Análise da Implantação do ERP em um E-Commerce na Região de Presidente Prudente/SP / Analysis of the Implementation of ERP in an E-Commerce in the Region of Presidente Prudente/SP
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista FSA |
Texto Completo: | http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2599 |
Resumo: | O e-commerce está crescendo ao longo dos anos, para acompanhar esse progresso é necessária utilização de ERP para integração das informações das organizações. Porém, dificuldades em relação à implantação vêm chamando a atenção de pesquisas. Nesse sentido, o objetivo da pesquisa é analisar a implantação do ERP em um e-commerce localizado na região de Presidente Prudente/SP. A pesquisa é caracterizada como qualitativa, exploratória e se utilizou de um estudo de caso, para a coleta de dados foram realizadas 3 entrevistas com colaboradores da área financeira de todos os níveis e, a partir dos resultados, foi realizada a análise de conteúdo das entrevistas com auxílio do software Atlas.ti. Os achados da pesquisa demonstram dificuldades quanto às pessoas envolvidas no processo de implantação, principalmente relacionado ao treinamento, visto pelos colaboradores como etapa importante. Os colaboradores salientaram a dificuldade ao tempo de planejamento da implantação e ao novo layout. Destacam que o ERP atende de forma positiva, oferecendo informações confiáveis e de fácil utilização e, principalmente, dados coerentes. Consequentemente a isso, os gestores destacam a importância dessas informações para a tomada de decisão mais assertiva. Conclui-se a importância dos sistemas de informação nas organizações, sejam elas de caráter estratégico, tático ou operacional. Palavras-chave: E-commerce. Sistema Integrado. ERP. Presidente Prudente/SP. ABSTRACT E-commerce is growing over the years, to keep up with this progress it is necessary to use ERP to integrate information from organizations. However, difficulties in relation to the implementation have been drawing the attention of researches. In this sense, the aim of the research is to analyze the implementation of ERP in an e-commerce located in the region of Presidente Prudente/SP. The research is characterized as qualitative, exploratory and used a case study, for data collection, 3 interviews were carried out with employees in the financial area of all levels and, based on the results, a content analysis of the interviews with help of Atlas software. The research findings show difficulties regarding the people involved in the implementation process, mainly related to training, seen by employees as an important step. Employees highlighted the difficulty of planning the implementation time and the new layout. They emphasize that the ERP serves in a positive way, offering reliable and easy-to-use information and, above all, coherent data. Consequently, managers highlight the importance of this information for more assertive decision making. It is concluded the importance of information systems in organizations, whether strategic, tactical or operational. Keywords: E-commerce. Integrated System. ERP. Presidente Prudente/SP. |
id |
FSA-3_2e82db31edbb001b03ef4d4095643b38 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/2599 |
network_acronym_str |
FSA-3 |
network_name_str |
Revista FSA |
repository_id_str |
|
spelling |
Análise da Implantação do ERP em um E-Commerce na Região de Presidente Prudente/SP / Analysis of the Implementation of ERP in an E-Commerce in the Region of Presidente Prudente/SPE-commerce; Sistema Integrado; ERPO e-commerce está crescendo ao longo dos anos, para acompanhar esse progresso é necessária utilização de ERP para integração das informações das organizações. Porém, dificuldades em relação à implantação vêm chamando a atenção de pesquisas. Nesse sentido, o objetivo da pesquisa é analisar a implantação do ERP em um e-commerce localizado na região de Presidente Prudente/SP. A pesquisa é caracterizada como qualitativa, exploratória e se utilizou de um estudo de caso, para a coleta de dados foram realizadas 3 entrevistas com colaboradores da área financeira de todos os níveis e, a partir dos resultados, foi realizada a análise de conteúdo das entrevistas com auxílio do software Atlas.ti. Os achados da pesquisa demonstram dificuldades quanto às pessoas envolvidas no processo de implantação, principalmente relacionado ao treinamento, visto pelos colaboradores como etapa importante. Os colaboradores salientaram a dificuldade ao tempo de planejamento da implantação e ao novo layout. Destacam que o ERP atende de forma positiva, oferecendo informações confiáveis e de fácil utilização e, principalmente, dados coerentes. Consequentemente a isso, os gestores destacam a importância dessas informações para a tomada de decisão mais assertiva. Conclui-se a importância dos sistemas de informação nas organizações, sejam elas de caráter estratégico, tático ou operacional. Palavras-chave: E-commerce. Sistema Integrado. ERP. Presidente Prudente/SP. ABSTRACT E-commerce is growing over the years, to keep up with this progress it is necessary to use ERP to integrate information from organizations. However, difficulties in relation to the implementation have been drawing the attention of researches. In this sense, the aim of the research is to analyze the implementation of ERP in an e-commerce located in the region of Presidente Prudente/SP. The research is characterized as qualitative, exploratory and used a case study, for data collection, 3 interviews were carried out with employees in the financial area of all levels and, based on the results, a content analysis of the interviews with help of Atlas software. The research findings show difficulties regarding the people involved in the implementation process, mainly related to training, seen by employees as an important step. Employees highlighted the difficulty of planning the implementation time and the new layout. They emphasize that the ERP serves in a positive way, offering reliable and easy-to-use information and, above all, coherent data. Consequently, managers highlight the importance of this information for more assertive decision making. It is concluded the importance of information systems in organizations, whether strategic, tactical or operational. Keywords: E-commerce. Integrated System. ERP. Presidente Prudente/SP. Revista FSA (St. Augustine College Journal)Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)Rodrigues, Gustavo Baldi; Business School UnoestePires, Talita Maximo; Business School UnoesteEndo, Gustavo Yuho; Business School UnoesteKato-Cruz, Érika Mayumi; Business School UnoesteColares-Santos, Lechan; Business School Unoeste2022-11-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/x-rarapplication/xmlhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/259910.12819/2022.19.11.4Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 19, n. 11, nov. 2022; 66-83Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 19, n. 11, nov. 2022; 66-832317-29831806-6356reponame:Revista FSAinstname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)instacron:FSAporhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2599/491493557http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2599/491493558http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2599/491493559http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2599/2009http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2599/2010Direitos autorais 2022 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-12-22T18:02:45Zoai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/2599Revistahttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsaPRIhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/oairevistafsa@unifsa.com.br2317-29831806-6356opendoar:2022-12-22T18:02:45Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise da Implantação do ERP em um E-Commerce na Região de Presidente Prudente/SP / Analysis of the Implementation of ERP in an E-Commerce in the Region of Presidente Prudente/SP |
title |
Análise da Implantação do ERP em um E-Commerce na Região de Presidente Prudente/SP / Analysis of the Implementation of ERP in an E-Commerce in the Region of Presidente Prudente/SP |
spellingShingle |
Análise da Implantação do ERP em um E-Commerce na Região de Presidente Prudente/SP / Analysis of the Implementation of ERP in an E-Commerce in the Region of Presidente Prudente/SP Rodrigues, Gustavo Baldi; Business School Unoeste E-commerce; Sistema Integrado; ERP |
title_short |
Análise da Implantação do ERP em um E-Commerce na Região de Presidente Prudente/SP / Analysis of the Implementation of ERP in an E-Commerce in the Region of Presidente Prudente/SP |
title_full |
Análise da Implantação do ERP em um E-Commerce na Região de Presidente Prudente/SP / Analysis of the Implementation of ERP in an E-Commerce in the Region of Presidente Prudente/SP |
title_fullStr |
Análise da Implantação do ERP em um E-Commerce na Região de Presidente Prudente/SP / Analysis of the Implementation of ERP in an E-Commerce in the Region of Presidente Prudente/SP |
title_full_unstemmed |
Análise da Implantação do ERP em um E-Commerce na Região de Presidente Prudente/SP / Analysis of the Implementation of ERP in an E-Commerce in the Region of Presidente Prudente/SP |
title_sort |
Análise da Implantação do ERP em um E-Commerce na Região de Presidente Prudente/SP / Analysis of the Implementation of ERP in an E-Commerce in the Region of Presidente Prudente/SP |
author |
Rodrigues, Gustavo Baldi; Business School Unoeste |
author_facet |
Rodrigues, Gustavo Baldi; Business School Unoeste Pires, Talita Maximo; Business School Unoeste Endo, Gustavo Yuho; Business School Unoeste Kato-Cruz, Érika Mayumi; Business School Unoeste Colares-Santos, Lechan; Business School Unoeste |
author_role |
author |
author2 |
Pires, Talita Maximo; Business School Unoeste Endo, Gustavo Yuho; Business School Unoeste Kato-Cruz, Érika Mayumi; Business School Unoeste Colares-Santos, Lechan; Business School Unoeste |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Gustavo Baldi; Business School Unoeste Pires, Talita Maximo; Business School Unoeste Endo, Gustavo Yuho; Business School Unoeste Kato-Cruz, Érika Mayumi; Business School Unoeste Colares-Santos, Lechan; Business School Unoeste |
dc.subject.por.fl_str_mv |
E-commerce; Sistema Integrado; ERP |
topic |
E-commerce; Sistema Integrado; ERP |
description |
O e-commerce está crescendo ao longo dos anos, para acompanhar esse progresso é necessária utilização de ERP para integração das informações das organizações. Porém, dificuldades em relação à implantação vêm chamando a atenção de pesquisas. Nesse sentido, o objetivo da pesquisa é analisar a implantação do ERP em um e-commerce localizado na região de Presidente Prudente/SP. A pesquisa é caracterizada como qualitativa, exploratória e se utilizou de um estudo de caso, para a coleta de dados foram realizadas 3 entrevistas com colaboradores da área financeira de todos os níveis e, a partir dos resultados, foi realizada a análise de conteúdo das entrevistas com auxílio do software Atlas.ti. Os achados da pesquisa demonstram dificuldades quanto às pessoas envolvidas no processo de implantação, principalmente relacionado ao treinamento, visto pelos colaboradores como etapa importante. Os colaboradores salientaram a dificuldade ao tempo de planejamento da implantação e ao novo layout. Destacam que o ERP atende de forma positiva, oferecendo informações confiáveis e de fácil utilização e, principalmente, dados coerentes. Consequentemente a isso, os gestores destacam a importância dessas informações para a tomada de decisão mais assertiva. Conclui-se a importância dos sistemas de informação nas organizações, sejam elas de caráter estratégico, tático ou operacional. Palavras-chave: E-commerce. Sistema Integrado. ERP. Presidente Prudente/SP. ABSTRACT E-commerce is growing over the years, to keep up with this progress it is necessary to use ERP to integrate information from organizations. However, difficulties in relation to the implementation have been drawing the attention of researches. In this sense, the aim of the research is to analyze the implementation of ERP in an e-commerce located in the region of Presidente Prudente/SP. The research is characterized as qualitative, exploratory and used a case study, for data collection, 3 interviews were carried out with employees in the financial area of all levels and, based on the results, a content analysis of the interviews with help of Atlas software. The research findings show difficulties regarding the people involved in the implementation process, mainly related to training, seen by employees as an important step. Employees highlighted the difficulty of planning the implementation time and the new layout. They emphasize that the ERP serves in a positive way, offering reliable and easy-to-use information and, above all, coherent data. Consequently, managers highlight the importance of this information for more assertive decision making. It is concluded the importance of information systems in organizations, whether strategic, tactical or operational. Keywords: E-commerce. Integrated System. ERP. Presidente Prudente/SP. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-11-03 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2599 10.12819/2022.19.11.4 |
url |
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2599 |
identifier_str_mv |
10.12819/2022.19.11.4 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2599/491493557 http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2599/491493558 http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2599/491493559 http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2599/2009 http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2599/2010 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2022 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2022 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/x-rar application/xml |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista FSA (St. Augustine College Journal) Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista FSA (St. Augustine College Journal) Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 19, n. 11, nov. 2022; 66-83 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 19, n. 11, nov. 2022; 66-83 2317-2983 1806-6356 reponame:Revista FSA instname:Faculdade Santo Agostinho (FSA) instacron:FSA |
instname_str |
Faculdade Santo Agostinho (FSA) |
instacron_str |
FSA |
institution |
FSA |
reponame_str |
Revista FSA |
collection |
Revista FSA |
repository.name.fl_str_mv |
Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistafsa@unifsa.com.br |
_version_ |
1798944907279204352 |