Do Sujeito Empático ao Sujeito Informacional: Relações Epistemológicas Acerca da Responsabilidade Social na Ciência da Informação / From the Empathic Subject to the Informational Subject: Epistemological Relations About Social Responsibility
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Revista FSA |
Texto Completo: | http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1807 |
Resumo: | A reflexão individual descortina parcialmente as paixões refletidas na Ciência da Informação (CI), no fluxo informacional e em seu entorno, o que inclui a responsabilidade social (RS). Objetiva-se, pois, traçar uma reflexão epistemológica quanto à RS no âmbito da CI. Para tanto, utiliza-se a abordagem qualitativa, o método compreensivo-descritivo-interpretativo e a psicanálise do conhecimento científico como fio teórico no retorno à individualidade do pesquisador, às coisas primeiras e aos sujeitos civilizados. Na Ciência da Informação, a responsabilidade social emerge da empatia e do sujeito empático e é orientada pela informação. No caso do sujeito informacional, a responsabilidade social diz respeito aos fatores sociais: produção e disseminação da informação; vigilância do acesso e do uso da informação, em nível individual e social, acrescidos de rigorosa análise dos reflexos da informação, ambos os processos orientados para a promoção das melhorais individuais e sociais na sociedade da informação. Diante do objetivo proposto, é evidente que o artigo nem possui resultados nem inferências definitivas, o que conduz à solidificação de reflexões mais consolidadas. Palavras-chave: Responsabilidade social da Ciência da Informação. Empatia – Ciência da Informação. Epistemologia – Ciência da Informação. ABSTRACT The individual reflection can partially reveal the passions reflected in Information Science (IS), in the information flow and in its surroundings, which includes social responsibility (SR). Therefore, this article aims to draw an epistemological reflection about the social responsibility in the scope of the Information Science field. To achieve the proposed, the qualitative approach, the comprehension-descriptive-interpretative method and the psychoanalysis of scientific knowledge as the theoretical thread are used in the return to the individuality of the researcher, to the first things and to the civilized subjects. In Information Science, social responsibility emerges from empathy and the empathic subject, and it is informed by the information flow. In the case of the informational subject, social responsibility refers to social factors: production and dissemination of information; surveillance of access and use of information, at individual and social level, plus a rigorous analysis of information reflexes, both processes oriented to the promotion of individual and social improvements in the information society. In view of the proposed objective, it is clear that the article has neither definitive results nor inferences, which leads to the solidification of more consolidated reflections. Key words: Social Responsibility of Information Science. Empathy –Information Science. Epistemology – Information Science. |
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Do Sujeito Empático ao Sujeito Informacional: Relações Epistemológicas Acerca da Responsabilidade Social na Ciência da Informação / From the Empathic Subject to the Informational Subject: Epistemological Relations About Social ResponsibilityPsicologia; Ciência da Informação;Epistemologia; Responsabilidade SocialA reflexão individual descortina parcialmente as paixões refletidas na Ciência da Informação (CI), no fluxo informacional e em seu entorno, o que inclui a responsabilidade social (RS). Objetiva-se, pois, traçar uma reflexão epistemológica quanto à RS no âmbito da CI. Para tanto, utiliza-se a abordagem qualitativa, o método compreensivo-descritivo-interpretativo e a psicanálise do conhecimento científico como fio teórico no retorno à individualidade do pesquisador, às coisas primeiras e aos sujeitos civilizados. Na Ciência da Informação, a responsabilidade social emerge da empatia e do sujeito empático e é orientada pela informação. No caso do sujeito informacional, a responsabilidade social diz respeito aos fatores sociais: produção e disseminação da informação; vigilância do acesso e do uso da informação, em nível individual e social, acrescidos de rigorosa análise dos reflexos da informação, ambos os processos orientados para a promoção das melhorais individuais e sociais na sociedade da informação. Diante do objetivo proposto, é evidente que o artigo nem possui resultados nem inferências definitivas, o que conduz à solidificação de reflexões mais consolidadas. Palavras-chave: Responsabilidade social da Ciência da Informação. Empatia – Ciência da Informação. Epistemologia – Ciência da Informação. ABSTRACT The individual reflection can partially reveal the passions reflected in Information Science (IS), in the information flow and in its surroundings, which includes social responsibility (SR). Therefore, this article aims to draw an epistemological reflection about the social responsibility in the scope of the Information Science field. To achieve the proposed, the qualitative approach, the comprehension-descriptive-interpretative method and the psychoanalysis of scientific knowledge as the theoretical thread are used in the return to the individuality of the researcher, to the first things and to the civilized subjects. In Information Science, social responsibility emerges from empathy and the empathic subject, and it is informed by the information flow. In the case of the informational subject, social responsibility refers to social factors: production and dissemination of information; surveillance of access and use of information, at individual and social level, plus a rigorous analysis of information reflexes, both processes oriented to the promotion of individual and social improvements in the information society. In view of the proposed objective, it is clear that the article has neither definitive results nor inferences, which leads to the solidification of more consolidated reflections. Key words: Social Responsibility of Information Science. Empathy –Information Science. Epistemology – Information Science.Revista FSA (St. Augustine College Journal)Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) / Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (FAPESQ).Targino, Maria das Graças; Universidade Federal do Piauí / Universidade Federal da ParaíbaSantana, Sérgio Rodrigues de; Universidade Federal da ParaíbaGarcia, Joana Coeli Ribeiro; Universidade Federal da ParaíbaSouza, Edivânio Duarte de; Universidade Federal de Alagoas / Universidade Federal da Paraíba2019-04-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/x-rarapplication/xmlhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/180710.12819/2019.16.3.14Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 16, n. 3, mai./jun. 2019; 265-282Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 16, n. 3, mai./jun. 2019; 265-2822317-29831806-6356reponame:Revista FSAinstname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)instacron:FSAporhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1807/491491874http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1807/491491876http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1807/491491877http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/1807/1010http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/1807/1011http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/1807/1012http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/1807/1013Direitos autorais 2019 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-06-27T16:29:00Zoai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/1807Revistahttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsaPRIhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/oairevistafsa@unifsa.com.br2317-29831806-6356opendoar:2019-06-27T16:29Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)false |
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