 10, out. 2020; 246-2652317-29831806-6356reponame:Revista FSAinstname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)instacron:FSAporhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2112/491492474http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2112/491492475http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2112/491492476http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2112/1410Direitos autorais 2020 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-28T20:42:00Zoai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/2112Revistahttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsaPRIhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/oairevistafsa@unifsa.com.br2317-29831806-6356opendoar:2020-10-28T20:42Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação Empreendedora como Instrumento de Estímulo à Transformação Socioeconômica / Entrepreneurial Education as an Instrument to Stimulate Socioeconomic Transformation
title Educação Empreendedora como Instrumento de Estímulo à Transformação Socioeconômica / Entrepreneurial Education as an Instrument to Stimulate Socioeconomic Transformation
spellingShingle Educação Empreendedora como Instrumento de Estímulo à Transformação Socioeconômica / Entrepreneurial Education as an Instrument to Stimulate Socioeconomic Transformation
Guimarães, Jairo de Carvalho; Universidade Federal do Piauí - UFPI
Administração
title_short Educação Empreendedora como Instrumento de Estímulo à Transformação Socioeconômica / Entrepreneurial Education as an Instrument to Stimulate Socioeconomic Transformation
title_full Educação Empreendedora como Instrumento de Estímulo à Transformação Socioeconômica / Entrepreneurial Education as an Instrument to Stimulate Socioeconomic Transformation
title_fullStr Educação Empreendedora como Instrumento de Estímulo à Transformação Socioeconômica / Entrepreneurial Education as an Instrument to Stimulate Socioeconomic Transformation
title_full_unstemmed Educação Empreendedora como Instrumento de Estímulo à Transformação Socioeconômica / Entrepreneurial Education as an Instrument to Stimulate Socioeconomic Transformation
title_sort Educação Empreendedora como Instrumento de Estímulo à Transformação Socioeconômica / Entrepreneurial Education as an Instrument to Stimulate Socioeconomic Transformation
author Guimarães, Jairo de Carvalho; Universidade Federal do Piauí - UFPI
author_facet Guimarães, Jairo de Carvalho; Universidade Federal do Piauí - UFPI
Lukosevicius, Alessandro Prudêncio; Universidade Grande Rio - UNIGRANRIO
author_role author
author2 Lukosevicius, Alessandro Prudêncio; Universidade Grande Rio - UNIGRANRIO
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Guimarães, Jairo de Carvalho; Universidade Federal do Piauí - UFPI
Lukosevicius, Alessandro Prudêncio; Universidade Grande Rio - UNIGRANRIO
dc.subject.por.fl_str_mv Administração
topic Administração
description O objetivo deste ensaio é descrever a importância da Educação Empreendedora (EE) como mecanismo de apoio e de estímulo às transformações socioeconômicas. O estudo tem abordagem qualitativa, de natureza interpretativa e descritiva-explicativa, fundamentado em referências bibliográficas, assim como na experiência viva dos autores, também professores de empreendedorismo. Sua originalidade se assenta na ideia de que estudos têm sido feitos sobre a temática, porém poucos se propuseram a discutir a relação entre educação empreendedora no nível de graduação e a consequente transformação socioeconômica. O escopo teórico foi capaz de convergir em vários aspectos, confirmando que a adoção de métodos assertivos por parte do professor e tomando a prática como medida fundamental para permitir a apreensão do estudante no percurso formativo, é possível promover perspectivas promissoras no que concerne ao despertar do estudante para sua inserção no universo empreendedor. Concluiu-se que adotando a concepção de que com a implementação de estratégias didático-pedagógicas diferenciadas e a utilização de metodologias ativas, a atmosfera no ambiente acadêmico dos Cursos de Graduação naturalmente tendem a fomentar o espírito empreendedor dos estudantes, contribuindo para a tomada de decisão e a segurança para atuar no segmento, mesmo em cenários de crise socioeconômica, como a atualmente vivenciada em razão da COVID-19. Palavras-chave: Educação Empreendedora. Graduação. Agir Docente. Metodologias Ativas.  ABSTRACT The purpose of this essay is to describe the importance of Entrepreneurial Education (EE) as a mechanism to support and encourage socioeconomic changes. The study has a qualitative approach, of an interpretative and descriptive-explanatory nature, based on bibliographical references, as well as on the living experience of the authors, also entrepreneurship teachers. Its originality is based on the idea that studies have been carried out on the subject, but few have set out to discuss the relationship between entrepreneurial education at the undergraduate level and the consequent socioeconomic transformation. The theoretical scope was able to converge on several aspects, confirming that the adoption of assertive methods by the teacher, and taking the practice as a fundamental measure to allow the student's apprehension in the formative path, it is possible to promote promising perspectives regarding the awakening of the student for his insertion in the entrepreneurial universe. It was concluded that adopting the conception that with the implementation of different didactic-pedagogical strategies and the use of active methodologies, the atmosphere in the academic environment of the Undergraduate Courses naturally tends to foster the entrepreneurial spirit of students, contributing to decision making and the security to operate in the segment, even in scenarios of socioeconomic crisis, such as the one currently experienced due to COVID-19. Keywords: Entrepreneurial Education. University Graduate. Acting Teacher. Active Methodologies.  
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-10-27
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2112
10.12819/2020.17.10.13
url http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2112
identifier_str_mv 10.12819/2020.17.10.13
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2112/491492474
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2112/491492475
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2112/491492476
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2112/1410
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2020 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2020 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/x-rar
application/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal)
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
publisher.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal)
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
dc.source.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 17, n. 10, out. 2020; 246-265
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 17, n. 10, out. 2020; 246-265
2317-2983
1806-6356
reponame:Revista FSA
instname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)
instacron:FSA
instname_str Faculdade Santo Agostinho (FSA)
instacron_str FSA
institution FSA
reponame_str Revista FSA
collection Revista FSA
repository.name.fl_str_mv Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)
repository.mail.fl_str_mv revistafsa@unifsa.com.br
_version_ 1798944908299468800