Evitando Turbulências: Impactos da Nova Norma de Leasing na Evidenciação da American Airlines / Avoiding Turbulence: Impacts of New Leasing Standard on American Airlines Disclosure
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista FSA |
Texto Completo: | http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2220 |
Resumo: | Em julho de 2006, o FASB e o IASB iniciaram um projeto conjunto a fim de desenvolver um padrão comum para registrar todas as operações de leasing no Balanço Patrimonial e reduzir as divergências que afetavam a qualidade da informação contábil. A nova forma de contabilização do leasing entrou em vigor em 1º de janeiro de 2019, por meio das normas: IFRS 16, emitida pelo IASB, e ASU 2016-02 “Leases” (Topic 842), emitida pelo FASB. Este trabalho buscou analisar como a American Airlines tratou a adoção antecipada do novo método de contabilização do leasing em suas demonstrações contábeis. A referida empresa é considerada a maior companhia aérea do mundo por número de frota, receita e passageiros. A análise descritiva dos formulários 10-K de 2016 e 2017 demonstrou que a American Airlines apenas mencionou a existência de uma nova norma de leasing. Ao analisar as demonstrações contábeis em 2018, notou-se um impacto de USD 10 bilhões em passivos de arrendamentos e ativo de direito de uso no Balanço Patrimonial, USD 197 milhões de crédito de ajuste com efeito acumulado na DMPL e USD 16 milhões a menos na receita antes dos impostos. Além disso, verificou-se que, em 2018, com a contabilização do leasing operacional no balanço, as obrigações da empresa aumentaram 34% aproximadamente. Palavras-chave: Topic 842. FASB; Leases. Leasing operacional. Leasing financeiro. ABSTRACT In July 2006, the FASB and IASB initiated a joint project in order to develop a commom standard for the register of all leasing operations in the balance sheet and reduce divergences that affect the quality of accounting information. A new form of lease accounting came into effective on January 1, 2019, through IFRS 16, approved by IASB and ASU 2016-02 “Leases” (Topic 842), as issued by FASB. A report released by IFRS Foundation in 2016 verified the effects of the standard on various sectors and identified that the companies with the most impact will be the airlines companies. Thus, this paper sought to analyze how American Airlines tried to anticipate the new leasing accounting method in its financials reports. This company is considered the largest airline in the world by fleet number, revenue and passengers. A descriptive analysis of the 2016 and 2017 10-K forms showed that American Airlines only mentioned the presence of a new leasing standard. Looking at accounting statistics in 2018, there is a $ 10 billion impact on lease liabilities and right-of-use assets on the Balance Sheet, $ 197 million in cumulative DMPL adjustment credit, and $ 16 million less in revenue. before tax. In addition, it was found that in 2018, with operating lease accounting being register on the balance sheet, the company's obligations increased by approximately 34%. Keywords: Topic 842; FASB. Leases. Operating leasing. Finance leasing. |
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