Desafios e Oportunidades da Adesão aos Marketplaces de Delivery: Contribuições sob a luz da Teoria de Capacidades Dinâmicas /Challenges and Opportunities of Joining Delivery Marketplaces: Contributions Under the light of the Theory of Dynamic Capabilities

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Baesso, Lucas Guimarães Alves Santos; Universidade Estácio de Sá
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Romani-Dias, Marcello; Universidade Positivo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista FSA
Texto Completo: http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2816
Resumo: Este artigo busca identificar a presença de capacidades dinâmicas no decorrer do processo de adesão aos marketplaces de delivery como fator de geração de vantagem competitiva organizacional. Para tanto, foi conduzida pesquisa bibliográfica para contextualização dos marketplaces de delivery enquanto ferramentas de m-commerce, e das motivações e dificuldades enfrentas por micro e pequenas empresas na adesão a essas tecnologias, sob a ótica das Teoria das Capacidades Dinâmicas. O referencial teórico estabelecido serviu de base para a realização de coleta de campo de caráter qualitativo e exploratório, envolvendo a realização de estudo de caso conduzido por meio de análise documental e realização de entrevistas no intuito de compreender em profundidade o fenômeno em questão. Os resultados da pesquisa indicam uma influência positiva entre as capacidades dinâmicas organizacionais e sua geração, e manutenção, de vantagem competitiva e captura de valor em um ambiente de negócios de constante mutação. O estudo também revela que a inovação por meio da adesão às novas tecnologias não está isenta de dificuldades e resistências que podem levar ao seu abandono ou insucesso. Palavras-chave: Marketplaces de Delivery. Capacidades Dinâmicas. Desafios e Oportunidades na Estratégia. Estratégia Empresarial. Vantagem Competitiva. ABSTRACT This article seeks to identify the presence of dynamic capabilities during the process of joining delivery marketplaces as a factor in generating organizational competitive advantage. To this end, a bibliographical research was conducted to contextualize delivery marketplaces as m-commerce tools, and the motivations and difficulties faced by micro and small companies in adhering to these technologies, from the perspective of the Theory of Dynamic Capabilities. The established theoretical framework served as the basis for carrying out qualitative and exploratory field research, involving the carrying out of a case study conducted through document analysis and interviews in order to understand in depth the phenomenon in question. The results indicate a positive influence between organizational dynamic capabilities and their generation and maintenance of competitive advantage and value capture in a constantly changing business environment. The study also reveals that innovation through adherence to new technologies is not free of difficulties and resistance that can lead to its abandonment or failure. Keywords: Delivery Marketplaces. Dynamic Capabilities. Challenges and Opportunities in Strategy. Business Strategy. Competitive Advantage.    
id FSA-3_2a5f026d65efc8647882dbaced0fabf7
oai_identifier_str oai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/2816
network_acronym_str FSA-3
network_name_str Revista FSA
repository_id_str
spelling Desafios e Oportunidades da Adesão aos Marketplaces de Delivery: Contribuições sob a luz da Teoria de Capacidades Dinâmicas /Challenges and Opportunities of Joining Delivery Marketplaces: Contributions Under the light of the Theory of Dynamic CapabilitiesAdministraçãoEste artigo busca identificar a presença de capacidades dinâmicas no decorrer do processo de adesão aos marketplaces de delivery como fator de geração de vantagem competitiva organizacional. Para tanto, foi conduzida pesquisa bibliográfica para contextualização dos marketplaces de delivery enquanto ferramentas de m-commerce, e das motivações e dificuldades enfrentas por micro e pequenas empresas na adesão a essas tecnologias, sob a ótica das Teoria das Capacidades Dinâmicas. O referencial teórico estabelecido serviu de base para a realização de coleta de campo de caráter qualitativo e exploratório, envolvendo a realização de estudo de caso conduzido por meio de análise documental e realização de entrevistas no intuito de compreender em profundidade o fenômeno em questão. Os resultados da pesquisa indicam uma influência positiva entre as capacidades dinâmicas organizacionais e sua geração, e manutenção, de vantagem competitiva e captura de valor em um ambiente de negócios de constante mutação. O estudo também revela que a inovação por meio da adesão às novas tecnologias não está isenta de dificuldades e resistências que podem levar ao seu abandono ou insucesso. Palavras-chave: Marketplaces de Delivery. Capacidades Dinâmicas. Desafios e Oportunidades na Estratégia. Estratégia Empresarial. Vantagem Competitiva. ABSTRACT This article seeks to identify the presence of dynamic capabilities during the process of joining delivery marketplaces as a factor in generating organizational competitive advantage. To this end, a bibliographical research was conducted to contextualize delivery marketplaces as m-commerce tools, and the motivations and difficulties faced by micro and small companies in adhering to these technologies, from the perspective of the Theory of Dynamic Capabilities. The established theoretical framework served as the basis for carrying out qualitative and exploratory field research, involving the carrying out of a case study conducted through document analysis and interviews in order to understand in depth the phenomenon in question. The results indicate a positive influence between organizational dynamic capabilities and their generation and maintenance of competitive advantage and value capture in a constantly changing business environment. The study also reveals that innovation through adherence to new technologies is not free of difficulties and resistance that can lead to its abandonment or failure. Keywords: Delivery Marketplaces. Dynamic Capabilities. Challenges and Opportunities in Strategy. Business Strategy. Competitive Advantage.    Revista FSA (St. Augustine College Journal)Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)Baesso, Lucas Guimarães Alves Santos; Universidade Estácio de SáRomani-Dias, Marcello; Universidade Positivo2023-11-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/x-rarapplication/xmlhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/281610.12819/2023.20.12.1Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 20, n. 12, dez. 2023; 3-29Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 20, n. 12, dez. 2023; 3-292317-29831806-6356reponame:Revista FSAinstname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)instacron:FSAporhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2816/491494133http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2816/491494134http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2816/491494135http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2816/2296Direitos autorais 2023 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-20T19:37:47Zoai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/2816Revistahttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsaPRIhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/oairevistafsa@unifsa.com.br2317-29831806-6356opendoar:2023-12-20T19:37:47Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)false
dc.title.none.fl_str_mv Desafios e Oportunidades da Adesão aos Marketplaces de Delivery: Contribuições sob a luz da Teoria de Capacidades Dinâmicas /Challenges and Opportunities of Joining Delivery Marketplaces: Contributions Under the light of the Theory of Dynamic Capabilities
title Desafios e Oportunidades da Adesão aos Marketplaces de Delivery: Contribuições sob a luz da Teoria de Capacidades Dinâmicas /Challenges and Opportunities of Joining Delivery Marketplaces: Contributions Under the light of the Theory of Dynamic Capabilities
spellingShingle Desafios e Oportunidades da Adesão aos Marketplaces de Delivery: Contribuições sob a luz da Teoria de Capacidades Dinâmicas /Challenges and Opportunities of Joining Delivery Marketplaces: Contributions Under the light of the Theory of Dynamic Capabilities
Baesso, Lucas Guimarães Alves Santos; Universidade Estácio de Sá
Administração
title_short Desafios e Oportunidades da Adesão aos Marketplaces de Delivery: Contribuições sob a luz da Teoria de Capacidades Dinâmicas /Challenges and Opportunities of Joining Delivery Marketplaces: Contributions Under the light of the Theory of Dynamic Capabilities
title_full Desafios e Oportunidades da Adesão aos Marketplaces de Delivery: Contribuições sob a luz da Teoria de Capacidades Dinâmicas /Challenges and Opportunities of Joining Delivery Marketplaces: Contributions Under the light of the Theory of Dynamic Capabilities
title_fullStr Desafios e Oportunidades da Adesão aos Marketplaces de Delivery: Contribuições sob a luz da Teoria de Capacidades Dinâmicas /Challenges and Opportunities of Joining Delivery Marketplaces: Contributions Under the light of the Theory of Dynamic Capabilities
title_full_unstemmed Desafios e Oportunidades da Adesão aos Marketplaces de Delivery: Contribuições sob a luz da Teoria de Capacidades Dinâmicas /Challenges and Opportunities of Joining Delivery Marketplaces: Contributions Under the light of the Theory of Dynamic Capabilities
title_sort Desafios e Oportunidades da Adesão aos Marketplaces de Delivery: Contribuições sob a luz da Teoria de Capacidades Dinâmicas /Challenges and Opportunities of Joining Delivery Marketplaces: Contributions Under the light of the Theory of Dynamic Capabilities
author Baesso, Lucas Guimarães Alves Santos; Universidade Estácio de Sá
author_facet Baesso, Lucas Guimarães Alves Santos; Universidade Estácio de Sá
Romani-Dias, Marcello; Universidade Positivo
author_role author
author2 Romani-Dias, Marcello; Universidade Positivo
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Baesso, Lucas Guimarães Alves Santos; Universidade Estácio de Sá
Romani-Dias, Marcello; Universidade Positivo
dc.subject.por.fl_str_mv Administração
topic Administração
description Este artigo busca identificar a presença de capacidades dinâmicas no decorrer do processo de adesão aos marketplaces de delivery como fator de geração de vantagem competitiva organizacional. Para tanto, foi conduzida pesquisa bibliográfica para contextualização dos marketplaces de delivery enquanto ferramentas de m-commerce, e das motivações e dificuldades enfrentas por micro e pequenas empresas na adesão a essas tecnologias, sob a ótica das Teoria das Capacidades Dinâmicas. O referencial teórico estabelecido serviu de base para a realização de coleta de campo de caráter qualitativo e exploratório, envolvendo a realização de estudo de caso conduzido por meio de análise documental e realização de entrevistas no intuito de compreender em profundidade o fenômeno em questão. Os resultados da pesquisa indicam uma influência positiva entre as capacidades dinâmicas organizacionais e sua geração, e manutenção, de vantagem competitiva e captura de valor em um ambiente de negócios de constante mutação. O estudo também revela que a inovação por meio da adesão às novas tecnologias não está isenta de dificuldades e resistências que podem levar ao seu abandono ou insucesso. Palavras-chave: Marketplaces de Delivery. Capacidades Dinâmicas. Desafios e Oportunidades na Estratégia. Estratégia Empresarial. Vantagem Competitiva. ABSTRACT This article seeks to identify the presence of dynamic capabilities during the process of joining delivery marketplaces as a factor in generating organizational competitive advantage. To this end, a bibliographical research was conducted to contextualize delivery marketplaces as m-commerce tools, and the motivations and difficulties faced by micro and small companies in adhering to these technologies, from the perspective of the Theory of Dynamic Capabilities. The established theoretical framework served as the basis for carrying out qualitative and exploratory field research, involving the carrying out of a case study conducted through document analysis and interviews in order to understand in depth the phenomenon in question. The results indicate a positive influence between organizational dynamic capabilities and their generation and maintenance of competitive advantage and value capture in a constantly changing business environment. The study also reveals that innovation through adherence to new technologies is not free of difficulties and resistance that can lead to its abandonment or failure. Keywords: Delivery Marketplaces. Dynamic Capabilities. Challenges and Opportunities in Strategy. Business Strategy. Competitive Advantage.    
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-16
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2816
10.12819/2023.20.12.1
url http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2816
identifier_str_mv 10.12819/2023.20.12.1
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2816/491494133
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2816/491494134
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2816/491494135
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2816/2296
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2023 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2023 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/x-rar
application/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal)
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
publisher.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal)
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
dc.source.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 20, n. 12, dez. 2023; 3-29
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 20, n. 12, dez. 2023; 3-29
2317-2983
1806-6356
reponame:Revista FSA
instname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)
instacron:FSA
instname_str Faculdade Santo Agostinho (FSA)
instacron_str FSA
institution FSA
reponame_str Revista FSA
collection Revista FSA
repository.name.fl_str_mv Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)
repository.mail.fl_str_mv revistafsa@unifsa.com.br
_version_ 1798944912188637184