O Conceito do Enade Como Parâmetro de Qualidade de Ensino Para os Cursos de Ciências Contábeis / The Concept of Enade as a Parameter of Quality of Education for Accounting Science Courses

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Claudio Marcos Maciel da; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Bezerra, Sérgio Luiz de Argolo; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO, Chaves, Maria Cecília de Carvalho; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista FSA
DOI: 10.12819/2020.17.4.4
Texto Completo: http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2015
Resumo: O objetivo deste estudo é discutir a aplicação dos conceitos resultantes do Exame Nacional de Cursos (ENADE) associados à qualidade de ensino ofertado pelas Instituições de Ensino Superior no curso de Ciências Contábeis. Para isto, foram comparados os resultados dos egressos no Enade de 2015 com o desempenho do Exame de Suficiência aplicado pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC) no ano de 2017. Foram selecionadas 193 IES que obtiveram conceitos 4 e 5 no ENADE, considerados como faixas superiores pelo INEP. Foram realizadas análises por organização administrativa (públicas e privadas) e acadêmica (Universidades, Centros Universitários, Faculdades e Instituto Federal). Os resultados apontaram que mais de 50% destas IES apresentam um baixo percentual de aprovação no exame de suficiência do CFC, com destaque ao baixo desempenho das faculdades isoladas e das IES privadas. Palavras-Chave: Ensino Superior. ENADE. Exame de Suficiência. Qualidade do Ensino Superior. Avaliação do Ensino Superior. ABSTRACT The aim of this study is to discuss the application of the concepts defined in the National Course Examination (ENADE) associated with the quality of education offered by Higher Education Institutions in the Accounting Sciences course. For this, the results of the results in ENADE 2015 were compared, with the performance of the Sufficiency Examination applied by the Federal Accounting Council (CFC) in 2017. 193 HEIs that obtained concepts 4 and 5 in ENADE were selected, as upper ranges by INEP. Organizational (public and private) and academic organizations (Universities, University Centers, Colleges and the Federal Institute) were carried out. The results showed that more than 50% of these HEIs have a low percentage of approval in the CFC sufficiency exam, with emphasis on the low performance of isolated colleges and private HEIs. Keywords: University education. ENADE. Sufficiency Exam. Quality of Higher Education. Higher Education Assessment.
id FSA-3_43b1655ece88492875da3c5ef85008bd
oai_identifier_str oai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/2015
network_acronym_str FSA-3
network_name_str Revista FSA
spelling O Conceito do Enade Como Parâmetro de Qualidade de Ensino Para os Cursos de Ciências Contábeis / The Concept of Enade as a Parameter of Quality of Education for Accounting Science CoursesCONTABILIDADEO objetivo deste estudo é discutir a aplicação dos conceitos resultantes do Exame Nacional de Cursos (ENADE) associados à qualidade de ensino ofertado pelas Instituições de Ensino Superior no curso de Ciências Contábeis. Para isto, foram comparados os resultados dos egressos no Enade de 2015 com o desempenho do Exame de Suficiência aplicado pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC) no ano de 2017. Foram selecionadas 193 IES que obtiveram conceitos 4 e 5 no ENADE, considerados como faixas superiores pelo INEP. Foram realizadas análises por organização administrativa (públicas e privadas) e acadêmica (Universidades, Centros Universitários, Faculdades e Instituto Federal). Os resultados apontaram que mais de 50% destas IES apresentam um baixo percentual de aprovação no exame de suficiência do CFC, com destaque ao baixo desempenho das faculdades isoladas e das IES privadas. Palavras-Chave: Ensino Superior. ENADE. Exame de Suficiência. Qualidade do Ensino Superior. Avaliação do Ensino Superior. ABSTRACT The aim of this study is to discuss the application of the concepts defined in the National Course Examination (ENADE) associated with the quality of education offered by Higher Education Institutions in the Accounting Sciences course. For this, the results of the results in ENADE 2015 were compared, with the performance of the Sufficiency Examination applied by the Federal Accounting Council (CFC) in 2017. 193 HEIs that obtained concepts 4 and 5 in ENADE were selected, as upper ranges by INEP. Organizational (public and private) and academic organizations (Universities, University Centers, Colleges and the Federal Institute) were carried out. The results showed that more than 50% of these HEIs have a low percentage of approval in the CFC sufficiency exam, with emphasis on the low performance of isolated colleges and private HEIs. Keywords: University education. ENADE. Sufficiency Exam. Quality of Higher Education. Higher Education Assessment.Revista FSA (St. Augustine College Journal)Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)Silva, Claudio Marcos Maciel da; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIROBezerra, Sérgio Luiz de Argolo; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIROChaves, Maria Cecília de Carvalho; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO2020-05-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/x-rarhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/201510.12819/2020.17.4.4Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 17, n. 4, abr. 2020; 58-70Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 17, n. 4, abr. 2020; 58-702317-29831806-6356reponame:Revista FSAinstname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)instacron:FSAporhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2015/491492208http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2015/491492209http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2015/1282Direitos autorais 2020 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-05-20T12:29:22Zoai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/2015Revistahttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsaPRIhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/oairevistafsa@unifsa.com.br2317-29831806-6356opendoar:2020-05-20T12:29:22Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)false
dc.title.none.fl_str_mv O Conceito do Enade Como Parâmetro de Qualidade de Ensino Para os Cursos de Ciências Contábeis / The Concept of Enade as a Parameter of Quality of Education for Accounting Science Courses
title O Conceito do Enade Como Parâmetro de Qualidade de Ensino Para os Cursos de Ciências Contábeis / The Concept of Enade as a Parameter of Quality of Education for Accounting Science Courses
spellingShingle O Conceito do Enade Como Parâmetro de Qualidade de Ensino Para os Cursos de Ciências Contábeis / The Concept of Enade as a Parameter of Quality of Education for Accounting Science Courses
O Conceito do Enade Como Parâmetro de Qualidade de Ensino Para os Cursos de Ciências Contábeis / The Concept of Enade as a Parameter of Quality of Education for Accounting Science Courses
Silva, Claudio Marcos Maciel da; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
CONTABILIDADE
Silva, Claudio Marcos Maciel da; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
CONTABILIDADE
title_short O Conceito do Enade Como Parâmetro de Qualidade de Ensino Para os Cursos de Ciências Contábeis / The Concept of Enade as a Parameter of Quality of Education for Accounting Science Courses
title_full O Conceito do Enade Como Parâmetro de Qualidade de Ensino Para os Cursos de Ciências Contábeis / The Concept of Enade as a Parameter of Quality of Education for Accounting Science Courses
title_fullStr O Conceito do Enade Como Parâmetro de Qualidade de Ensino Para os Cursos de Ciências Contábeis / The Concept of Enade as a Parameter of Quality of Education for Accounting Science Courses
O Conceito do Enade Como Parâmetro de Qualidade de Ensino Para os Cursos de Ciências Contábeis / The Concept of Enade as a Parameter of Quality of Education for Accounting Science Courses
title_full_unstemmed O Conceito do Enade Como Parâmetro de Qualidade de Ensino Para os Cursos de Ciências Contábeis / The Concept of Enade as a Parameter of Quality of Education for Accounting Science Courses
O Conceito do Enade Como Parâmetro de Qualidade de Ensino Para os Cursos de Ciências Contábeis / The Concept of Enade as a Parameter of Quality of Education for Accounting Science Courses
title_sort O Conceito do Enade Como Parâmetro de Qualidade de Ensino Para os Cursos de Ciências Contábeis / The Concept of Enade as a Parameter of Quality of Education for Accounting Science Courses
author Silva, Claudio Marcos Maciel da; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
author_facet Silva, Claudio Marcos Maciel da; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
Silva, Claudio Marcos Maciel da; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
Bezerra, Sérgio Luiz de Argolo; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
Chaves, Maria Cecília de Carvalho; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
Bezerra, Sérgio Luiz de Argolo; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
Chaves, Maria Cecília de Carvalho; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
author_role author
author2 Bezerra, Sérgio Luiz de Argolo; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
Chaves, Maria Cecília de Carvalho; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Claudio Marcos Maciel da; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
Bezerra, Sérgio Luiz de Argolo; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
Chaves, Maria Cecília de Carvalho; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
dc.subject.por.fl_str_mv CONTABILIDADE
topic CONTABILIDADE
description O objetivo deste estudo é discutir a aplicação dos conceitos resultantes do Exame Nacional de Cursos (ENADE) associados à qualidade de ensino ofertado pelas Instituições de Ensino Superior no curso de Ciências Contábeis. Para isto, foram comparados os resultados dos egressos no Enade de 2015 com o desempenho do Exame de Suficiência aplicado pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC) no ano de 2017. Foram selecionadas 193 IES que obtiveram conceitos 4 e 5 no ENADE, considerados como faixas superiores pelo INEP. Foram realizadas análises por organização administrativa (públicas e privadas) e acadêmica (Universidades, Centros Universitários, Faculdades e Instituto Federal). Os resultados apontaram que mais de 50% destas IES apresentam um baixo percentual de aprovação no exame de suficiência do CFC, com destaque ao baixo desempenho das faculdades isoladas e das IES privadas. Palavras-Chave: Ensino Superior. ENADE. Exame de Suficiência. Qualidade do Ensino Superior. Avaliação do Ensino Superior. ABSTRACT The aim of this study is to discuss the application of the concepts defined in the National Course Examination (ENADE) associated with the quality of education offered by Higher Education Institutions in the Accounting Sciences course. For this, the results of the results in ENADE 2015 were compared, with the performance of the Sufficiency Examination applied by the Federal Accounting Council (CFC) in 2017. 193 HEIs that obtained concepts 4 and 5 in ENADE were selected, as upper ranges by INEP. Organizational (public and private) and academic organizations (Universities, University Centers, Colleges and the Federal Institute) were carried out. The results showed that more than 50% of these HEIs have a low percentage of approval in the CFC sufficiency exam, with emphasis on the low performance of isolated colleges and private HEIs. Keywords: University education. ENADE. Sufficiency Exam. Quality of Higher Education. Higher Education Assessment.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-05-05
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2015
10.12819/2020.17.4.4
url http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2015
identifier_str_mv 10.12819/2020.17.4.4
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2015/491492208
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2015/491492209
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2015/1282
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2020 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2020 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/x-rar
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal)
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
publisher.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal)
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
dc.source.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 17, n. 4, abr. 2020; 58-70
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 17, n. 4, abr. 2020; 58-70
2317-2983
1806-6356
reponame:Revista FSA
instname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)
instacron:FSA
instname_str Faculdade Santo Agostinho (FSA)
instacron_str FSA
institution FSA
reponame_str Revista FSA
collection Revista FSA
repository.name.fl_str_mv Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)
repository.mail.fl_str_mv revistafsa@unifsa.com.br
_version_ 1822181239035002880
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.12819/2020.17.4.4