O Conceito do Enade Como Parâmetro de Qualidade de Ensino Para os Cursos de Ciências Contábeis / The Concept of Enade as a Parameter of Quality of Education for Accounting Science Courses
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista FSA |
DOI: | 10.12819/2020.17.4.4 |
Texto Completo: | http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2015 |
Resumo: | O objetivo deste estudo é discutir a aplicação dos conceitos resultantes do Exame Nacional de Cursos (ENADE) associados à qualidade de ensino ofertado pelas Instituições de Ensino Superior no curso de Ciências Contábeis. Para isto, foram comparados os resultados dos egressos no Enade de 2015 com o desempenho do Exame de Suficiência aplicado pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC) no ano de 2017. Foram selecionadas 193 IES que obtiveram conceitos 4 e 5 no ENADE, considerados como faixas superiores pelo INEP. Foram realizadas análises por organização administrativa (públicas e privadas) e acadêmica (Universidades, Centros Universitários, Faculdades e Instituto Federal). Os resultados apontaram que mais de 50% destas IES apresentam um baixo percentual de aprovação no exame de suficiência do CFC, com destaque ao baixo desempenho das faculdades isoladas e das IES privadas. Palavras-Chave: Ensino Superior. ENADE. Exame de Suficiência. Qualidade do Ensino Superior. Avaliação do Ensino Superior. ABSTRACT The aim of this study is to discuss the application of the concepts defined in the National Course Examination (ENADE) associated with the quality of education offered by Higher Education Institutions in the Accounting Sciences course. For this, the results of the results in ENADE 2015 were compared, with the performance of the Sufficiency Examination applied by the Federal Accounting Council (CFC) in 2017. 193 HEIs that obtained concepts 4 and 5 in ENADE were selected, as upper ranges by INEP. Organizational (public and private) and academic organizations (Universities, University Centers, Colleges and the Federal Institute) were carried out. The results showed that more than 50% of these HEIs have a low percentage of approval in the CFC sufficiency exam, with emphasis on the low performance of isolated colleges and private HEIs. Keywords: University education. ENADE. Sufficiency Exam. Quality of Higher Education. Higher Education Assessment. |
id |
FSA-3_43b1655ece88492875da3c5ef85008bd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/2015 |
network_acronym_str |
FSA-3 |
network_name_str |
Revista FSA |
spelling |
O Conceito do Enade Como Parâmetro de Qualidade de Ensino Para os Cursos de Ciências Contábeis / The Concept of Enade as a Parameter of Quality of Education for Accounting Science CoursesCONTABILIDADEO objetivo deste estudo é discutir a aplicação dos conceitos resultantes do Exame Nacional de Cursos (ENADE) associados à qualidade de ensino ofertado pelas Instituições de Ensino Superior no curso de Ciências Contábeis. Para isto, foram comparados os resultados dos egressos no Enade de 2015 com o desempenho do Exame de Suficiência aplicado pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC) no ano de 2017. Foram selecionadas 193 IES que obtiveram conceitos 4 e 5 no ENADE, considerados como faixas superiores pelo INEP. Foram realizadas análises por organização administrativa (públicas e privadas) e acadêmica (Universidades, Centros Universitários, Faculdades e Instituto Federal). Os resultados apontaram que mais de 50% destas IES apresentam um baixo percentual de aprovação no exame de suficiência do CFC, com destaque ao baixo desempenho das faculdades isoladas e das IES privadas. Palavras-Chave: Ensino Superior. ENADE. Exame de Suficiência. Qualidade do Ensino Superior. Avaliação do Ensino Superior. ABSTRACT The aim of this study is to discuss the application of the concepts defined in the National Course Examination (ENADE) associated with the quality of education offered by Higher Education Institutions in the Accounting Sciences course. For this, the results of the results in ENADE 2015 were compared, with the performance of the Sufficiency Examination applied by the Federal Accounting Council (CFC) in 2017. 193 HEIs that obtained concepts 4 and 5 in ENADE were selected, as upper ranges by INEP. Organizational (public and private) and academic organizations (Universities, University Centers, Colleges and the Federal Institute) were carried out. The results showed that more than 50% of these HEIs have a low percentage of approval in the CFC sufficiency exam, with emphasis on the low performance of isolated colleges and private HEIs. Keywords: University education. ENADE. Sufficiency Exam. Quality of Higher Education. Higher Education Assessment.Revista FSA (St. Augustine College Journal)Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)Silva, Claudio Marcos Maciel da; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIROBezerra, Sérgio Luiz de Argolo; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIROChaves, Maria Cecília de Carvalho; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO2020-05-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/x-rarhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/201510.12819/2020.17.4.4Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 17, n. 4, abr. 2020; 58-70Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 17, n. 4, abr. 2020; 58-702317-29831806-6356reponame:Revista FSAinstname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)instacron:FSAporhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2015/491492208http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2015/491492209http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2015/1282Direitos autorais 2020 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-05-20T12:29:22Zoai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/2015Revistahttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsaPRIhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/oairevistafsa@unifsa.com.br2317-29831806-6356opendoar:2020-05-20T12:29:22Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Conceito do Enade Como Parâmetro de Qualidade de Ensino Para os Cursos de Ciências Contábeis / The Concept of Enade as a Parameter of Quality of Education for Accounting Science Courses |
title |
O Conceito do Enade Como Parâmetro de Qualidade de Ensino Para os Cursos de Ciências Contábeis / The Concept of Enade as a Parameter of Quality of Education for Accounting Science Courses |
spellingShingle |
O Conceito do Enade Como Parâmetro de Qualidade de Ensino Para os Cursos de Ciências Contábeis / The Concept of Enade as a Parameter of Quality of Education for Accounting Science Courses O Conceito do Enade Como Parâmetro de Qualidade de Ensino Para os Cursos de Ciências Contábeis / The Concept of Enade as a Parameter of Quality of Education for Accounting Science Courses Silva, Claudio Marcos Maciel da; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO CONTABILIDADE Silva, Claudio Marcos Maciel da; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO CONTABILIDADE |
title_short |
O Conceito do Enade Como Parâmetro de Qualidade de Ensino Para os Cursos de Ciências Contábeis / The Concept of Enade as a Parameter of Quality of Education for Accounting Science Courses |
title_full |
O Conceito do Enade Como Parâmetro de Qualidade de Ensino Para os Cursos de Ciências Contábeis / The Concept of Enade as a Parameter of Quality of Education for Accounting Science Courses |
title_fullStr |
O Conceito do Enade Como Parâmetro de Qualidade de Ensino Para os Cursos de Ciências Contábeis / The Concept of Enade as a Parameter of Quality of Education for Accounting Science Courses O Conceito do Enade Como Parâmetro de Qualidade de Ensino Para os Cursos de Ciências Contábeis / The Concept of Enade as a Parameter of Quality of Education for Accounting Science Courses |
title_full_unstemmed |
O Conceito do Enade Como Parâmetro de Qualidade de Ensino Para os Cursos de Ciências Contábeis / The Concept of Enade as a Parameter of Quality of Education for Accounting Science Courses O Conceito do Enade Como Parâmetro de Qualidade de Ensino Para os Cursos de Ciências Contábeis / The Concept of Enade as a Parameter of Quality of Education for Accounting Science Courses |
title_sort |
O Conceito do Enade Como Parâmetro de Qualidade de Ensino Para os Cursos de Ciências Contábeis / The Concept of Enade as a Parameter of Quality of Education for Accounting Science Courses |
author |
Silva, Claudio Marcos Maciel da; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO |
author_facet |
Silva, Claudio Marcos Maciel da; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO Silva, Claudio Marcos Maciel da; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO Bezerra, Sérgio Luiz de Argolo; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO Chaves, Maria Cecília de Carvalho; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO Bezerra, Sérgio Luiz de Argolo; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO Chaves, Maria Cecília de Carvalho; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO |
author_role |
author |
author2 |
Bezerra, Sérgio Luiz de Argolo; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO Chaves, Maria Cecília de Carvalho; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Claudio Marcos Maciel da; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO Bezerra, Sérgio Luiz de Argolo; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO Chaves, Maria Cecília de Carvalho; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO |
dc.subject.por.fl_str_mv |
CONTABILIDADE |
topic |
CONTABILIDADE |
description |
O objetivo deste estudo é discutir a aplicação dos conceitos resultantes do Exame Nacional de Cursos (ENADE) associados à qualidade de ensino ofertado pelas Instituições de Ensino Superior no curso de Ciências Contábeis. Para isto, foram comparados os resultados dos egressos no Enade de 2015 com o desempenho do Exame de Suficiência aplicado pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC) no ano de 2017. Foram selecionadas 193 IES que obtiveram conceitos 4 e 5 no ENADE, considerados como faixas superiores pelo INEP. Foram realizadas análises por organização administrativa (públicas e privadas) e acadêmica (Universidades, Centros Universitários, Faculdades e Instituto Federal). Os resultados apontaram que mais de 50% destas IES apresentam um baixo percentual de aprovação no exame de suficiência do CFC, com destaque ao baixo desempenho das faculdades isoladas e das IES privadas. Palavras-Chave: Ensino Superior. ENADE. Exame de Suficiência. Qualidade do Ensino Superior. Avaliação do Ensino Superior. ABSTRACT The aim of this study is to discuss the application of the concepts defined in the National Course Examination (ENADE) associated with the quality of education offered by Higher Education Institutions in the Accounting Sciences course. For this, the results of the results in ENADE 2015 were compared, with the performance of the Sufficiency Examination applied by the Federal Accounting Council (CFC) in 2017. 193 HEIs that obtained concepts 4 and 5 in ENADE were selected, as upper ranges by INEP. Organizational (public and private) and academic organizations (Universities, University Centers, Colleges and the Federal Institute) were carried out. The results showed that more than 50% of these HEIs have a low percentage of approval in the CFC sufficiency exam, with emphasis on the low performance of isolated colleges and private HEIs. Keywords: University education. ENADE. Sufficiency Exam. Quality of Higher Education. Higher Education Assessment. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-05-05 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2015 10.12819/2020.17.4.4 |
url |
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2015 |
identifier_str_mv |
10.12819/2020.17.4.4 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2015/491492208 http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2015/491492209 http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2015/1282 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2020 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2020 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/x-rar |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista FSA (St. Augustine College Journal) Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista FSA (St. Augustine College Journal) Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 17, n. 4, abr. 2020; 58-70 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 17, n. 4, abr. 2020; 58-70 2317-2983 1806-6356 reponame:Revista FSA instname:Faculdade Santo Agostinho (FSA) instacron:FSA |
instname_str |
Faculdade Santo Agostinho (FSA) |
instacron_str |
FSA |
institution |
FSA |
reponame_str |
Revista FSA |
collection |
Revista FSA |
repository.name.fl_str_mv |
Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistafsa@unifsa.com.br |
_version_ |
1822181239035002880 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.12819/2020.17.4.4 |