Análise da Implantação do ERP em um E-Commerce na Região de Presidente Prudente/SP / Analysis of the Implementation of ERP in an E-Commerce in the Region of Presidente Prudente/SP

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Gustavo Baldi; Business School Unoeste
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Pires, Talita Maximo; Business School Unoeste, Endo, Gustavo Yuho; Business School Unoeste, Kato-Cruz, Érika Mayumi; Business School Unoeste, Colares-Santos, Lechan; Business School Unoeste
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista FSA
Texto Completo: http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2599
Resumo: O e-commerce está crescendo ao longo dos anos, para acompanhar esse progresso é necessária utilização de ERP para integração das informações das organizações. Porém, dificuldades em relação à implantação vêm chamando a atenção de pesquisas. Nesse sentido, o objetivo da pesquisa é analisar a implantação do ERP em um e-commerce localizado na região de Presidente Prudente/SP. A pesquisa é caracterizada como qualitativa, exploratória e se utilizou de um estudo de caso, para a coleta de dados foram realizadas 3 entrevistas com colaboradores da área financeira de todos os níveis e, a partir dos resultados, foi realizada a análise de conteúdo das entrevistas com auxílio do software Atlas.ti. Os achados da pesquisa demonstram dificuldades quanto às pessoas envolvidas no processo de implantação, principalmente relacionado ao treinamento, visto pelos colaboradores como etapa importante. Os colaboradores salientaram a dificuldade ao tempo de planejamento da implantação e ao novo layout. Destacam que o ERP atende de forma positiva, oferecendo informações confiáveis e de fácil utilização e, principalmente, dados coerentes. Consequentemente a isso, os gestores destacam a importância dessas informações para a tomada de decisão mais assertiva. Conclui-se a importância dos sistemas de informação nas organizações, sejam elas de caráter estratégico, tático ou operacional. Palavras-chave: E-commerce. Sistema Integrado. ERP. Presidente Prudente/SP. ABSTRACT E-commerce is growing over the years, to keep up with this progress it is necessary to use ERP to integrate information from organizations. However, difficulties in relation to the implementation have been drawing the attention of researches. In this sense, the aim of the research is to analyze the implementation of ERP in an e-commerce located in the region of Presidente Prudente/SP. The research is characterized as qualitative, exploratory and used a case study, for data collection, 3 interviews were carried out with employees in the financial area of all levels and, based on the results, a content analysis of the interviews with help of Atlas software. The research findings show difficulties regarding the people involved in the implementation process, mainly related to training, seen by employees as an important step. Employees highlighted the difficulty of planning the implementation time and the new layout. They emphasize that the ERP serves in a positive way, offering reliable and easy-to-use information and, above all, coherent data. Consequently, managers highlight the importance of this information for more assertive decision making. It is concluded the importance of information systems in organizations, whether strategic, tactical or operational. Keywords: E-commerce. Integrated System. ERP. Presidente Prudente/SP. 
id FSA-3_2e82db31edbb001b03ef4d4095643b38
oai_identifier_str oai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/2599
network_acronym_str FSA-3
network_name_str Revista FSA
repository_id_str
spelling Análise da Implantação do ERP em um E-Commerce na Região de Presidente Prudente/SP / Analysis of the Implementation of ERP in an E-Commerce in the Region of Presidente Prudente/SPE-commerce; Sistema Integrado; ERPO e-commerce está crescendo ao longo dos anos, para acompanhar esse progresso é necessária utilização de ERP para integração das informações das organizações. Porém, dificuldades em relação à implantação vêm chamando a atenção de pesquisas. Nesse sentido, o objetivo da pesquisa é analisar a implantação do ERP em um e-commerce localizado na região de Presidente Prudente/SP. A pesquisa é caracterizada como qualitativa, exploratória e se utilizou de um estudo de caso, para a coleta de dados foram realizadas 3 entrevistas com colaboradores da área financeira de todos os níveis e, a partir dos resultados, foi realizada a análise de conteúdo das entrevistas com auxílio do software Atlas.ti. Os achados da pesquisa demonstram dificuldades quanto às pessoas envolvidas no processo de implantação, principalmente relacionado ao treinamento, visto pelos colaboradores como etapa importante. Os colaboradores salientaram a dificuldade ao tempo de planejamento da implantação e ao novo layout. Destacam que o ERP atende de forma positiva, oferecendo informações confiáveis e de fácil utilização e, principalmente, dados coerentes. Consequentemente a isso, os gestores destacam a importância dessas informações para a tomada de decisão mais assertiva. Conclui-se a importância dos sistemas de informação nas organizações, sejam elas de caráter estratégico, tático ou operacional. Palavras-chave: E-commerce. Sistema Integrado. ERP. Presidente Prudente/SP. ABSTRACT E-commerce is growing over the years, to keep up with this progress it is necessary to use ERP to integrate information from organizations. However, difficulties in relation to the implementation have been drawing the attention of researches. In this sense, the aim of the research is to analyze the implementation of ERP in an e-commerce located in the region of Presidente Prudente/SP. The research is characterized as qualitative, exploratory and used a case study, for data collection, 3 interviews were carried out with employees in the financial area of all levels and, based on the results, a content analysis of the interviews with help of Atlas software. The research findings show difficulties regarding the people involved in the implementation process, mainly related to training, seen by employees as an important step. Employees highlighted the difficulty of planning the implementation time and the new layout. They emphasize that the ERP serves in a positive way, offering reliable and easy-to-use information and, above all, coherent data. Consequently, managers highlight the importance of this information for more assertive decision making. It is concluded the importance of information systems in organizations, whether strategic, tactical or operational. Keywords: E-commerce. Integrated System. ERP. Presidente Prudente/SP. Revista FSA (St. Augustine College Journal)Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)Rodrigues, Gustavo Baldi; Business School UnoestePires, Talita Maximo; Business School UnoesteEndo, Gustavo Yuho; Business School UnoesteKato-Cruz, Érika Mayumi; Business School UnoesteColares-Santos, Lechan; Business School Unoeste2022-11-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/x-rarapplication/xmlhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/259910.12819/2022.19.11.4Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 19, n. 11, nov. 2022; 66-83Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 19, n. 11, nov. 2022; 66-832317-29831806-6356reponame:Revista FSAinstname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)instacron:FSAporhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2599/491493557http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2599/491493558http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2599/491493559http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2599/2009http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2599/2010Direitos autorais 2022 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-12-22T18:02:45Zoai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/2599Revistahttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsaPRIhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/oairevistafsa@unifsa.com.br2317-29831806-6356opendoar:2022-12-22T18:02:45Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise da Implantação do ERP em um E-Commerce na Região de Presidente Prudente/SP / Analysis of the Implementation of ERP in an E-Commerce in the Region of Presidente Prudente/SP
title Análise da Implantação do ERP em um E-Commerce na Região de Presidente Prudente/SP / Analysis of the Implementation of ERP in an E-Commerce in the Region of Presidente Prudente/SP
spellingShingle Análise da Implantação do ERP em um E-Commerce na Região de Presidente Prudente/SP / Analysis of the Implementation of ERP in an E-Commerce in the Region of Presidente Prudente/SP
Rodrigues, Gustavo Baldi; Business School Unoeste
E-commerce; Sistema Integrado; ERP
title_short Análise da Implantação do ERP em um E-Commerce na Região de Presidente Prudente/SP / Analysis of the Implementation of ERP in an E-Commerce in the Region of Presidente Prudente/SP
title_full Análise da Implantação do ERP em um E-Commerce na Região de Presidente Prudente/SP / Analysis of the Implementation of ERP in an E-Commerce in the Region of Presidente Prudente/SP
title_fullStr Análise da Implantação do ERP em um E-Commerce na Região de Presidente Prudente/SP / Analysis of the Implementation of ERP in an E-Commerce in the Region of Presidente Prudente/SP
title_full_unstemmed Análise da Implantação do ERP em um E-Commerce na Região de Presidente Prudente/SP / Analysis of the Implementation of ERP in an E-Commerce in the Region of Presidente Prudente/SP
title_sort Análise da Implantação do ERP em um E-Commerce na Região de Presidente Prudente/SP / Analysis of the Implementation of ERP in an E-Commerce in the Region of Presidente Prudente/SP
author Rodrigues, Gustavo Baldi; Business School Unoeste
author_facet Rodrigues, Gustavo Baldi; Business School Unoeste
Pires, Talita Maximo; Business School Unoeste
Endo, Gustavo Yuho; Business School Unoeste
Kato-Cruz, Érika Mayumi; Business School Unoeste
Colares-Santos, Lechan; Business School Unoeste
author_role author
author2 Pires, Talita Maximo; Business School Unoeste
Endo, Gustavo Yuho; Business School Unoeste
Kato-Cruz, Érika Mayumi; Business School Unoeste
Colares-Santos, Lechan; Business School Unoeste
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Gustavo Baldi; Business School Unoeste
Pires, Talita Maximo; Business School Unoeste
Endo, Gustavo Yuho; Business School Unoeste
Kato-Cruz, Érika Mayumi; Business School Unoeste
Colares-Santos, Lechan; Business School Unoeste
dc.subject.por.fl_str_mv E-commerce; Sistema Integrado; ERP
topic E-commerce; Sistema Integrado; ERP
description O e-commerce está crescendo ao longo dos anos, para acompanhar esse progresso é necessária utilização de ERP para integração das informações das organizações. Porém, dificuldades em relação à implantação vêm chamando a atenção de pesquisas. Nesse sentido, o objetivo da pesquisa é analisar a implantação do ERP em um e-commerce localizado na região de Presidente Prudente/SP. A pesquisa é caracterizada como qualitativa, exploratória e se utilizou de um estudo de caso, para a coleta de dados foram realizadas 3 entrevistas com colaboradores da área financeira de todos os níveis e, a partir dos resultados, foi realizada a análise de conteúdo das entrevistas com auxílio do software Atlas.ti. Os achados da pesquisa demonstram dificuldades quanto às pessoas envolvidas no processo de implantação, principalmente relacionado ao treinamento, visto pelos colaboradores como etapa importante. Os colaboradores salientaram a dificuldade ao tempo de planejamento da implantação e ao novo layout. Destacam que o ERP atende de forma positiva, oferecendo informações confiáveis e de fácil utilização e, principalmente, dados coerentes. Consequentemente a isso, os gestores destacam a importância dessas informações para a tomada de decisão mais assertiva. Conclui-se a importância dos sistemas de informação nas organizações, sejam elas de caráter estratégico, tático ou operacional. Palavras-chave: E-commerce. Sistema Integrado. ERP. Presidente Prudente/SP. ABSTRACT E-commerce is growing over the years, to keep up with this progress it is necessary to use ERP to integrate information from organizations. However, difficulties in relation to the implementation have been drawing the attention of researches. In this sense, the aim of the research is to analyze the implementation of ERP in an e-commerce located in the region of Presidente Prudente/SP. The research is characterized as qualitative, exploratory and used a case study, for data collection, 3 interviews were carried out with employees in the financial area of all levels and, based on the results, a content analysis of the interviews with help of Atlas software. The research findings show difficulties regarding the people involved in the implementation process, mainly related to training, seen by employees as an important step. Employees highlighted the difficulty of planning the implementation time and the new layout. They emphasize that the ERP serves in a positive way, offering reliable and easy-to-use information and, above all, coherent data. Consequently, managers highlight the importance of this information for more assertive decision making. It is concluded the importance of information systems in organizations, whether strategic, tactical or operational. Keywords: E-commerce. Integrated System. ERP. Presidente Prudente/SP. 
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-03
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2599
10.12819/2022.19.11.4
url http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2599
identifier_str_mv 10.12819/2022.19.11.4
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2599/491493557
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2599/491493558
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2599/491493559
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2599/2009
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2599/2010
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2022 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2022 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/x-rar
application/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal)
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
publisher.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal)
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
dc.source.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 19, n. 11, nov. 2022; 66-83
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 19, n. 11, nov. 2022; 66-83
2317-2983
1806-6356
reponame:Revista FSA
instname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)
instacron:FSA
instname_str Faculdade Santo Agostinho (FSA)
instacron_str FSA
institution FSA
reponame_str Revista FSA
collection Revista FSA
repository.name.fl_str_mv Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)
repository.mail.fl_str_mv revistafsa@unifsa.com.br
_version_ 1798944907279204352