Perspectivas Catalisadoras na Formação no Administrador: Contribuições no Componente Curricular Education in Business Management / Catalyst Perspectives in Administrator Training: Contributions of the Curriculum Component Education in Business Management
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista FSA |
Texto Completo: | http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2100 |
Resumo: | Esse artigo tem como objetivo analisar as potencialidades catalisadoras do componente curricular “Education In Business Management” na formação inicial do profissional em administração de empresas. Isso engloba aspectos de cognição, de ensino e também de competência para o exercício da profissão junto ao mercado de trabalho. A fundamentação teórica parte da interface entre as pesquisas que versam sobre Administração de Empresas, Ciências da Educação e Estudos Aplicados da Linguagem. A Metodologia é de base fenomenológica, com abordagem qualitativa e do tipo documental com interferências de um estudo de caso. Os resultados revelam o caráter catalisador da referida disciplina, mostrando-se indispensável à formação de um administrador eficiente e eficaz. Esperamos que este trabalho possa render ganhos à comunidade acadêmica, e também não acadêmica, servindo de base para pesquisas vindouras. Palavras-Chave: Administração de Empresas. Catalisação. Componente Curricular. ABSTRACT This article aims to analyze the catalytic potentialities of the curricular component “Education In Business Management” in the initial training of professionals in business administration. This includes aspects of cognition, teaching and also competence to exercise the profession in the labor market. The theoretical foundation starts from the interface between the researches that deal with Business Administration, Education Sciences and Applied Studies of Language. The Methodology is phenomenologically based, with a qualitative and documentary approach with interferences from a case study. The results reveal the catalytic character of that discipline, proving to be indispensable to the formation of an efficient and effective administrator. We hope that this work can bring gains to the academic and non-academic community, serving as a basis for future research. Key words: Business Administration. Catalysis. Curricular component. |
id |
FSA-3_4180a523fbf6f9ca7c3a80bdfcbad706 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/2100 |
network_acronym_str |
FSA-3 |
network_name_str |
Revista FSA |
repository_id_str |
|
spelling |
Perspectivas Catalisadoras na Formação no Administrador: Contribuições no Componente Curricular Education in Business Management / Catalyst Perspectives in Administrator Training: Contributions of the Curriculum Component Education in Business Managementadministração; Letras; EducaçãoEsse artigo tem como objetivo analisar as potencialidades catalisadoras do componente curricular “Education In Business Management” na formação inicial do profissional em administração de empresas. Isso engloba aspectos de cognição, de ensino e também de competência para o exercício da profissão junto ao mercado de trabalho. A fundamentação teórica parte da interface entre as pesquisas que versam sobre Administração de Empresas, Ciências da Educação e Estudos Aplicados da Linguagem. A Metodologia é de base fenomenológica, com abordagem qualitativa e do tipo documental com interferências de um estudo de caso. Os resultados revelam o caráter catalisador da referida disciplina, mostrando-se indispensável à formação de um administrador eficiente e eficaz. Esperamos que este trabalho possa render ganhos à comunidade acadêmica, e também não acadêmica, servindo de base para pesquisas vindouras. Palavras-Chave: Administração de Empresas. Catalisação. Componente Curricular. ABSTRACT This article aims to analyze the catalytic potentialities of the curricular component “Education In Business Management” in the initial training of professionals in business administration. This includes aspects of cognition, teaching and also competence to exercise the profession in the labor market. The theoretical foundation starts from the interface between the researches that deal with Business Administration, Education Sciences and Applied Studies of Language. The Methodology is phenomenologically based, with a qualitative and documentary approach with interferences from a case study. The results reveal the catalytic character of that discipline, proving to be indispensable to the formation of an efficient and effective administrator. We hope that this work can bring gains to the academic and non-academic community, serving as a basis for future research. Key words: Business Administration. Catalysis. Curricular component. Revista FSA (St. Augustine College Journal)Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)Vieira, Ubiratan Negrão; Universidade Presbiteriana MackenziePereira, Bruno Gomes; Universidade do Estado do Pará2020-10-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/x-rarapplication/xmlhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/210010.12819/2020.17.10.12Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 17, n. 10, out. 2020; 230-245Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 17, n. 10, out. 2020; 230-2452317-29831806-6356reponame:Revista FSAinstname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)instacron:FSAporhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2100/491492471http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2100/491492472http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2100/491492473http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2100/1394http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2100/1395Direitos autorais 2020 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-28T20:42:00Zoai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/2100Revistahttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsaPRIhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/oairevistafsa@unifsa.com.br2317-29831806-6356opendoar:2020-10-28T20:42Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Perspectivas Catalisadoras na Formação no Administrador: Contribuições no Componente Curricular Education in Business Management / Catalyst Perspectives in Administrator Training: Contributions of the Curriculum Component Education in Business Management |
title |
Perspectivas Catalisadoras na Formação no Administrador: Contribuições no Componente Curricular Education in Business Management / Catalyst Perspectives in Administrator Training: Contributions of the Curriculum Component Education in Business Management |
spellingShingle |
Perspectivas Catalisadoras na Formação no Administrador: Contribuições no Componente Curricular Education in Business Management / Catalyst Perspectives in Administrator Training: Contributions of the Curriculum Component Education in Business Management Vieira, Ubiratan Negrão; Universidade Presbiteriana Mackenzie administração; Letras; Educação |
title_short |
Perspectivas Catalisadoras na Formação no Administrador: Contribuições no Componente Curricular Education in Business Management / Catalyst Perspectives in Administrator Training: Contributions of the Curriculum Component Education in Business Management |
title_full |
Perspectivas Catalisadoras na Formação no Administrador: Contribuições no Componente Curricular Education in Business Management / Catalyst Perspectives in Administrator Training: Contributions of the Curriculum Component Education in Business Management |
title_fullStr |
Perspectivas Catalisadoras na Formação no Administrador: Contribuições no Componente Curricular Education in Business Management / Catalyst Perspectives in Administrator Training: Contributions of the Curriculum Component Education in Business Management |
title_full_unstemmed |
Perspectivas Catalisadoras na Formação no Administrador: Contribuições no Componente Curricular Education in Business Management / Catalyst Perspectives in Administrator Training: Contributions of the Curriculum Component Education in Business Management |
title_sort |
Perspectivas Catalisadoras na Formação no Administrador: Contribuições no Componente Curricular Education in Business Management / Catalyst Perspectives in Administrator Training: Contributions of the Curriculum Component Education in Business Management |
author |
Vieira, Ubiratan Negrão; Universidade Presbiteriana Mackenzie |
author_facet |
Vieira, Ubiratan Negrão; Universidade Presbiteriana Mackenzie Pereira, Bruno Gomes; Universidade do Estado do Pará |
author_role |
author |
author2 |
Pereira, Bruno Gomes; Universidade do Estado do Pará |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vieira, Ubiratan Negrão; Universidade Presbiteriana Mackenzie Pereira, Bruno Gomes; Universidade do Estado do Pará |
dc.subject.por.fl_str_mv |
administração; Letras; Educação |
topic |
administração; Letras; Educação |
description |
Esse artigo tem como objetivo analisar as potencialidades catalisadoras do componente curricular “Education In Business Management” na formação inicial do profissional em administração de empresas. Isso engloba aspectos de cognição, de ensino e também de competência para o exercício da profissão junto ao mercado de trabalho. A fundamentação teórica parte da interface entre as pesquisas que versam sobre Administração de Empresas, Ciências da Educação e Estudos Aplicados da Linguagem. A Metodologia é de base fenomenológica, com abordagem qualitativa e do tipo documental com interferências de um estudo de caso. Os resultados revelam o caráter catalisador da referida disciplina, mostrando-se indispensável à formação de um administrador eficiente e eficaz. Esperamos que este trabalho possa render ganhos à comunidade acadêmica, e também não acadêmica, servindo de base para pesquisas vindouras. Palavras-Chave: Administração de Empresas. Catalisação. Componente Curricular. ABSTRACT This article aims to analyze the catalytic potentialities of the curricular component “Education In Business Management” in the initial training of professionals in business administration. This includes aspects of cognition, teaching and also competence to exercise the profession in the labor market. The theoretical foundation starts from the interface between the researches that deal with Business Administration, Education Sciences and Applied Studies of Language. The Methodology is phenomenologically based, with a qualitative and documentary approach with interferences from a case study. The results reveal the catalytic character of that discipline, proving to be indispensable to the formation of an efficient and effective administrator. We hope that this work can bring gains to the academic and non-academic community, serving as a basis for future research. Key words: Business Administration. Catalysis. Curricular component. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-10-27 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2100 10.12819/2020.17.10.12 |
url |
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2100 |
identifier_str_mv |
10.12819/2020.17.10.12 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2100/491492471 http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2100/491492472 http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2100/491492473 http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2100/1394 http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2100/1395 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2020 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2020 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/x-rar application/xml |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista FSA (St. Augustine College Journal) Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista FSA (St. Augustine College Journal) Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 17, n. 10, out. 2020; 230-245 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 17, n. 10, out. 2020; 230-245 2317-2983 1806-6356 reponame:Revista FSA instname:Faculdade Santo Agostinho (FSA) instacron:FSA |
instname_str |
Faculdade Santo Agostinho (FSA) |
instacron_str |
FSA |
institution |
FSA |
reponame_str |
Revista FSA |
collection |
Revista FSA |
repository.name.fl_str_mv |
Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistafsa@unifsa.com.br |
_version_ |
1798944906639572992 |