Educação Empreendedora como Instrumento de Estímulo à Transformação Socioeconômica / Entrepreneurial Education as an Instrument to Stimulate Socioeconomic Transformation
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista FSA |
Texto Completo: | http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2112 |
Resumo: | O objetivo deste ensaio é descrever a importância da Educação Empreendedora (EE) como mecanismo de apoio e de estímulo às transformações socioeconômicas. O estudo tem abordagem qualitativa, de natureza interpretativa e descritiva-explicativa, fundamentado em referências bibliográficas, assim como na experiência viva dos autores, também professores de empreendedorismo. Sua originalidade se assenta na ideia de que estudos têm sido feitos sobre a temática, porém poucos se propuseram a discutir a relação entre educação empreendedora no nível de graduação e a consequente transformação socioeconômica. O escopo teórico foi capaz de convergir em vários aspectos, confirmando que a adoção de métodos assertivos por parte do professor e tomando a prática como medida fundamental para permitir a apreensão do estudante no percurso formativo, é possível promover perspectivas promissoras no que concerne ao despertar do estudante para sua inserção no universo empreendedor. Concluiu-se que adotando a concepção de que com a implementação de estratégias didático-pedagógicas diferenciadas e a utilização de metodologias ativas, a atmosfera no ambiente acadêmico dos Cursos de Graduação naturalmente tendem a fomentar o espírito empreendedor dos estudantes, contribuindo para a tomada de decisão e a segurança para atuar no segmento, mesmo em cenários de crise socioeconômica, como a atualmente vivenciada em razão da COVID-19. Palavras-chave: Educação Empreendedora. Graduação. Agir Docente. Metodologias Ativas. ABSTRACT The purpose of this essay is to describe the importance of Entrepreneurial Education (EE) as a mechanism to support and encourage socioeconomic changes. The study has a qualitative approach, of an interpretative and descriptive-explanatory nature, based on bibliographical references, as well as on the living experience of the authors, also entrepreneurship teachers. Its originality is based on the idea that studies have been carried out on the subject, but few have set out to discuss the relationship between entrepreneurial education at the undergraduate level and the consequent socioeconomic transformation. The theoretical scope was able to converge on several aspects, confirming that the adoption of assertive methods by the teacher, and taking the practice as a fundamental measure to allow the student's apprehension in the formative path, it is possible to promote promising perspectives regarding the awakening of the student for his insertion in the entrepreneurial universe. It was concluded that adopting the conception that with the implementation of different didactic-pedagogical strategies and the use of active methodologies, the atmosphere in the academic environment of the Undergraduate Courses naturally tends to foster the entrepreneurial spirit of students, contributing to decision making and the security to operate in the segment, even in scenarios of socioeconomic crisis, such as the one currently experienced due to COVID-19. Keywords: Entrepreneurial Education. University Graduate. Acting Teacher. Active Methodologies. |
id |
FSA-3_256fff5003db8349afe5a96ae87ffeda |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/2112 |
network_acronym_str |
FSA-3 |
network_name_str |
Revista FSA |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação Empreendedora como Instrumento de Estímulo à Transformação Socioeconômica / Entrepreneurial Education as an Instrument to Stimulate Socioeconomic TransformationAdministraçãoO objetivo deste ensaio é descrever a importância da Educação Empreendedora (EE) como mecanismo de apoio e de estímulo às transformações socioeconômicas. O estudo tem abordagem qualitativa, de natureza interpretativa e descritiva-explicativa, fundamentado em referências bibliográficas, assim como na experiência viva dos autores, também professores de empreendedorismo. Sua originalidade se assenta na ideia de que estudos têm sido feitos sobre a temática, porém poucos se propuseram a discutir a relação entre educação empreendedora no nível de graduação e a consequente transformação socioeconômica. O escopo teórico foi capaz de convergir em vários aspectos, confirmando que a adoção de métodos assertivos por parte do professor e tomando a prática como medida fundamental para permitir a apreensão do estudante no percurso formativo, é possível promover perspectivas promissoras no que concerne ao despertar do estudante para sua inserção no universo empreendedor. Concluiu-se que adotando a concepção de que com a implementação de estratégias didático-pedagógicas diferenciadas e a utilização de metodologias ativas, a atmosfera no ambiente acadêmico dos Cursos de Graduação naturalmente tendem a fomentar o espírito empreendedor dos estudantes, contribuindo para a tomada de decisão e a segurança para atuar no segmento, mesmo em cenários de crise socioeconômica, como a atualmente vivenciada em razão da COVID-19. Palavras-chave: Educação Empreendedora. Graduação. Agir Docente. Metodologias Ativas. ABSTRACT The purpose of this essay is to describe the importance of Entrepreneurial Education (EE) as a mechanism to support and encourage socioeconomic changes. The study has a qualitative approach, of an interpretative and descriptive-explanatory nature, based on bibliographical references, as well as on the living experience of the authors, also entrepreneurship teachers. Its originality is based on the idea that studies have been carried out on the subject, but few have set out to discuss the relationship between entrepreneurial education at the undergraduate level and the consequent socioeconomic transformation. The theoretical scope was able to converge on several aspects, confirming that the adoption of assertive methods by the teacher, and taking the practice as a fundamental measure to allow the student's apprehension in the formative path, it is possible to promote promising perspectives regarding the awakening of the student for his insertion in the entrepreneurial universe. It was concluded that adopting the conception that with the implementation of different didactic-pedagogical strategies and the use of active methodologies, the atmosphere in the academic environment of the Undergraduate Courses naturally tends to foster the entrepreneurial spirit of students, contributing to decision making and the security to operate in the segment, even in scenarios of socioeconomic crisis, such as the one currently experienced due to COVID-19. Keywords: Entrepreneurial Education. University Graduate. Acting Teacher. Active Methodologies. Revista FSA (St. Augustine College Journal)Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)Guimarães, Jairo de Carvalho; Universidade Federal do Piauí - UFPILukosevicius, Alessandro Prudêncio; Universidade Grande Rio - UNIGRANRIO2020-10-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/x-rarapplication/xmlhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/211210.12819/2020.17.10.13Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 17, n. 10, out. 2020; 246-265Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 17, n. 10, out. 2020; 246-2652317-29831806-6356reponame:Revista FSAinstname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)instacron:FSAporhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2112/491492474http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2112/491492475http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2112/491492476http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2112/1410Direitos autorais 2020 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-28T20:42:00Zoai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/2112Revistahttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsaPRIhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/oairevistafsa@unifsa.com.br2317-29831806-6356opendoar:2020-10-28T20:42Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação Empreendedora como Instrumento de Estímulo à Transformação Socioeconômica / Entrepreneurial Education as an Instrument to Stimulate Socioeconomic Transformation |
title |
Educação Empreendedora como Instrumento de Estímulo à Transformação Socioeconômica / Entrepreneurial Education as an Instrument to Stimulate Socioeconomic Transformation |
spellingShingle |
Educação Empreendedora como Instrumento de Estímulo à Transformação Socioeconômica / Entrepreneurial Education as an Instrument to Stimulate Socioeconomic Transformation Guimarães, Jairo de Carvalho; Universidade Federal do Piauí - UFPI Administração |
title_short |
Educação Empreendedora como Instrumento de Estímulo à Transformação Socioeconômica / Entrepreneurial Education as an Instrument to Stimulate Socioeconomic Transformation |
title_full |
Educação Empreendedora como Instrumento de Estímulo à Transformação Socioeconômica / Entrepreneurial Education as an Instrument to Stimulate Socioeconomic Transformation |
title_fullStr |
Educação Empreendedora como Instrumento de Estímulo à Transformação Socioeconômica / Entrepreneurial Education as an Instrument to Stimulate Socioeconomic Transformation |
title_full_unstemmed |
Educação Empreendedora como Instrumento de Estímulo à Transformação Socioeconômica / Entrepreneurial Education as an Instrument to Stimulate Socioeconomic Transformation |
title_sort |
Educação Empreendedora como Instrumento de Estímulo à Transformação Socioeconômica / Entrepreneurial Education as an Instrument to Stimulate Socioeconomic Transformation |
author |
Guimarães, Jairo de Carvalho; Universidade Federal do Piauí - UFPI |
author_facet |
Guimarães, Jairo de Carvalho; Universidade Federal do Piauí - UFPI Lukosevicius, Alessandro Prudêncio; Universidade Grande Rio - UNIGRANRIO |
author_role |
author |
author2 |
Lukosevicius, Alessandro Prudêncio; Universidade Grande Rio - UNIGRANRIO |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Guimarães, Jairo de Carvalho; Universidade Federal do Piauí - UFPI Lukosevicius, Alessandro Prudêncio; Universidade Grande Rio - UNIGRANRIO |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Administração |
topic |
Administração |
description |
O objetivo deste ensaio é descrever a importância da Educação Empreendedora (EE) como mecanismo de apoio e de estímulo às transformações socioeconômicas. O estudo tem abordagem qualitativa, de natureza interpretativa e descritiva-explicativa, fundamentado em referências bibliográficas, assim como na experiência viva dos autores, também professores de empreendedorismo. Sua originalidade se assenta na ideia de que estudos têm sido feitos sobre a temática, porém poucos se propuseram a discutir a relação entre educação empreendedora no nível de graduação e a consequente transformação socioeconômica. O escopo teórico foi capaz de convergir em vários aspectos, confirmando que a adoção de métodos assertivos por parte do professor e tomando a prática como medida fundamental para permitir a apreensão do estudante no percurso formativo, é possível promover perspectivas promissoras no que concerne ao despertar do estudante para sua inserção no universo empreendedor. Concluiu-se que adotando a concepção de que com a implementação de estratégias didático-pedagógicas diferenciadas e a utilização de metodologias ativas, a atmosfera no ambiente acadêmico dos Cursos de Graduação naturalmente tendem a fomentar o espírito empreendedor dos estudantes, contribuindo para a tomada de decisão e a segurança para atuar no segmento, mesmo em cenários de crise socioeconômica, como a atualmente vivenciada em razão da COVID-19. Palavras-chave: Educação Empreendedora. Graduação. Agir Docente. Metodologias Ativas. ABSTRACT The purpose of this essay is to describe the importance of Entrepreneurial Education (EE) as a mechanism to support and encourage socioeconomic changes. The study has a qualitative approach, of an interpretative and descriptive-explanatory nature, based on bibliographical references, as well as on the living experience of the authors, also entrepreneurship teachers. Its originality is based on the idea that studies have been carried out on the subject, but few have set out to discuss the relationship between entrepreneurial education at the undergraduate level and the consequent socioeconomic transformation. The theoretical scope was able to converge on several aspects, confirming that the adoption of assertive methods by the teacher, and taking the practice as a fundamental measure to allow the student's apprehension in the formative path, it is possible to promote promising perspectives regarding the awakening of the student for his insertion in the entrepreneurial universe. It was concluded that adopting the conception that with the implementation of different didactic-pedagogical strategies and the use of active methodologies, the atmosphere in the academic environment of the Undergraduate Courses naturally tends to foster the entrepreneurial spirit of students, contributing to decision making and the security to operate in the segment, even in scenarios of socioeconomic crisis, such as the one currently experienced due to COVID-19. Keywords: Entrepreneurial Education. University Graduate. Acting Teacher. Active Methodologies. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-10-27 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2112 10.12819/2020.17.10.13 |
url |
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2112 |
identifier_str_mv |
10.12819/2020.17.10.13 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2112/491492474 http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2112/491492475 http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2112/491492476 http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2112/1410 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2020 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2020 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/x-rar application/xml |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista FSA (St. Augustine College Journal) Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista FSA (St. Augustine College Journal) Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 17, n. 10, out. 2020; 246-265 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 17, n. 10, out. 2020; 246-265 2317-2983 1806-6356 reponame:Revista FSA instname:Faculdade Santo Agostinho (FSA) instacron:FSA |
instname_str |
Faculdade Santo Agostinho (FSA) |
instacron_str |
FSA |
institution |
FSA |
reponame_str |
Revista FSA |
collection |
Revista FSA |
repository.name.fl_str_mv |
Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistafsa@unifsa.com.br |
_version_ |
1798944908299468800 |