Consumer Culture Theory: Delineando o Perfil das Publicações Através do Citespace / Consumer Culture Theory: Outlining the Publications Profile Through Citespace

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Peixoto, Mariana Marinho da Costa Lima; Universidade Federal de Minas Gerais
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Pinto, Cintia Loos, Gonçalves, Carlos Alberto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista FSA
Texto Completo: http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2152
Resumo: Considerada uma tradição de pesquisa cada vez mais presente na pauta de discussão dos grupos de estudo das instituições de ensino superior mais importantes do país, Consumer Culture Theory (CCT) vem despertando o interesse de pesquisadores renomados ao longo do tempo e despontando como um campo de pesquisa de grande valor. Em função disso, a presente pesquisa se propõe a identificar e avaliar o perfil das publicações sobre CCT no período de 2005 a 2018, considerando como marco a publicação de Arnould e Thompson que popularizaram o termo CCT. Através de um estudo bibliométrico e da utilização do software CiteSpace para tratamento e análise dos dados, foram identificados 101 artigos indexados na base da Web of Science.  Após a análise das categorias que compõe a frente de pesquisa e a base intelectual dos artigos, foi possível identificar a relevância científica dessa corrente de estudo e um aumento significativo na produção acadêmica sobre o tema, destacando-se o ano de 2015 com o maior número de publicações. Palavras-chave: Consumer Culture Theory. Análise bibliométrica. CiteSpace. ABSTRACT Considered a research tradition increasingly present in the discussion agenda of the study groups of the most important higher education institutions in the country, Consumer Culture Theory (CCT) has aroused the interest of renowned researchers over time and has emerged as a field of research of great value. As a result, this research aims to identify and evaluate the profile of publications on CCT in the period from 2005 to 2018, considering as a landmark the publication by Arnould and Thompson who popularized the term CCT. Through a bibliometric study and the use of CiteSpace software for data treatment and analysis, 101 articles indexed in the Web of Science database were identified. After analyzing the categories that make up the research front and the intellectual basis of the articles, it was possible to identify the scientific relevance of this current of study and a significant increase in academic production on the topic, highlighting the year 2015 with the largest number publications. Key-words: Consumer Culture Theory. Bibliometric Analysis. CiteSpace.
id FSA-3_2c535cc2f2fa2d27737e068ac84dce22
oai_identifier_str oai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/2152
network_acronym_str FSA-3
network_name_str Revista FSA
repository_id_str
spelling Consumer Culture Theory: Delineando o Perfil das Publicações Através do Citespace / Consumer Culture Theory: Outlining the Publications Profile Through CitespaceAdministração: MarketingConsiderada uma tradição de pesquisa cada vez mais presente na pauta de discussão dos grupos de estudo das instituições de ensino superior mais importantes do país, Consumer Culture Theory (CCT) vem despertando o interesse de pesquisadores renomados ao longo do tempo e despontando como um campo de pesquisa de grande valor. Em função disso, a presente pesquisa se propõe a identificar e avaliar o perfil das publicações sobre CCT no período de 2005 a 2018, considerando como marco a publicação de Arnould e Thompson que popularizaram o termo CCT. Através de um estudo bibliométrico e da utilização do software CiteSpace para tratamento e análise dos dados, foram identificados 101 artigos indexados na base da Web of Science.  Após a análise das categorias que compõe a frente de pesquisa e a base intelectual dos artigos, foi possível identificar a relevância científica dessa corrente de estudo e um aumento significativo na produção acadêmica sobre o tema, destacando-se o ano de 2015 com o maior número de publicações. Palavras-chave: Consumer Culture Theory. Análise bibliométrica. CiteSpace. ABSTRACT Considered a research tradition increasingly present in the discussion agenda of the study groups of the most important higher education institutions in the country, Consumer Culture Theory (CCT) has aroused the interest of renowned researchers over time and has emerged as a field of research of great value. As a result, this research aims to identify and evaluate the profile of publications on CCT in the period from 2005 to 2018, considering as a landmark the publication by Arnould and Thompson who popularized the term CCT. Through a bibliometric study and the use of CiteSpace software for data treatment and analysis, 101 articles indexed in the Web of Science database were identified. After analyzing the categories that make up the research front and the intellectual basis of the articles, it was possible to identify the scientific relevance of this current of study and a significant increase in academic production on the topic, highlighting the year 2015 with the largest number publications. Key-words: Consumer Culture Theory. Bibliometric Analysis. CiteSpace.Revista FSA (St. Augustine College Journal)Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)Peixoto, Mariana Marinho da Costa Lima; Universidade Federal de Minas GeraisPinto, Cintia LoosGonçalves, Carlos Alberto2020-11-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/x-rarapplication/xmlhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/215210.12819/2020.17.11.4Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 17, n. 11, nov. 2020; 80-105Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 17, n. 11, nov. 2020; 80-1052317-29831806-6356reponame:Revista FSAinstname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)instacron:FSAporhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2152/491492526http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2152/491492527http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2152/491492528http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2152/1449http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2152/1450Direitos autorais 2020 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-12-01T17:13:24Zoai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/2152Revistahttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsaPRIhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/oairevistafsa@unifsa.com.br2317-29831806-6356opendoar:2020-12-01T17:13:24Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)false
dc.title.none.fl_str_mv Consumer Culture Theory: Delineando o Perfil das Publicações Através do Citespace / Consumer Culture Theory: Outlining the Publications Profile Through Citespace
title Consumer Culture Theory: Delineando o Perfil das Publicações Através do Citespace / Consumer Culture Theory: Outlining the Publications Profile Through Citespace
spellingShingle Consumer Culture Theory: Delineando o Perfil das Publicações Através do Citespace / Consumer Culture Theory: Outlining the Publications Profile Through Citespace
Peixoto, Mariana Marinho da Costa Lima; Universidade Federal de Minas Gerais
Administração: Marketing
title_short Consumer Culture Theory: Delineando o Perfil das Publicações Através do Citespace / Consumer Culture Theory: Outlining the Publications Profile Through Citespace
title_full Consumer Culture Theory: Delineando o Perfil das Publicações Através do Citespace / Consumer Culture Theory: Outlining the Publications Profile Through Citespace
title_fullStr Consumer Culture Theory: Delineando o Perfil das Publicações Através do Citespace / Consumer Culture Theory: Outlining the Publications Profile Through Citespace
title_full_unstemmed Consumer Culture Theory: Delineando o Perfil das Publicações Através do Citespace / Consumer Culture Theory: Outlining the Publications Profile Through Citespace
title_sort Consumer Culture Theory: Delineando o Perfil das Publicações Através do Citespace / Consumer Culture Theory: Outlining the Publications Profile Through Citespace
author Peixoto, Mariana Marinho da Costa Lima; Universidade Federal de Minas Gerais
author_facet Peixoto, Mariana Marinho da Costa Lima; Universidade Federal de Minas Gerais
Pinto, Cintia Loos
Gonçalves, Carlos Alberto
author_role author
author2 Pinto, Cintia Loos
Gonçalves, Carlos Alberto
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Peixoto, Mariana Marinho da Costa Lima; Universidade Federal de Minas Gerais
Pinto, Cintia Loos
Gonçalves, Carlos Alberto
dc.subject.por.fl_str_mv Administração: Marketing
topic Administração: Marketing
description Considerada uma tradição de pesquisa cada vez mais presente na pauta de discussão dos grupos de estudo das instituições de ensino superior mais importantes do país, Consumer Culture Theory (CCT) vem despertando o interesse de pesquisadores renomados ao longo do tempo e despontando como um campo de pesquisa de grande valor. Em função disso, a presente pesquisa se propõe a identificar e avaliar o perfil das publicações sobre CCT no período de 2005 a 2018, considerando como marco a publicação de Arnould e Thompson que popularizaram o termo CCT. Através de um estudo bibliométrico e da utilização do software CiteSpace para tratamento e análise dos dados, foram identificados 101 artigos indexados na base da Web of Science.  Após a análise das categorias que compõe a frente de pesquisa e a base intelectual dos artigos, foi possível identificar a relevância científica dessa corrente de estudo e um aumento significativo na produção acadêmica sobre o tema, destacando-se o ano de 2015 com o maior número de publicações. Palavras-chave: Consumer Culture Theory. Análise bibliométrica. CiteSpace. ABSTRACT Considered a research tradition increasingly present in the discussion agenda of the study groups of the most important higher education institutions in the country, Consumer Culture Theory (CCT) has aroused the interest of renowned researchers over time and has emerged as a field of research of great value. As a result, this research aims to identify and evaluate the profile of publications on CCT in the period from 2005 to 2018, considering as a landmark the publication by Arnould and Thompson who popularized the term CCT. Through a bibliometric study and the use of CiteSpace software for data treatment and analysis, 101 articles indexed in the Web of Science database were identified. After analyzing the categories that make up the research front and the intellectual basis of the articles, it was possible to identify the scientific relevance of this current of study and a significant increase in academic production on the topic, highlighting the year 2015 with the largest number publications. Key-words: Consumer Culture Theory. Bibliometric Analysis. CiteSpace.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-20
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2152
10.12819/2020.17.11.4
url http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2152
identifier_str_mv 10.12819/2020.17.11.4
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2152/491492526
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2152/491492527
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2152/491492528
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2152/1449
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2152/1450
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2020 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2020 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/x-rar
application/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal)
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
publisher.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal)
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
dc.source.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 17, n. 11, nov. 2020; 80-105
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 17, n. 11, nov. 2020; 80-105
2317-2983
1806-6356
reponame:Revista FSA
instname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)
instacron:FSA
instname_str Faculdade Santo Agostinho (FSA)
instacron_str FSA
institution FSA
reponame_str Revista FSA
collection Revista FSA
repository.name.fl_str_mv Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)
repository.mail.fl_str_mv revistafsa@unifsa.com.br
_version_ 1798944906027204608