ABORDAGEM DE MARKETING NO PROCESSO DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA EM UMA UNIVERSIDADE MINEIRA
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Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista FSA |
Texto Completo: | http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/139 |
Resumo: | O marketing, no contexto da gestão da inovação tecnológica na universidade, torna-se um aspecto relevante e fundamental quando visto como um dos fatores que influenciam o sucesso ou não do processo de inovação tecnológica. A partir deste pressuposto, este artigo tem como objetivo analisar a abordagem de marketing no processo de inovação tecnológica na Universidade Federal de Lavras. Para isso, foi analisado o contexto da ciência, das universidades, da inovação tecnológica e o marketing da inovação tecnológica. Metodologicamente, a pesquisa foi exploratória quanto aos seus objetivos. Além disso, desenvolveu uma pesquisa documental de avaliação qualitativa. Verificou-se que, mesmo a universidade possuindo ferramentas e canais para promover o marketing no processo de inovação tecnológica, o mesmo ainda não é feito de forma holística devido a falta da integração entre os atores do processo. Este fato sugere a necessidade do planejamento e implantação do marketing interno para que os atores de inovação da universidade tomem conhecimento das oportunidades e políticas para a inovação. |
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ABORDAGEM DE MARKETING NO PROCESSO DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA EM UMA UNIVERSIDADE MINEIRAAdministração; Comunicação Social; Engenharia da Produçãogestão da inovação; difusão da inovação; transferência de tecnologia; propriedade intelectual; núcleo de inovação tecnológicaO marketing, no contexto da gestão da inovação tecnológica na universidade, torna-se um aspecto relevante e fundamental quando visto como um dos fatores que influenciam o sucesso ou não do processo de inovação tecnológica. A partir deste pressuposto, este artigo tem como objetivo analisar a abordagem de marketing no processo de inovação tecnológica na Universidade Federal de Lavras. Para isso, foi analisado o contexto da ciência, das universidades, da inovação tecnológica e o marketing da inovação tecnológica. Metodologicamente, a pesquisa foi exploratória quanto aos seus objetivos. Além disso, desenvolveu uma pesquisa documental de avaliação qualitativa. Verificou-se que, mesmo a universidade possuindo ferramentas e canais para promover o marketing no processo de inovação tecnológica, o mesmo ainda não é feito de forma holística devido a falta da integração entre os atores do processo. Este fato sugere a necessidade do planejamento e implantação do marketing interno para que os atores de inovação da universidade tomem conhecimento das oportunidades e políticas para a inovação.Revista FSA (St. Augustine College Journal)Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPqMalvezzi, Felipe de AlmeidaZambalde, Andre Luiz; Universidade Federal de Larvas2013-06-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa qualitativaapplication/pdfhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/139Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v.10, n.1, jan./mar. 2013; 25-39Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v.10, n.1, jan./mar. 2013; 25-392317-29831806-6356reponame:Revista FSAinstname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)instacron:FSAporhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/139/61Direitos autorais 2017 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho)https://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.pnginfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-06-06T22:08:07Zoai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/139Revistahttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsaPRIhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/oairevistafsa@unifsa.com.br2317-29831806-6356opendoar:2013-06-06T22:08:07Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)false |
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