Perspectivas Catalisadoras na Formação no Administrador: Contribuições no Componente Curricular Education in Business Management / Catalyst Perspectives in Administrator Training: Contributions of the Curriculum Component Education in Business Management

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Ubiratan Negrão; Universidade Presbiteriana Mackenzie
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Pereira, Bruno Gomes; Universidade do Estado do Pará
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista FSA
Texto Completo: http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2100
Resumo: Esse artigo tem como objetivo analisar as potencialidades catalisadoras do componente curricular “Education In Business Management” na formação inicial do profissional em administração de empresas. Isso engloba aspectos de cognição, de ensino e também de competência para o exercício da profissão junto ao mercado de trabalho. A fundamentação teórica parte da interface entre as pesquisas que versam sobre Administração de Empresas, Ciências da Educação e Estudos Aplicados da Linguagem. A Metodologia é de base fenomenológica, com abordagem qualitativa e do tipo documental com interferências de um estudo de caso. Os resultados revelam o caráter catalisador da referida disciplina, mostrando-se indispensável à formação de um administrador eficiente e eficaz. Esperamos que este trabalho possa render ganhos à comunidade acadêmica, e também não acadêmica, servindo de base para pesquisas vindouras. Palavras-Chave: Administração de Empresas. Catalisação. Componente Curricular. ABSTRACT This article aims to analyze the catalytic potentialities of the curricular component “Education In Business Management” in the initial training of professionals in business administration. This includes aspects of cognition, teaching and also competence to exercise the profession in the labor market. The theoretical foundation starts from the interface between the researches that deal with Business Administration, Education Sciences and Applied Studies of Language. The Methodology is phenomenologically based, with a qualitative and documentary approach with interferences from a case study. The results reveal the catalytic character of that discipline, proving to be indispensable to the formation of an efficient and effective administrator. We hope that this work can bring gains to the academic and non-academic community, serving as a basis for future research. Key words: Business Administration. Catalysis. Curricular component. 
id FSA-3_4180a523fbf6f9ca7c3a80bdfcbad706
oai_identifier_str oai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/2100
network_acronym_str FSA-3
network_name_str Revista FSA
repository_id_str
spelling Perspectivas Catalisadoras na Formação no Administrador: Contribuições no Componente Curricular Education in Business Management / Catalyst Perspectives in Administrator Training: Contributions of the Curriculum Component Education in Business Managementadministração; Letras; EducaçãoEsse artigo tem como objetivo analisar as potencialidades catalisadoras do componente curricular “Education In Business Management” na formação inicial do profissional em administração de empresas. Isso engloba aspectos de cognição, de ensino e também de competência para o exercício da profissão junto ao mercado de trabalho. A fundamentação teórica parte da interface entre as pesquisas que versam sobre Administração de Empresas, Ciências da Educação e Estudos Aplicados da Linguagem. A Metodologia é de base fenomenológica, com abordagem qualitativa e do tipo documental com interferências de um estudo de caso. Os resultados revelam o caráter catalisador da referida disciplina, mostrando-se indispensável à formação de um administrador eficiente e eficaz. Esperamos que este trabalho possa render ganhos à comunidade acadêmica, e também não acadêmica, servindo de base para pesquisas vindouras. Palavras-Chave: Administração de Empresas. Catalisação. Componente Curricular. ABSTRACT This article aims to analyze the catalytic potentialities of the curricular component “Education In Business Management” in the initial training of professionals in business administration. This includes aspects of cognition, teaching and also competence to exercise the profession in the labor market. The theoretical foundation starts from the interface between the researches that deal with Business Administration, Education Sciences and Applied Studies of Language. The Methodology is phenomenologically based, with a qualitative and documentary approach with interferences from a case study. The results reveal the catalytic character of that discipline, proving to be indispensable to the formation of an efficient and effective administrator. We hope that this work can bring gains to the academic and non-academic community, serving as a basis for future research. Key words: Business Administration. Catalysis. Curricular component. Revista FSA (St. Augustine College Journal)Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)Vieira, Ubiratan Negrão; Universidade Presbiteriana MackenziePereira, Bruno Gomes; Universidade do Estado do Pará2020-10-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/x-rarapplication/xmlhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/210010.12819/2020.17.10.12Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 17, n. 10, out. 2020; 230-245Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 17, n. 10, out. 2020; 230-2452317-29831806-6356reponame:Revista FSAinstname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)instacron:FSAporhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2100/491492471http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2100/491492472http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2100/491492473http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2100/1394http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2100/1395Direitos autorais 2020 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-28T20:42:00Zoai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/2100Revistahttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsaPRIhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/oairevistafsa@unifsa.com.br2317-29831806-6356opendoar:2020-10-28T20:42Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)false
dc.title.none.fl_str_mv Perspectivas Catalisadoras na Formação no Administrador: Contribuições no Componente Curricular Education in Business Management / Catalyst Perspectives in Administrator Training: Contributions of the Curriculum Component Education in Business Management
title Perspectivas Catalisadoras na Formação no Administrador: Contribuições no Componente Curricular Education in Business Management / Catalyst Perspectives in Administrator Training: Contributions of the Curriculum Component Education in Business Management
spellingShingle Perspectivas Catalisadoras na Formação no Administrador: Contribuições no Componente Curricular Education in Business Management / Catalyst Perspectives in Administrator Training: Contributions of the Curriculum Component Education in Business Management
Vieira, Ubiratan Negrão; Universidade Presbiteriana Mackenzie
administração; Letras; Educação
title_short Perspectivas Catalisadoras na Formação no Administrador: Contribuições no Componente Curricular Education in Business Management / Catalyst Perspectives in Administrator Training: Contributions of the Curriculum Component Education in Business Management
title_full Perspectivas Catalisadoras na Formação no Administrador: Contribuições no Componente Curricular Education in Business Management / Catalyst Perspectives in Administrator Training: Contributions of the Curriculum Component Education in Business Management
title_fullStr Perspectivas Catalisadoras na Formação no Administrador: Contribuições no Componente Curricular Education in Business Management / Catalyst Perspectives in Administrator Training: Contributions of the Curriculum Component Education in Business Management
title_full_unstemmed Perspectivas Catalisadoras na Formação no Administrador: Contribuições no Componente Curricular Education in Business Management / Catalyst Perspectives in Administrator Training: Contributions of the Curriculum Component Education in Business Management
title_sort Perspectivas Catalisadoras na Formação no Administrador: Contribuições no Componente Curricular Education in Business Management / Catalyst Perspectives in Administrator Training: Contributions of the Curriculum Component Education in Business Management
author Vieira, Ubiratan Negrão; Universidade Presbiteriana Mackenzie
author_facet Vieira, Ubiratan Negrão; Universidade Presbiteriana Mackenzie
Pereira, Bruno Gomes; Universidade do Estado do Pará
author_role author
author2 Pereira, Bruno Gomes; Universidade do Estado do Pará
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Ubiratan Negrão; Universidade Presbiteriana Mackenzie
Pereira, Bruno Gomes; Universidade do Estado do Pará
dc.subject.por.fl_str_mv administração; Letras; Educação
topic administração; Letras; Educação
description Esse artigo tem como objetivo analisar as potencialidades catalisadoras do componente curricular “Education In Business Management” na formação inicial do profissional em administração de empresas. Isso engloba aspectos de cognição, de ensino e também de competência para o exercício da profissão junto ao mercado de trabalho. A fundamentação teórica parte da interface entre as pesquisas que versam sobre Administração de Empresas, Ciências da Educação e Estudos Aplicados da Linguagem. A Metodologia é de base fenomenológica, com abordagem qualitativa e do tipo documental com interferências de um estudo de caso. Os resultados revelam o caráter catalisador da referida disciplina, mostrando-se indispensável à formação de um administrador eficiente e eficaz. Esperamos que este trabalho possa render ganhos à comunidade acadêmica, e também não acadêmica, servindo de base para pesquisas vindouras. Palavras-Chave: Administração de Empresas. Catalisação. Componente Curricular. ABSTRACT This article aims to analyze the catalytic potentialities of the curricular component “Education In Business Management” in the initial training of professionals in business administration. This includes aspects of cognition, teaching and also competence to exercise the profession in the labor market. The theoretical foundation starts from the interface between the researches that deal with Business Administration, Education Sciences and Applied Studies of Language. The Methodology is phenomenologically based, with a qualitative and documentary approach with interferences from a case study. The results reveal the catalytic character of that discipline, proving to be indispensable to the formation of an efficient and effective administrator. We hope that this work can bring gains to the academic and non-academic community, serving as a basis for future research. Key words: Business Administration. Catalysis. Curricular component. 
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-10-27
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2100
10.12819/2020.17.10.12
url http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2100
identifier_str_mv 10.12819/2020.17.10.12
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2100/491492471
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2100/491492472
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2100/491492473
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2100/1394
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2100/1395
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2020 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2020 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/x-rar
application/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal)
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
publisher.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal)
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
dc.source.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 17, n. 10, out. 2020; 230-245
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 17, n. 10, out. 2020; 230-245
2317-2983
1806-6356
reponame:Revista FSA
instname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)
instacron:FSA
instname_str Faculdade Santo Agostinho (FSA)
instacron_str FSA
institution FSA
reponame_str Revista FSA
collection Revista FSA
repository.name.fl_str_mv Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)
repository.mail.fl_str_mv revistafsa@unifsa.com.br
_version_ 1798944906639572992